You are on page 1of 148

tica, Filosofia e Psicologia na Aviao

Docente: Msc. Nhyma R. Arago Oliveira

EMENTA
Conceito da Filosofia. Conceito da tica. Comportamento tico. Compreenso dos valores e dos paradigmas individuais e coletivos. Desenvolvimento da Conscincia Crtica. Filosofia e tica nas relaes comerciais e profissionais no mbito da aviao. Cdigo de tica na aviao. Noes bsicas da Psicologia (Processos psicolgicos Bsicos: Percepo; Motivao; Emoo. Processos Psicolgicos Superiores: Resoluo de Problemas; Tomada de Decises e Raciocnio; Grupos e Equipes de Trabalho; Cognio nas Organizaes de Trabalho) Psicologia Aplicada a Aviao (Psicologia na preveno e na investigao de acidentes. O erro humano e sua participao nos acidentes).

Justificativa da Disciplina
Refletir sobre a necessidade da postura tica e da compreenso dos valores e culturas no relacionamento interpessoal na vida profissional. Observar e entender as diferenas no comportamento humano.

Unidade de Ensino
UNIDADE 1 TICA Refletir sobre conceitos e o contexto social. UNIDADE 2 FILOSOFIA Repensar de Valores e cultura; UNIDADE 3 NOES BSICAS DA PSICOLOGIA Viso sobre a origem e aplicabilidade na Pilotagem Comercial.

Avaliaes
Oficial 1 (20/09) Avaliao; Parcial 1 (12/09) Exerccios; Oficial 2 (29/11) Avaliao; Parcial 2 (08/11) Exerccios;

Filosofia

A palavra filosofia grega. composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sbio. Logo, Filosofia significa, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Portanto o Filsofo aquele que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

A Filosofia faz perguntas desconcertantes e embaraosas: O que o homem? O que a vontade? O que a paixo? O que a razo? O que o vcio? O que a virtude? O que a liberdade? Como nos tornamos livres, racionais e virtuosos? Por que a liberdade e a virtude so valores para os seres humanos? O que um valor? Por que avaliamos os sentimentos e as aes humanas? O que o tempo? O que amor? O que objetividade e subjetividade?

Mas, O que Filosofia?


Poderia ser: A deciso de no aceitar como bvias e evidentes as coisas, as idias, os fatos, as situaes, os valores, os comportamentos de nossa existncia cotidiana; jamais aceit-los sem antes hav-los investigado e compreendido. A Filosofia seria a arte do bem viver. Estudando as paixes e os vcios humanos, a liberdade e a vontade, analisando a capacidade de nossa razo para impor limites aos nossos desejos e paixes, ensinando-nos a viver de modo honesto e justo na dos outros seres humanos, a Filosofia teria como finalidade ensinar a virtude, que o princpio do bem-viver.

Quais so as suas possveis definies ?


1) Viso de Mundo: Corresponde, de modo vago e geral, ao conjunto de idias, valores e prticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesma, definindo para si o tempo e o espao, o sagrado e o profano, o bom e o mau, o justo e o injusto, o belo e o feio, o verdadeiro e o falso, o possvel e o impossvel, o contingente e o necessrio. Problema: Ela to genrica e to ampla e no consegue acercar-se da especificidade do trabalho filosfico e por isso no podemos aceit-la.

2) Sabedoria de Vida A filosofia identificada com a definio e a ao de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, dedicando-se contemplao do mundo para aprender com ele a controlar e dirigir suas vidas de modo tico e sbio. A Filosofia seria uma contemplao do mundo e dos homens para nos conduzir a uma vida justa, sbia e feliz, ensinando-nos o domnio sobre ns mesmos, sobre nossos impulsos, desejos e paixes.

Problema: Esta definio, porm, nos diz, de modo vago, o que se espera da Filosofia (a sabedoria interior), mas no o que e o que faz a Filosofia e, por isso, tambm no podemos aceit-la.

3) Esforo racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido. Nesse caso, comea-se distinguindo entre Filosofia e religio e at mesmo opondo uma outra, pois ambas possuem o mesmo objeto (compreender o Universo), mas a primeira o faz atravs do esforo racional, enquanto a segunda, por confiana (f) numa revelao divina. Ou seja, a Filosofia procura discutir at o fim o sentido e o fundamento da realidade, enquanto a conscincia religiosa se baseia num dado primeiro e inquestionvel, que a revelao divina indemonstrvel. Pela f, a religio aceita princpios indemonstrveis e at mesmo aqueles que podem ser considerados irracionais pelo pensamento, enquanto a Filosofia no admite indemonstrabilidade e irracionalidade. Pelo contrrio, a conscincia filosfica procura explicar e compreender o que parece ser irracional e inquestionvel.

