You are on page 1of 12

Ildete Dias Ivaneide Ribeiro Nelson Cavalcante

Uso pedaggico do Datashow


Um datashow apenas projeta imagens em um anteparo, mas tem a vantagem de usar a tecnologia digital. Com essa tecnologia podemos projetar imagens estticas ou em movimento e, alm disso, podemos sincronizar a projeo da imagem com uma trilha sonora emitida por algum outro aparelho. Resumindo: tudo aquilo que podemos visualizar em uma tela de um computador pode ser tambm projetado por um datashow. E isso nos permite uma flexibilidade de uso incrvel.

Requisitos de hardware para usar o datashow


Para usar o datashow preciso, alm dele prprio, de uma fonte de imagens digitais. A forma mais eficaz de se obter essa fonte, na maioria das escolas, consiste em ter um computador ligado ao datashow. E, muito embora qualquer computador sirva, inclusive os de modelo desktop (computadores de mesa), muito conveniente que se use um notebook.

Alm do par notebook+datashow, se voc pretende usar uma trilha sonora, ser preciso ter um aparelho capaz de amplificar o som do notebook (uma caixa de som amplificada) para que a classe toda possa ouvir. Transportar esse kit, datashow+notebook+som, para a sala de aula, no difcil e, pode (e deve) ser feito pelo prprio professor. Montar o kit tambm fcil e no requer muito tempo. Basta conectar o cabo de vdeo entre o datashow e o notebook, conectar o cabo do som sada de som do notebook e ento conectar os cabos de energia dos dois aparelhos tomada.

claro que j existe no mercado minidatashows que cabem na palma da mo...

Requisitos do ambiente para usar o datashow

1 definindo o local de projeo das imagens; 2 definindo a luminosidade; 3 definindo as condies acsticas;

Requisitos pedaggicos para usar o datashow

Um objetivo pedaggico claro: O que voc quer que o aluno aprenda com essa aula? Que habilidades e competncias sero trabalhadas? Uma justificativa didtica: Porque o datashow vai possibilitar um melhor aprendizado em relao aos recursos tradicionais? Qual o ganho didtico? Um planejamento do uso: Quanto tempo vai durar a atividade? O que ser mostrado, e de que maneira farei isso? Como vou conduzir a atividade? Uma avaliao da aprendizagem e do uso do recurso: Como vou avaliar os resultados da aprendizagem dos alunos? Como saberei se o uso do datashow foi realmente mais eficiente do que os mtodos tradicionais?

Uso do datashow como:


ilha de edio de vdeo; projetor de slides; ferramenta interativa; internet compartilhada;

Uso do datashow pelos alunos


Evidentemente o professor no , e nem pode ser, o nico usurio do datashow na escola. O aluno tambm seu usurio na medida em que o professor migrar a forma de apresentao de trabalhos e seminrios para essa ferramenta. Usar o datashow para essas apresentaes dos alunos no importante apenas porque torna os trabalhas melhores (esttica e qualitativamente), mas principalmente porque ao longo de suas vidas eles no encontraro nenhum outro lugar no mundo, alm dos muros da prpria escola, onde a apresentao de um trabalho, um seminrio ou uma exposio de resultados seja feita usando-se cartolinas. O mundo mudou!

Alm de usar tambm preciso cuidar


Transporte e armazenamento: transporte com cuidado e sempre dentro da bolsa onde ele guardado. Guarde em lugar seco e arejado e nunca coloque outros objetos sobre o datashow. Guarde sempre desmontado e mantenha seus cabos (de vdeo e de energia) guardados na mesma bolsa onde guarda o aparelho, no local apropriado dela. Ligamento e desligamento: Ao ligar o aparelho pode ocorrer de ele demorar para comear a funcionar. No tenha pressa e lembrese de que no adianta bater nele. Ao desligar faa-o pelo aparelho e aguarde que ele mesmo se desligue antes de retirar o cabo de fora da tomada (os aparelhos se resfriam antes de se desligarem). Manipule com cuidado: o datashow frgil e tem componentes que podem se danificar devido a choques. Evite trepidaes, batidas e chacoalhes. Obviamente o datashow no gosta de tomar banho, fica irritado com a poeira do giz e no quer ser derrubado. Lembre-se: cuidado, frgil!

Monte em local adequado: Ao mont-lo sobre uma mesa ou carteira, certifique-se de ningum vai passar por al e tropear na mesa ou nos cabos de energia. Aumente a vida til da lmpada: a parte mais cara do datashow (custa quase o preo dele prprio) sua lmpada. Ela tem uma vida til limitada e um dia vai queimar-se naturalmente, mas voc pode prolongar o tempo de vida dessa lmpada se evitar batidas no aparelho, no deixar o datashow ligado enquanto no o estiver de fato utilizando e, sempre que for fazer uma pausa na apresentao, coloc-lo no modo de tela branca (os aparelhos tm uma opo de no projetar nada para economizar o uso da lmpada quando necessrio). Alm disso, h regulagens econmicas no prprio aparelho.

Refletindo...
O uso do datashow em sala de aula possibilita uma abordagem inovadora do currculo, permite a insero de ferramentas colaborativas nas prticas pedaggicas, amplia o universo de informaes que o professor leva para a sala de aula, torna mais simples determinadas atividades expositivas em que o professor precisa se empenhar muito na lousa, liberta o professor da tirania do livro didtico, possibilita aos alunos aprendizagens diretamente ligadas ao mundo digital moderno onde ele vive e torna as aulas mais interessantes, dinmicas e ricas em possibilidades.

You might also like