You are on page 1of 50

Fsica Quntica e Budismo

Dedicado a Eric Dennis e acidente doHelen Paul Valry O Ser um Vitria no Ser. Dedicado a Eric Dennis e Vitria Helen, , Meus Filhos amados!
Filhos amados!

Fsica Quntica e Budismo

Em A Insustentvel Leveza do Ser, Milan Kundera vai buscar no pensamento de Nietzsche inspirao para expor em seus romances o problema da casualidade. Seus personagens enfrentam os sabores e dissabores erticos onde no h ordem, cronologia, muito menos objetivo, h encontros e desencontros fortuitos de foras potenciais que escapam apreenso humana. Coloca a vida cotidiana, enquanto problema, dentro do pensamento do eterno retorno ou retorno do mesmo, um dos pensamentos mais intrigantes de Nietzsche.

O Eterno Retorno um mecanismo cosmolgico de Auto-Referncia e Recurso em duas faces, onde o indivduo, ao compreender que na vida possvel que tudo seja uma repetio, os sentimentos, as emoes, os afetos, as aes vo e voltam, da mesma forma, mudando apenas o figurino, pode ento afirmar incondicionalmente a vida ou ento quebrar-se e abraar o niilismo.

"mile Borel foi um matemtico francs famoso no inicio do sculo XX. Ele props o seguinte: considerem o alfabeto francs, incluindo os espaos em branco, os dgitos, os sinais de pontuao, as maisculas e as minsculas, as letras com acentos, tudo! Depois faam uma lista. Comecem por todas as sequncias possveis com um caractere por ordem alfabtica, depois faam todas as sequncias possveis com dois caracteres [...]. Assim, obtero, finalmente, todas as sucesses de caracteres de qualquer tamanho por ordem alfabtica. claro que a maior parte delas so lixo, mas acabaro por encontrar todas as perguntas possveis em francs, esto em algum lugar na lista de facto, tudo o que podemos escrever em francs est na lista. Depois, disse Borel, numerem todas as sequncias da lista criada. E ento imaginem um nmero real: 0, d1 d2 d3,... cujo N-simo digito dN ser 1 se o N-simo elemento da lista for uma pergunta do tipo sim ou no vlida em francs e cuja resposta seja sim, ser 2 se o N-simo elemento for uma pergunta vlida sim ou no e cuja resposta seja no e ser 0 no caso do N-simo elemento da lista ser lixo, no ser francs vlido ou no ser uma pergunta sim ou no."

Na elaborao da gramtica transformacional, Chomsky parte dos seguintes pressupostos: Uma gramtica reflete o comportamento do falante que, a partir de uma experincia de lngua finita e acidental, consegue produzir ou compreender um nmero infinito de novas frases (Chomsky, s.d.: 17); o estudo sinttico de uma determinada lngua tem como objetivo a construo de uma gramtica que pode ser encarada como um mecanismo de produo das frases da lngua em questo (Id.: 13); a anlise lingstica de uma lngua tem por objetivos: i distinguir as seqncias agramaticais (no-frases) das gramaticais (frases) e ii: estudar a estrutura das frases; a descrio lingstica do nvel sinttico formulada em termos de anlise de constituintes (decomposio) (Id.: 29).

Frase SN (sintagma nominal) + SV (sintagma verbal) SN Art (artigo) + N (nome/substantivo) SV V (verbo) + SN (sintagma nominal Art + N) Frase Art + N + V + Art + N Exemplo de derivao: F (frase): O homem chuta a bola SN + SV Art + N + SV O + N + Verbo + SN O + homem + Verbo + SN O + homem + chuta + Art + N O + homem + chuta + a + N

Se tomarmos a seqncia Recursiva de Fibonacci para constituir uma narrativa teramos uma relao tal que: Seja uma estrutura narrativa e seja uma rvore de razes planares. Ento existe uma funo tal que: :

Onde: :=Fn= Fn-1+Fn-2 n3 , a funo narrativa . Que Teria um formato igual ao que se segue:

Se temos uma seqncia Recursiva de Fibonacci, ento a imagem semitica narrativa se estrutura da forma ao lado.

A partir dessas definies, Chomsky concebeu a Gramtica Transformacional com base na estrutura sintagmtica da anlise dos constituintes e no processo de derivao, que consiste na repetio da regra XY (leia-se: reescrever X como Y, quando X for equivalente a Y), conforme esquematizado no exemplo a seguir: Frase SN (sintagma nominal) + SV (sintagma verbal).

Recursion Our PS rules again: S { NP , CP } VP NP (D) (A*) N (CP) (PP*) VP V (NP) { (NP) , (CP) } (PP*) PP P (NP) CP C S X X and X (where X is any category) We can see that an S can contain a VP, a VP can contain aCP, and a CP can contain an S. So an S can contain another S. This property is called recursion.

