You are on page 1of 11

ETV 18092012 - TSU

Alternativas e impacto

Alternativas e Impacto da reduo da TSU Noticias Relacionadas (Sources)


http://porto24.pt/porto/17092012/menezes-alternativas-a-tsu-podem-passarpelo-irs-e-pelo-iva/#.UFh8VI2PUrg http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO059450.html http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO059412.html http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2772848&refe rrer=FooterOJ http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-economia-e-doemprego/mantenha-se-atualizado/20120914-mee-tsu.aspx http://www.ionline.pt/dinheiro/impacto-fmi-defende-baixar-tsu-nao-promoveremprego http://www.businessweek.com/news/2012-09-07/portugal-raises-social-securitycharge-paid-by-workers http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=5786 21 Comentrio do Report Semanal da Macrometria.

Contribuies agregadas em Percentagem do PIB at 2010 - UE


20.00 18.00 16.00 14.00 12.00 10.00 8.00 6.00 4.00

2.00
.00

EU (12,9%)
Espanha (12,3%) Itlia (13,41%) Grcia (10,9%)

Portugal (9%)
Reino Unido (7,8%) Frana (16,7%)

Source: Eurostat

Medidas do Governo (TSU e SS) O qu? Qual o impacto?


Medidas: Reduo da TSU para as empresas (em 5,25 pontos percentuais) e aumento das contribuies para a segurana social pelos trabalhadores (em 7 pontos percentuais). Para: Estimular a criao de emprego. Controlar o dfice de acordo com os novos targets j conhecidos. Impacto: Reduo da TSU: Vitor Gaspar anuncia que medida vai criar mais 1 a 2% de emprego at 2015. http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=58912 Estudo da Universidade do Minho aponta para um aumento de 68 mil desempregados com esta medida. http://www.ionline.pt/dinheiro/estudo-revela-tsu-pode-gerar-68-mildesempregados Contraditrios os 2 impactos.

Medidas do Governo (TSU e SS) O qu? Qual o impacto?


Efeito esperado:
Esta medida deve ajudar a suportar as contas da segurana social (introduzir numeros) , que esto a sofrer muito devido ao aumento do desemprego. A meta do dfice que foi alterada pouco tempo tambm pesa na aplicao destas medida. O governo espera que esta medida apoie o emprego e ajude a aumentar a competitividade das empresas, pois reduz os custos para os empregadores. No entanto, estes efeitos no so susceptveis de ter um impacto significativo no curto prazo, como o cenrio econmico permanece em forte recesso para Portugal, e apenas ligeiramente mais positivos para os parceiros comerciais de Portugal.

Reaces Investidores (Gov Bonds 10Y)


Difcil de isolar efeito das medidas apresentadas dia 7. Reaco negativa numa primeira anlise. Reaco positiva e bvia dia 5 ao anncio do BCE de comprar dvida soberana aos pases em dificuldades.

Source: CMVM - http://www.cmvm.pt/cmvm/estatisticas/indicadores%20fundos/pages/agosto2012.aspx

Reaces - Portugal
Estas medidas abriram uma crise politica no seio da coligao CDS/PSD e dentro do prprio governo. Empresrios em geral consideram a medida de baixa da TSU desnecessria e sem sentido. Esta medida muito m para empresas no exportadores segundo Paulo de Azevedo (Director executivo da Sonae).

Reaces - Estrangeiro
O chefe da delegao do FMI em Portugal j admitiu que a reduo da TSU e aumento das contribuies para a Segurana Social no foi exigido pela troika. Bruxelas j admitiu que pode deixar o governo voltar atrs com estas medidas se arranjar alternativas que permitam cumprir o Programa de Ajustamento. FMI um ano avisou dos perigos desta medida e defendeu que no bvio que a promoo do emprego seja um bom substituto do aumento da eficincia.

Reaces - Macrometria
O Governo mostra muita determinao em continuar o programa de ajustamento, embora a um alto custo em termos de perspectivas de curto prazo da economia. A margem de manobra dada pelo FMI, CE e BCE uma boa notcia, dado o forte impacto que o programa de ajustamento teve sobre a economia, e neste caso especifico, sobre o emprego, mas no um sinal de enfraquecimento da determinao para continuar o programa de ajustamento, como mostram as medidas de austeridade adicionais anunciadas para o prximo trimestre. O Governo tentou domar a deteriorao do mercado de trabalho, atravs de um corte nos custos do trabalho. No entanto, dadas as perspectivas de crescimento sombrio, estas medidas so susceptveis de ter um impacto no curto prazo, pois as empresas no iro voltar as contratar to cedo nestas condies econmicas actuais. O Governo espera que a economia comece a recuperar no segundo semestre de 2013, mas isso pode ser muito optimista dado o panorama de enfraquecimento do crescimento econmico global.

10

Alternativas ao aumento da TSU Resumo


Alternativas ao aumento das contribuies para a Segurana Social por parte dos trabalhadores passam por um aumento do IVA, um aumento da progressividade do IRS ou uma reduo dos custos do Estado. Quanto s 2 primeiras alternativas, o governo j tem muito pouca margem de manobra no que toca a aumentos de impostos e 2 aumentos de IVA em to pouco tempo ser bastante nocivo para a economia.

11

Inovao e TSU
Este pode ser o momento apropriado para que as empresas invistam em projectos inovadores. Aquilo de que a economia precisa neste momento de actividade e explorao de novos mercados com produtos e servios inovadores. Em vez de tentar manter postos de trabalho, as empresas devem investir neste projectos para que possam ter melhores perspectivas de crescimento e assim criarem emprego a longo-prazo. Ao aplicar esta medida sem controlo do que as empresas iro fazer com a poupana gerada, reserva-se uma ineficcia da prpria medida com consequncias imprevisveis.

You might also like