You are on page 1of 35

REINO PLANTAE

Prof. Francisco P. V. Carvalho

O SUCESSO NO AMBIENTE TERRESTRE


O reino Plantae engloba

Brifitas,

Pteridfitas,

Gimnospermas e Angiospermas.
As plantas desse reino surgiram no meio aqutico, e evidncias permitem supor que elas foram originadas a partir das algas verdes: as clorofceas.

A passagem do meio aqutico para o terrestre envolveu uma adaptao estrutural que permitiu a sobrevivncia no novo meio. No meio aqutico, as algas so constantemente banhadas pela gua e dela retiram gases e nutrientes necessrios sobrevivncia. Ao mesmo tempo, a gua um eficiente meio de sustentao do corpo do vegetal, graas ao empuxo por ela exercido. A reproduo facilitada pela produo de gametas mveis que tm na gua um eficiente meio de locomoo.

No momento em que o vegetal invade o meio terrestre, so muitas as adaptaes morfolgicas necessrias sua sobrevivncia: eficiente mecanismo de absoro da gua do solo: mecanismo rpido de conduo de gua e nutrientes at as clulas mais distantes dos centros de absoro: eficiente mecanismo de impermeabilizao das superfcies expostas, o que evita a perda excessiva de gua;

eficiente mecanismo de trocas gasosas que permita o ingresso de gs carbnico, facilitando a ocorrncia de fotossntese;
eficiente mecanismo de sustentao do corpo por meio de tecidos rgidos, j que o ar, pouco denso, incapaz de exercer essa tarefa;

possibilidade de reproduo, mesmo na ausncia de gua. As primeiras plantas com vasos condutores ainda dependem da gua para o deslocamento dos gametas.

adaptao das plantas jovens ao meio terrestre, por meio da produo de sementes. O embrio fica dentro de um meio desidratado, rico em alimento e envolvido por um revestimento protetor.

Tradicionalmente, as plantas tm sido divididas em dois grandes grupos:

Criptgamas (cripto = escondido; gamae = gametas): plantas que possuem as estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Exemplo: musgos e samambaias;

Fanergamas (fanero = visvel): plantas que possuem estruturas produtoras de gametas bem visveis. Todas desenvolvem sementes e por isso so tambm denominadas espermatfitas (sperma = semente). Exemplos: pinheiros, mangueiras, roseiras e coqueiros.

As criptgamas dividem-se em dois grupos; Brifitas: criptgamas que no possuem vasos especializados para o transporte de seiva (avasculares); so plantas de pequeno porte. Exemplos: musgos e hepticas;

Pteridfitas: criptgamas que possuem vasos condutores de seiva (vasculares). Exemplos: samambaias e avencas. So plantas vasculares ou traquefitas e so plantas de maior porte que as avasculares. O corpo constitudo basicamente por raiz, caule e folhas, enquanto nas brifitas fala-se em rizide, caulide e filide, estruturas semelhantes respectivamente a raiz, caule e folha, mas sem vasos condutores de seiva.

As fanergamas tambm so divididas em dois grupos: Gimnospermas: possuem sementes, mas no formam frutos. Suas sementes so chamadas nuas, pois no esto abrigadas no interior de frutos (da a denominao: gimno = nu; sperma = semente). Exemplo: pinheiro-do-paran (Araucaria augustifolia)

Estrbilo masculino

Estrbilo feminino

Angiospermas: possuem sementes abrigadas no interior de frutos (angio = urna; sperma = semente). Os frutos so resultantes do desenvolvimento do ovrio da flor. So exemplos: mangueira, figueira, laranjeira.

O modo como ocorreu a evoluo dos processos sexuados e dos ciclos de vida nas plantas foi fundamentalmente importante para a conquista do ambiente terrestre. Todas apresentam ciclo de vida do tipo haplonte-diplonte. Nesse tipo de ciclo h alternncia de geraes. A gerao gametoftica formada por indivduos (gametfitos) que so haplides (n) e produzem gametas por diferenciao celular e no por meiose. A gerao esporoftica composta de indivduos (esporfitos) que so diplides (2n) e produzem esporos por meiose. Nas Brifitas, a fase gametoftica a mais desenvolvida, e a fase esporoftica cresce sobre a planta haplide, dependendo dela para sua nutrio. Nas Pteridfitas, a fase esporoftica a mais desenvolvida, alm de ser independente da fase gametoftica, que muito reduzida.