Problema: H pelo menos duas limitaes principais a esta pretenso totalizadora: em primeiro lugar, porque a explicao sobre a realidade tambm oferecida pelas cincias e pelas artes, cada uma das quais definindo um aspecto e um campo da realidade para estudo (no caso das cincias) e para a expresso (no caso das artes), j no sendo pensvel uma nica disciplina que pudesse abranger sozinha a totalidade dos conhecimentos; em segundo lugar, porque a prpria Filosofia j no admite que seja possvel um sistema de pensamento nico que oferea uma nica explicao para o todo da realidade. Por isso, esta definio tambm no pode ser aceita.

4) Fundamentao terica e crtica dos conhecimentos e das prticas. A Filosofia, cada vez mais, ocupa-se com as condies e os princpios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o contedo dos valores ticos, polticos, artsticos e culturais; com a compreenso das causas e das formas da iluso e do preconceito no plano individual e coletivo; com as transformaes histricas dos conceitos, das idias e dos valores. A Filosofia volta-se, tambm, para o estudo da conscincia em suas vrias modalidades: percepo, imaginao, memria, linguagem, inteligncia, experincia, reflexo, comportamento, vontade, desejo e paixes, procurando descrever as formas e os contedos dessas modalidades de relao entre o ser humano e o mundo, do ser humano consigo mesmo e com os outros. Finalmente, a Filosofia visa ao estudo e interpretao de idias ou significaes gerais como: realidade, mundo, natureza, cultura, histria, subjetividade, objetividade, diferena, repetio, semelhana, conflito, contradio, mudana, etc.

A Filosofia procura diferenciar-se das cincias e das artes, dirigindo a investigao sobre o mundo natural e o mundo histrico (ou humano) num momento muito preciso: quando perdemos nossas certezas cotidianas e quando as cincias e as artes ainda no ofereceram outras certezas para substituir as que perdemos. Em outras palavras, a Filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a histrica (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, incompreensveis e enigmticas, quando o senso comum j no sabe o que pensar e dizer e as cincias e as artes ainda no sabem o que pensar e dizer.

A Filosofia no cincia: uma reflexo crtica sobre os procedimentos e conceitos cientficos. No religio: uma reflexo crtica sobre as origens e formas das crenas religiosas. No arte: uma interpretao crtica dos contedos, das formas, das significaes das obras de arte e do trabalho artstico. No sociologia nem psicologia, mas a interpretao e avaliao crtica dos conceitos e mtodos da sociologia e da psicologia. No poltica, mas interpretao, compreenso e reflexo sobre a origem, a natureza e as formas do poder. No histria, mas interpretao do sentido dos acontecimentos enquanto inseridos no tempo e compreenso do que seja o prprio tempo. Conhecimento do conhecimento e da ao humanos, conhecimento da transformao temporal dos princpios do saber e do agir, conhecimento da mudana das formas do real ou dos seres, a Filosofia sabe que est na Histria e que possui uma histria.

O trabalho filosfico essencialmente terico. Mas, isso no significa que a filosofia esteja margem do mundo, nem que ela constitua um corpo de doutrina ou um saber acabado, com determinado contedo, ou que seja um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas.

O processo de filosofar
Anlise (das condies da cincia, da religio, da arte, da moral), como reflexo (isto , volta da conscincia para si mesma para conhecer-se enquanto capacidade para o conhecimento, o sentimento e a ao) e como crtica (das iluses e dos preconceitos individuais e coletivos, das teorias e prticas cientficas, polticas e artsticas), essas trs atividades (anlise, reflexo e crtica) estando orientadas pela elaborao filosfica de significaes gerais sobre a realidade e os seres humanos. Alm de anlise, reflexo e crtica, a Filosofia a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas mltiplas formas indagando o que so, qual sua permanncia e qual a necessidade interna que as transforma em outras.

Onde est a necessidade da Filosofia


Est no fato de que, por meio da reflexo (aquele desdobrar-se, lembra-se?), a filosofia permite ao homem ter mais de uma dimenso, alm da que dada pelo agir imediato no qual o "homem prtico" se encontra mergulhado. a filosofia que d o distanciamento para a avaliao dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam; rene o pensamento fragmentado da cincia e o reconstri na sua unidade; retoma a ao pulverizada no tempo e procura compreend-la. Portanto, a filosofia a possibilidade da transcendncia humana, ou seja, a capacidade que s o homem tem de superar a situao dada e no-escolhida. Pela transcendncia, o homem surge como ser de projeto, capaz de liberdade e de construir o seu destino.

O estudo de filosofia essencial porque no se pode pensar em nenhum homem que no seja solicitado a refletir e agir. Isso significa que todo homem tem (ou deveria ter) uma concepo de mundo, uma linha de conduta moral e poltica, e deveria atuar no sentido de manter ou modificar as maneiras de pensar e agir do seu tempo.

