You are on page 1of 13

Prof.

Renato Ludmer Guedes Alcoforado


email: ludmer@poli.br

O HOMEM UM ANIMAL POLTICO

ARISTTELES

Vivendo em sociedade, o homem percebeu que seu maior ideal fazer o que quer, na hora que quer, da forma e maneira que desejar era absolutamente impossvel. Essa sociedade utpica desaparecia a partir do exato instante em que dois homens pretendessem a mesma coisa, na mesma hora.

So regras que disciplinam o agir, o comportamento do homem na sociedade. Objetivam, pura e to somente, determinar o comportamento do homem no seu conviver social.
So fruto da inteligncia e da racionalidade humana. Descumprimento -> sano

H duas categorias de normas de conduta social: as regras tcnicas e as normas ticas. As regras tcnicas indicam os meios de que serve um homem para realizar alguma tarefa. Ex: construir um prdio; como operar um paciente, etc. As normas ticas preocupam-se com os fins da ao humana, com o que o indivduo pode ou no pode fazer a fim de comporta-se de modo adequado aos padres socialmente estabelecidos. Ex: devo ou no construir um prdio em terreno que no me pertence e sem a devida autorizao do proprietrio?

As normas de conduta social sofrem uma classificao quadripartida: morais, jurdicas, religiosas e costumeiras. As normas morais pem o homem frente a ele mesmo, frente sua prpria conscincia. As jurdicas, com obrigatoriedade, colocam o homem, com direitos e deveres, frente a outro homem. As religiosas so aquelas que vinculam, merc da f, o homem ao seu criador e, por fim, as costumeiras, que pem o homem frente ao ambiente social freqentado.

Direito o sistema de normas coercitivas que rege o agir social humano, objetivando a justia e o bem comum. um sistema, pois um hierarquizado estruturalmente.. conjunto arrumado,

uma norma coercitiva, ou seja, pode ser imposta pela fora em caso de descumprimento.

LEI

Conceito: norma jurdica escrita, elaborada segundo processo formal estabelecido e por legislador competente. Havendo lei tratando de um assunto qualquer, ela quem vai regular o tema. Somente em sua ausncia que se admite a possibilidade de usar o jurista de qualquer das outras fontes.

COSTUME JURDICO: norma jurdica no escrita e surge naturalmente da repetio constante e prolongada de um hbito na sociedade. fonte secundria no Direito Brasileiro e considerada no Direito Ingls como fonte maior. JURISPRUDNCIA: norma jurdica que nasce dos julgamentos uniformes dos Juzes e Tribunais a respeito de determinada matria jurdica. DOUTRINA: a norma jurdica que nasce da opinio uniforme de grandes estudiosos a respeito de um assunto jurdico.

You might also like