You are on page 1of 18

o O presente trabalho insere-se no mbito da disciplina de Geografia.

o A temtica escolhida foi a Unio Europeia devido a ser um tema interessante e muito importante para a cultura geral, pois neste trabalho pretendo dar a conhecer um pouco mais sobre este tema. o Ao longo deste trabalho estudaremos a Unio Europeia.

O que a Unio Europeia. Os paises fundadores e os alargamentos. Os objectivos da U.E. As instituies. As condies necessrias para aderir ao euro. Vantagens e desvantagens. Paises que no aderiram ao euro. U.E. no mundo. Importncia da insero de portugal na U.E. O que se celebra no dia da Europa. Onde a cede. Quem o actual presidente da U.E. Bibliografia.

A Unio Europeia, anteriormente designada por Comunidade Econmica Europeia (CEE) uma organizao internacional constituda actualmente por 27 Estados-Membros.

Estabelecida com este nome pelo Tratado da Unio Europeia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta unio j existindo desde a dcada de 1950.
A Unio tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.

Paises Fundadores:
o o o o o o Alemanha; Blgica; Frana; Itlia; Luxemburgo; Pases Baixos;

Mapa: Os primeiros pases a aderirem a U.E.

1973: Dinamarca, Irlanda e Reino


Unido;

1981: Grcia; 1986: Espanha e Portugal; 1995: Astria, Finlndia, Sucia; 2004: Chipre, Eslovquia,

Eslovnia, Estnia, Hungria, Letnia, Litunia, Malta, Polnia e Repblica Checa;

2007: Bulgria e Romnia;


Pases Candidatos:
Antiga Repblica Jugoslava da Macednia, Crocia e Turquia;

o o o

o
o

A UE (Unio Europeia) um bloco econmico, poltico e social de 27 pases europeus que participam de um projecto de integrao poltica, social, ambiental e econmico. Promover a unidade poltica e econmica da Europa; Melhorar as condies de vida e de trabalho dos cidados europeus; Melhorar as condies de livre comrcio entre os pases membros; Reduzir as desigualdades sociais e econmicas entre as regies; Fomentar o desenvolvimento econmico dos pases em fase de crescimento; Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilbrio na Europa.

Parlamento Europeu
Deputados Gabinetes de Informao do Parlamento Europeu Conselho da Unio Europeia Presidncia do Conselho

Comisso Europeia
Direces Gerais e Servios da Comisso Europeia Representaes da Comisso Europeia nos Estados-membros Delegaes da Comisso Europeia Guia dos servios da Comisso

o o o o

Tribunal de Justia da Unio Europeia Tribunal de Contas Europeu Provedor de Justia Europeu Autoridade Europeia para a proteco de dados

Vantagens :
Os grandes subsdios europeus;

Desvantagens :
A perda de soberania de Portugal;

Do ponto de vista poltico e econmica a adeso foi essencial e benfica para todos os que apoiam a democracia e o desenvolvimento;
A nvel social, a adeso permitiu-nos maior facilidade em viajar, trabalhar, estudar.

No assume extrema importncia o facto de o nosso Estado ter que obedecer a uma entidade superior;
O facto de quando Portugal aderiu UE em 1986, esta j se encontrava numa fase em que era excedentria em produtos agrcolas e industriais e fez com que no tivessemos tanto dinheiro como outros pases.

Para aderir zona euro (e portanto estar autorizado a cunhar o euro separadamente), o pas deve primeiro ser membro da Unio Europeia, e ento estar enquadrado dentro de um certo critrio econmico, incluindo a sua adeso ao MTC II, que vincula a taxa de cmbio da sua moeda corrente ao euro, dentro de uma faixa especfica (normalmente 15%).

o A zona euro abrange os Estados Membros da Unio Europeia que adoptaram a moeda nica. o A zona euro no esttica: em conformidade com o Tratado, todos os Estados Membros da Unio Europeia devero aderir mesma assim que estejam satisfeitas as condies necessrias, excepto a Dinamarca e o Reino Unido, que negociaram uma opo de excluso, que lhes permite manterem se margem da zona euro.

o Consciente do seu peso econmico e comercial a nvel mundial, a Unio Europeia coloca o seu poderio tambm ao servio dos outros. o A UE promove a prosperidade e apoia os valores democrticos em todo o mundo, ajudando assim ao mesmo tempo a consolidar a estabilidade e o bem-estar dos cidados dentro das suas fronteiras. A integrao de novos pases na UE refora o seu papel no plano internacional. o A UE o maior bloco comercial do mundo, mas tambm o maior prestador de ajuda aos pases em desenvolvimento. o Desenvolve uma poltica externa e de segurana mais pr-activa, capaz de levar a cabo misses de gesto de crises e de manuteno de paz na Europa e fora dela. o No complexo mundo de hoje, a UE introduziu novidades nos instrumentos tradicionais de poltica externa. o Por exemplo, foi precursora na resposta questo do aquecimento global e das alteraes climticas. o Para problemas globais, solues globais.

o A entrada de Portugal na U.E foi boa mas tambem m. o Em termos humanitrios porque os direitos humanos comearam a ser mais considerados e em termos econmicos recebeu vrios fundos comunitrios que no foram bem empregues. o Com a entrada de portugal na U.E os portugueses podem trabalhar nos pases membros com maior facilidade, passamos a ter mais segurana e paz, temos inter-cmbio de ideias, politica e entre outros. o Apesar disto Portugal perdeu competitividade nos mercados europeus devido convergncia dos preos. o Contudo portugal tem dois interesses florestais e climticos.

o As ideias subjacentes actual UE foram apresentadas num discurso de Robert Schuman (Ministro dos Negcios Estrangeiros francs) a 9 de Maio de 1950. o Este dia passou a assim a ser conhecido como o Dia da Europa - uma oportunidade anual para celebrar as realizaes da UE e ponderar sobre os seus objectivos de paz, liberdade, prosperidade e trabalho em conjunto pelo bem comum.

Figura: Sede da unio europeia , em Bruxelas.

Figura: Jos Manuel Barroso

o Neste trabalho aprendi muito mais sobre a Unio Europeia, onde foi um trabalho de veras gratificante para o preenchimento do meu curricullum e da minha aprendizagem. o Fiz um breve resumo a explicar o nascimento da Unio Europeia, da Comunidade Econmica , os alargamentos da Comunidade Europeia e a Moeda nica: o Euro.

Trabalho realizado por:


Andreia Filipa n5 11H

You might also like