You are on page 1of 16

Percevejo-castanho-da-raiz na Cultura da Soja

Acadmico: Denilson Cleverson Macedo Carneiro


Data: 06/06/12

Introduo
O percevejo-castanho-da-raiz era considerada uma praga de ocorrncia espordica; A partir da dcada de 90 passou a ser considerada um problema; Trs espcies da famlia Cydnidae que atacam as raizes de soja: Scaptocoris castanea, Scaptocoris carvalhoi e Scaptocoris buckupi.

Taxonomia
Ordem Hemptera; Subordem Heteroptera; Famlia Cydnidae;

A principal espcie para a cultura da soja a Scaptocoris castanea;

Caractersticas gerais
Formas jovens e adulta de hbito subterrneo; Suga seiva da raiz da soja; Formas jovens apresentam colorao branca; Adultos apresentam colorao castanha; Medem em mdia 8 mm de comprimento;

Caractersticas gerais

Caractersticas gerais
Encontrados no solo durante todo o ano; Adultos predominam em solo com excedente hdrico; Ovos e ninfas em solos com deficincia hdrica; Exalam cheiro desagradvel; Possuem pernas anteriores do tipo escavadora; Perodo de incubao de 25 dias; Perodo ninfal de 150 dias; Macho vive por 180 dias;

Caractersticas gerais
Fmea ovoposita em 90 dias; Perodo de excedente hdrico(dezembrojaneiro), ninfas e adultos se concentram mais superficialmente(0-20cm de profundidade); Ocorrem as revoadas de disperso no perodo de excedente hdrico; pocas mais secas aprofundam-se no solo a procura de umidade;

Prejuzos para a cultura da soja


O percevejo-castanho-da-raiz ocorre tanto em sistema de semeadura direta como em convencional; Ataca as razes da soja e de outras culturas desde a fase de plntula at a colheita. Causam decrscimo no rendimento quando o ataque ocorre no incio do desenvolvimento da cultura. Sugam a seiva da raiz e injetam uma toxina que impede o cresimento da planta, causando amarelecimento, murcha e morte da planta; Perdas de produo nas reboleiras atacadas variam de 15 a 70%;

Plantas hospedeiras
Alfafa, algodo, amendoim, arroz, banana, batata, cana-de-acar, caf, coco-da-bahia, eucalipto, ervilha, feijo, milho, sorgo, tomate, etc.

Controle
O manejo dessa praga difcil e ainda no h nenhum mtodo eficiente; At o momento no existem formas eficazes de controle qumico, em funo do hbito subterrneo do inseto e seu comportamento; Uso de fungos entomopatognicos vem sendo estudado como uma forma de controle( gneros: Metarhizium, Beauveria e Paecilomyces).

Medidas de controle
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Mapeamento da infestao; Subsolagem das reas infestadas aps a colheita da soja ou uma arao seguida de trs gradagens aps a primeira chuva que ocorrer aps a colheita da soja; Manter o solo sem cobertura, evitando principalmente as gramneas; Realizar o tratamento com endosulfan nos sulcos de semeadura, de modo a contribuir para a reduo da praga; Antecipar a semeadura das reas infestadas como tcnica de escape praga do sistema radicular pouco desenvolvido; Utilizar adubao com sulfato de amnio, Ca e P para aumentar o enraizamento; Utilizar sementes de boa qualidade, com adio de giberelina+citocinina+auxina, para obter maior desenvolvimento inicial; Realizar bom controle de plantas daninhas tanto na entressafra como na cultura da soja; Realizar adubaes de cobertura com sulfato de amnio nos focos, para acelerar o desenvolvimento da planta e aumentar a sua capacidade de suportar o ataque da praga.

Medidas de controle
Exposio de adultos e ninfas a condies ambientais desfavorveis atravs de implementos durante o preparo do solo;

Medidas de controle
Aplicao de medidas de controle durante os perodos de revoadas de disperso; Preparo do solo com correo de acidez e uso de enxofre elementar tem efeito repelente sobre a praga; Rotao ou sucesso com culturas menos atacadas como girassol e mamona.

V QUE O PERCEVEJO CASTANHO S TIL PARA COLEES ENTOMOLGICAS

Referncias bibliogrficas
OLIVEIRA, L.J.; MALAGUIDO, A.B.; NUNES JR., J.; CORSO, I.C.; ANGELIS, S. de; FARIA, L.C. de;HOFFMANN-CAMPO, C.B.; LANTMANN, A.F.Percevejo-castanho-da-raiz em sistema de produo de soja. Londrina: Embrapa Soja, 2000. 44p. (Embrapa Soja. Circular Tcnica, 28). FILHO, E.; PARRA, J. R. P.; ZUCCHI, R. A.; ALVES, S. B.; VENDRAMIN, J. D. Manual de Entomologia Agrcola. CORRA-FERREIRA, B.S.; PANIZZI, A.R. Percevejos da soja e seu manejo. Londrina: EMBRAPA-CNPSo, 1999. 45p. (EMBRAPACNPSo. Circular Tcnica, 24).

You might also like