You are on page 1of 98

As imagens na Pr-histria

ou a arte antes da Arte

Os primeiros habitantes da terra


A pr-histria humana o perodo anterior ao aparecimento da escrita, por volta do ano 4000 a.C. Seu estudo depende da anlise de documentos no-escritos, como restos de armas, utenslios, pinturas, desenhos e ossos. Mas o gnero HOMO apareceu entre 4 e 1 milho de anos a .C.. Aceita-se trs etapas na evoluo do homem pr-histrico: I - PALEOLTICO (idade da pedra lascada) a) Paleoltico inferior: 500.000 30.000 a.C. b) Paleoltico superior: 30.000 8.000 a.C. II - NEOLTICO (nova idade da pedra ou pedra polida) 8.000 5.000 a.C. III - IDADE DOS METAIS 5.000 4.000 a.C.

Paleoltico
O Homo Sapiens, que viveu h 40.000 anos atrs, foi o criador da arte figurada. Quando as primeiras imagens foram descobertas, no sculo XIX, em cavernas da Espanha e do sul da Frana, foi difcil de acreditar que as imagens, de um realismo incrvel, tivessem sido realizadas na poca glacial.

Frana e norte da Espanha


40.000 ac paleoltico superior

Arte mvel e arte parietal: a primeira formada por objetos, mais comumente pedras e ossos. So geralmente objetos de pequena dimenso. A segunda aquela cujos traos se encontram nas paredes de grutas e penhascos, tambm chamada arte rupestre. Estas imagens atingem, por vezes, grandes dimenses, como o touro de Lascaux de mais de 5m.

Freqentemente so encontradas em lugares muito escuros e profundos, recuados nas cavernas, nas paredes privilegiadas.

Muitas vezes encontramos estas imagens sobrepostas (essa superposio permitiu classifica-las por ordem de antiguidade).

O artista caador: Os caadores primitivos de 40.000 AC eram homens que viviam numa economia primitiva e parasitaria. Inteiramente desorganizados socialmente em pequenas hordas isoladas.
No acreditavam em nenhum deus, nem numa existncia ps-morte. Era uma vida prtica que gravitava em torno da subsistncia, portanto pode-se supor que a produo de imagens no serviria a qualquer outro propsito seno o de conseguir alimento.

Magia
Acredita-se que a arte era uma instrumento mgico. No se pode entender esta magia como entendemos religio pois ainda no havia ritualizao e no havia dolos sagrados. Esta tcnica mgica tinha pouco que ver com misticismo ou esoterismo. Poderia ser um recurso quase natural da vida primitiva. as pinturas eram armadilhas onde a caa devia cair, pois o desenho era ao mesmo tempo a representao e a coisa representada. Talvez o autor da imagem acreditasse que se fizesse uma imagem de sua presa sendo caado, o animal verdadeiro tambm sucumbiria.

Talvez o homem paleoltico pensava ter o poder sobre a coisa representada. No se tratava exatamente de funes simblicas de substituio, era uma ao deliberada; pois no era pela crena ou pela f que o homo sapiens pensava atingir a caa com o desenho, e sim pelo ato concreto da representao pictrica.
E sempre esteve relacionada com a similitude e imitao. Assim, ao representar uma imagem na pedra, o homem primitivo se apropriava ou manipulava o que ela representava, magicamente.

Qualquer outra explicao da arte paleoltica, ou como decorao ou como expresso de sentimentos tende a ser insustentvel, pelo menos at agora.

Sobretudo porque as pinturas se encontravam no fundo das montanhas, dentro de corredores muito estreitos e baixos das cavernas, numa escurido absoluta e imprpria para decorao e contemplao...
Elas so pintadas umas sobre as outras, na maioria dos casos, sem qualquer ordem aparente. Este estilo de palimpsesto sublinha a falta de preocupao esttica nestas representaes.

Tambm curioso o fato de que as imagens mais representadas eram a de animais cuja carne era mais apreciada.

Os sinais mgicos da flecha so numerosos. E , sobretudo, nos animais considerados mais perigosos onde as imagens de flecha abundam. A defesa contra o predador pode ser tambm aceita como recurso mgico.

Porm existem imagens curiosas que vo de encontro a toda teoria da histria e da arqueologia. Homem leo de Hohlenstein-Stadel datado 31.000 AC Pode sugerir j uma relao religiosa entre o homem e a natureza.

