You are on page 1of 44

UVA - Universidade Veiga de Almeida

GERENCIAMENTO DE RESDUOS DO SERVIO DE SADE


Alunos: Ana Carolina Maycon Victorino Renato Acioly Professora: Yara Tarrag Outubro/2012

INTRODUO
A preocupao com a gerao de Resduos de Servios de Sade (RSS) nunca esteve tanto em evidncia como no dias de hoje. A expresso Lixo Hospitalar deu lugar Resduos de Sade. As resolues da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) dispem sobre o regulamento tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade.

OBJETIVOS
- Identificar os RSS. - Analisar a disposio dos RSS em instalao hospitalar. - Implantar ferramentas de gesto ambiental em conformidades com as normas e resolues ambientais obrigatrias.

O que so os RSS?
So os chamados Resduos do Servio de Sade, que constituem os resduos spticos, ou seja, que contm ou potencialmente podem conter germes patognicos. So produzidos em servios de sade, como: hospitais, clnicas, laboratrios, farmcias, clnicas veterinrias, postos de sade, etc

Quem so os geradores?
So os estabelecimentos de assistncia a sade humana ou animal, inclusive.

Os servios de assistncia domiciliar e de trabalhos em campo; Laboratrios analticos de produtos para a sade; Necrotrio, funerrias e servios onde se realizam atividades de embalsamamento; Servios de medicina legal; Drogaria e farmcias inclusive as de manipulao; Ensino e pesquisa na rea de sade; Centro de controle de zoonoses; Distribuidores e importadores de produtos farmacuticos, materiais e controles para diagnstico; Unidades mveis para atendimento sade; Servios de acupuntura, e Servios de tatuagem, dentre outros similares.
(RDC ANVISA n

306/04 e a Resoluo CONAMA n 358/2005)

De quem a responsabilidade?
Os estabelecimentos prestadores de servios de sade, so responsveis civil, administrativa e criminalmente pelos seus resduos. Sendo responsveis pela: Gerao Acondicionamento Coleta Interna Abrigo Coleta Externa Transporte Tratamento Destinao Final

Identificao e Classificao dos Resduos


Grupo A Biolgicos

Grupo B Qumicos
Grupo C Radioativos Grupo D Comuns

Grupo E Perfuro cortantes


(Resoluo RDC ANVISA n 306/04)

Riscos potenciais existentes nos RSS


Biolgicos Qumicos Radioativos

Grupo A: Infectantes

Resduos que apresentam risco sade pblica e ao meio ambiente devido presena de agentes biolgicos (bactrias, fungos, vrus, clamdias, riqutsias, microplasmas, prions, parasitas, linhagens celulares, outros organismos e toxinas)
Ex.: Kits de linhas arteriais, endovenosas e dializadores, bolsas transfusionais de sangue ou hemocomponentes,meios de cultura, vacina vencida ou inutilizada, filtros de ar e gases, tecidos, membranas, rgos, placentas, fetos, peas anatmicas, animais, carcaas e vsceras, objetos perfurantes ou cortantes, excrees, secrees, lquidos orgnicos, ou outro que tenha tido contato, materiais descartveis que tenham entrado em contato com paciente.

Grupo B Qumicos

Resduos que contm substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica e ao meio ambiente devido as suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade.
EX.: Drogas quimioterpicas e outros produtos que possam causar mutagenicidade e genotoxicidade e os materiais por elas contaminados; Medicamentos vencidos, interditados, no utilizados, alterados e imprprios para o consumo, reagentes de laboratrios, resduos contendo metais pesados, antimicrobianos e hormnios sintticos, etc; Demais produtos qumicos considerados perigosos, conforme classificao constante da NBR 10.004 da ABNT;

Grupo C Radioativos

Resduos que apresentam risco sade pblica e ao meio ambiente devido as suas caractersticas de radiaes Ionizantes, radiao csmica; radiao natural dos materiais; Enquadram-se neste grupo os resduos radioativos ou contaminados com radionucldeos, provenientes de laboratrios de anlises clnicas, servios de medicina nuclear e radioterapia, segundo a Resoluo CNEN 6.05;

Grupo D Comuns
So todos os resduos que no oferecem qualquer tipo de perigo sade ou ao meio ambiente, equivalem-se ao lixo domstico ou os Resduo Slido Urbanos RSU. Ex.: Papeis, Restos de Alimentos e etc. NOTA: nesse grupo que se encontram os resduos reciclveis. Ateno: Qualquer resduo comum se for contaminado com resduos perigoso, torna-se igualmente perigoso.

