You are on page 1of 21

De acordo com a Portaria SIT 221/2011 e a Nr 23 Todos os empregadores devem adotar medidas de preveno de incndios, em conformidade com a legislao

estadual e as normas tcnicas aplicveis.

de inteira responsabilidade do empregador providenciar para todos os trabalhadores informaes sobre:

Utilizao dos equipamentos de combate ao incndio;


Procedimentos para evacuao dos locais de trabalho com segurana; Dispositivos de alarme existentes. Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

Sadas de Emergncia
Os locais de trabalho devero dispor de sadas, em nmero suficiente de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandon-los com rapidez e segurana, em caso de emergncia.
As aberturas, sadas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direo da sada. Nenhuma sada de emergncia dever ser fechada chave ou presa durante a jornada de trabalho.

A largura mnima das aberturas de sada dever ser de 1,20m (um metro e vinte centmetros). O sentido de abertura da porta no poder ser para o interior do local de trabalho. As sadas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho no se tenha de percorrer distncia maior que 15,00m (quinze metros) nas de risco grande e 30,00m (trinta metros) nas de risco mdio ou pequeno. As sadas e as vias de circulao no devem comportar escadas nem degraus; as passagens sero bem iluminadas.

Portas
As portas de sada devem ser de batentes ou portas corredias horizontais, a critrio da autoridade competente em segurana do trabalho, e estas devem: Abrir no sentido da sada; Situar-se de tal modo que, ao se abrirem, no impeam as vias de passagem. Nenhuma porta de entrada, ou sada, ou de emergncia de um estabelecimento ou local de trabalho, dever ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho.

Escadas
Todas as escadas, plataformas e patamares devero ser feitos com materiais incombustveis e resistentes ao fogo. Escadas em espiral, de mos ou externas de madeira, no sero consideradas partes de uma sada.

Brigada de incndio

Voc sabia que toda empresa com mais de 20 funcionrios deveriam possuir uma brigada de incndio interna?

O que uma brigada de incndio?

Trata-se de uma organizao interna, formada pelos empregados, treinada para atuar em casos de princpio de incndio. A brigada deve estar preparada para comear a combater o fogo e organizar a retirada segura das pessoas do interior da empresa.

O funcionrio que compor a brigada deve ser treinado em noes de combate a incndios, primeiros socorros e salvamento.
Os brigadistas, que ficam um ano no cargo tm estabilidade no perodo, devem possuir boa condio fsica, boa sade e conhecer as instalaes do local de trabalho. Os membros so escolhidos em eleio.

Classes de fogo
Classe A - so materiais de fcil combusto com a propriedade de queimarem em sua superfcie e profundidade, e que deixam resduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.; Classe B - so considerados inflamveis os produtos que queimem somente em sua superfcie, no deixando resduos, como leo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.; Classe C - quando ocorrem em equipamentos eltricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuio, fios, etc. Classe D - elementos pirofricos como magnsio, zircnio, titnio.

Combate ao fogo
To cedo o fogo se manifeste, cabe:

a) acionar o sistema de alarme;


b) chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros;

c) desligar mquinas e aparelhos eltricos, quando a operao do desligamento no envolver riscos adicionais; d) atac-lo, o mais rapidamente possvel, pelos meios adequados.

Exerccio de alerta
Os exerccios de combate ao fogo devero ser feitos periodicamente, objetivando: a) que o pessoal grave o significado do sinal de alarme;

b) que a evacuao do local se faa em boa ordem;


c) que seja evitado qualquer pnico; d) que sejam atribudas tarefas e responsabilidades especficas aos empregados; e) que seja verificado se a sirene de alarme foi ouvida em todas as reas.

Extintores
Em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho s devem ser utilizados extintores de incndio que obedeam s normas brasileiras ou regulamentos tcnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - INMETRO, garantindo essa exigncia pela aposio nos aparelhos de identificao de conformidade de rgos de certificao credenciados pelo INMETRO.

Extintores portteis

Quantidade de extintores
Nas ocupaes ou locais de trabalho, a quantidade de extintores ser determinada pelas condies seguintes:

REA COBERTA P/ UNIDADE DE EXTINTORES

RISCO DE FOGO

CLASSE DE OCUPAO Segundo Tarifa de Seguro Incndio do Brasil - IRB(*)

DISTNCIA MXIMA A SER PERCORRIDA

500 m

pequeno

"A" - 01 e 02

20 metros

250 m

mdio

"B" - 02, 04, 05 e 06

10 metros

150 m

grande

"C" - 07, 08, 09, 10, 11, 12 e 13

10 metros

Unidade extintora

SUBSTNCIAS

CAPACIDADE DOS EXTINTORES

NMERO DE EXTINTORES QUE CONSTITUEM UNIDADE EXTINTORA

Espuma

10 litros 5 litros 10 litros 6 quilos 4 quilos 2 quilos 1 quilo 4 quilos 2 quilos 1 quilo

1 2 1 2 1 2 3 4 1 2 3

gua Pressurizada ou gua Gs

Gs Carbnico (CO2)

P Qumico Seco

Localizao e Sinalizao dos Extintores

Os extintores devero ser colocados em locais:

a) de fcil visualizao;
b) de fcil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.

Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um crculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas. Dever ser pintada de vermelho uma larga rea do piso embaixo do extintor, a qual no poder ser obstruda por forma nenhuma. Essa rea dever ser no mnimo de 1,00m x 1,00m (um metro x um metro).

Sistemas de alarme
Nos estabelecimentos de riscos elevados ou mdios, dever haver um sistema de alarme capaz de dar sinais perceptveis em todos os locais da construo. Os botes de acionamento devem ser colocados em lugar visvel e no interior de caixas lacradas com tampa de vidro ou plstico, facilmente quebrvel. Esta caixa dever conter a inscrio "Quebrar em caso de emergncia"

Sistemas de alarme
Cada pavimento do estabelecimento dever ser provido de um nmero suficiente de pontos capazes de pr em ao o sistema de alarme adotado. As campainhas ou sirenes de alarme devero emitir um som distinto em tonalidade e altura, de todos os outros dispositivos acsticos do estabelecimento.

Obrigado pela ateno

You might also like