You are on page 1of 23

IDADE MDIA

Economia e Sociedade

Idade Mdia: cronologia


Incio: 476 d.C.- queda do Imprio Romano do Ocidente Fim: 1453 d.C.- queda do Imprio Romano do Oriente (tomada de constantinopla pelos Turcos). A Idade Mdia dividida nas seguintes fases: Primeira Idade Mdia (sculos V-VIII d.C.): fim do Imprio Romano at a formao dos reinos brbaros e do Imprio Muulmano.

Idade Mdia: cronologia


Alta Idade Mdia (sculos VIII-X d.C.): Imprio Carolngio at a segunda grande onda de invases (Vikings, muulmanos e magiares). Igreja Catlica como poder religioso, poltico e econmico. Cristianizao da Europa Ocidental.

Idade Mdia: cronologia


Idade Mdia Central (sculos XI-XIII d.C.): Feudalismo:crescimento econmico, urbano e intelectual. Baixa Idade Mdia (XI-XV d.C.): crise do feudalismo e transio para a Idade moderna. Elementos que definiram o perodo medieval: herana romana clssica, herana germnica e cristianismo.

Idade Mdia: fundamentos


Ruralizao: o mundo rural supera o mundo urbano. Tendncia auto-suficincia: produo para a subsistncia no para o comrcio. Descentralizao do poder: ausncia de poder centralizado (Estado). Fragmentao e privatizao do poder poltico: a ausncia do poder estatal transfere para o poder privado (senhor feudal) a administrao local, a aplicao da justia, a cobrana de impostos, a segurana pblica e o direito guerra.

Idade Mdia: fundamentos


Clericalizao da sociedade: a Igreja Catlica Romana a referncia religiosa, poltica, ideolgica e social da Europa Ocidental. Sociedade de Ordens: diviso da sociedade em categorias sociais permanentes: Clrigos (Igreja), Guerreiros (Senhores Feudais) e Camponeses (servos). As classes sociais so definidas pelo nascimento. Exemplo: um filho de campons vai ser sempre campons.

Idade Mdia: Feudalismo


Origens: o feudalismo europeu resultado da sntese entre a sociedade romana em decadncia e a sociedade brbara em evoluo. Esta sntese resulta nos chamados fatores estruturais para a formao do feudalismo. Roma contribui para a formao do feudalismo atravs dos seguintes elementos:
a) a "villa", ou o latifndio auto-suficiente; b) o desenvolvimento do colonato, segundo o qual o trabalhador ficava preso terra; c) a Igreja Crist, que se tornar na principal instituio medieval.

Idade Mdia: Feudalismo


A crise romana refora seu poder poltico local e consolida o processo de ruralizao da economia. Os Brbaros contribuem com os seguintes elementos:
a)uma economia centrada nas trocas naturais; b) o comitatus, instituio que estabelecia uma relao de fidelidade e reciprocidade entre os guerreiros e seus chefes; c) a prtica do chamado benefcio (beneficium), dando imunidade ao proprietrio deste; d) o direito consuetudinrio, isto , os costumes herdados dos antepassados possuem fora de lei.

Idade Mdia: Feudalismo


Alm destes elementos estruturais (internos), contriburam tambm os chamados elementos conjunturais (externos), que foram as Invases Brbaras dos sculos VIII ao IX - os normandos e os muulmanos. Os normandos efetuam um bloqueio do mar Bltico e do mar do Norte e os muulmanos realizam o bloqueio do mar Mediterrneo.

Estas invases aceleram o processo de ruralizao europia - em curso desde o sculo III - acentuando a economia agrria e autosuficiente.

Idade Mdia: Feudalismo


Feudo: Reserva Senhorial (mansus indominicatum): casa do senhor, oficinas, celeiros, estbulos, moinhos, bosques, prados, vinhas, terra cultivada (25 a 50 %). Mansus (tenncias camponesas): casa, horta, terras de cultivo, usufruto dos bosques e prados da reserva. 2/3 a 2/5 da reserva senhorial. So divididos em livres e servis. Senhor feudal: Controle Fiscal (imposto) Militar (guerra) Judicial (justia) Poltico

Idade Mdia: Feudalismo


Estrutura Poltica: o poder poltico era descentralizado, ou seja, distribudo entre os grandes proprietrios de terra (os Senhores Feudais). Apesar da fragmentao do poder poltico, havia os laos de fidelidade pessoal (a vassalagem). Por esta relao estabeleciase o contrato feudo-vasslico.