Grupo E Perfurocortantes
Materiais perfurocortantes ou escarificantes tais como: lminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodnticas, pontas diamantadas, lamina de bisturi... etc

Gerao de RSS no Brasil


Urbanos (RSU) 1 kg/hab/dia RSS - 1 a 3 % dos RSU

Composio Mdia dos Rss

GRUPOS A, B, C e E GRUPO D

10 - 25% 75 - 90%

Municpios que coletam RSS e quantidade de resduos coletados


Municpios que coletam RSS Quantidade de lixo coletado Nnero Brasil Norte 3 466 189 % em relao ao nmero total de 5507 62,9 3,4 t/dia 4 072,5 144,8 3,6 %

Nordeste Sudeste
Sul Centro-Oeste Fonte: IBGE 2002

1 032 1 266
700 279

18,7 23,0
12,7 5,1

468,7 3 132,2
195,0 131,8

11,5 76,9
4,8 3,2

Tratamento dos Rss


Existncia e tipo de tratamento do RSS Total Incinerador Queima a Microcu aberto ondas Forno Autoclave Outro No existe tratamento

Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul CentroOeste

3 466 189 1 032 1 266 700 279

589 14 39 306 207 23

1 086 60 377 447 115 87

21 21 -

147 6 17 67 39 18

22 7 14 1 -

471 13 86 195 132 45

1 193 96 526 242 218 111

Fonte: IBGE 2002

Coleta de RSS no Brasil


Municpios que coletam RSS Destinao do RSS Nmero de Para o mesmo local dos Municpios demais resduos
Vazadouro % Aterro %

Aterro de resduos especiais


Prprio % De terceiros % Outra %

Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul CentroOeste

3 466 189 1 032 1 266 18 23

49 74 81 35 6 4

25 14 10 33 33 13

11 8 4 11 11 13

5 2 1 8 33 22

12 4 4 14 17 43

Fonte: IBGE 2002

O que PGRSS?
Plano de Gerenciamento de Resduos Servios de Sade - PGRSS
(CONAMA 358/2005 e RDC 306/2004)

o documento que aponta e descreve as aes relativas ao manejo dos resduos slidos, observadas suas caractersticas e riscos, no mbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes gerao, segregao, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposio final, bem como a proteo a sade pblica

Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade

Gerao Classificao
Fase Intra - Estabelecimento de Sade

Segregao Minimizao
Reduo, Reutilizao, Reciclagem

Tratamento Prvio

Acondicionamento Armazenamento Intermedirio Coleta e Transporte Internos Armazenamento Final

Fase Extra - Estabelecimento de Sade

Coleta e Transporte Externos Transbordo

Tratamento Resduos Tratados

Disposio Final

PGRSS - Objetivo
Visa estabelecer de forma definida e documentada um adequado gerenciamento dos RSS (resduos de servios de sade) nas prprias instituies que os geram, cabendo as mesmas o desenvolvimento e a implementao do plano.

PGRSS - Funo
Minimizar a gerao de resduos na fonte; Adequar a segregao na origem; Controlar e reduzir os riscos; Assegurar o correto manuseio e disposio final, em conformidade com a legislao vigente.

Etapas do PGRSS
Manejo Segregao Acondicionamento Identificao Transporte interno Armazenamento Temporrio Tratamento Armazenamento Externo Disposio Final

Manejo
O manejo dos RSS entendido como a ao de gerenciar os resduos em seus aspectos intra e extra estabelecimento, desde a gerao at a disposio final.

Segregao
Consiste na separao dos resduos no momento e local de sua gerao, de acordo com as caractersticas fsicas, qumicas, biolgicas, o seu estado fsico e os riscos envolvidos.

Gerao e Segregao
Sem separao rigorosa dos resduos no infectados daqueles considerados infectantes ou qumicos perigosos.

Acondicionamento
Consiste no ato de embalar os resduos segregados, em sacos ou recipientes que evitem vazamento e resistam s aes de punctura e ruptura. A capacidade dos recipientes de acondicionamento deve ser compatvel com a gerao diria de cada tipo de resduo.

Grupo E Perfurocortante Resduos excedente a capacidade de 2/3 para embalagens de perfurocortante.

Identificao
Consiste no conjunto de medidas que permite o reconhecimento dos resduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informaes ao correto manejo dos RSS. A identificao atende aos parmetros referenciados na norma NBR 7.500 da ABNT.

RESDUO COMUM

TRANSPORTE INTERNO DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE


Consiste no traslado dos resduos dos pontos de gerao at local destinado ao armazenamento temporrio ou armazenamento externo com a finalidade de apresentao para a coleta.

ARMAZENAMENTO TEMPORRIO DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE


Consiste na guarda temporria dos recipientes contendo os resduos j acondicionados, em local prximo aos pontos de gerao, destinados apresentao para a coleta externa. No poder ser feito armazenamento temporrio com disposio direta dos sacos sobre o piso, sendo obrigatria a conservao dos sacos em recipientes de acondicionamento.
Armazenamento temporrio dos RSS em sacos.

Armazenamento temporrio dos RSS em carros.