Outra forma de ao mgica a da fecundidade, visando a multiplicao da caa, que para ser mais abundante era necessrio que os animais fossem mais prolferos. Essas imagens de cpulas so raras, mas quando acontecem, costumam retratar os sexos minuciosamente.

Poucas vezes o homem se auto-retrata no perodo paleoltico...

Tcnicas
Para executar as obras, o homem paleoltico dispunha de cores como vermelho, branco e preto e suas variaes. De buril feito de pedra que lhe permitia esculpir e gravar, e de seus dedos para traar figuras na argila, parede e modelar esttuas. Os pigmentos eram amassados e misturados com tutano, gordura, e at mesmo urina. As tintas eram conservadas dentro de ossos.

Pedras-figura
Sabe-se que o homo sapiens era capaz de reconhecer a semelhana entre as coisas, as pedras-figura so exemplos disso. as analogias entre certas formas inanimadas com os animais e com o prprio homem foram notadas pelo homem pr-histrico. A matria ssea era abundantemente empregada, no se desprezando o osso humano.

Pedra sulcada a aproximados 250 mil anos, encontrada em Israel no stio Berekhat Ram No se sabe se os sulcos foram feitos intencionalmente para aproximar a forma original da pedra forma humana. Neste caso seria um feito extraordinrio do homem primitivo muito antes do que se imaginava. (feita pelo homo erectus ou homem de nenderthal, antes do homo sapiens?)

Essas imagens comprovam que o homo sapiens j possua a idia de semelhana e estava apto para perceber em todos os elementos naturais em sua volta, analogias fortuitas com os temas e objetos de sua preocupao constante o animal de caa.

Marcas de mos
Registros da mo suja de tinta gravada na parede, ou a tinta aplicada ao redor da mo, deixando a imagem negativa. So um grande mistrio, pois h um hiato entre essas imagens de mos com as representaes de animais, no existindo qualquer elemento que fale da transio entre ambas que aponte para uma arte de formas puramente ldicas. O elo possvel ainda a via da posse mgica. Isto podem ser signo de posse e poder mgico. Pode representar j religio e ritos de iniciao. Com o passar do tempo essa imagem surgir estilizada e ser usada tambm como amuleto.

Ornatos e arte decorativa


o ornato pertence a todos os tempos e a todos os lugares. Mas por falta de evidencias plsticas pouco se sabe do ornato antes do homo sapiens. Com formas diversas e combinadas, geomtricas ou orgnicas, exprimia o valor e punha em evidncia a situao e a classe dos grupos de homens. Tambm representou o gosto pela decorao do homem primitivo, inclusive em forma de tatuagens e enfeites corporais com conchas e ossos.

A arte decorativa aparece por primeira vez no paleoltico superior. Nasceu em primeiro lugar com linhas retas e depois curvas.

A mulher
foi representada principalmente por seus rgos sexuais de forma suficientemente realistas para serem identificados. Sua representao, mais tarde, estar muito vinculada ao culto da fecundidade. As representaes flicas nessas pocas eram mais raras.

Arte Ibero-africana
Embora no negligenciando o animal, o homem do sul coloca em evidncia o homem e seus ritos e costumes que animais, parece que o que lhe interessava era antes de tudo ele prprio... Representa tambm a animais e homens agrupados em cenas, representaes, estas, mais raras na Frana e na Espanha.
O homem do sul tambm escolheu lugares diferentes para deixar sua marca, ao invs de pintar nas cavernas mais escuras, deixou suas imagens em rochedos e lugares muito altos ao ar livre.

Arte reduzida a simples silhuetas. Bastante esquemtica.

Dimenso das imagens so muito menores, no excedem, geralmente, a sessenta centmetros, enquanto o homem do norte produziu imagens superiores a cinco metros.

O protagonista o homem representado geralmente nu com alguns ornatos. As mulheres, cuja representao mais rara, vestem saias em forma de sino.

Ele antes de tudo, um caador, com instrumentos de caa... mas as cenas de caa podem ser inusitadas, mostrando o homem sendo perseguido pela presa.

Com o passar dos anos estas imagens acrescentam figuras de animais domsticos, como ces, carneiros e bois. Tudo isso mostra uma maior evoluo do homem africano.

