You are on page 1of 6

Registos de Lngua

AA

Cada emissor utiliza o registo de lngua segundo:


a situao em que se encontra;

o recetor da sua mensagem;


a sua cultura;

a sua idade.

Registo Literrio

Registo cuidado

- desvios semnticos e sintticos intencionados; - figuras de estilo; - conotao; - polissemia; - a representao pela imagem; - o aproveitamento significativo do ritmo e das sonoridades; - a modalizao. - vocabulrio rebuscado, concreto e abstrato; - sintaxe de complexidade elaborada; - frases sentenciosas; - citaes eruditas...; (..) - vocabulrio reduzido; - sintaxe simplificada; - expresses pitorescas; - uso frequente de interjeies; - dico usual.

(registo corrente, linguagem padro)

Registo familiar

- vocabulrio corrente, afetivo e pouco abstrato; - sintaxe simplificada, direta; - frases curtas, inacabadas; - interjeies, apartes frequentes, vocativos...; - frases de tipo exclamativo e/ou interrogativo; - expresses sugestivas; - explicitao da intimidade; () - vocabulrio muito escasso e concreto; - sintaxe descuidada; - frases inacabadas; (...)

Registo popular

Gria

A gria uma variedade lingustica prpria de certos grupos socioprofissionais. uma forma exagerada do uso familiar confinado a certos meios sociais.

Calo

Pode considerar-se um caso particular de gria. Apresenta-se como reflexo de uma situao particular e marginalizada, com utilizao de palavras mais ou menos grosseiras. Nos dicionrios, designam-se como regionalismos os vocbulos e expresses que se confinam a variantes regionais. Alguns exemplos de regionalismos portugueses: morco = indivduo bisonho; aigue = guia-real; abondar = ser suficiente; adua = rebanho de animais de vrios donos, pastagem comum, quinho de guas de rega.

Regionalismos

Linguagens socioprofissionais

utilizada por aqueles que esto ligados a uma atividade profissional ou cultural (mdicos, marinheiros, operrios especializados, advogados, etc.). uma linguagem caracterizada por uma terminologia prpria, precisa e exata.

Identifica os registos de lngua predominantes nos excertos apresentados, fazendo o levantamento das respetivas marcas.
"Apontou o armrio e pediu que o abrssemos. Bem para alm do espanto, se revelavam os vestidos envelhecidos que meu pai lhe ofertara. Bastou, porm, a brisa da porta se abrindo para que os vestidos se desfizessem em p e, como cinzas, se enevoassem pelo cho. Apenas os cabides balanavam, esqueletos sem corpo. Mia Couto, "Inundao" in Pblica, n. 331 "Na quarta-feira passada, o correspondente da Focus em Los Angeles, Nuno Guerreiro, telefonou-me para ler um curto telegrama da agncia de notcias UPI: um filme mexicano, com estreia prevista para dias depois, estava a causar um grande escndalo no Mxico, com a Igreja Catlica ameaando boicote. (...) 'Sabes como se chama o filme? El Crimen dei Padre Amaro. In Focus, n 149 "Era uma vez um rapaz que foi embarcar no sei agora para onde; chegou a uma estalagem; perguntou se havia que comer; a dona da estalagem disse-lhe que no tinha seno ovos cozidos e ele respondeu-lhe: Pois ponha c um vintm deles. Comeu os ovos; deu-lhe um pinto para trocar; ela disse-lhe que no tinha troco: Quando voc por aqui passar me pagar. In Contos Populares Portugueses

Fim

You might also like