You are on page 1of 10

Criada oficialmente em 1966, quando a preocupao com os altos ndices de acidentes e doenas do trabalho crescia.

J em 1960, o Governo brasileiro iniciou gestes com a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), com a finalidade de promover estudos e avaliaes do problema e apontar solues que pudessem alterar esse quadro.

A ideia de criar uma instituio voltada para o estudo e pesquisa das condies dos ambientes de trabalho, com a participao de todos os agentes sociais envolvidos na questo, comeou a ganhar corpo. Proposta nesse sentido foi apresentada em maro de 1964, durante o Congresso Americano de Medicina do Trabalho, realizada em So Paulo.

Em 1965, aps a visita ao Pas de especialistas da OIT, e de novos estudos sobre as condies necessrias para a implantao da iniciativa, o Governo Federal decidiu pela criao de um centro especializado, tendo a cidade de So Paulo como sede da nova instituio, em funo do porte de seu parque industrial.

Assim, em 1966, durante o Congresso Nacional de Preveno de Acidentes, realizado em So Paulo, foi oficializada a criao da Fundacentro, que teve sua primeira sede instalada no bairro de Perdizes. Datam dessa fase inicial da entidade os primeiros estudos e pesquisas no Pas sobre os efeitos de inseticidas organoclorados na sade; da bissinose (doena ocupacional respiratria que atinge trabalhadores do setor de fiao, expostos a poeira de algodo e juta); sobre as consequncias das vibraes e rudos em trabalhadores que operam marteletes; sobre o teor da slica nos ambientes de trabalho na indstria cermica e ainda sobre os riscos da exposio ocupacional ao chumbo.

No decorrer de sua histria, a Fundacentro viria ainda afirmar sua vocao pioneira na rea, com as pesquisas sobre as Doenas Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho DORT ( poca chamada de leses por Esforos Repetitivas - LER).

Com a vinculao, em 1974, da Fundacentro ao Ministrio do Trabalho - MTb, cresceram as atribuies e atividades da instituio, exigindo um novo salto da entidade: a implantao do Centro Tcnico Nacional, cuja construo teve incio em 1981, sendo concludo em 1983, no bairro de Pinheiros, em So Paulo.

Hoje, a Fundacentro est presente em todo Pas, por meio de suas unidades descentralizadas, distribudas em 11 Estados e no Distrito Federal. Atuando de acordo com os princpios do tripartismo, a Fundacentro tem no Conselho Curador sua instncia mxima. Nele esto representados, alm do governo, os trabalhadores e empresrios, por meio de suas organizaes de classe.

O ineditismo e a importncia de seus estudos deram Fundacentro a liderana na Amrica Latina no campo da pesquisa na rea de segurana e sade no trabalho. A Fundacentro designada como centro colaborador da Organizao Mundial da Sade (OMS), alm de ser colaboradora da Organizao Internacional do Trabalho (OIT).

Ainda no plano internacional, a FUNDACENTRO mantm intercmbio com pases das trs Amricas, da Europa, alm do Japo e da Austrlia. So aes que envolvem desde trabalhos na rea de educao at o desenvolvimento de projetos de sistemas de gesto ambiental.

You might also like