You are on page 1of 18

INFECO HOSPITALAR NA UTI

UTI (Unidade de Terapia Intensiva)


um ambiente de alta complexidade, reservado e nico no ambiente hospitalar, j que se prope estabelecer monitorizao completa e vigilncia 24 horas.

O QUE INFECO HOSPITALAR?

Chamamos assim qualquer infeco provocada por fungos, bactrias e/ou vrus adquirida pelo paciente aps 48 horas de internao ou decorrente de procedimentos que tenham sido realizados em ambiente hospitalar. A gravidade e o tipo de contaminao variam e dependem de inmeros fatores, como local do corpo atingido, espcie de microrganismo envolvida, rea do hospital onde o fato ocorreu e at mesmo da reao do sistema imunolgico e das condies de sade da vtima. Mas todas aumentam bastante o risco de morte de quem est hospitalizado

INFECO NA UTI
Na UTI concentram-se pacientes clnicos ou cirrgicos mais graves, necessitando de monitorizao e suporte contnuos de suas funes vitais. Este tipo de clientela apresenta doenas ou condies clnicas predisponentes a infeces. Muitos deles j se encontram infectados ao serem admitidos na unidade e, a absoluta maioria, submetida a procedimentos invasivos ou imunossupressivos com finalidades diagnostica e teraputica.

INFECO NA UTI
A associao de doenas e fatores iatrognicos faz com que os pacientes sejam mais susceptveis aquisio de infeces. A resposta imunolgica do paciente em terapia intensiva frente ao processo infeccioso deficiente. Os seus mecanismos de defesa esto comprometidos tanto pela doena motivadora da hospitalizao quanto pelas intervenes necessrias para o diagnstico e tratamento.

FONTES DE INFECO NA UTI Ventilao invasiva Apesar de todo o avano tecnolgico presente nas unidades de tratamento intensivo, a infeco pulmonar continua sendo a maior causa de morbi-mortalidade entre os pacientes que esto em ventilao mecnica. Os pacientes submetidos a este procedimento esto de 6 a 21 vezes mais propensos a desenvolverem pneumonia. A ocorrncia de infeco pulmonar faz aumentar o ndice de morbi-mortalidade independente da patologia do paciente. Para pacientes sob ventilao invasiva, o risco de desenvolver infeco cresce em 1% a cada dia de internao.

FONTES DE INFECO NA UTI

Cateterizao vesical
Quanto incidncia de infeco associada ao uso de sonda vesical, a taxa mdia de 20% nos pacientes com cateterizao por mais de uma semana. O ndice de mortalidade em decorrncia do uso de cateter vesical de 3,03, ndice este associado a permanncia do paciente por mais de 10 dias . A presena de cateter vesical no paciente significa possibilidade de infeco hospitalar com bacteriria de at 5% por dia de sondagem, e as infeces do trato urinrio representam a segunda maior causa de infeces hospitalares em UTIs da Europa, e a primeira causa nos Estados Unidos.

FONTES DE INFECO NA UTI Cateterizao venosa central O uso de cateter venoso central (CVC) a causa mais freqente de morbi-mortalidade nas UTIs de todo o mundo e a mais importante complicao da nutrio parenteral. A etiologia da infeco por cateteres e proveniente da via de acesso, pelo tempo de permanncia do cateter, pelas mos do trabalhadores da sade, pela flora da pele ou pela contaminao de uma outra parte anatmica. A colonizao do stio de insero ou do canho, so as principais fontes. O principal agente envolvido o Staphylococcus epidermidis, mas o S. aureus, Candida spp tambm aparece como um agente importante. Estes microrganismos podem originar-se da contaminao a partir da flora cutnea, durante a insero ou por migrao ao longo do cateter e tambm das mos da equipe ao contaminar o canho.