Nas Gimnospermas e especialmente nas Angiospermas, a fase gametoftica extremamente reduzida, no ocorrendo alternncia tpica de geraes, pois no se formam indivduos haplides bem caracterizados: o gametfito feminino desenvolve-se no interior do vulo e o masculino, no gro de plen. Nessas plantas o vulo no o gameta feminino; ele constitui uma estrutura que abriga o gametfito feminino, que dar origem ao gameta feminino chamado oosfera. Na evoluo das plantas verifica-se, portanto, a reduo da fase gametoftica e maior desenvolvimento da fase esporoftica.

t e m p o

ANGIOSPERMAS & GIMNOSPERMAS

ANGIOSPERMAS E GIMNOSPERMAS
Vasculares.
Apresentam raiz, caule e folhas.

Fanergamas. (ramos do caule com folhas especializadas na produo de esporos, que germinam na prpria planta e originam gametfitos)
Espermatfitas. (Semente com resultante de fecundao interna)
embrio

GIMNOSPERMAS
Coniferophyta (Conferas); Cycadophyta (Cicadfitas);

Gnetophyta (Gnetfitas);
Ginkgophyta (Gincfitas).

1 CONFERAS
Abrigam cerca de 550 espcies contidas em 50 gneros. Habitam principalmente regies temperadas. As espcies mais conhecidas so os pinheiros. As espcies mais numerosas so as sequias.

Pinheiro

Sequia

Prof Marcia Conceio

2 CICADFITAS
Suas folhas so semelhantes s de uma palmeira.

3 GNETFITAS
Abriga cerca de 70 espcies em 3 gneros.
Gnetum,

Ephedra,

Welwitschia

Prof Marcia Conceio

4 GINCFITAS
Ginkgo Biloba da qual se extrai um fitoterpico.

CONFERAS: PINHEIRO-DO-PARAN
Usado para extrao de madeiras, resinas. Semente (Pinho) usada como alimento por mamferos e aves.

Planta adulta = esporfito.


Folhas aciculadas. (fotossntese)

Folhas reprodutoras = cones ou estrbilos (pinha)

Prof Marcia Conceio

O cone feminino depois de fecundado chamado de Pinha. As escamas com sementes formam o pinho. As sementes ajudam na adaptao vida terrestre. Protegem o embrio contra a perda de gua. Ajuda na disperso do vegetal.

ANGIOSPERMAS
Possuem flores tpicas com folhas reprodutoras chamadas CARPELOS. Os carpelos se fecham formando um vaso onde as sementes se desenvolvem. Aps a fecundao parte do carpelo se transforma em fruto.

FLOR COMPLETA
Parte feminina

Parte masculina

Prof Marcia Conceio

Prof Marcia Conceio

Plantas Diicas = so plantas cujas flores tm apenas estames em um p, e apenas carpelos em outro p. Plantas Monicas = Hermafroditas, flores com estames e carpelos no mesmo p.

TIPOS DE POLINIZAO
Anemfila ( vento); Entomfila (insetos);

Ornitfila (aves);
Quiropterfila (morcegos);

FRUTO
Fruto = Ovrio fecundado Sementes = so os vulos

Prof Marcia Conceio

REPRODUO ASSEXUADA
Grama; Morangueiro; Bananeira; Batata; Fortuna; Begnia. mais rpida e produz indivduos geneticamente idnticos ao original.

CLASSIFICAO DAS ANGIOS


MONOCOTILEDNEA Angiosperma com 1 cotildone na semente. DICOTILEDNEA Angiosperma com 2 cotildones semente.

na

Prof Marcia Conceio

GERMINAO

Bibliografia
- DAVIS, Willian; et all. The World of Biology. Fourth Edition. Saunders College Publishing. 1990. - LOPES, Snia. Bio. Volume 2. 2 Edio. Editora Saraiva. 2003. - UZUNIAN, Armnio; BIRNER, Ernesto. Biologia 2. 3 Edio. Editora Harbra. 2005. - LOPES, Snia; ROSSO, Srgio. Biologia. Volume nico. 1 Edio. Editora Saraiva. 2006. - LINHARES, Srgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje.

Volume 2 - Os seres vivos. 11 Edio. Editora tica. 2003. - LAURENCE. J. Biologia. Vrus, Unicelulares e Fungos. Editora Nova
Gerao. 2001. - AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R..Fundamentos da Biologia Moderna.

Volume nico. 3 Edio. Editora Moderna. 2002.


- Seleces do Readers Digest. Ao Encontro da Natureza. Como explorar e

apreciar o mundo fascinante que o rodeia. 1 Edio. 1978.

You might also like