You are on page 1of 25

Stella & Cia Ltda.

Pejuara RS
Betnia Mller Jenifer Caprioli Marcelo Zamberlan Renata Charo

Contrato Social inicialmente firmado pelos scios Marino Stella, Mario Stella, Memi Ivo Stella, Otavio Catarino Stella, Germano Ricardo Macuglia e Olinto Dal Forno, no ano de 1960, com a denominao Stella e Macuglia e Cia Ltda, nome fantasia Moinho Santo Expedito. Em 1970 Germando Ricardo Macuglia e Olinto Dal Forno retiraram-se da sociedade tendo ingressado nela Marcello Stella, passando a denominar-se Stella e Cia Ltda. A indstria moageira de trigo vendia inicialmente as marcas de Farinha Flora e Farinha Prima, atualmente comercializa Farinha Flora e So Jos. Atua principalmente nos municpio de Pejuara, Cruz Alta, Panambi e Santa Brbara do Sul. De origem familiar, manteve destaque por muitos anos como um negcio rentvel. Visto a globalizao e a dominao de outros mercados, hoje a indstria tem sua comercializao muito reduzida.

Farinha

de Trigo Flora

Para Pes e Cucas Extenso da Linha 50kg 5kg 1kg

Farinha

de Trigo So Jos

Para Biscoitos Extenso da Linha 5kg 1kg

Segundo Silva (2001, p.89) o planejamento, a parte fundamental da administrao, e tem suas origens nas mais remotas civilizaes, desde o momento em que o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos disponveis. Este trabalho tem por objetivo elaborar o Planejamento Estratgico do moinho Stella & Cia Ltda localizado na cidade de Pejuara, noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Atualmente o moinho conta com dois produtos (farinha So Jos e Flora).

Aumentar Aumentar Possuir

o nmero de clientes; satisfao do pblico;

marca reconhecida na regio; o lucro.

Aumentar

Crescimento

de 20% das vendas nos prximos

dois anos; Duplicar o pr-labore dos scios para os prximos trs anos sem perda da liquidez; Garantir satisfao de 90% dos clientes para os prximos trs anos. Aumentar em 150% o nmero de clientes para os prximos dois anos.

Misso: Proporcionar matria prima originada do trigo de alta qualidade mantendo preos justos, valorizando a qualidade de vida dos consumidores e proporcionando satisfao dos clientes ao produzirem excelentes alimentos. Viso: Ser reconhecida em toda regio como a melhor nos produtos e servios disponibilizados, oferecendo matria prima para alimentos saudveis e saborosos que impactem na qualidade de vida nas pessoas.

Fatores econmicos: Expanso da classe mdia do Brasil em virtude da ampliao da renda de parte da classe social baixa, classe que representava grande parte dos consumidores de farinha de trigo, devido a um menor custo para o consumo de po; Abertura e expanso de grandes varejistas, reduzindo a competitividade dos pequenos varejistas. Fatores scio-culturais: Envelhecimento da populao, sendo que a maioria dos consumidores de farinha possui uma idade mais avanada; Manuteno dos costumes tnicos, sendo que na regio h uma predominncia da cultura alem e italiana; Grande parte dos consumidores culpam a farinha utilizada ao perceber que o po ou a cuca ficou com baixa qualidade;

Fatores polticos/legais: Acordos de tarifao que permitem uma competitividade maior para as farinhas de trigo argentinas, bem como, um menor custo do trigo argentino; Fatores tecnolgicos: A indstria da panificao desenvolveu pes pr-assados, de modo que, as padarias s precisam ass-los, tendo custos menores do que se fosse comprar toda a matria-prima e fazer a massa do po; Existncia de vrios moinhos de trigo comercializando farinha pr-misturada, ou seja, na qual o consumidor precisa apenas acrescentar gua na massa e assar; Lanamento de panificadoras caseiras, que usam farinha de trigo normal para fazer o po.

Concorrncia: Abertura de novas indstrias de grande porte produtoras de farinha no estado; que, em virtude da grande escala de produo conseguem obter economia de escala ao reduzirem seus custos fixos unitrios; A grande maioria dos concorrentes produz farinha apenas nas embalagens de 1kg, 5kg e 50kg. Nenhum concorrente realiza promoes de vendas significativas, realizando apenas ao de desconto de preos; Existncia de uma grande marca consolidada na regio, sendo seus produtos mais caros, porm consumidores acreditam e confiam sempre na qualidade; Alta concorrncia nas prateleiras dos grandes varejistas, havendo normalmente entre 5 a 10 opes de marcas ao cliente, e uma quantidade de 2 a 4 nos micro e pequenos varejistas; Baixa diferenciao das marcas; Grandes e novos moinhos terceirizando parte de sua produo.

