You are on page 1of 12

CLULAS TRONCO

1. Existem diferentes tipos de clulas-tronco (CT)- cada um com sua prpria finalidade. H vrios tipos de CT presentes em diferentes partes do nosso corpo. Isso inclui CT embrionrias, que s existem no incio do desenvolvimento, e vrios tipos de CT adultas - ou tecido-especficas - que se originam durante o desenvolvimento fetal e que permanecem no nosso corpo durante toda a vida. As clulas chamadas tecido-especficas tm um potencial para formar tecidos iguais queles de onde foram extradas mas possuem um potencial limitado para formar outros tipos celulares. Por exemplo, CT hematopoticas retiradas da medula ssea regeneram sangue, enquanto CT neurais tm o potencial de regenerar clulas nervosas. Portanto improvvel que um nico tipo de CT possa ser usado para tratar inmeras doenas diferentes. Desconfie de clnicas que oferecem tais tratamentos.

CLULAS TRONCO
2. Um nico tratamento com CT no pode funcionar para inmeras doenas ou condies diferentes. impossvel que um nico tipo de CT trate doenas totalmente diferentes como Parkinson e diabetes, por exemplo. Os mecanismos que causam essas doenas so totalmente distintos e, portanto, diferentes tipos celulares teriam que ser utilizados para tratar cada uma dessas condies. As CT embrionrias talvez possam ser usadas para tratar muitas doenas. Entretanto, elas no podem ser usadas diretamente para fins teraputicos porque podem formar tumores ou formar um tecido diferente daquele que queremos.

CLULAS TRONCO
3. Ainda existem poucas doenas nas quais pode se falar em tratamento com clulas-tronco. As doenas nas quais o uso de CT j pode ser considerado como tratamento (e no experincia teraputica) so aquelas da medula ssea, isto , doenas hematolgicas (leucemias, anemias e talassemias), por exemplo) ou algumas doenas imunolgicas. Algumas doenas sseas, de pele ou da crnea comeam a ser tratadas com o transplante de CT originadas desses mesmos rgos. Algumas dessas terapias j so aceitas como seguras e eficientes pela comunidade mdica.

CLULAS TRONCO
4. O fato de algumas pessoas afirmarem que foram beneficiadas por tratamento com clulas-tronco no significa que isso realmente ocorreu.
Existem vrias razes para explicar porque uma pessoa pode se sentir aparentemente melhor aps um tratamento com CT. - Por exemplo, outros tratamentos convencionais que so realizados com mais rigor juntamente com a aplicao das CT- como fisioterapia, hidroterapia, estimulao. - H tambm a flutuao natural da doena existem dias onde nos sentimos melhor e outros pior. Talvez o mais importante seja o desejo intenso ou a crena de que um tratamento vai ajudar. o que chamamos de efeito placebo, que pode ter resultados

positivos, independentemente do tratamento.


Por isso, uma terapia s pode ser considerada benfica , em experincias com controles no tratados. Isto , um grupo recebe injees com CT, o outro somente injees sem CT e nem o paciente e nem quem avalia os resultados sabe quem recebeu as CT e quem no. Esses ensaios so chamados de duplo-cegos.

Desconfie de clnicas que fazem propaganda dos seus resultados utilizando depoimentos de pacientes.

CLULAS TRONCO
5. A pesquisa cientfica um processo longo e difcil e por isso leva tempo para se transformar em tratamento. Em geral, a pesquisa cientfica um processo longo e complexo. Entender a causa de uma doena e como cur-la leva tempo. Novas idias precisam ser testadas primeiro no laboratrio, em culturas de clulas, e depois em modelo animal. s vezes, o que parece promissor no laboratrio no funciona em modelo animal. E s vezes, o que funciona em modelo animal no funciona em humanos. Se um novo tratamento no for planejado com cuidado provvel que no surta o efeito desejado. E o mais preocupante: ele pode at piorar a doena ou causar efeitos colaterais perigosos.

CLULAS TRONCO
6. Para serem usadas em tratamentos, as clulas-tronco precisam se comportar de maneira especfica.
O transplante de CT retiradas da medula ssea um exemplo de um tratamento bem sucedido porque o objetivo que as clulas implantadas faam o que elas esto acostumadas a fazer: mais sangue. Entretanto, para outras condies ns queremos que elas se comportem de modo diferente daquele a que esto habituadas. Alm disso, uma vez injetadas no corpo, elas precisam se integrar ao rgo ou tecido que necessita ser consertado e funcionar harmonicamente com outras clulas do corpo. Por exemplo, no caso de doenas neurolgicas, as clulas implantadas precisam formar tipos especficos de neurnios e conectar-se a outros neurnios. Ainda estamos aprendendo como controlar as clulas para que sejam aquelas que queremos, para que elas cresam somente o necessrio, alm de descobrir o melhor mtodo para transplant-las. Descobrir isto tudo leva tempo.

