You are on page 1of 33

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADMICO

CITAES

Prof. MSc. Evandro Andr de Souza

OBJETIVOS DA UNIDADE
Compreender a funo que as citaes desempenham nos trabalhos acadmicos. Identificar os tipos de citaes: diretas (curtas e longas) e indiretas.
Apresentar as citaes no trabalho conforme as normas da ABNT.

A Associao Brasileira de Normas tcnicas (ABNT) define citaes como a Meno de uma informao extrada de outra fonte (NBR 10520, 2002, p.1).

OBJETIVOS DA UTILIZAO
Permitir ao leitor ir ao texto original; Possibilitar a identificao do legtimo autor das ideias apresentadas; Dar credibilidade e autoridade ao texto; Reforar a ideia exposta; Fundamentar em outros autores que discutem o assunto em questo; Corroborar as ideias ou a tese que o autor defende.

Devem ser feitas de maneira uniforme e de acordo com o estilo da faculdade ou da revista em que o trabalho ser apresentado/publicado.
Deve sempre seguir as prescries da NBR 10520 de 2002.

SISTEMA DE CHAMADA
As citaes devem ser indicadas no

texto por um sistema de chamada: numrico ou autor-data. (NBR 10520, 2002, p.3).

SISTEMA DE CHAMADA
As citaes devem ser indicadas no

texto por um sistema de chamada: numrico ou autor-data. (NBR 10520, 2002, p.3).

SISTEMA DE CHAMADA
Qualquer

que seja o mtodo adotado deve ser seguido constantemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlao na lista de referncia ou em notas de rodap.

SISTEMA NUMRICO
Neste sistema, a indicao da fonte feita por uma numerao nica e consecutiva, remetendo a lista de referncias ao final do trabalho, do capitulo ou parte, na mesma ordem em que aparecem no texto. No se inicia a numerao das citaes a cada pgina.
O sistema numrico no deve ser feita quando h notas de rodap.

SISTEMA NUMRICO
A indicao da numerao pode ser feita entre parnteses, alinhada ao texto, ou situada ao texto, ou situada pouco acima da linha do texto em expoente linha do mesmo, aps a pontuao que fecha a citao (NBR 10520, 2002).
EX.: Estou gostando do curso de Engenharia (1) Estou gostando do curso de Engenharia 1
1

SYPRIANY, Angelica Silveira. Aluna do Curso de Engenharia Civil. Famesul, 2011.

SISTEMA AUTOR-DATA
O formato da citao feito pelo sobrenome do autor ou pela instituio, seguido pela data de publicao e pgina da citao, separados por vrgula e entre parnteses.

EXEMPLO 1
Para Krger (2010, p. 15), quem leitor no considera o livro como um objeto sagrado; j os que frequentam o livro esporadicamente tm uma atitude inferiorizada em relao a ele: o livro est com razo e eles esto errados.

EXEMPLO 2
A autoaprendizagem autnoma um tipo de aprendizagem em que o estudante controla plenamente o seu processo de conhecimento. (WEISE, 2010, p. 15)

TIPOS DE CITAES
Diretas
Indiretas

CITAO DIRETA
De acordo com NBR 10520 (2002, p.2), a transcrio literal da parte da obra do autor consultado.
Devem-se respeitar redao, ortografia, sinais grficos e pontuao do texto original, ou seja, deve ser cpia fiel do autor consultado.

CITAO DIRETA CURTA


At 3 linhas e entre aspas... Exemplo 1:

Garcia (2010, p. 35) afirma que A informao est nas mos de poucos, porque estes tm mede de perder suas tarefas, ou tornar-se substituveis.

EXEMPLO 2
A informao est nas mos de poucos, porque estes tm mede de perder suas tarefas, ou tornar-se substituveis. (BACHMANN, 2010, p. 35)

CITAO DIRETA LONGA


Mais de trs linhas, devem aparecer em pargrafo distinto, com recuo de 4 centmetros da margem esquerda, espaamento simples, sem aspas e com fonte 10.

EXEMPLO 1
De acordo com Dalsenter (2010, p. 60),
(4cm da margem) Direcione sua viso para o alto, quanto mais alto, melhor. Espere que as mais maravilhosas coisas aconteam, no no futuro, mas imediatamente. No permita que absolutamente nada te impea ou te atrase, de modo algum.

Fonte: 10 Espacejamento: simples Sem aspas

EXEMPLO 2
Direcione sua viso para o alto, quanto mais alto, melhor. Espere que as mais maravilhosas coisas aconteam, no no futuro, mas imediatamente. No permita que absolutamente nada te impea ou te atrase, de modo algum (MORETTO, 2010, p. 60).

CITAO DIRETA: CITAO DA CITAO


apud citado por, conforme, segundo.
Citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original. Inicia-se pelo nome do autor no consultado, seguido da expresso apud e referncia do autor consultado.

EXEMPLO 1
"Faamos da interrupo um caminho novo. Da queda um passo de dana, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!"(SABINO, 1980, p. 32 apud MALKOWSKY, 2010, p. 30)

EXEMPLO 2
Segundo Sabino (1980, p.32 apud DEMARCH, 2010, p. 60), faamos da interrupo um caminho novo [...] do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!

CITAO DIRETA: OMISSO


Utilizado quando no necessrio citar integralmente o texto do autor. Indicada por reticncias entre colchetes [...].

EXEMPLO 1
Conforme Zancanaro e Ferreira (2010, p.25),
nunca tarde para tentar o desconhecido

[...]. Nunca tarde para ir mais alm."

AT 3 AUTORES
Para Vicente, Back e Andrade (2010, p. 7),
Consulte no a seus medos mas a suas esperanas e sonhos. [...]pense no sobre suas frustraes, mas sobre seu potencial no usado. Preocupe-se no com o que voc tentou e falhou, mas com aquilo que ainda possvel a voc fazer.[...].

MAIS DE 3 AUTORES
et al. (et alli) - Significa "e outros". Utilizado quando a obra foi executada por muitos autores. Ex.: Numa obra escrita por Eduardo Andr Piva, Flaviane Meienberger, Guilherme Schotten, Jean Carlos Petri ...
escreve-se: Piva et al. (2010, p.23)

CITAO DIRETA: DESTAQUE


Quando

houver necessidade de enfatizar alguma palavra, expresso ou frase em uma citao. Utilizar a expresso: (grifo nosso) ou (grifo meu) Deve vir entre parnteses, aps a indicao da pgina.

EXEMPLO 1
Conforme Hammes e Poffo (2010, p.25),
nunca tarde para tentar o desconhecido

[...]. Nunca tarde para ir mais alm."

EXEMPLO 1
Como afirma Sasse (2010, p. 64, grifo nosso), *...+nossas vises do mundo so as tradues do mundo [...] Ou Naquele contexto foi necessrio *...+ criar uma literatura independente, diversa *...+. (SILVA, 2010, p. 12, grifo do autor).

CITAO INDIRETA
PARFRASE = reproduo das ideias de um autor a partir das palavras que ele escreve. CONDENSAO = uma sntese das ideias de um texto maior (livro).

PROCEDIMENTO
Ler o texto inteiro a 1 vez Reler o texto, anotando palavras e termos desconhecidos Buscar palavras/termos desconhecidos no dicionrio ou em uma enciclopdia Destacar os trechos mais importantes/idias principais (sublinha/Assinalar) Redigir um resumo a partir das anotaes com posterior, com suas prprias palavras

Deve apresentar o pensamento exposto no texto No uma colcha de retalhos Deve ser coeso e coerente A legibilidade do texto depende, em grande parte, da sua coeso gramatical e da coerncia das idias apresentadas

You might also like