You are on page 1of 20

CURSO VIOLNCIA SEXUAL CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES: TEORIA E PRTICA

REALIZAO

PARCEIROS

APOIO

PLATAFORMA

PROTEO DOS DIREITOS HUMANOS E O ENFRENTAMENTO DA VIOLNCIA SEXUAL CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES: ALGUMAS REFLEXES
Sandra Maria Francisco de Amorim Programa Escola de Conselhos/PREAE/UFMS Curso de Psicologia/CCHS/UFMS Valria Brahim Gerente de Programas Sociais da Associao Brasileira Terra dos Homens Psicloga

OBJETIVOS DO MDULO:
Contextualizar a violncia sexual contra crianas e adolescentes a

partir de questes mais amplas sobre a violncia estrutural em nossa sociedade;


Discutir a compreenso histrica das concepes de infncia e

adolescncia, os novos desenhos de famlia e as questes ligadas sexualidade de crianas e adolescentes, a fim de subsidiar a compreenso da construo do modo de pensar e agir da sociedade em relao a essas populaes;
Abordar a violncia sexual contra crianas e adolescentes como

violao de direitos humanos; e

Apresentar algumas estratgias para a preveno e o enfrentamento da violncia sexual contra crianas e adolescentes.

VIOLNCIA ESTRUTURAL E VULNERABILIDADE ACRESCIDA


A violncia deve ser compreendida como produto de um

sistema complexo de relaes, historicamente construdo e multideterminado, que envolve as diferentes realidades de uma sociedade - familiar, social, econmica, tica, jurdica, poltica, etc. - assentada em uma cultura, permeada por valores e representaes (Amorim, 2005).
A violncia fundadora (Marcondes Filho, 2001) , tal como a

violncia estrutural (Minayo, 1994) oferece um marco de violncia do comportamento e se aplica s estruturas organizadas e institucionalizadas que conduzem opresso de grupos, classes, naes e indivduos aos quais so negadas as conquistas da sociedade, colocando-os em situaes de vulnerabilidade.

VIOLNCIA SEXUAL CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES


A violncia sexual manifesta-se como fruto de relaes de poder,

produto de relaes sociais construdas de forma desigual.


Este

uso do poder a anttese do exerccio do poder legtimo, que afirmado quando fundado na proteo e no respeito, cultivado em relaes permeadas pelo dilogo e pelas trocas afetivas, consoante com o Estado de direito. A doutrina da proteo integral apresenta-se como uma luta ideolgica, cultural e simblica contra a violncia estrutural/fundadora presente em nossa sociedade que despreza e aniquila a criana ou o adolescente do seu lugar de sujeito de direitos. Uma contradio social que mostra uma de suas facetas mais perversas na violncia sexual, na imposio de uma relao de dominao e subjugao.

CONSTRUO HISTRICA DA INFNCIA E ADOLESCNCIA


Infncia

e adolescncia devem ser pensadas como construes sociais, histricas culturais e relacionais, e a nossa prtica deve ser no sentido de dar visibilidade e voz a um segmento da populao que durante sculos foi vista e falada pela voz e olhar do adulto. criaes sociais e no, fatos naturais. So interpretaes criadas por seres humanos em determinados contextos scio-histricos e, como tais, podem e devem ser constantemente questionados e transmutados.

Destacamos aqui, que todos os conceitos e valores so

CONSTRUO HISTRICA DA INFNCIA E ADOLESCNCIA


[...] os contedos e significados sociais papis, funes e atributos da infncia e adolescncia so singulares e dotados de caractersticas prprias em cada poca, sociedade e cultura. [...] Concorrem para o estabelecimento de variaes intraculturais os cortes de gnero, etnia, contexto urbano/ rural e mesmo o porte das cidades. Cada sociedade e cultura constroem uma escala de valores que confere importncias distintas a cada fase da vida e define as idades privilegiadas ou paradigmticas. (Santos, 1996, p.151)
.

NOVAS CONFIGURAES FAMILIARES


necessrio refletir tambm sobre as concepes

de famlia, visto que a histria de uma criana ou adolescente sempre a histria de uma famlia, independente da sua configurao. extremamente diversificadas em cada cultura, dependendo dos sistemas sociais, polticos, econmicos e religiosos.

