You are on page 1of 18

PESQUISA APLICADA ADMINISTRAO Turma 7ADM

A concepo das Pesquisas


Paradigmas, Metodologias e Mtodos de Pesquisa Os estgios do Processo de Pesquisa

Prof. e Adm. Euricles Teixeira


Faculdade da Amaznia FAAM Agosto/2012 euriclesteixeira@yahoo.com.br

Paradigmas de Pesquisa:
O termo paradigma refere-se a realizaes ou prticas cientficas com base nas filosofias e suposies pessoais sobre o mundo e a natureza do conhecimento ou de como a sua pesquisa deveria ser feita. Os paradigmas apresentam uma estrutura contendo um grupo aceito de teorias, mtodos e maneiras de definir dados; As crenas bsicas do pesquisador sobre o mundo sero refletidas na maneira como ele projeta a pesquisa, coleta e analisa dados e at como redige o relatrio Tipos de Paradigmas H dois principais paradigmas ou filosofias de pesquisa que podem ser chamados de positivista e fenomenolgico ou interpretativo.
2

Metodologias e Mtodos de Pesquisa:

Metodologia de Pesquisa Refere-se maneira global de tratar o processo de pesquisa, da base terica at a coleta e anlise de dados

Mtodos de Pesquisa Referem-se s vrias maneiras ou tcnicas de coletar e/ou analisar dados.

Questes da metodologia: Por que se coletaram certos dados? Que dados foram coletados? De onde e quando foram coletados? Como foram coletados? Como os dados sero analisados? Principais Metodologias: Quantitativa (Positivista) e Qualitativa (Fenomenolgica)

Abordagem dos mtodos: Independente da metodologia usada na pesquisa sempre teremos uma combinao de entradas quantitativas e qualitativas nos dados de pesquisa gerando atividades no trabalho.

Caractersticas das principais Metodologias:


Quantitativa
Tende a produzir dados

Qualitativa
Tende a produzir dados

quantitativos

qualitativos

Usa amostras grandes Interessa-se por testes de

Usa amostras pequenas Interessa-se pela gerao de

hipteses

teorias

Os dados so altamente precisos

e especficos

Os dados so plenos de A localizao natural

significados e subjetivismo

A localizao artificial Generaliza de amostra para populao.

Generaliza de um cenrio para outro cenrio.

Fonte: COLLIS e HUSSEY, 2005


4

Exemplos de Metodologias Quantitativas (positivistas):

Estudos de corte transversal Projetada para obter informaes sobre variveis em diferentes contextos, mas ao mesmo tempo. Normalmente, diferentes empresas ou grupos de pessoas so selecionados e um estudo conduzido para verificar como os fatores diferem.
Exemplo: Se esto sendo investigadas as associaes entre a rotatividade da mo de obra e a produtividade, precisa-se selecionar uma amostra de grupos de trabalho, nos quais tem-se que a rotatividade ou a produtividade so diferentes, sendo possvel realizar testes estatsticos para descobrir alguma correlao entre as duas variveis.

Exemplos de Metodologias Quantitativas (positivistas) Cont.:

Estudos experimentais Realizam-se experimentos seja em um laboratrio ou em um ambiente natural de maneira sistemtica. Permitem identificar relaes causais.
Pesquisa Experimental - a investigao emprica na qual o pesquisador manipula e controla variveis independentes e observa as variaes, que tais manipulaes e controle, produzem em variveis dependentes. Ex.: Intensidade da iluminao nos nveis de produtividade de funcionrios Pesquisa de Laboratrio a experincia realizada em local circunscrito, j que no campo seria praticamente impossvel realiz-la. Ex.: simulaes em computador;

Exemplos de Metodologias Qualitativas (fenomenolgicas):

Pesquisa-ao Abordagem que considera que o mundo social est em mudana contnua, sendo que pesquisador e a pesquisa so partes dessa mudana. A pesquisa como um ciclo de planejamento, ao, observao e reflexo.
Observao 1) um tipo particular de pesquisa participante e de pesquisa aplicada que supe interveno participativa na realidade 2) um tipo de pesquisa aplicada e similar a um estudo de caso.3) projetada para encontrar uma maneira para motivar um mudana em um ambiente parcialmente controlado. 4) o principal objetivo penetrar em uma situao ,tentar provocar uma mudana e monitorar os resultados. Exemplo: estudo cujo objetivo melhorar as comunicaes entre a gesto e os funcionrios em uma certa empresa.

Exemplos de Metodologias Qualitativas (fenomenolgicas):

Estudos de caso Exame extensivo de um nico exemplo de um fenmeno de interesse. A importncia do contexto essencial. Est centrado na busca do entendimento da dinmica que existe dentro de um nico ambiente
Observao 1) o estudo circunscrito a uma ou poucas unidades de anlise, entendidas essas como pessoa, famlia, produto, empresa, rgo pblico. Tem carter de profundidade e detalhamento e pode ou no ser realizado no campo; 2) Costumase descrever estudos de caso como pesquisa exploratria usada em reas nas quais h poucas teorias ou conjunto deficiente de conhecimento.

