You are on page 1of 55

Princpio da Celeridade

Processo eleitoral ocorre em perodo curto; Necessidade de decises rpidas; Exemplo: prazos recursais, em regra, de 3 dias;

Princpio da Anualidade (Art. 16 da CF/88)


Evita que as normas eleitorais sejam modificadas antes de um ano e um dia das eleies. Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia.

ENTENDIMENTO ADOTADO PELO TSE E STF


S haveria comprometimento do princpio anualidade (anterioridade) quando ocorresse:

da

Rompimento da igualdade de participao de partidos e candidatos no processo eleitoral; Afetasse a normalidade das eleies; Introduzir fator de perturbao do pleito; No se aplicam a modificaes meramente instrumentais. Ex.: Lei n 10.408/02 (segurana e fiscalizao do voto eletrnico).

ORGANIZAO DA JUSTIA ELEITORAL E DO MINISTRIO PBLICO ELEITORAL

Funes
oExecutiva

oLegislativa

oConsultiva

Funo

Executiva

A Justia Eleitoral prepara e administra todo o processo eleitoral. Destaque para o poder de polcia deferido pela Lei 9.504/97 aos juzes eleitorais para combate a propaganda irregular.

Funo

Legislativas (Normativa)

Poder regulamentar institudo pelo Cdigo Eleitoral e reafirmado pela Lei n 9.504/97, alterada pela Lei n 12.034/2009 que estabeleceu os limites do poder normativo da justia eleitoral.

Lei n 9.504/97, alterada pela Lei n 12.034/09: Art. 105. At o dia 05 de maro do ano da eleio, o Tribunal Superior Eleitoral, atendendo ao carter regulamentar e sem restringir direitos ou estabelecer sanes distintas das previstas nesta lei, poder expedir todas as instrues necessrias para sua fiel execuo, ouvidos, previamente, em audincia pblica, os delegados ou representantes dos partidos.

Funo Consultiva O Cdigo Eleitoral prev a competncia do Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral para responder a consulta em tese formuladas por autoridades pblicas ou partidos polticos. Obs.: As consultas dirigidas ao TSE somente podero ser feitas por autoridades pblicas federais e rgo nacional de partido poltico.

ORGANIZAO E COMPETNCIA DA JUSTIA ELEITORAL


Art. 118 da CF/88 Organizao da justia eleitoral :
Tribunal

Superior Eleitoral (TSE)

Tribunais
Juzes

Regionais Eleitorais (TRE`s)

Eleitorais

Juntas

Eleitorais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL


Compe-se de, no mnimo, sete membros: 3 membros escolhidos entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); 2 membros escolhidos entre os ministros do Superior Tribunal Federal (STJ) 2 advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral (indicado em lista sxtupla pelo STF e nomeados pelo Presidente da Repblica)

Jurisprudncia do TSE: Os advogados que compem os tribunais eleitorais devero ter 10 (dez) anos de efetiva atividade profissional

O Presidente e o Vice-presidente do TSE sero eleitos entre os ministros do STF;

O Corregedor-Geral Eleitoral ser eleito, necessariamente, entre os ministros do STJ

COMPETNCIA DO TSE (ART. 22 E 23 CE)

Processamento e julgamento ordinrio dos registros e cassao de registros dos partidos polticos; Conflitos de jurisdio entre TREs e juzes eleitorais de diferentes estados; Crimes eleitorais e comuns conexos cometidos por seus prprios juzes e membros dos tribunais regionais;

Ao rescisria em casos de inelegibilidade, alm de habeas e mandado de segurana em matria eleitoral cometidos pelo presidente da repblica, dos ministros de estado e dos tribunais regionais eleitorais. Organizao das Eleies;

O TSE no tem competncia penal originria;


As decises do TSE so irrecorrveis, salvo as denegatrias de habeas corpus ou mandado de segurana, e as que contrariam a CF (art. 102 , CF)

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL


Compe-se de sete membros: 2 membros dentre os desembargadores do Tribunal de Justia do Estado; 2 juzes de direito escolhidos pelo Tribunal de Justia dos Estados; 1 juiz federal escolhido pelo TRF 2 advogados, de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicado em lista sxtupla pelo TJ e nomeados pelo Presidente da Repblica)

O Presidente e o Vice-presidente dos TREs sero eleitos entre os desembargadores do Tribunal de Justia;

O Corregedor-Geral Eleitoral poder ser qualquer um dos membros (Diferente do TSE)