A famlia, ao longo da histria assume caractersticas e formas

O argumento segundo o qual a presena do par homem/mulher

indispensvel para a produo de subjetividades sadias no se sustenta. Isto significa que no existe uma forma ideal de organizao familiar que garantiria um desenvolvimento saudvel.
Do do ponto de vista psquico, as famlias so sempre

construdas e os filhos sempre adotivos, pois so os laos afetivos que, como todo investimento, vo organizar a representao interna que cada um tem de famlia.

INFNCIA, ADOLESCNCIA E SEXUALIDADE


Crianas e adolescentes no constituem um grupo homogneo, no que se referes ao desenvolvimento da sexualidade. As crianas, na convivncia com os adultos das suas relaes afetivas significativas, observam e imitam os modelos socialmente mais . aceitos. A adolescncia uma poca de afirmao social da identidade e da consolidao da orientao sexual. Barros (2002), no estudo sobre a sexualidade do adolescente define: identidade sexual sentimento e convico interna de ser homem ou mulher; papis sexuais comportamentos culturalmente esperados de acordo com o gnero do indivduo; orientao sexual direcionamento do desejo, que pode ser homossexual, heterossexual ou bissexual.

INFNCIA, ADOLESCNCIA E SEXUALIDADE


Nogueira Neto (2008) afirma que os direitos afetividade e

sexualidade da criana devem ser garantidos. Destaca ainda que a liberdade afetivo-sexual de crianas e adolescentes
tem o seu exerccio limitado pelas leis em funo da sua peculiar condio de desenvolvimento bio-psico-social, mas que os direitos devem ser garantidos de maneira emancipatria e no castradora (2008,p.57).

Librio e Castro referindo-se a Leal (2001) afirmam que o projeto

societrio hegemnico atual convive e conivente com relaes sociais desiguais. Essa sociedade permite tanto a comercializao do sexo de crianas e adolescentes, como a banalizao do mesmo, tendo como produto de consumo crianas e adolescentes (Librio e Castro, 2008, p.52)

INFNCIA, ADOLESCNCIA E SEXUALIDADE


ECA Art. 3. determina que a criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que se trata esta Lei.

Portanto, tanto a negao da sexualidade, como a desconsiderao pelas caractersticas compatveis com as diferentes idades caracterizam-se como violao de direitos de crianas e adolescentes.

VIOLNCIA SEXUAL CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES COMO VIOLAO DE DIREITOS


A violncia sexual contra

criana e adolescente est inserida em um cenrio ambivalente, entre a legislao instituda e o desrespeito institucionalizado. de direitos. Neste cenrio nossas crianas e adolescentes so expostos a todo o tipo de expropriao de direitos, o que exige do Estado e da sociedade mobilizao e articulao. A implantao e implementao de polticas pblicas e o controle social deve ser o caminho para promover a valorizao da diversidade brasileira. neoliberal, globalizante, homogeneizante, que deseja apagar as diferenas, produzir a sensao de que todos somos iguais e aqueles que so menos iguais so piores. social requer desvendar as bases (inclusive subjetivas) sobre os quais se assentam nossos modos de pensar e determinam nossos modos de agir.

O Brasil ocupa os primeiros lugares em desigualdade e violaes

Sculo XXI sociedade

Pensar em mecanismos de controle

VIOLNCIA SEXUAL CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES COMO VIOLAO DE DIREITOS


A excluso no uma coisa ou um estado, processo complexo e multifacetado que envolve o homem por inteiro e suas relaes com os outros. No tem uma nica forma e no uma falha do sistema, devendo ser combatida como algo que perturba a ordem social, ao contrrio, ela . produto do funcionamento do sistema (Sawaia, 1999).

Estamos convocados a explorar a nossa humanidadeno s no que se refere s nossas capacidades organizativas. Mas, sobretudo, estamos convocados a explorar nossos sentimentos, pensamentos, atitudes, comportamento diante da diversidade.
Temos o dever de sensibilizar e mobilizar a sociedade para a construo e monitoramento de polticas, que rompam com a lgica excludente. As questes acima nos ajudam a compreender um pouco o contexto em que emerge a violncia sexual contra crianas e adolescentes.

