You are on page 1of 29

Direito Processual Civil III

Prof Daniela Muniz

Competncia
Cumprimento de sentena

Artigo 475-P, CPC

Competncia
Cumprimento de sentena
Art. 475-P. O cumprimento da sentena efetuar-se- perante: (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) I os tribunais, nas causas de sua competncia originria; (Includo pela Lei n 11.232, de 2005)

Competncia
Cumprimento de sentena

II o juzo que processou a causa no primeiro grau de jurisdio; (Includo pela Lei n 11.232, de 2005)

Pargrafo nico. No caso do inciso II do caput deste artigo, o exeqente poder optar pelo juzo do local onde se encontram bens sujeitos expropriao ou pelo do atual domiclio do executado, casos em que a remessa dos autos do processo ser solicitada ao juzo de origem. (Includo pela Lei n 11.232, de 2005)

Competncia
Cumprimento de sentena III o juzo cvel competente, quando se tratar de sentena penal condenatria, de sentena arbitral ou de sentena estrangeira. (Includo pela Lei n 11.232, de 2005)

Competncia
Sentena penal condenatria juzo cvel competente; Sentena arbitral competente o foro em que se realizou a arbitragem; Sentena estrangeira, homologada pelo STJ competente a Justia Federal de primeira instncia (art. 109, X, CRFB).

Competncia
Execuo por ttulo extrajudicial
Artigo 576, CPC A execuo, fundada em ttulo extrajudicial, ser processada perante o juzo competente, na conformidade do disposto no Livro I, Ttulo IV, Captulos II e III.

Competncia
1) Foro de eleio;
2) Praa de pagamento (art. 100, IV, d, CPC);

3) Domiclio do ru.

Competncia
Execuo hipotecria
No tem natureza real, mas pessoal. O que se executa a dvida, ainda que esteja garantida por um direito real.

Competncia
Execuo fiscal

Artigo 578, CPC


A execuo fiscal (art. 585, Vl) ser proposta no foro do domiclio do ru; se no o tiver, no de sua residncia ou no do lugar onde for encontrado. Pargrafo nico. Na execuo fiscal, a Fazenda Pblica poder escolher o foro de qualquer um dos devedores, quando houver mais de um, ou o foro de qualquer dos domiclios do ru; a ao poder ainda ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou ocorreu o fato que deu origem dvida, embora nele no mais resida o ru, ou, ainda, no foro da situao dos bens, quando a dvida deles se originar.

Partes
Legitimidade Ativa
Artigos 566 e 567, CPC

Partes
O credor a quem a lei confere ttulo executivo Legitimidade ordinria

Partes
o sucessor mortis causa o esplio, os herdeiros ou os sucessores do credor, sempre que, por morte deste, Ihes for transmitido o direito resultante do ttulo executivo

A morte no curso da execuo, acarreta sucesso processual (art 43, CPC) ou habilitao (art 1055, CPC)

Partes
o cessionrio, quando o direito resultante do ttulo executivo Ihe foi transferido por ato entre vivos; Legitimidade ordinria com a cesso, tornou-se titular do direito. Se a cesso ocorrer no curso da execuo, no depende do consentimento do devedor, pois no aplica-se o art. 42, CPC, mas, sim, o art.286, CC A cesso de dbito, s vale com a anuncia do credor.

Partes
o Ministrio Pblico, nos casos prescritos em lei Legitimidade extraordinria. Art. 81, CPC Ex. execuo de ttulo extrajudicial consistente no termo de ajustamento de conduta, firmado por ele com o causador do dano.

Partes
o sub-rogado, nos casos de sub-rogao legal ou convencional. Arts. 346 e 347, CC

S se aplica no plo passivo da execuo. legitimidade ordinria.


Ex. Art. 595. (...) Pargrafo nico. O fiador, que pagar a dvida, poder executar o afianado nos autos do mesmo processo.

Partes
A vtima, ainda que no figure no ttulo executivo Ex. sentena penal condenatria transitada em julgado, em crime de ao penal pblica e em ao civil pblica.

Partes
O advogado
Art. 23, L. n 8.906/1994: Os honorrios includos na condenao, por arbitramento ou sucumbncia, pertencem ao advogado, tendo este direito autnomo para executar a sentena nesta parte, podendo requerer que o precatrio, quando necessrio, seja expedido em seu favor. o credor a quem a lei confere ttulo executivo; - o principal e os honorrios do advogado podem ser executados em nome da parte; - o principal pode ser executado em nome da parte, e os honorrios pelo advogado, em nome prprio.

Partes
O advogado Art. 24. A deciso judicial que fixar ou arbitrar honorrios e o contrato escrito que os estipular so ttulos executivos e constituem crdito privilegiado na falncia, concordata, concurso de credores, insolvncia civil e liquidao extrajudicial. 1 A execuo dos honorrios pode ser promovida nos mesmos autos da ao em que tenha atuado o advogado, se assim lhe convier. 2 Na hiptese de falecimento ou incapacidade civil do advogado, os honorrios de sucumbncia, proporcionais ao trabalho realizado, so recebidos por seus sucessores ou representantes legais. 3 nula qualquer disposio, clusula, regulamento ou conveno individual ou coletiva que retire do advogado o direito ao recebimento dos honorrios de sucumbncia. 4 O acordo feito pelo cliente do advogado e a parte contrria, salvo aquiescncia do profissional, no lhe prejudica os honorrios, quer os convencionados, quer os concedidos por sentena.

Partes
Legitimidade Passiva
Artigo 568, CPC

Partes
O devedor, reconhecido como tal no ttulo executivo Legitimidade ordinria

Partes
o esplio, os herdeiros ou os sucessores do devedor Sucesso mortis causa A execuo no pode ultrapassar as foras da herana.

Partes
O novo devedor, que assumiu, com o consentimento do credor, a obrigao resultante do ttulo executivo
H a necessidade do consentimento, pois o credor deve avaliar o patrimnio do novo devedor.

Partes
O fiador judicial Arts. 475-O,III, 925 e 940, CPC responsvel, ainda que no tenha figurado como parte no processo de conhecimento.

Obs. Fiador convencional benefcio de ordem art. 827, CC

Partes

O responsvel tributrio, assim definido na legislao prpria Definido pela legislao tributria.

Partes
O avalista
aquele que presta a garantia do pagamento de ttulo de crdito, caso o devedor principal no o faa. Deve constar do ttulo.

Partes
Litisconsrcio
Ativo, passivo ou misto, dependendo do que conste do ttulo.

Partes
Litisconsrcio Facultativo ou necessrio conforme a obrigao que conste do ttulo. Se for obrigao de pagar quantia, facultativo, ainda que dois devedores sejam condenados, e a execuo pode ser promovida contra um deles, apenas. Se for obrigao de fazer, no-fazer, ou de entrega de coisa, e tiver objeto indivisvel, o litisconsrcio ser necessrio.

Partes

Interveno de terceiros?

You might also like