You are on page 1of 14

HISTRIA DA CINCIA

Humanidades no Contexto Global Fatec - Cruzeiro

EVOLUO DA CINCIA OCIDENTAL


Para essa abordagem

estamos utilizando a clssica diviso da histria: Idade Antiga Idade Mdia Idade Moderna Idade Contempornea

EVOLUO DA CINCIA OCIDENTAL


Considera-se o ano 476 como fim da Idade

Antiga. Temos por marco a queda de Ravena (ltima capital do Imprio Romano do Ocidente), a deposio de Rmulo Augusto e a conquista de Roma por Odoacro rei dos hrulos. Por muito tempo autores tomaram a Idade Mdia por um perodo obscuro e pouco produtivo do ponto de vista cultural, o perodo ficou conhecido por Idade das Trevas.

EVOLUO DA CINCIA OCIDENTAL


Apresentaremos aqui a clssica diviso

feita por Carnap das cincias, como:


Cincias Formais representadas pela matemtica e pela lgica. Buscam solues lgico-formais para seus problemas Cincias fatuais representada pelas cincias fsicas e naturais, como pelas expresses humanas . Buscam solues racionalizadas a partir de dados colhidos pela observao e experimentao.

IDADE MDIA
Reinos Cristos

Como observamos anteriormente ao final da Idade Antiga e incio da


Idade mdia temos um longo perodo de invases nas terras do Imprio Romano, que levam a destruio de sua poro Ocidental. Nas terras do ocidente surgem os reinos brbaros. Os reinos brbaros eram compostos por uma populao heterognica: - povo de origem da regio, - romanos, - brbaros invasores. A essa fase inicial da Idade Mdia denominamos Alta Idade mdia. Com a ao permanente da Igreja gradativamente converteram-se as populaes brbaras ao cristianismo . Paralela a ao da Igreja, e com o tempo, uma natural miscigenao deu origem a uma populao mestia e crist. Esses grupos, por toda Europa ocidental, desenvolveram a cultura medieval vivendo o sistema econmico denominado feudalismo.

IDADE MDIA
Reinos Cristos
A nica instituio europia com carter universal era a

Igreja, o Papa representava o ltimo resqucio do antigo poder do Imprio Romano. A autoridade papal buscava firmar-se diante da nova ordem que se estabelecia e cuja caracterstica marcante foi, em cada reino, a descentralizao do poder poltico. Mas mesmo dentro da Igreja tambm ocorreu uma fragmentao na autoridade. Entre as lideranas da Igreja havia tendncias que desejavam unificar os rituais, o calendrio e as regras monsticas, opostas desintegrao local.

IDADE MDIA
Reinos Cristos

No tocante a produo cientfica ,

durante todo perodo de mil anos da Idade Mdia no encontramos uma fisionomia histrica estvel. O ponto alto da produo cientfica praticamente limita-se as criaes teolgicas e filosficas.

IDADE MDIA
Reinos Cristos

Na idade mdia encontramos grandes pensadores como:

- S. Agostinho. - S. Thomas de Aquino. - Rogrio Bacon. A idade Mdia um perodo Teocntrico, nessa fase temos: Predomnio dos valores religiosos sobre todos os demais. O homem preocupado com a salvao de sua alma. A vida aps a morte como foco da existncia do homem do perodo. A realidade foi estabelecida por deus, portanto ela sagrada. O homem como contemplador da harmonia criada por Deus no Universo.

IDADE MDIA
Reinos Cristos

Ante a atual devastao da natureza pela

cincia e tcnica caiba talvez aqui uma reavaliao da sabedoria quase instintiva na atitude mstica medieval. A medicina exigia uma atividade oposta a da astronomia, o homem, seu objeto, exigia uma observao o mais prxima possvel

IDADE MDIA
Reinos Cristos
Devemos observar que, so inegveis muitos dos

aspectos obscurantistas do perodo, como: - O homem comum no costumava ser alfabetizado Leitura um luxo e luxo pecado. - Os corpos eram neuroticamente ocultados Devese ocultar a beleza, assim os sentidos no afastaram os pensamentos da contemplao divina. - O homem negava-se a si mesmo nem sempre em nome do amor divino, mas por temerem a um Deus de Lei e Justia.

IDADE MDIA
Reinos Cristos
As Universidades, criadas nesse perodo,

cultivavam o ensino do conhecimento clssico - Eram escravas do pensamento da Idade Antiga em um fenmeno social conhecido por O Autoritarismo. O conhecimento clssico era a verdade, para com esse havia respeito cego. Os textos bblicos so convertidos em fonte de autoridade cientfica.

IDADE MDIA
Reinos Cristos
O esprito em vigor impedia o desenvolvimento das

exploraes e conseqente desenvolvimento do conhecimento cientfico A atividade cultural na Idade Mdia consistia em uma sistematizao e conservao do conhecimento do passado. Todos os novos estudos eram contrapostos aos textos clssicos ou bblicos. Ao final somente era aceito o que no fosse novidade no representava uma descoberta real, do contrrio o descobridor acabava punido.

IDADE MDIA
Reinos Cristos
Ainda que tudo concorresse negativamente,

houveram nomes que tentaram abrir as mentes da poca, como: - Adelardo de Bath - Frederico II - Rogrio Bacon Esses homens condenaram a confiana nas autoridades Ainda que correndo risco e enfrentando a represso dedicaram longa fase de suas vidas investigao direta da natureza.

IDADE MDIA
Reinos Cristos Alquimia:
os alquimistas desenvolveram atividades de uma

protocincia. Destacam-se nomes como o do telogo e filsofo Pico Della Mirandola, que abraou a mstica cabalstica , sendo tido como alquimista. Muitos alquimistas tambm acabaram nas fogueiras.

You might also like