You are on page 1of 5

CAPP - Planejamento de Processos Auxiliado por Computador

O mtodo tradicional baseia-se no estudo da pea e especificaes de fabricao, identificando peas similares e recorrendo-se a processos j utilizados. Desvantagens do mtodo tradicional:
lgica de manufatura individual; como trabalhoso costuma ser substitudo por intuio ou chute. resultado costuma ser incompleto ou inconsistente; tempo inicial de produo aumentado; informaes de processo freqentemente esto desatualizadas.

CAPP - Tipos de Sistemas

CAPP estgio 1
Atualmente pode-se utilizar o computador para fazer o trabalho de escritrio e as decises e o trabalho tcnico serem executadas pelo processista, este mtodo aumenta a produtividade em 600%

CAPP estgio 2: variante


Baseia-se no mtodo tradicional, um novo plano criado com base em um plano pr-existente Baseia-se tambm na tecnologia de grupo (GT), sistema de codificao. Neste mtodo a qualidade do plano ainda depende do conhecimento do processista. Vantagens relativas ao mtodo manual: base de conhecimento da empresa, livra o processita do trabalho de escritrio, aplicvel a qualquer tipo de fabricao, pode-se atualizar refletindo mudanas na tecnologia de fabricao, incorpora padres da empresa e gera um plano completo (montagens, pintura, armazenamento,etc).
CAPP - Tipos de Sistemas 2

Na implementao escolhe-se o melhor plano para cada uma das famlias de peas. Definio das famlias pode ser facilmente feita em plantas pequenas. Nos outros casos pode-se utilizar a anlise do fluxo de produo onde para cada pea so assinaladas os recursos de fabricao utilizados com base nesta matriz so definidas as famlias de peas. Ou pode-se utilizar sistemas de codificao com base nas caractersticas de fabricao das peas. O sistema de classificao o aspecto mais crtico na implementao de sistemas variantes.

CAPP estgio 3 : Variante melhorado


sistema de classificao flexvel rvore de deciso: ao invs de gerar um cdigo a rvore de deciso pode levar ao processo. Tabela de deciso:
CAPP - Tipos de Sistemas 3

Sistema Especialista: combina conhecimento e capacidade ,de inferncia, a diferena principal de um programa de computador normal e dito especialista o local onde esto armazenadas as decises.
Prolog e LISP, a chave do sucesso destes sistemas a forma de aquisio do conhecimento;

Problemas na aplicao de sistemas especialistas:


redundncia de dados: regras conflitantes podem colocar o sistema em looping aquisio do conhecimento: o conhecimento se baseia na experincia de algum processista ento o sistema se torno especialista daquele processista. reconhecimento dos features.

CAPP - Tipos de Sistemas

CAPP estgio 4: Generativo


Nestes sistemas o programa possui conhecimento de usinagem e viso geomtrica da pea. O sistema capaz de gerar sozinho um plano especfico para uma pea especfica. dinmico podendo ser empregado em sistemas CIM.

CAPP estgio 5: Semi-Generativo


um estgio intermedirio pode ser definido como a combinao do generativo e do variante.

Aspectos Gerais e Tendncias


Dados que o CAD deveria fornecer ao CAPP; Modelagem baseada em features: feature pode ser definida como: elemento fsico de uma pea que tem algum significado especfico na engenharia. A pea no estgio de projeto poderia ser definida em termos dos features, problema muitas solues geomtricas para o mesmo conjunto de features.

CAPP - Tipos de Sistemas

You might also like