FONTES DE INFECO NA UTI Lavagem das mos


A importncia das mos quanto transmisso de infeco hospitalar mundialmente conhecida, sendo um procedimento essencial para a preveno de infeces. Mas difcil tornar esta prtica uma rotina no comportamento dos profissionais de sade que, apesar do conhecimento da importncia no utilizam esta prtica, que mais negligenciada por parte dos mdicos do que pelas Enfermeiras. Uma anlise sobre o comportamento dos profissionais de sade quanto lavagem das mos, mostrou que 59% dos mdicos e 69% do pessoal de enfermagem no lavavam as mos ao entrarem na UTI. Antes do contato com o paciente foi observado que 16% dos mdicos e 32% do pessoal de enfermagem tambm no lavavam as mos. O tempo mdio da lavagem foi de 12 a 24 segundos e no houve diferena quanto a categoria da profisso. O resultado do estudo mostrou que a equipe de mdicos e enfermagem no valorizam a lavagem das mos, como sendo um mtodo eficaz na reduo da incidncia de infeco.

FONTES DE INFECO NA UTI Uso de Equipamentos


Os aparelhos mdicos e cirrgicos constituem um importante veiculo de transmisso de infeco, sendo de suma importncia a realizao de uma limpeza adequada de todos os utenslios e equipamentos que entram em contato com o paciente. As infeces transmitidas de paciente para paciente um resultado direto da limpeza inadequada dos utenslios utilizados pelo paciente, sendo assim de responsabilidade do pessoal de enfermagem realizar a limpeza e desinfeco de tudo o que o paciente utilizar, portanto, faz-se necessrio o treinamento para a limpeza de cada tipo de equipamento, entendendo o mecanismo bsico de ao do detergente ou desinfetante. A limpeza dos materiais deve ser realizada com gua e detergentes, combinando-se com a ao mecnica. E para eliminar os microorganismos, deve ser utilizado um desinfetante prprio para cada equipamento ou utenslio.

ATENO E CUIDADOS DA EQUIPE NA UTI

A gravidade do paciente leva a uma alterao do comportamento imunolgico, permite a proliferao de bactrias e leveduras no habitual em pessoas hgidas, alm, de ativar os mediadores inflamatrios inespecficos provocando alteraes clnicas generalizadas. Outras alteraes so as insuficincias orgnicas, isoladas ou mltiplas, que comprometem as funes celulares devido aos inmeros distrbios metablicos que ocasionam.

A tecnologia que d suporte na UTI, seja relacionada s novas condutas de diagnstico ou teraputica ou aos equipamentos de ltima gerao fazem com que seja ultrapassada a capacidade espontnea de sobrevivncia dos pacientes. Assim sendo, as medidas de preveno e controle, ao serem estabelecidas, devem levar em considerao as diversas variveis intervenientes no processo. Dentro deste aspecto, destacam-se os fatores desencadeadores de imunodepresso:

- Acessos vasculares que rompem a barreira da pele; - Neutralizao da barreira qumica natural do estmago pela administrao de anticidos ou bloqueadores de H2 - Insero de tubo endotraqueal, sondas nasogstricas e de cateter vesical;

- Interrupo dos mecanismos fisiolgicos de evacuao;


- Dficit nutricional, secundrio dificuldade de ingesto, - Associada ao aumento da demanda metablica; - Alterao do sistema imunolgico devido aos extremos de idade, cirurgias, traumas, doenas crnicas debilitantes, dentre outras.

TRATAMENTO
O sucesso (sobrevida) depende da precocidade e da adequao do tratamento. O tratamento realizado com a seguinte orientao: 1. Identificar e eliminar o foco de infeco;

2. Medidas de suporte;
3. Profilaxias. Usualmente, inicia-se o tratamento com base na fonte de infeco e sua origem (comunitria ou hospitalar, precoce ou tardia), nos patgenos associados com esta fonte de infeco e na sensibilidade conhecida destes patgenos aos antimicrobianos.

VAMOS TRATAR O PACIENTE COM CARINHO

You might also like