You are on page 1of 17

TECIDO MUSCULAR

Responsvel pelos movimentos corporais.

Caractersticas
Origina-se

do mesoderma; Presena de protenas filamentosas contrteis (miofibrilas); Componentes recebem nomes especiais: sarcolema (MP), sarcoplasma (citoplasma) e reticulo sarcoplasmtico (REL).

Classificao
Msculo

estriado esqueltico; Msculo estriado cardaco; Msculo liso.

Msculo estriado esqueltico


So

formados por feixes de clulas longas, cilndricas e multinucleadas, que tem origem no embrio atravs de clulas alongadas, os mioblastos; Cada fibra muscular apresenta uma terminao nervosa motora (placa motora). Possuem envoltrios: epimsio, endomsio e perimsio.

As miofibrilas contm quatro protenas principais: Actina:

Actina F formada por monmeros globulares (actina G), torcidas uma sobre a outra em forma de hlice dupla; Possui uma regio que interage com a miosina;
Molcula longa e fina; Localiza-se no sulco existente entre os dois filamentos de actina G;

Tropomiosina:

Troponina: Possui trs subunidades: TnT, que se liga fortemente tropomiosina; TnC, que tem grande afinidade por on clcio; TnI, que cobre o stio ativo onde ocorre interao entre a actina e miosina; Miosina: Molcula grande, em forma de basto; Em uma de suas extremidades, possui locais especficos para a combinao com ATP e dotada de atividade ATPsica; Nesta parte tambm se encontra o local de combinao com actina;

Contrao muscular

Placa Motora e Unidade Motora

Uma juno neuromuscular (ou juno mioneural) a juno entre a parte terminal de um axnio motor com uma placa motora (ou sinapse neuromuscular), que a regio da membrana plasmtica de uma fibra muscular (o sarcolema) onde se d o encontro entre o nervo e o msculopermitindo desencadear a contrao muscular. a fibra nervosa mais as fibras musculares por ela inervada.

Viso global da juno neuromuscular: 1. Axnio 2. Placa motora 3. Fibra muscular 4. Miofibrila

Msculo estriado cardaco

constitudo por clulas alongadas que se anastomosam irregularmente; Apresentam estriaes transversais semelhantes a do msculo esqueltico; Possuem um ou dois ncleos localizados centralmente; So revestidos por uma delgada bainha de tecido conjuntivo muito irrigado; Presena de dades.

Msculo liso

Formado por associao de clulas longas, fusiformes, com ncleo nico e central; So revestidas por lmina basal e mantidas unidas por uma rede muito delgada de fibras reticulares; O sarcolema apresenta grande quantidade de vescula de pinocitose; Os filamentos de actina e miosina no apresentam organizao encontrada nas fibras estriadas; Apresentam feixes de miofilamentos que se cruzam em todas as direes formando uma trama tridimensional; A miosina da clula lisa s interage com a actina quando a miosina est fosforilada.

Regenerao

O msculo cardaco no se regenera. Nas leses do corao, as partes destrudas so invadidas por fibroblastos que produzem fibras colgenas, formando uma cicatriz de tecido conjuntivo denso. O msculo liso capaz de uma resposta regenerativa mais eficiente. Ocorrendo leso, as clulas musculares lisas que permanecem viveis entram em mitose e reparam o tecido destrudo. Na regenerao do tecido muscular liso da parede dos vasos sanguneos h tambm a participao dos pericitos, que se multiplicam por mitose e originam novas clulas musculares lisas.

O msculo estriado esqueltico tem pequena capacidade de regenerao. Admite-se que as clulas satlites sejam responsveis por esta regenerao. Tais clulas so mononucleadas, fusiformes, dispostas paralelamente s fibras musculares dentro da lmina basal. Aps uma leso,as clulas satlites tornam-se ativas, proliferam por diviso mittica e se fundem umas s outras para formar novas fibras musculares esquelticas. As clulas satlites tambm entram em mitose quando o msculo submetido a exerccio intenso. Neste caso elas se fundem coma s fibras musculares preexistentes, contribuindo para a hipertrofia do msculo.

You might also like