You are on page 1of 16

Recursos minerais e Energticos

Recursos minerais
Recurso natural um elemento da natureza com a utilidade para o homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilizao constitudo pela atmosfera, gua, mar, solo, subsolo, fauna e flora. Os recursos minerais so recursos extrados da natureza atravs de rochas, para uso da atividade industrial. Os recursos minerais dividem-se em 2 grupos: -metlicos: ferro, cobre, alumnio, ouro e etc. -no - metlicos: calcrio, quartzo, mrmore, argila, petrleo.

Minerais Metlicos
Ferro: utilizado nos automoveis,barcos e estruturas de edifcios.

Estanho: utilizado na manufatura de vidros opacos e vernizes.


Ouro: utilizado nas jias, colares, brincos, medalhas, moedas, etc.

Minerais no-metlicos
Quartzo: muito utilizado na construo civil, na confeo de joias baratas em objetos ornamentais, colares, relgios, etc. Granito: utilizado como rocha ornamental e na construo civil.

Quantidade de recursos minerais em Portugal


A produo portuguesa fundamentalmente constituda por matrias-primas e minrios metlicos Portugal um pais relativamente rico em recursos minerais no-metlicos, estes assumem particular a importncia ,como materiais de construo e de ornamentao.

Como se exploram os recursos minerais?


possvel conseguir extrai-los da crusta terrestre atravs da atividade mineira.

As consequncias da explorao dos recursos minerais


A explorao mineira a causadora da poluio ambiental, alterando profundamente a paisagem da regio onde esta inserida. A extrao dos recursos minerais do subsolo deve ser feita em equilbrio com a natureza, de forma a salvaguardar o meio ambiente para as geraes futuras.

Locais de explorao dos recursos no- metlicos em Portugal


Argila- torres vedras Calcrio- coimbra Mrmore- Estremoz Quartzo- ( atualmente explorado nas minas Frontejera e Pedras Pintas ) Portalegre e vora Granito-serra da Peneda-Geres e serra da estrela Sal-gema- algarve

Recursos energticos
Recursos energticos so todos aqueles recursos que direta ou indiretamente originam ou acumulam energia.

Os recursos energticos so fundamentais para as atividades do ser humano.


Energias no renovveis Energias renovveis

Combustveis fsseis (energia fssil)

Energia nuclear

-Energia elica; -Energia Hidroenergia; -Energia solar. -Energia geotermal; -Energia dos oceanos; - etc

Energia fssil
Uma grande variedade de fontes de energia, sobretudo as que dizem respeito aos combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs natural), faz parte dos recursos energticos que dispomos.

Tipos de energias fsseis Carvo; Petrleo; Gs natural; etc.

Energia nuclear
A energia nuclear est no ncleo dos tomos, nas foras que mantm unidos os seus componentes as partculas subatmicas. Esta libertada sob a forma de calor e energia eletromagntica pelas reaes nucleares.

Definio das energias renovveis


Energia Elica - A energia elica a energia obtida pelo movimento do ar (vento). uma abundante fonte de energia, renovvel, limpa e disponvel em todos os lugares.
Hidroenergia - o aproveitamento das quedas de gua, tem a energia solar como fonte de renovao. O ciclo d-se atravs da evaporao da gua dos rios, lagos, mares e oceanos, pela radiao solar direta e os ventos. O vapor de gua mistura-se com o ar atmosfrico e sobe at formar as nuvens. Atravs da chuva, a gua devolvida ao solo, passando a alimentar os rios em seus fluxos descendentes.

Energia Solar : energia da radiao solar direta, que pode ser aproveitada de diversas formas . Energia Geotermal- o calor retido debaixo da crosta terrestre. Este calor trazido a superfcie como vapor ou gua quentecriada quando a gua flui pelos lencis subterrneos proximos a rochas aquecidase usadas diretamente para aquecimento de casas e prdios ou convertida em eletricidade.

Energia dos Oceanos - Nesta energia extrai-se energia dum meio fluido em movimento e de extenso praticamente ilimitada

Muito resumidamente
Os recursos naturais dividem-se em dois grupos: Metlicos; no- metlicos. Os recursos energticos dividem-se em dois grupos: energias renovveis/ no renovveis.

Trabalho realizado por: Andreia n1 Beatriz n2 Berenice n 3 Daniela n 6

You might also like