Tipos de Estudos de Casos:


Tipo de Estudo de Caso
Estudos de caso Descritivos Estudos de caso Ilustrativos Estudos de caso Experimentais

Definio
Estudos nos quais o objetivo restrito a descrever a prtica corrente Estudos nos quais a pesquisa tenta ilustrar prticas novas e possivelmente inovadoras adotadas por determinadas empresas Estudos nos quais a pesquisa examina as dificuldades para implementar novos procedimentos e tcnicas em uma organizao e para avaliar seus benefcios Estudos nos quais a teoria existente usada para entender e explicar o que est acontecendo.

Estudos de caso Explanatrios

Fonte: COLLIS E HUSSEY, 2003

Estgios na pesquisa(Estudos de Casos):


Estgios
Seleo do Caso

Descrio dos procedimentos


Definir um caso ou mais de um, com generalizaes tericas a teoria aplicada em um grupo de circunstncias possa ser generalizada para outro.
Processo de conhecer o contexto no qual vai ser feita a pesquisa Determinao de como, onde e quando coletar dados. Combinar mtodos de coleta de dados (busca de arquivos, entrevistas, questionrios e observaes) Efetuar a anlise e interpretao do caso Considerar na redao do material de estudo de caso tanto a estrutura adequada quanto a demonstrao da anlise e concluses.

Investigaes Preliminares Estgio de Dados

Estgio de Anlise Estgio de Relatrio

Fonte: COLLIS e HUSSEY, 2005

10

Estgios do processo de pesquisa:


Identificar o tpico de pesquisa Coletar os dados de pesquisa

Definir o problema de pesquisa

Analisar e interpretar os dados de pesquisa

Determinar como realizar a pesquisa

Redigir a monografia, dissertao, tese

11

Estgios do processo de Pesquisa:


Independente do tipo ou metodologia de pesquisa adotado so os seguintes os passos comuns a toda pesquisa com base cientfica:

Identificar o tpico de pesquisa Refere-se ao tema ou assunto a ser pesquisado e pode ser decorrente de seu trabalho no curso, de sua ocupao profissional, de seus interesses ou de sua experincia em geral
Exemplos: Problemas de: empregos para as minorias sociais, dificuldades de financiamento para pequenas empresas, fatores motivacionais no aumento da produtividade etc. O importante que seja um tpico de pesquisa interessante.
12

Estgios do processo de Pesquisa (Cont....):

Definir o problema de pesquisa Refere-se, a partir de um tpico, concentrar-se em um determinado problema ou situao-problema, dentro do tpico escolhido, que seja suficientemente pequeno para ser investigado, e da chegar a definir as questes da pesquisa
Formas de definir as Questes: Analisar a literatura e identificar lacunas que indiquem reas originais de pesquisa; basear-se em trabalhos cientficos anteriores; consultoria em administrao ou a pesquisa comissionada podem sugerir outras questes de pesquisa.

13

Estgios do processo de Pesquisa Cont....):

Determinar como realizar a pesquisa Tratase de como a pesquisa dever ser conduzida, sendo que a abordagem geral para a pesquisa conhecida como paradigma de pesquisa. Os paradigmas principais so o POSITIVISMO e o FENOMENOLGICO E o mtodo usado para todo o processo do estudo da pesquisa definido como a metodologia de pesquisa. As hipteses usadas e o modo como so definidos os problemas de pesquisa influenciaro a maneira de conduzir a pesquisa. Relembrando! O termo paradigma: Refere-se ao progresso da prtica cientfica com base na filosofia e suposies de pessoas com relao ao mundo e natureza do conhecimento, ou, no caso, de como deve ser conduzida a pesquisa.

14

Estgios do processo de Pesquisa (Cont....):

Como coletar os dados de pesquisa H diversas maneiras de coletar dados de pesquisa, dependendo da metodologia adotada.
Exemplos de mtodos: Tcnica de incidente crtico, Dirios, Grupos de foco, Entrevistas, Observao, Anlise de protocolo e Questionrios No caso da metodologia quantitativa: Mensuram-se variveis ou contam-se as ocorrncias de um fenmeno;

No caso da metodologia qualitativa: A nfase ser nos significados, entendimentos e experincias relacionados aos fenmenos.
15

Estgios do processo de Pesquisa (Cont....):

Como analisar e interpretar os dados de pesquisa Constitui-se na etapa principal do projeto de pesquisa, sendo que a escolha das ferramentas de anlise depender da opo entre a coleta de dados por mtodos quantitativos ou qualitativos
Exemplos de anlise de dados quantitativos: Anlise de dados exploratria e confirmatria (tratamento estatstico) Exemplos de anlise de dados qualitativos: Mtodos informais, procedimento analtico geral, mtodos formais (anlise de contedo e grade de repertrio), exposies de dados, teoria fundamentada etc.
16

Estgios do processo de Pesquisa (Cont....):

Como redigir o relatrio final de pesquisa Constitui-se na fase de redao do relatrio da pesquisa
Dicas para a redao: Redigir um rascunho da pesquisa logo no comeo do projeto e continuar a fazer at o final; Observar os estgios do processo do projeto de pesquisa na estrutura do trabalho; Considerar uma estrutura possvel de ser alcanada (os objetivos do trabalho) Planejar essa estrutura para ordenar o processo de pesquisa de forma adequada; O ttulo deve ser descritivo, mas no longo e confuso.
17

Bibliografia Referenciada
COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administrao. Um guia prtico para alunos de graduao e ps-graduao. Porto Alegre, Editora Bookman, 2005.

18

You might also like