VIOLNCIA SEXUAL CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES COMO VIOLAO DE DIREITOS


Como todos ns a sociedade, famlia e atores da rede de proteo devemos

enfrentar essas questes? No h repostas fceis, mas uma delas pode ser pensada por meio da subjetividade, que constituda e constantemente re-significada nas e pelas mediaes sociais.
Quem para ns, ento essa criana, esse adolescente que se constri atravs das

relaes das sua vida com os outros? o sujeito concreto que se caracteriza basicamente por sua condio de ser social, de ser histrico e finalmente sua condio de pertencer natureza, mas poder se diferenciar dela, atravs de suas possibilidades de produzir meios de sobrevivncia, que sero as matrizes geradoras de todas as relaes humanas estabelecidas e, consequentemente, da produo de cultura e do conhecimento.
Com essa compreenso, sobre a construo da subjetividade da criana e do

adolescente e seu reconhecimento enquanto sujeito, torna-se necessrio enfrentar com clareza e coragem o fenmeno da violncia sexual.

CONSIDERAES FINAIS
Algumas estratgias de preveno e enfrentamento a violncia sexual (ver

mais no texto de base) : Elaborao de polticas pblicas mais eficientes; Construo de uma rede de proteo articulada; Enfrentamento das prticas culturais que autorizam e banalizam a explorao sexual Inserir a discusso da sexualidade na perspectiva dos Direitos Humanos.

Na nossa cultura ainda prevalecem concepes adultocntricas e androcnticas.

Proteger permitir a emancipao. necessrio que crianas e adolescentes

sejam sujeitos ativos de suas histrias e no meros objetos de interveno por parte daqueles que tutelam ou de satisfao daqueles que violam os seus direitos, incluindo os direitos sexuais

REFERNCIAS
AGUIAR, W. M. J.; BOCK, A. M. B.; OZELLA, S. A orientao profissional com adolescentes: um exemplo de prtica na abordagem scio-histrica. In: BOCK, A. M. B.; GONALVES, M. da G. M.; FURTADO, O. Psicologia Scio-histrica: uma perspectiva crtica em Psicologia. So Paulo, Cortez, 2001.
AMORIM, S. M. F. Reflexes sobre o enfrentamento da explorao sexual comercial de crianas e adolescentes. In: SILVA, A.S.; SENNA, E.; KASSAR, M. (org.) Explorao sexual comercial de crianas e adolescentes e trfico para os mesmos fins: contribuies para o enfrentamento a partir da experincia de Corumb-MS. Braslia: OIT, 2005. Disponvel em: http://white.oit.org.pe/spanish/260ameri/oitreg/activid/proyectos/ipec/documentos/esci_trafico_b r.pdf ARIS, P. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. BAKHTIN, M. Esttica de la Crecion Verbal. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Argentina Editores, 1985. BARROS, M.N.S. Sade sexual e reprodutiva. In: CONTINI, M.L.J. e Outros. Adolescncia e psicologia:concepes, prticas e reflexes crticas. Rio de Janeiro. Conselho Federal de Psicologia, 2002.

BENTO, M. A. S. Movimentos identitrios e direitos humanos. In: Conselho Federal de Psicologia. Psicologia e Direitos Humanos: compromissos e comprometimentos. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2002.
BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei Federal 8069/90.

REFERNCIAS
BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade (SECAD). Escola que protege. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/escqprote_eletronico.pdf
BRUSCHINI, C. Teoria crtica da famlia. In: AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Infncia e violncia domstica: fronteiras do conhecimento. So Paulo: Cortez, 1997.

CECCARELLI, P. R. (2007). Novas Configuraes familiares: mitos e verdades. Jornal de Psicanlise, So Paulo, 40(72): 89-102, jun.
CLMACO, A. A. S. Repensando as concepes de adolescncia. Dissertao de Mestrado em Psicologia da Educao, PUC SP, 1991. CONANDA. V Conferencia Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente. Pacto pela Paz. Uma Construo Possvel. Braslia, 2003. CONTINI, M.L.J.; AMORIM, S.M.F. Crianas e adolescentes. Sujeitos de Direitos e em condies peculiares de desenvolvimento. Algumas reflexes. In: KASSAR, M. C. M. (Org,) Dilogos com a Diversidade: Sentidos da Incluso. Campinas-SP: Editora Mercado de Letras, 2011. (pp. 241-267); FALEIROS, E. T. S. Repensando os conceitos de violncia, abuso e explorao sexual de crianas e de adolescentes. Braslia: Thesaurus, 2000. JOBIM E SOUZA, S. Infncia e linguagem. Campinas, SP: Papirus, 1994.