COMPETNCIA DO TRE (ART. 29 E 30 CE)

Processar e julgar os registros dos diretrios estaduais e municipais dos partidos; Conflito de jurisdio entre juzes eleitorais do respectivo estado; Crimes eleitorais cometidos pelos juzes eleitorais; Submeter a diviso da circunscrio em zonas eleitorais ao TSE Constituir as juntas eleitorais

JUZES ELEITORAIS

Cada zona eleitoral possui um juiz eleitoral (no integra uma carreira prpria); Resoluo TSE n 21.009/2002 disciplina o exerccio da jurisdio eleitoral no 1 grau; Nas comarcas com mais de uma vara, caber ao TRE designar o juiz eleitoral, pelo critrio de antiguidade; No haver alterao da jurisdio eleitoral, prorrogando-se automaticamente o exerccio do titular, entre 3 meses antes e 2 meses depois das eleies.

COMPETNCIA DOS JUZES ELEITORAIS


Alistamento e expedio de ttulos de eleitor; Transferncia de eleitores; Diviso da eleitorais; zona eleitoral em sees

Nomeao dos mesrios; Exerccio do poder de polcia (propaganda eleitoral)

JUNTAS ELEITORAIS
Composio:

1 juiz de direito que presidir os trabalhos; 2 a 4 cidados de notria idoneidade

Ser nomeada 60 dias antes da eleio

Competncia: Apurao das Eleies; Expedio de boletins de votao; Expedir diplomas aos eleitos para cargos municipais.

MINISTRIO PBLICO ELEITORAL


No h previso na Constituio Federal; Princpio da federalizao: apenas os membros do Ministrio Pblico Federal poderiam atuar como no Ministrio Pblico Eleitoral; Princpio da Delegao (art. 78 da Lei n 75/93) delega-se aos membros do Ministrio Pblico Estadual

Lei n 75/93 Art. 78. As funes eleitorais do Ministrio Pblico Federal perante os Juzes e Juntas Eleitorais sero exercidas pelo Promotor Eleitoral.

PROCESSO ELEITORAL
Fases do Processo Eleitoral:

Alistamento Eleitoral

Conveno e Registro de Candidatura


Propaganda Poltica

Votao e apurao de votos


Proclamao dos eleitos e diplomao dos eleitos

ALISTAMENTO ELEITORAL

Disciplina Cdigo Eleitoral (arts. 42 a 81) e Resoluo no TSE 21.538/03

Alistamento ocorre com a qualificao e a inscrio do eleitor

A aquisio da capacidade poltica para os brasileiros:

Obrigatria maiores de 18 anos e menores de 70


Facultativa maiores de 16 e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos

Tratado de Amizade, Cooperao e Consulta

Art. 17
- O gozo de direitos polticos por brasileiros em Portugal e por portugueses no Brasil s ser reconhecido aos que tiverem trs anos de residncia habitual e depende de requerimento autoridade competente.

- A igualdade quanto aos direitos polticos no abrange as pessoas que, no Estado da nacionalidade, houverem sido privadas de direitos equivalentes.
- O gozo de direitos polticos no Estado de residncia importa na suspenso do exerccio dos mesmos direitos no Estado da nacionalidade.

ALISTAMENTO, TRANSFERNCIA , REVISO E SEGUNDA VIA

Alistamento

O alistando requer a inscrio e seu nome no identificado no cadastro eleitoral em nenhuma zona ou a nica inscrio tenha sido cancelada por deciso judicial.

Transferncia - ocorre quando o eleitor solicita alterao do domiclio eleitoral

Domiclio Eleitoral - o lugar de residncia ou moradia do eleitor TSE domiclio eleitoral no se confunde com o domiclio civil. Domiclio eleitoral afetivo

EXIGNCIAS PARA TRANSFERNCIA

Recebimento do requerimento no cartrio eleitoral do novo domiclio;

Transcurso de, pelo menos, um ano do alistamento ou da ltima transferncia;

Residncia mnima de trs meses no novo domiclio, declarada, sob a pena das leis pelo prprio eleitor

Prova de quitao com a Justia Eleitoral

REVISO

Alterao de local de votao no mesmo municpio; Retificar dados pessoais Regularizar a situao de inscrio cancelada por falecimento, duplicidade, deixar de votar por 3 eleies e reviso do eleitorado

Lei no 9504/97 (Lei das Eleies) Art. 91. Nenhum requerimento de inscrio eleitoral ou de transferncia ser recebido dentro dos cento e cinqenta dias anteriores data da eleio.