Resultando cada vez menos evidente a representao mgica do homem e do animal, estas imagens foram se transformando em signos cada vez mais esquemticos.

Neoltico 5000 ac
Na primeira mudana estilstica de todos os tempos, nada mais sobra da arte naturalista e mgica do perodo paleoltico e a arte agora um aglomerado de arabescos, linhas geomtricas e smbolos. Os sinais esquemticos mais sugerem do que reproduzem o objeto, como se fossem hierglifos.

Mudanas sociais e artsticas

A produo se organiza nas possibilidades de trocas e no apenas nas necessidades locais, assim grandes caminhos comerciais se abrem. O homem deixa de ser parasitrio e produz seu prprio alimento, surgem as criaes domesticas de animais e a agricultura. Comea a organizao do trabalho, a produo primaria e a manufatura, assim, o artesanato, o trabalho feminino e masculino, etc.

Nos desenhos neolticos o homem se retrata por trs padres: linha reta vertical para o corpo e dois arcos, um voltado pra baixo e outro pra cima, para braos e pernas. O homem caracterizado pela adio de armas e a mulher pela representao de seios.

Religio
Os ritos religiosos e os cultos surgem no lugar da magia.
No paleoltico havia ausncia de formas de culto, e somente quando comeou a cultivar plantas e gado que o homem passou a observar que era regido por poderes invisveis. Isso veio pela conscincia das mudanas climticas e dos ciclos da vida, das pragas, da fertilidade do solo, etc. Estabeleceu-se a distino entre sacro e profano, a arte religiosa e a decorativa

...e assim se concebem todos tipos de espritos, bons e maus. E tambm do culto aos mortos. .

Surgem pois, a necessidade da criao de dolos e smbolos sagrados, oferendas votivas,fnebres e monumentos funerrios e sagrados.

Menires
alguns vo entender os menires como objetos fnebres que representam os retrato abreviado dos mortos, seria tambm uma forma de abstrao da forma humana. O que seria a cabea no tem a forma redonda e estaria separada do corpo apenas por uma linha sulcada na pedra. Os olhos so dois pontos, nariz combinase com a boca de forma simples.

Ritos Fnebres
Os costumes e ritos fnebres apontam que o homem neoltico j comeava a separar o conceito de alma com o de corpo. Desenvolve-se oculto animista, que ao contrrio da concretude da magia (anterior), abstrao pura. Essa a principal razo da mudana de estilos. No havia necessidade de exatido e realismo. O naturalismo substitudo por sinais e smbolos, abstraes e abreviaes, distoro, interpretao e exageros.

Santurios Clssicas construes monumentais neolticas. Enormes blocos de pedra (menires) enfileirados, superpostos e sempre cobertos de terra. Stonehenge (2 -1 milnio aC): dimetro de 29,5m em anel exterior de 114m. Altura de 4m. Pedra altar central relaciona-se com o nascer do sol de 21 de junho. Nada se sabe sobre este culto. Porm se sabe da concepo de mundo onde se admite um plano espiritual.

Reduo das formas

Enquanto o pintor paleoltico era um caador e como tal deveria ser um observador exmio; o pintor neoltico, campons, j no precisava dos sentidos aguados do caador que declinam para ceder lugar ao pensamento abstrato e racional articulados.

Idade do Bronze 3000 aC


Cobre e bronze eram conhecidos antes de 5000 AC, mas chegam na Europa por volta de 3000 AC

Tambm chamada Proto-Histria

Progresso de civilizaes como elamita, sumria, egpcia e egia que coincidem com o desenvolvimento da metalurgia. Estas seriam posteriormente, as primeiras civilizaes artsticas...

A arte se desenvolve para um geometrismo que vai dominar inclusive parte da arte Antiga grega e oriental tambm neste perodo. Esta regulamentao dos valores, inclusive estticos, eram um reflexo da nova organizao social coletiva e de suas formulaes tradicionais. A arte camponesa moderna ainda apresenta caractersticas semelhantes camponesa mais primitiva...

Bibliografia
GOMBRICH, E. H. , Historia da Arte, Circulo do Livro. MAUDUIT, J. A., Quarenta mil anos de arte moderna, Itatiaia. HAUSER, Historia Social da Arte e da Literatura. Martins Fontes. BULLET, M. Arte Antiguo y Medieval, Biblioteca del Arte.

You might also like