1. n(P(n) P(s(n))) Premissa 2. P(0) Premissa 3. P(0) P(1) aplicao de 1 4. P(1) 2,3 e Modus Ponens 5. P(1) P(2) aplicao de 1 6. P(2) 4,5 e Modus Ponens 7. P(2) P(3) aplicao de 1 8. P(3) 6,7 e Modus Ponens 9. P(0) n(P(n) P(s(n))) nP(s(n)) Leia-se: Zero tem a propriedade P e Para todo n, se n tem a propriedade P, ento o Sucessor de n tem a propriedade P. Portanto, Todo n tem a propriedade P.

1) Funo Zero x Z (x) = 0 2)A Funo Sucessor x N (x) = x + 1 3) A Funo Identidade ( x1, ..., xn) Un,i(x1, ..., xn) = xi . Passo da Induo: f (x1, ..., xn) = g [ h1 (x1, ..., xn), ..., hm (x1, ..., xn)] . Regra de Recurso: f (x1, ..., xn, 0) = g (x1, ..., xn) f (x1, ..., xn, y+1) = h [x1, ..., xn, y, f (x1, ..., xn, y)].

Axioma da Escolha Dado um conjunto X qualquer, formado de conjuntos no-vazios, existe uma funo de escolha f, que pega um elemento de cada elemento de um conjunto, que se aplica a X. Ou seja, para qualquer conjunto novazio, existe uma funo de escolha.
S f tal que f(x) S

Princpio da Boa Ordem


Denio: Seja X um subconjunto de Z. Diz-se que X limitado inferiormente se existe algum inteiro m tal que, para todo a X, tem-se que m a. Um elemento m0 X diz-se elemento mnimo de X se, para todo a X, tem-se que m0 a (verique, se existe um elemento mnimo de X ele nico!). De modo anlogo, se dene conjunto limitado superiormente e elemento mximo. Usaremos a notao min(X) e max(X) para indicar o mnimo e o mximo de um conjunto X, quando existirem. Axioma 1 (Princpio da Boa Ordem). Todo conjunto no vazio de inteiros no-negativos contm um elemento mnimo.

Tem Sido lugar comum em crculos AntiCartesianos , a idia de que a cincia pr-Quntica, se constitui como essencialmente materialista apenas porque um certo observador no existiria e portanto no seria uma cincia que poderia falar a respeito dos problemas espirituais do Homem. Ou ser que ele, O Tal Observador, no se apresenta explcito no discurso?

O demnio de Laplace: Ns podemos tomar o estado


presente do universo como o efeito do seu passado e a causa do seu futuro. Um intelecto que, em dado momento, conhecesse todas as foras que dirigem a natureza e todas as posies de todos os itens dos quais a natureza composta, se este intelecto tambm fosse vasto o suficiente para analisar essas informaes, compreenderia numa nica frmula os movimentos dos maiores corpos do universo e os do menor tomo; para tal intelecto nada seria incerto e o futuro, assim como o passado, seria presente perante seus olhos.

Muito provavelmente, os bigrafos de Laplace procurou minimizar o impacto de sua tese, devido aos pogroms da Igreja . Tratava-se de uma tentativa de desvirtuar a ateno ao que seria um colapso da mente e observao de Deus como mtodo cientfico.

Por que Deus se revelaria a pessoas no dedicadas a observao de seus preceitos ?

Alm desse detalhe importante, os Principia de Newton est eivado de expresses que corroboram a sntese de Laplace em todo o seu significado. A fianal de contas para que serve um observador a no ser para determinar o que deve ser?

Definio: Um sistema dinmico DS definido num espao S sobre A= R0+ ou A=N, uma trpla: < S,A,>, onde : S x AS uma funo satisfazendo: a)Condio inicial :(p,0)= p p de S b)Continuidade em ambos os argumentos c)Propriedade de semigrupo: ((p,t1)t2)= (p,t1+t2) p pertencente a S e t1,t2 pertencente a A ou R0+

Para sistemas Contnuos, podemos fazer: f(x)=d/dt(x,t)|t=0 ento temos (x0,t) como soluo do problemas de valores iniciais tal que: X= f(x) X(0)=x0 Portanto: d/dt (x0,t) = d/dt (x0,t0+t) = d/dt

((x0,t0),t) = f((x0,t0) por recurso como j vimos. Ento podemos dizer que a combinao do princpio de Recurso e o axioma da escolha o observador da cincia clssica.