REFERNCIAS
.JOBIM E SOUZA, S. Criana e adolescente: construo histrica e social nas concepes de proteo, direitos e participao. In: ABMP; CHILDHOOD. Criana e adolescente: direitos e sexualidade. Caderno de Fluxos e de Textos. So Paulo, 2008, 7-15.
LEAL, M. F. P.; CSAR, M. A. (org). Indicadores de Violncia Intra-Familiar e Explorao Sexual Comercial de Crianas e Adolescentes. Braslia, CECRIA, Ministrio da Justia, CESE, 1998.

LEAL, M. L. P. Explorao Sexual Comercial de meninos, meninas e de adolescentes na Amrica Latina e Caribe: Relatrio Final. Brasil. Braslia, CECRIA, UNICEF, CESE, Ministrio da Justia, Viso Mundial, Instituto Interamericano del Nio, 1999.
LIBRIO, R.; CASTRO, B. M. Exploradores sexuais, pedofilia e sexualidade. Reflexes para o enfrentamento da violncia sexual contra crianas e adolescentes. In: ABMP; CHILDHOOD. Criana e adolescente: direitos e sexualidade. Caderno de Fluxos e de Textos. So Paulo, 2008, 44-55. MARCONDES FILHO, C. Violncia fundadora e violncia reativa na cultura brasileira. Rev. So Paulo em Perspectiva., abr./jun. 2001, vol.15, no.2, p.20-27. MEZAN, R. Tempo de muda. So Paulo: Escuta, 1998. MINAYO, M.C.S. A violncia social na perspectiva da sade pblica. In: Cadernos de Sade Pblica, 10 (supl.1) p. 7-18. Rio de Janeiro, 1994. NOGUEIRA NETO, W. Direitos afetivo-sexuais da infncia e da adolescncia: o papel dos Conselhos de Direitos. In: ABMP; CHILDHOOD. Criana e adolescente: direitos e sexualidade. Caderno de Fluxos e de Textos. So Paulo, 2008, 56-67.

REFERNCIAS
NOGUEIRA NETO, W. Proteo Jurdico-Social. Tese aprovada em Assemblia Geral da ANCED. Revista da ANCED, 1996
OSRIO, L. C. Casais e famlias, uma viso contempornea. Porto Alegre: Artmed, 2002. PICHN-RIVIERE, E. Teoria do Vnculo. So Paulo: Martins Fontes, 1991.

QVORTRUP, J. O nio como sujeto y objeto: Ideas sobre el programa de infancia en el Centro Europeo de Viena. In: Revista de Estudios Infancia y Sociedad. n.15, mayo-junio, 1992.
SANTOS, B. R. A Emergncia da Concepo Moderna de Infncia e Adolescncia. Dissertao de Mestrado em Cincias Sociais - Antropologia, PUC-SP, 1996. SAWAIA, B. As artimanhas da excluso: anlise psicossocial e tica da desigualdade social . Petrpolis, RJ, Vozes, 1999. SOUZA FILHO, A. Cultura, ideologia e representaes. In M. do R. Carvalho, M. da C. Passegi & M. D. Sobrinho, (Orgs.) Representaes sociais: Teoria e pesquisa (pp. 71- 82). Mossor: Fundao GuimaresDuque/Fundao Vingt-un Rosado, 2003. TEIXEIRA, L. C. O Outro Lado do Espelho. A explorao sexual sob o olhar da adolescente prostituda. Dissertao de Mestrado em Psicologia Social, PUC SP, 2001. ZIMERMAN, D. E. Vocabulrio contemporneo de psicanlise. Porto Alegre: Artmed, 2001

20

Depende de ns...

You might also like