Idade Mdia: Feudalismo


Estrutura Social: a sociedade feudal era do tipo estamental, onde as funes sociais eram transmitidas de forma hereditria. As relaes sociais eram marcadas pelos laos de dependncia e de dominao. Os estamentos sociais eram trs: Clrigos (Igreja), Guerreiros (Senhores Feudais) e Camponeses (servos). As classes sociais so definidas pelo nascimento. Exemplo: um filho de campons vai ser sempre campons.

Idade Mdia: Igreja Medieval


A principal instituio medieval ser a Igreja Catlica. Esta exercia um papel decisivo em todos os setores da vida medieval: na organizao econmica, na coeso social, na legitimao da dominao poltica e nas manifestaes culturais. O clero estava organizado em clero secular (que vivia no mundo cotidiano em contato com os fiis) e o clero regular (que vivia nos mosteiros, isolando do mundo) que obedecia regras. Trata-se dos beneditinos, franciscanos, dominicanos, carmelitas e agostinianos. O topo da hierarquia eclesistica era (e ainda ) ocupada pelo papa.

Idade Mdia: Igreja Medieval


Este exercia dois tipos de poderes: espiritual (autoridade religiosa mxima) e o temporal (poder poltico decorrente das grandes extenses de terra que a Igreja possua). O exerccio do poder temporal levou a Igreja a envolver-se em vrias questes polticas.

Conceitos
Recomendao: Quem se recomenda d as mos pessoa a qual se torna vassalo. O futuro vassalo coloca as suas mos juntas as mo do futuro senhor (que fecha as mos sobre as do vassalo). Fidelidade: Passa a ser muito utilizado entre os sculos VIII e IX. Promessa de ser fiel, confirmado pelo toque de uma relquia. Senhorio: O conjunto de meios que dispe o senhor para apropriar-se do resultado do trabalho dos homens sob sua dominao (poder fundirio e banal).

Conceitos
Feudo: a palavra deriva do germnico fehu, gado, com o sentido de "um bem dado em troca de algo". Inicialmente, fins do sculo IX, era dado pelo poder pblico (rei, conde) em troca de servios pblicos (guerra, administrao). A Partir de fins do sculo XI, ligado estreitamente vassalagem, o feudo torna-se um bem privado concedido em troca de servios privados. Essa concesso (terra, dinheiro, direitos diversos) era feita por um nobre, intitulado senhor, a outro nobre, chamado vassalo, em troca essencialmente de servio militar.

Conceitos
Servo: tipo de trabalhador difcil de ser definido com preciso, pois variava muito de local para local o elemento que o caracterizava (...) De acordo com sua origem, fala-se em servido real, que pesava sobre a terra, e servido pessoal, sobre o indivduo, ainda que ambas tenham quase sempre se confundido aps o sculo XI.
De qualquer forma, ser servo, implicava no gozar de liberdade, ter incapacidades jurdicas. Ele podia ser vendido trocado ou dado pelo senhor, no podia testemunhar contra homem livre, no podia se tornar clrigo, devia diversos encargos. Porm ao contrrio do escravo clssico, tinha reconhecida a sua condio humana, podia ter bens e recebia proteo do seu senhor.

Conceitos
Vassalagem: lao contratual que unia dois homens livres, o senhor (dominus, recebedor de fidelidade e servios nobres, isto , no produtivos, no servis) e o vassalo (vassalus, termo derivado do cltico gwas, homem, aquele que recebia sustento de outro). Nos sculos VIIIIX prevalecia o vnculo pessoal: algum recebia uma terra porque era vassalo. A partir do sculo XI prevaleceu o elemento real: algum fazia-se vassalo para receber um feudo.
Fonte: FRANCO JNIOR, Hilrio. A Idade Mdia: nascimento do Ocidente. 4ed. So Paulo: Brasiliense,1992.

Sistema de Vassalagem

You might also like