You are on page 1of 52

Tecnologia da Informao

Professor Adriano Arnbio

Complexidade e Tecnologia

H pouco mais de 40 anos, a informtica era vista como uma forma eficiente de processar os dados e de possibilitar a automao de funes repetitivas, como as executadas pelos departamentos administrativos e contbeis das organizaes.

Tecnologia

A bem-sucedida aliana entre informtica e telecomunicaes permitiu tornar realidade o conceito de globalizao, expandindo as fronteiras para o mundo todo por meio de um simples toque no mouse.

Tecnologia

O passo seguinte a convergncia tecnolgica, reunindo funes de telefone, computador, Internet, agenda eletrnica, games, televiso, msica, entre outras facilidades, em um nico dispositivo.

O mundo tecnolgico

Histria e Tecnologia

Retrocedendo no tempo, verificamos que, at o final dos anos 50, os computadores eram tidos como obra da imaginao humana ou como uma fantasia extrada dos livros e filmes de fico cientfica.

Fico e Tecnologia

Metrpolis 1927

Fico e Tecnologia

O dia em que a Terra parou - 1951

Histria e Tecnologia

Praticamente apenas alguns poucos segmentos, como as reas acadmica, militar e governo, aventuravam-se na experimentao das ento grandiosas e complexas mquinas.

Histria e Tecnologia
No Brasil, o governo do Estado de So Paulo foi pioneiro ao adquirir, em 1957, um Univac-120 para calcular o consumo de gua na capital paulista. O equipamento era formado por 4.500 vlvulas, realizava 12 mil somas e subtraes por minuto e 2.400 multiplicaes ou divises por minuto.

Univac 120

Univac 120

Histria e Tecnologia
No setor privado, uma das primeiras empresas a investir nesse sentido foi a Anderson Clayton, que comprou um Ramac 305 da IBM, em 1959. A mquina tinha cerca de 2 metros de largura e 1,80 de altura, com mil vlvulas em cada porta de entrada e de sada da informao, ocupando um andar inteiro da empresa.

Ramac 305 IBM

Brasil e a Tecnologia
Os quatro alunos do ITA em So Jos dos Campos, Jos Ellis Ripper, Fernando Vieira de Souza, Alfred Wolkmer e Andras Vasarheyi, orientados pelo chefe de Diviso de Eletrnica do ITA, Richard Wallauschek, projetaram e construram o Zezinho utilizando apenas componentes nacionais (cerca de 1500 transistores).

Zezinho

Computadores pessoais
No comeo da dcada de 80, os avanos da microeletrnica possibilitaram o desenvolvimento de computadores menores, que ocupavam menos espao e, ao mesmo tempo, tornavam-se mais poderosos no que tange ao aumento da capacidade de processamento, agilidade e memria, ficando tambm mais acessveis em termos econmicos.

Histria e Tecnologia

A partir de 1975, todas as funes necessrias para o funcionamento de um computador j estavam integradas num nico chip. A capacidade de memria passou a dobrar a cada ano..

Histria e Tecnologia

Gradativamente, o processamento de informaes deixava de ser feito em lotes de transaes (em tempo posterior ou batch) e passava a ser on-line (em tempo real), ou seja, as atualizaes dos arquivos eram feitas medida que as transaes eram efetuadas.

Histria e Tecnologia

Mas foi a partir dos anos 90, com a evoluo da microinformtica, que as mudanas se tornaram mais significativas e visveis.

Tecnologia e Sociedade

Novas mquinas e perifricos foram sendo agregados ao parque das empresas e das casas. Os personal computers (PCs) munidos com interfaces grficas e aplicativos que tornaram sua operao mais fcil e amigvel s pessoas sem nenhum conhecimento de tecnologia.

Sociedade e Tecnologia

Sociedade da Informao
Os desafios colocados para a Humanidade e para o Conhecimento pelo desenvolvimento vertiginoso de computadores e das telecomunicaes que resultou na Internet, a rede mundial de informao. A Internet comeou em 1969 com a Arpanet (rede militar do Pentgono, dos EUA) e se consolidou comercialmente a partir dos anos 90.

A rede mundial gerida pela Icann, (sigla em ingls para Corporao da Internet para o Anncio de Nomes e Nmeros), organizao privada contratada pelo Departamento de Comrcio dos EUA.

Sociedade da Informao

A Icann, sediada na Califrnia, responde a leis estaduais e federais americanas, o que, para os crticos, caracteriza o controle da rede mundial pelos Estados Unidos.

Sociedade da Informao

Dos 13 servidores-raiz que centralizam toda a informao disponvel na Internet, dez esto nos EUA. Os outros trs ficam na Inglaterra, Sua Japo

O que TI ???
Efraim Turban conceitua tecnologia da
informao como...

...o conjunto de sistemas de informao, seus usurios e seu gerenciamento, incluindo hardware, software, bancos de dados, redes e outros dispositivos eletrnicos.

Conceitos
Hardware
o conjunto de dispositivos fsicos, tais como processadores, memria, disco rgido. Sua funo aceitar dados e os processar exibindo os em seguida.

Hardware

Conceitos
Software
um conjunto de instrues que so fornecidas ao hardware para o processamento.Tambm denominado suporte lgico.

Software

Conceitos

Banco de dados
um conjunto de arquivos, tabelas e relaes, que armazenam dados e suas associaes.

Banco de dados

Banco de dados

Conceitos
Redes
So sistemas interconectados que permitem o compartilhamento de recursos pelos dispositivos.

Redes

Redes

Redes

Principais tendncias
Inteligncia artificial

Principais tendncias
Interao da interne com dispositivos domsticos

Principais tendncias
Mobilidade e aplicao wireless.

Principais tendncias
Video e Tv pela internet.

Principais tendncias
Computadores cada vez mais compactos e embutidos.

Principais tendncias
Uso intensivo do comrcio eletrnico.

Principais tendncias
Desaparecimento/modificao de setores inteiros da economia.

Principais tendncias
Aplicativos 3D para imagem

Principais tendncias
. Aplicativos 3D para imagem

Sistema operacional
Conceito
Um sistema operativo ou sistema operacional um programa ou um conjunto de programas cuja funo gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe ateno do processador, gerenciar memria, criar um sistema de arquivos, etc.), alm de fornecer uma interface entre o computador e o usurio

Qual sistema ?
O sistema que iremos trabalhar neste semestre o Windows 7.

Aplicativos
Word Excell Power Point Acess

Todos da linha 2007.

Aplicativos

Estatstica Gerenciamento de Projeto Modelagem Estrutura de molculas

Obrigado Adriano Arnbio

You might also like