Fornecedores: Fornecimento de trigo garantido em virtude dos prprios proprietrios serem produtores e a regio ser caracterizada como produtora de trigo devido ao clima favorvel; Variaes de preo ocorrem continuamente, em virtude da qualidade da cultura e tambm das cotaes do dlar. Clientes: Parte dos consumidores deixou de fazer em casa o po ou cuca para comprar nas padarias, pelo simples motivo de perder este hbito ou ainda pela comodidade; Muitos consumidores compram farinha pela tradio de fazer em casa o po/cuca, e muitos pelo fato de economizar dinheiro; Uma parte dos consumidores altamente leal a uma marca, porm, a grande maioria muda sua preferncia freqentemente de acordo com o valor percebido; Maioria dos consumidores mulher.

Pontos Fracos: Falta de estrutura para desenvolvimento de novos produtos; Nos dois ltimos anos, a farinha foi fabricada com baixssima qualidade em virtude de falta de padronizao dos processos de produo e falhas graves na moagem do trigo; Altos custos fixos; Baixa participao no mercado; Inexistncia de aes inovadoras; Baixa cobertura geogrfica; Nenhuma prtica para o relacionamento com o consumidor; Falta de controle da produo.

Pontos Fortes: Existncia de veculo prprio para distribuio da farinha; Alto controle acerca do trigo utilizado para a produo; Forte contato com donas de casa da regio; Bom conhecimento acerca da produo de pes e cucas; Flexibilidade da linha de produo.

Estratgias

para indstria em declnio:

Liderana; Nicho;

Colheita;
Alienao.

Fatores Externos Oportunidades Diferenciar a marca Acesso a micro e pequenos varejistas Acesso a Panificadores que tem sua produo na prpria casa Apelo s etnias Mquinas caseiras para fabricao Embalagens em tamanhos diferentes Ameaas Grandes moinhos com economia de escala Receio do mercado em relao a qualidade do produto Farinha argentina com alta qualidade e baixo preo

Pr-mistura para pes podendo substituir o


uso da farinha Inadimplncia e falncia de varejistas Dificuldade dos consumidores em trocar de marca

Fatores Internos Foras Contato de com as donas de casa Conhecimento sobre a produo de pes e cucas Fcil adaptao da produo para outros tipos de embalagem Fraquezas Marca fraca No reconhecida como produto de alta qualidade Dificuldade para desenvolver novos produtos

Como

ampliar o mercado atual de venda de farinha, sendo que a concorrncia est cada vez maior? Como lidar com a entrada de grande moinhos no sul do Pas? Como obter o mximo de lucros em um mercado em declnio? Como melhorar a qualidade do produto oferecido?

Aproximar-se da Donas de Casa que fazem pes, cucas e biscoitos para vender; E2: Formar parcerias com os grandes moinhos; E3: Ampliar a linha de produtos.
E1:

Estruturao

da fora de vendas da

empresa:
Contratao de dois vendedores; Compra de dois furges para a empresa; Investimento em treinamento para os vendedores;
Visita

a todos os bairros das cidades da regio mapeando o pblico-alvo a fim de elaborar um banco de dados com todas as pessoas da regio que fazem pes, cucas e biscoitos para vender.

Visitar

todas essas pessoas oferecendo a Farinha Flora fornecendo e conversando sobre o modo utilizado para a panificao; Elaborao de mini-cursos gratuitos e discusses gratuitos com todas essas pessoas; Construo de uma cooperativa entre as pessoas cadastradas;

Consolidao

de mtodos para a fabricao de pes, cucas e biscoitos; Disseminao entre as pessoas cadastradas dos mtodos; Confeco do Selo Farinha Flora; Acompanhamento e avaliao dos vendedores de alimentos a fim de que possam conquistar o selo.

Contato

com os grandes moinhos que estejam interessados em terceirizar parte de sua produo; Automatizao dos processos ainda manuais dentro da empresa; Troca do caminho personalizado da Farinha Flora para um caminho comum que oferea maior capacidade de carga; Implantao de sistemas de controle de qualidade da produo;

Contratao

de Engenheiro de Alimentos; Realizao de Pesquisa de Mercado com todas as padarias da regio; Busca de parcerias com centro de pesquisas tecnolgicas; Construo de um laboratrio para o desenvolvimento de novos produtos focados na produo de derivados do trigo; Experimentao de novas variedades de trigo na produo da farinha.

Considerando a fase de declnio do produto da empresa, a farinha, preciso que a empresa adote aes com grande cautela e preciso a fim de que consiga o maior ganho possvel em vez de resultados cada vez piores levando a falncia da empresa.

" Insanidade fazer as mesmas coisas sem parar, esperando resultados diferentes." Albert Einstein

You might also like