Desconfie de pessoas que afirmam que as clulas-tronco, uma vez injetadas, sabem para onde se dirigir e o que fazer para tratar uma condio especfica.

CLULAS TRONCO
7. O fato de utilizar clulas retiradas do seu prprio corpo no significa que so seguras. Todo procedimento mdico envolve riscos. Se, por um lado, usar e reinjetar suas prprias clulas evita a rejeio, os procedimentos para cultiv-las e injet-las envolvem riscos. Quando elas so manipuladas fora do seu corpo, podem sofrer mudanas nas caractersticas e podem: - perder a capacidade de se especializar em um determinado tipo de clula - risco de contaminao em cultura por bactrias ou vrus patognicos. - prprio processo de retirada e injeo de clulas-tronco tambm envolve riscos.

CLULAS TRONCO
8. Voc pode ser prejudicado ao se submeter a um tratamento no comprovado, mesmo que tenha uma condio incurvel. Algumas das condies ainda incurveis so consideradas tratveis por clnicas no credenciadas . Por isso, fcil de entender porque algumas pessoas decidem se submeter a esses tratamentos. Elas acreditam que no tm nada a perder. Na realidade, a probabilidade de haver algum beneficio muito baixa, e existem riscos de complicaes imediatas ou a longo prazo. Por exemplo, um menino desenvolveu tumores cerebrais aps injees de clulas-tronco. Alm disso, se uma pessoa j tiver se submetido a um tratamento experimental, poder no ser aceito para participar de novas tentativas teraputicas. - Pesquisadores americanos so muito rgidos nesse aspecto. Sem falar no custo financeiro, que pode ser alto para os pacientes, seus familiares e a comunidade. Alm disso, algumas clnicas localizadas em lugares distantes exigem viagens muito longas

CLULAS TRONCO
9. Um tratamento experimental pago no o mesmo que uma pesquisa teraputica.
Se um tratamento pago for chamado de experimental, isso no significa necessariamente que ele seja parte de uma pesquisa. Em pesquisas clnicas realizadas com responsabilidade, necessrio primeiro que se tenha dados pr-clnicos confirmando que o tratamento seguro e potencialmente eficiente. O estudo precisa ser desenhado de modo a responder a questes especficas e frequentemente tem que ser comparado com um grupo controle no submetido ao tratamento. O financiamento feito por companhias que esto desenvolvendo o tratamento (por exemplo, novos medicamentos) ou agncias de pesquisas. Antes de ser iniciado, o protocolo precisa ser revisto por um comit independente que protege os direitos dos pacientes. Em muitos pases existe uma agncia regulatria nacional como a EMA, na Europa (European Medicines Agency), ou a FDA, nos Estados Unidos (Food and Drug Administration). No Brasil, alm dos comits locais que precisam aprovar a pesquisa, a agncia regulatria federal o CONEP (Conselho Nacional de tica em Pesquisas).

Desconfie de tratamentos caros que no foram cientificamente testados antes.

CLULAS TRONCO
10. A cincia das clulas-tronco est avanando.
A cincia das clulas-tronco extraordinariamente promissora. Houve grandes avanos no tratamento de doenas sanguneas, o que confirma como a terapia das CT pode ser poderosa. . Vrias tentativas teraputicas esto sendo testadas em modelos animais e algumas j vo ser iniciadas em humanos. - Em fevereiro de 2010, a empresa britnica Neuron anunciou a aprovao de um teste clnico ( fase 1, isto , para avaliar segurana ) para tratamento de AVC. - O incio de um primeiro teste clnico com clulas-tronco derivadas das embrionrias para leses agudas da medula est sendo avaliado pela FDA e esperase que seja aprovado logo. Apesar da aparente demora, a cincia das clulas-tronco est avanando. Os cientistas pesquisam essas clulas mgicas, esto extremamente otimistas de que terapias com clulas-tronco vo permitir, algum dia, o tratamento de um nmero grande de doenas e condies humanas. Vale a pena ESPERAR !!!

The Nobel Prize in Physiology or Medicine 2012


The Nobel Assembly at Karolinska Institutet has today decided to award The Nobel Prize in Physiology or Medicine 2012 jointly to John B. Gurdon and Shinya Yamanaka for the discovery that mature cells can be reprogrammed to become pluripotent

PESQUISE E RESPONDA: Voc contrataria atualmente uma empresa para estar presente no momento de nascimento de seu filho para coleta e armazenamento de sangue do cordo umbilical (clulas tronco) Justifique sua resposta

You might also like