TRATAMENTO DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE


Consiste na aplicao de mtodo, tcnica ou processo que modifique as caractersticas dos riscos inerentes aos resduos, reduzindo ou eliminando o risco de contaminao de acidentes ocupacionais ou de dano ao meio ambiente. Pode ser aplicado no prprio estabelecimento gerador ou em outro estabelecimento. Os sistemas para o tratamento de resduos de servios de sade devem ser objeto de licenciamento ambiental, de acordo com a Resoluo CONAMA 237/97.
Incinerao Autoclave

Microondas
Sanitrio (vala

- Aterro sptica)

- Desinfeco Qumica - Radiao Irradiao Ionizante ou

Incinerao

Autoclave Vala Sptica

Caracterstica de vala sptica: Preenchimento das valas com resduos com no mximo at 2,70m de altura. Recobrir os resduos com pelo menos 30cm de terra argilosa. Distncia entre valas :1 metro Controle de eroso / animais Alocao de reas especficas Terreno alto e argiloso Separao de nascentes, cursos de guas e ncleos populacionais por no mnimo de 1.000 metros. Impermeabilizao de terrenos arenosos Profundidade mxima de 3 metros Comprimento varivel

INCINERAO uma das tecnologias trmicas existentes para o tratamento de resduos. Consiste na queima de materiais em alta (geralmente acima de 900 C), em mistura com uma quantidade apropriada de ar e durante tempo pr-determinado

AUTOCLAVE tratamento dos resduos com vapor saturado, onde estes so expostos temperatura de 121 C a 132 C durante 15 a 30 minutos para a destruio das bactrias, que ocorre pela termocoagulao das protenas citoplasmticas. o considerado um mtodo seguro de esterilizao que pode ser usado para o lixo potencionalmente infectante.

MICROONDAS Consiste na prvia triturao e asperso de gua nos resduos, que so submetidos na rea de processamento, a ao de vapor e radiao de microondas, e dessa maneira alcanam temperatura e presso mxima de esterilizao.

ARMAZENAMENTO EXTERNO DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE


Consiste na guarda dos recipientes de resduos at a realizao da etapa de coleta, em ambiente exclusivo com acesso facilitado para os veculos coletores. No armazenamento externo no permitida a manuteno dos sacos de resduos fora dos recipientes ali estacionados.

REGISTRO FOTOGRFICO DA TERCEIRA VISITA NO ESTABELECIMENTO DE SERVIOS DE SADE


ACONDICIONAMENTO INADEQUADO DE RSS Feito fora de recipientes adequados, diretamente no cho e excessivamente acumulado, local aberto, armazenamento dos resduos infectante, comum e perfurocortante em um mesmo abrigo .

DISPOSIO FINAL DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE


Consiste na disposio de resduos no solo, previamente preparado para receb-los, obedecendo a critrios tcnicos de construo e operao, e com licenciamento ambiental de acordo com a Resoluo CONAMA 237/97.

NORMAS TCNICAS
NBR 12809: Manuseio de resduos de sade NBR 12810: Coleta de resduos de servios de sade NBR 12808: Resduos de servios de sade NBR 13853: Coletores para resduos de servios de sade perfurantes ou cortantes Requisitos e mtodos de ensaio.

NORMAS TCNICAS
NBR 7500: Smbolos de risco e manuseio para o transporte e armazenamento de materiais. NBR 8286: Emprego da sinalizao nas unidades de transporte e de rtulos nas embalagens de produtos perigosos. NBR 9190: Sacos plsticos para acondicionade lixo. NBR 10.004: Resduos slidos.

Legislaes
FEDERAL: RESOLUO ANVISA 306 12/2004 Regulamento Tcnico para o Gerenciamento de Resduo de Servios de Sade (RSS). RESOLUO CONAMA 358 04/2005 Dispe sobre o tratamento e a disposio final dos resduos de servios de sade (RSS) e d outras providncias.

Licenciamento ambiental:
Ato administrativo previsto na Resoluo 237/97 CONAMA, tornou-se um importante Instrumento da poltica ambiental pblica. Exigibilidade necessria quando a atividade econmica efetiva e potencialmente poluidora.

CONCLUSO
As atividades ligadas ao setor de sade so fundamentais no contexto de todos os aglomerados humanos organizados. No entanto, o comprometimento ambiental gerado pela gesto inadequada de resduos de servios de sade, reconhecido tanto pela comunidade cientfica como pelas autoridades sanitrias e pela populao em geral. Logo, a contribuio de alternativas tecnolgicas que viabilizem menor impacto ambiental sobre os meios fsico, bitico e scio-econmico que constituem o meio ambiente, uma necessidade urgente para a melhoria de qualidade de vida das populaes sem a perda de qualidade de vida no atendimento prestado pelos servios de sade s populaes. O presente trabalho se insere neste contexto buscando trazer alternativas viveis para a gesto dos resduos dos servios de sade.

You might also like