You are on page 1of 14

Objectivos para o 1 Teste de avaliao Sumativa

gentica uma rea da biologia que estuda a variabilidade dos caracteres individuais e a sua transmisso gerao seguinte.

Hereditariedade a transmisso biolgica de caracteres e comportamentos dos pais aos seus descendentes.

Os agentes responsveis pela transmisso gentica de caracteres so as clulas germinais com os respectivos cromossomas constitudos de genes, unidades qumicas de ADN. A transmisso gentica d-se quando o espermatozide masculino perfura o vulo feminino e o transforma em ovo, que a primeira clula do indivduo e que contm todo o patrimnio hereditrio.

Os cromossomas so agrupamentos de milhares de genes que se encontram no ncleo da clula. O seu nmero constante em todas as clulas do indivduo e nos indivduos da mesma espcie. No caso da espcie humana, h 23 cromossomas de origem paterna e 23 de origem materna, dispostos aos pares. Os genes so o nosso patrimnio hereditrio, isto , as unidades elementares cuja combinao dita o programa responsvel pela determinao biolgica dos nossos caracteres. Alguns dependem da combinao de um nico par de genes (cor dos olhos, daltonismo), outros da combinao de vrios pares (estatura, cor da pele).

Genoma humano o mesmo que cdigo hereditrio e refere-se informao contida e transmitida pelos genes para a construo e funcionamento dos organismos. Abarcando o conjunto dos nossos genes. O nmero e a sequncia dos nucletidos que determina as diferenas de caracteres, sejam eles fisiolgicos, psicolgicos ou comportamentais. Por isso, os investigadores pretendem descodificar as sequncias do genoma humano com o fim de diagnosticar eventuais causas de doenas genticas e desenvolver possveis processos de cura.

A hereditariedade especfica a transmisso dos progenitores gerao seguinte dos caracteres comuns aos indivduos de uma espcie e que os distingue dos de espcies diferentes; a hereditariedade individual a transmisso de um conjunto nico de caractersticas que distingue o que as recebe de todos os outros indivduos.

Gentipo designa a constituio gentica, isto , o conjunto de genes que cada indivduo herda dos seus progenitores. Fentipo designa as caractersticas visveis que se manifestam no indivduo, as quais dependem do patrimnio gentico e da influncia do meio. A cor dos olhos ou da pele so caractersticas fenotpicas que resultam quase exclusivamente do patrimnio gentico, enquanto o peso e a estatura so grandemente afectados por factores ambientais.

Preformismo e epignese so teorias relativas ao papel da gentica na determinao dos caracteres fenotpicos. O preformismo pressupe uma concepo determinista do desenvolvimento, colocando-o na exclusiva dependncia de um programa previamente inscrito na constituio gentica. A epignese, postula o desenvolvimento como resultado da aco recproca entre factores genticos e ambientais.

A clonagem um processo que permite copiar um ser vivo atravs da tcnica cientfica da transferncia nuclear da clula somtica. Esta tcnica consiste em implantar o ncleo de uma clula somtica num vulo ou clula recipiente que se privou do ncleo. Fundidas as duas clulas numa s, o embrio resultante necessita de ser introduzido num tero para se desenvolver at altura do nascimento.

Clonagem reprodutiva e teraputica diferem, antes de mais, pelos objectivos com que so praticadas: o da reprodutiva consiste na multiplicao de seres vivos; o da teraputica consiste na produo de clulas-tronco embrionrias para substituio de clulas perdidas por doena ou deficincia gentica. Diferem tambm pela tcnica que as possibilita: diferentemente da reprodutiva, a clonagem teraputica no obriga a que o embrio seja transplantado para um tero.

Entre os argumentos a favor da clonagem, contam-se os seguintes: 1 Devoluo aos casais infrteis da esperana de vir a ter filhos. 2 Diminuio das hipteses de aparecimento de doenas genticas. 3 Eliminao ou reduo das consequncias dos ataques cardacos. 4 Eliminao dos problemas de cirurgia plstica e esttica ligados rejeio de implantes. 5 Cura dos tetraplgicos. 6 Rejuvenescimento do organismo.

Os argumentos mais frequentes contra a clonagem so os seguintes: 1 A clonagem um atentado vida porque s ocorre um caso de sucesso depois da morte de muitos embries. 2 Confere uma existncia curta e pouco saudvel aos seres clonados. 3 Ao uniformizar os caracteres dos seres clonados, compromete-lhes a individualidade. 4 Provoca problemas psicolgicos e emocionais ligados perda de identidade. 5 Pode incrementar mercados ilegais de doadores de clulas.

Ontognese e filognese so dois conceitos referentes evoluo. Ontognese designa o desenvolvimento do ser humano individual desde o embrio velhice. Filognese referese transio de umas espcies a outras, desde a formao da vida na Terra at ao aparecimento do ser humano actual.

You might also like