CANCELAMENTO DA INSCRIO ELEITORAL

Infrao s regras de domiclio eleitoral;

Suspenso e perda dos direitos polticos


Pluralidade de inscrio

Falecimento
Falta de injustificada em trs eleies consecutivas, sem pagamento de multa

EXCLUSO DE ELEITOR
Legitimados a deflagrar o procedimento de excluso de eleitor:

Qualquer eleitor

Ministrio Pblico
Partidos Polticos

Juiz Eleitoral (de ofcio)

O eleitor com ttulo cancelado s ser obrigado a novo alistamento (com novo nmero de inscrio) no caso de cancelamento por determinao de autoridade judiciria

CORREIO E REVISO ELEITORAL

O Corregedor-Regional Eleitoral determinar correio eleitoral, anualmente, de forma ordinria, ou extraordinariamente quando entender necessrio. A correio visa a verificao irregularidades no cadastro de

Verificada irregularidades ser realizada a reviso eleitoral;


Reviso eleitoral procedimento equivalente a um recadastramento, sob pena de cancelamento do ttulo;

O juiz eleitoral responsvel pela zona eleitoral presidir os trabalhos de reviso;


O relatrio dos trabalhos ser encaminhado ao TRE para homologao

O TSE determina, de ofcio, a reviso quando:

Total de transferncia de eleitores ocorridas no ano em curso seja 10% superior ao ano anterior; Eleitorado superior ao dobro da populao entre dez e quinze anos, somado de idade superior a 70 anos do territrio daquele municpio.

Eleitorado for superior a 65% da populao projetada para aquele ano pelo IBGE.

Obs.: NO ser realizada reviso do eleitorado em anos eleitorais, salva situaes excepcionais, quando autorizado pelo TSE.

PERDA E SUSPENSO DOS DIREITOS POLTICOS


Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: I - cancelamento da naturalizao sentena transitada em julgado; II incapacidade civil por

absoluta;

III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4.

Perda Suspenso
Perda Cancelamento da naturalizao por sentena judicial

Apenas brasileiros podem exercer os direitos polticos

Suspenso em virtude de condenao criminal

Smula no 9 TSE A suspenso de direitos polticos decorrente de condenao criminal transitada em julgado cessa com o cumprimento ou a extino da pensa, independendo de reabilitao ou de prova de reparao dos danos.

Entendimento do TSE:

Condenao com trnsito em julgado por contraveno penal gera a suspenso dos direitos polticos. Suspenso Condicional da Pena mantm a suspenso dos direitos polticos

Reviso Criminal - mantm a suspenso at que o pedido da reviso seja julgado definitivamente procedente
Suspenso Condicional do Processo e Transao Penal no gera a suspenso dos direitos polticos, uma vez que ainda no houve condenao criminal transitada em julgado

Improbidade Administrativa

No cabe julgamento da improbidade pela justia eleitoral

ao

de

A suspenso dos direitos polticos no tem efeito imediato, devendo expressamente contar da deciso para que ocorra.

CONDIES DE ELEGIBILIDADE
Art. 15, 3 da Constituio Federal: So condies de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exerccio dos direitos polticos;

III - o alistamento eleitoral; IV - o domiclio eleitoral na circunscrio; V - a filiao partidria;

VI - a idade mnima de:


Presidente da Repblica , VicePresidente e Senador Governador e Vice-Governador de Estado ou do Distrito Federal Deputa Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-prefeito
21 anos

Vereador

35 anos

30 anos

18 anos

Obs.: Art. 11, 2 da Lei no 9.504/97 (Lei das Eleies) estabelece que: A idade mnima constitucionalmente estabelecida como condio de elegibilidade verificada tendo por referncia a data da posse.

CAUSAS DE INELEGIBILIDADE
Classificao da Inelegibilidade: Inelegibilidade Relativa valem para qualquer cargo. Inelegibilidade Absoluta Vlidas para todos os cargos.

CAUSAS DE INELEGIBILIDADE
Inalistveis e analfabetos A) Inalistveis: Estrangeiros Conscritos Menores de 16 anos

B) Analfabetos entendimento TSE

Reeleio

Para os cargos eletivos do Legislativo cabe reeleies consecutivas Cargos eletivos do Executivo no podem exercer o cargo por trs vezes consecutivas
A vedao abrange tambm o vicepresidente, o vice-governador e o viceprefeito

You might also like