E se chamarmos d/dt (x0,t) = d/dt (x0,t0+t) = d/dt ((x0,t0),t) = f((x0,t0) de e aplicarmos uma funo de probabilidade , temos que: () = 1 ,ou seja, o observador demnio de Laplace, tem quantum de informao completa, ou seja, tem probabilidade igual a 1. Segundo a teoria da informao algortmica temos:

Teorema: quanto mais provvel um fenmeno, menos ele informa:

Ns podemos dizer que o princpio de exploso o equivalente ao conceito de Entropia de Kolmogorov: K(t)...Veremos isso mais na frente.

OBS: Correo - O passo 2,3 chama-se separao e so regras de inferncia e o 6 chama-se expanso.

Uma partcula est restrita a uma regio de 1D entre x=0 e x=L e sua funo de onda : Para normalizar a funo de onda precisamos achar um valor para a constante A de temos tal que: Ora, j vimos que de acordo com a teoria da informao algortmica que a informao inversamente proporcional probabilidade.

I= log2.1/p, ou seja,
I= (log2.1/Pa<p<b|(p,t)|dp=1 )= 0 para todo espao de estado de . Nenhuma informao nova ou criativa produzida pelo observador quntico!

Da mesma forma podemos dizer que:

I= (:=Fn= Fn-1+Fn-2 n3 = 1) = 0, ou

seja, a estrutura narrativa gramaticalisada no produz nenhuma informao nova. Tudo isso decerto nos conduz ao problema Bdico sobre o virtual ou o sentido do efmero como campo de uma subjetividade intra envolvida:

O virtual e o anel de Mbios produz a potencia do agramatical encontrada na ideografia da escrita Chinesa.

As palavras no so flexionadas No existe gnero, artigo ou declinao Sujeito predicado No h negao Entonao Nesse caso: A leitura determina a escrita.

Ocidental figuras de som e sentido Oriental jogo chins das palavras ressoando sobre as palavras, harmnicos vibrando diante dos olhos. EX:

O sol se ergue a leste

(cavalo) + (pulga) = (inquietude)


(corao)(meio) (lealdade)

(outono) (corao) (sentirse melanclico, triste)

Alguma coisa e nada geram-se um ao outro. O difcil e o fcil so reciprocamente complementares. O Longo e o curto so mutuamente relativos. A frente e as costas se acompanham mutuamente.

Este livro nasceu de um texto de Borges. Do riso que, com sua leitura, perturba todas as familiaridades do pensamento do nosso: daquele que tem nossa idade e nossa geografia , abalando todas as superfcies ordenadas e todos os planos que tornam sensata para ns a profuso dos seres, fazendo vacilar e inquietando, por muito tempo, nossa prtica milenar do Mesmo e do Outro. Esse texto cita uma certa enciclopdia chinesa onde ser escrito que os animais se dividem em: a)
pertencentes ao imperador, b) embalsamados, c) domesticados, d) leites, e) sereias, f) fabulosos, g) ces em liberdade, h) includos na presente classificao, i) que se agitam como loucos, j) inumerveis, k) desenhados com um pincel muito fino de plo de camelo, l) et cetera, m) que acabam de quebrar a bilha, n) que de longe parecem moscas. No deslumbramento dessa taxinomia, o que de sbito atingimos,

o que, graas ao aplogo, nos indicado como o encanto extico de um outro pensamento, o limite do nosso: a impossibilidade patente de pensar isso. Que coisa, pois, impossvel pensar, e de que impossibilidade se trata? A cada uma destas singulares rubricas [pg. IX] podemos dar um sentido preciso e um contedo determinvel; algumas envolvem realmente seres fantsticos animais fabulosos ou sereias; mas, justamente em lhes conferindo um lugar parte, a enciclopdia chinesa localiza seus poderes de contgio.

Ali, a monstruosidade no altera nenhum corpo real, em nada modifica o bestirio da imaginao; no se esconde na profundeza de algum poder estranho. Sequer estaria presente em alguma parte dessa classificao, se no se esgueirasse em todo o espao vazio, em todo o branco intersticial que separa os seres uns dos outros. No so os animais fabulosos que so impossveis, pois que so designados como tais, mas a estreita distncia segundo a qual so justapostos aos ces em liberdade ou queles que de longe parecem moscas. O que transgride toda imaginao, todo pensamento possvel, simplesmente a srie alfabtica (a, b, c, d) que liga a todas as outras cada uma dessas categorias. Tampouco se trata da extravagncia de encontros inslitos. Sabe-se o que h de desconcertante na proximidade dos extremos ou, muito simplesmente, na vizinhana sbita das coisas sem relao; a enumerao que as faz entrechocar-se possui, por si s, um poder de encantamento.

You might also like