You are on page 1of 19

Resduos reciclveis

Fernando Silva Cardoso


2012

O que so resduos?

Resduos constituem aquilo que genericamente se chama lixo, materiais slidos, lquidos ou gasosos considerados sem utilidade, suprfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados. Ainda como modo de definio pode-se dizer que resduo

considerado qualquer material que sobra aps uma ao ou processo


produtivo, que so gerados nos processos de extrao de recursos naturais, transformao, fabricao ou consumo de produtos e servios.

Resduos slidos

Resduos slidos: So os materiais decorrentes de atividades humanas em sociedade, e que se apresentam nos estados slido ou semisslido, como lquidos no passveis de tratamento como efluentes, ou ainda os gases contidos;

Resduos urbanos

Resduos Industriais

Resduo industrial, vulgarmente chamado de lixo industrial, o resduo proveniente de processos industriais. muito variado o processo de produo industrial o que gera grande variedade de resduos slidos, lquidos e gasosos. Exemplo: Papel/ papelo, vidro, plstico, orgnico, sucata metlica, objetos no reciclveis, madeira, resduos ambulatoriais e de servio de sade, resduos contaminados/perigosos.

Resduos industriais

Resduos de servios de sade

Resduos de servios de sade: So os provenientes de qualquer unidade que execute atividades de natureza mdico-assistencial humana ou animal; os provenientes de centros de pesquisa, desenvolvimento ou

experimentao na rea de farmacologia e sade;medicamentos e

imunoterpicos

vencidos

ou

deteriorados;

os

provenientes

de

necrotrios,funerrias e servios de medicina legal; e os provenientes de barreiras sanitrias;

Resduos de servios de sade

Resduos provenientes de portos, aeroportos, terminais rodovirios, e ferrovirios,postos de fronteira e estruturas similares:

Resduos provenientes de portos, aeroportos, terminais rodovirios, e ferrovirios,postos de fronteira e estruturas similares: So os resduos slidos de qualquer natureza provenientes de embarcao, aeronave ou meios de transporte terrestre, incluindo os produzidos nas atividades de

operao e manuteno, os associados s cargas e aqueles gerados nas


instalaes fsicas ou reas desses locais;

Resduos da construo civil

Resduos da construo civil: So os provenientes de construes, reformas, reparos e demolies de obras de construo civil, e os resultantes da preparao e da escavao de terrenos, tais como: tijolos, blocos cermicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas,

tintas, madeiras, comprensados, forros e argamassas, gesso, telhas,


pavimento asfltico, vidros, plsticos, tubulaes e fiao eltrica, comumente chamados de entulhos de obras,calia ou metralha.

Resduos da construo civil

Resduos orgnicos

Resduos orgnicos so restos de alimentos e outros materiais que degradam rapidamente na natureza, tais como: cascas, folhas, restos frutos e vegetais, p de caf, esterco de animais, aparas de gramas, galhos, papel, restos de culturas agrcolas, etc.

Resduos reciclveis

Apesar do processo da reciclagem ser muito benfico ao meio ambiente como um todo, ele deve ser sempre o ultimo a ser realizado, antes deste processo sempre vem os 4 rs, que so o repensar, recusar, reduzir e reutilizar.

Como citado acima, h vrios tipos de resduos que so produzidos


diariamente em todas cidades brasileiras e mundiais.

Os resduos na cidade de Lins.

Os resduos da cidade de Lins so administrados a partir do Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos, onde so descritas as caractersticas do municpio, como sade, taxas de natalidade por exemplo, e o gerenciamento completo de produes de resduos produzidos.

Ainda de acordo com o Plano, so produzidos diariamente 1,5 quilos de


resduos por hab./dia.

Os resduos na cidade de Lins.

DIAGNSTICO DA SITUAO DOS RESDUOS SLIDOS GERADOS EM LINS-SP


ORIGEM Resduos domiciliares Resduos de limpeza urbana DESTINO- FINAL Transbordo e Aterro Sanitrio de Guatapar SP Lixo: Transbordo e Aterro Sanitrio Poda e folhagens: So trituradas e cobertas por terras. Transbordo e Aterro Sanitrio de Guatapar SP Armazenamento em Bag's aps processo de desidratao. Tratamento, reciclagem e Aterro Sanitrio.

Resduos de estabelecimentos comerciais Resduos dos servios pblicos de saneamento Resduos industriais

Resduos de servios de sade

Estao tratamento de RSS Bernadino de Campos - SP


Reutilizao em recuperao de estradas municipais de terra Aps lavagem pelos agricultores, so coletados para reciclagem. Reciclagem e Aterro Sanitrio

Resduos da construo civil

Resduos agrossilvopastoris Resduos de servios de transportes

Os reciclagem dos resduos em geral.

Os resduos so divididos como falado acima em varias vertentes. Porem de modo geral pode-se falar que dividido em metal, plstico, vidro, papel e orgnico. A reciclagem de produtos derivados destes produtos so todos passados por um processo de triagem e acabam voltando ao seu ciclo ou transformados em nova matria prima.

A Coopersol

A Coopersol Cooperativa de recicladores de Resduos Reciclveis de Lins, realiza o recolhimento, a separao, o enfardamento e a comercializao do lixo reciclvel. A produo mensal da Cooperativa de 35 toneladas/ms em fardos de papel, papelo, saco plstico, lata de alumnio, caixa tetra pack, garrafa pet, entre outros, o que representa 3% do lixo domstico e comercial produzido na cidade. Quanto sazonalidade, nos meses de outubro a fevereiro h um aumento no volume recolhido, diminuindo, no entanto, o preo dos materiais.

A Coopersol

Ttulo

OBRIGADO!
Fernando Silva Cardoso

You might also like