You are on page 1of 9

EXERCCIO AS 3 LEIS DE NEWTON

Em

1687, Isaac Newton (cientista, fsico e matemtico ingls), publicou o livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica Os princpios matemticos da Filosofia Natural. Nele, Newton descreveu leis que explicavam comportamentos relativos ao movimento e fora de objetos fsicos. As leis de Newton so trs.

1 lei de Newton: Princpio da Inrcia: Um corpo em movimento, tende a permanecer em movimento. Assim como, um corpo em repouso, tende a permanecer em repouso.

2 lei de Newton: A fora resultante que age em um corpo proporcional a acelerao que adquire.

3 lei de Newton: Quando um objeto exerce fora sobre um segundo, ele reage e exerce sobre o primeiro, uma fora de igual intensidade e direo, no entanto no sentido oposto.

1 Numa partcula esto aplicadas apenas duas foras, de intensidades respectivamente iguais a 6N e 8N. Determine a intensidade da resultante quando as foras:

a) tem a mesma direo e o mesmo sentido


b) tem sentidos contrrios

2 - A respeito do conceito da inrcia, assinale a frase correta:

a) Um ponto material tende a manter sua acelerao por inrcia. b) Uma partcula pode ter movimento circular e uniforme, por inrcia. c) O nico estado cinemtico que pode ser mantido por inrcia o repouso. d) No pode existir movimento perptuo, sem a presena de uma fora. e) A velocidade vetorial de uma partcula tende a se manter por inrcia; a fora usada para alterar a velocidade e no para mant-la.
3 - O Princpio da Inrcia afirma: a) Todo ponto material isolado ou est em repouso ou em movimento retilneo em relao a qualquer referencial. b) Todo ponto material isolado ou est em repouso ou em movimento retilneo e uniforme em relao a qualquer referencial. c) Existem referenciais privilegiados em relao aos quais todo ponto material isolado tem velocidade vetorial nula. d) Existem referenciais privilegiados em relao aos quais todo ponto material isolado tem velocidade vetorial constante. e) Existem referenciais privilegiados em relao aos quais todo ponto material isolado tem velocidade escalar nula.

4 - Um homem, no interior de um elevador, est jogando dardos em um alvo fixado na parede interna do elevador. Inicialmente, o elevador est em repouso, em relao Terra, suposta um Sistema Inercial e o homem acerta os dardos bem no centro do alvo. Em seguida, o elevador est em movimento retilneo e uniforme em relao Terra. Se o homem quiser continuar acertando o centro do alvo, como dever fazer a mira, em relao ao seu procedimento com o elevador parado? a) mais alto; b) mais baixo; c) mais alto se o elevador est subindo, mais baixo se descendo; d) mais baixo se o elevador estiver descendo e mais alto se descendo; e) exatamente do mesmo modo.

5 - As estatsticas indicam que o uso do cinto de segurana deve ser obrigatrio para prevenir leses mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a funo do cinto est relacionada com a: a) Primeira Lei de Newton; b) Lei de Snell; c) Lei de Ampre; d) Lei de Ohm; e) Primeira Lei de Kepler.

6 - As leis da Mecnica Newtoniana so formuladas em relao a um princpio fundamental, denominado:


a) Princpio da Inrcia; b) Princpio da Conservao da Energia Mecnica; c) Princpio da Conservao da Quantidade de Movimento; d) Princpio da Conservao do Momento Angular; e) Princpio da Relatividade: "Todos os referenciais inerciais so equivalentes, para a formulao da Mecnica Newtoniana".

7 - Um nibus percorre um trecho de estrada retilnea horizontal com acelerao constante. no interior do nibus h uma pedra suspensa por um fio ideal preso ao teto. Um passageiro observa esse fio e verifica que ele no est mais na vertical. Com relao a este fato podemos afirmar que:
a) O peso a nica fora que age sobre a pedra. b) Se a massa da pedra fosse maior, a inclinao do fio seria menor. c) Pela inclinao do fio podemos determinar a velocidade do nibus. d) Se a velocidade do nibus fosse constante, o fio estaria na vertical. e) A fora transmitida pelo fio ao teto menor que o peso do corpo.

8 - Uma fora foi aplicada a um corpo cuja massa de 60 kg e imprimiu uma acelerao de 24 m/s2. Determine a intensidade dessa fora. 9 - Quando um fora de 36N aplicada em um corpo de 6kg, qual a acelerao adquirida por ele?

10 - Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg:

a) Na superfcie da Terra (g = 9,8m/s);


b) Na superfcie de Marte (g = 3,724m/s).

You might also like