Principais perodos da histria da Filosofia

Filosofia antiga

1. Perodo pr-socrtico ou cosmolgico, do final do sculo VII ao final do sculo V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformaes na Natureza. 2. Perodo socrtico ou antropolgico, do final do sculo V e todo o sculo IV a.C., quando a Filosofia investiga as questes humanas, isto , a tica, a poltica e as tcnicas (em grego, ntropos quer dizer homem; por isso o perodo recebeu o nome de antropolgico).

3. Perodo sistemtico, do final do sculo IV ao final do sculo III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se sobretudo em mostrar que tudo pode ser objeto do conhecimento filosfico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstraes estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critrios da verdade e da cincia. 4. Perodo helenstico ou greco-romano, do final do sculo III a.C. at o sculo VI d. C. Nesse longo perodo, que j alcana Roma e o pensamento dos primeiros Padres da Igreja, a Filosofia se ocupa sobretudo com as questes da tica, do conhecimento humano e das relaes entre o homem e a Natureza e de ambos com Deus.

Na Grcia, com a passagem do mundo tribal plis (a cidade - estado grega) determina a mudana da maneira de pensar antes, predominantemente mtica e depois, surge a racionalidade crtica tpica do pensar filosfico. O advento da plis grega concomitante a outras transformaes tambm marcantes, como o aparecimento da escrita, da moeda (em decorrncia da expanso do comrcio), dos legisladores (que elaboram nova concepo de poder nas leis escritas).

a poca do florescimento da democracia. A democracia grega possua, entre outras, duas caractersticas de grande importncia para o futuro da Filosofia. Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis. Em segundo lugar, e como conseqncia, a democracia, sendo direta e no por eleio de representantes, garantia a todos a participao no governo, e os que dele participavam tinham o direito de exprimir, discutir e defender em pblico suas opinies sobre as decises que a cidade deveria tomar. Surgia, assim, a figura poltica do cidado.

O nascimento da filosofia na Grcia marcado pela passagem da cosmogonia para a cosmologia. A cosmogonia, tpica do pensamento mtico, descritiva e explica como do caos surge o cosmos, a partir da gerao dos deuses, identificados s foras da natureza. Na cosmologia, as explicaes rompem com a religiosidade: a arch (principio) no se encontra mais na ordem do tempo mtico, mas significa princpio terico, enquanto fundamento de todas as coisas.

A Filosofia est voltada para a definio das virtudes morais e das virtudes polticas, tendo como objeto central de suas investigaes a moral e a poltica, isto , as idias e prticas que norteiam os comportamentos dos seres humanos tanto como indivduos quanto como cidados. As perguntas filosficas se referem, assim, a valores como a justia, a coragem, a amizade, a piedade, o amor, a beleza, a temperana, a prudncia, etc., que constituem os ideais do sbio e do verdadeiro cidado.

Scrates

O interesse filosfico de Scrates volta-se para o mundo humano, espiritual, com finalidades prticas, morais. Como os sofistas, ele ctico a respeito da cosmologia e, em geral, a respeito da metafsica; trata-se, porm, de um ceticismo de fato, no de direito, dada a sua revalidao da cincia. A nica cincia possvel e til a cincia da prtica, mas dirigida para os valores universais, no particulares. Vale dizer que o agir humano - bem como o conhecer humano - se baseia em normas objetivas e transcendentes experincia. O fim da filosofia a moral; no entanto, para realizar o prprio fim, mister conhec-lo; para construir uma tica necessrio uma teoria; no dizer de Scrates, a gnosiologia deve preceder logicamente a moral. Mas, se o fim da filosofia prtico, o prtico depende, por sua vez, totalmente, do teortico, no sentido de que o homem tanto opera quanto conhece: virtuoso o sbio, malvado, o ignorante.

A filosofia socrtica, pode-se esquematicamente resumir nestes pontos fundamentais: ironia, maiutica, introspeco, ignorncia, induo, definio. A ironia seria a crtica; O procedimento lgico para realizar o conhecimento verdadeiro, cientfico, conceptual , antes de tudo, a induo: isto , remontar do particular ao universal, da opinio cincia, da experincia ao conceito. Este conceito , depois, determinado precisamente mediante a definio, representando o ideal e a concluso do processo gnosiolgico socrtico, e nos d a essncia da realidade.

Maiutica Socrtica tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Scrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discpulos ou interlocutores a duvidar de seu prprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Scrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idia, uma nova opinio sobre o assunto em questo. Por meio de questes simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiutica d luz idias complexas. A maiutica baseia-se na idia de que o conhecimento latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz. A auto-reflexo, expressa no nosce te ipsum - "conhece-te a ti mesmo"- pe o Homem na procura das verdades universais que so o caminho para a prtica do bem e da virtude.

A Maiutica, criada por Scrates no sculo IV a.C., tem seu nome inspirado na profisso de sua me, que era parteira. H certa divergncia historiogrfica sobre a utilizao de tal mtodo por Scrates. Historiadores afirmam que a denominao e associao de tal mtodo ao filsofo decorre da narrao, no necessariamente fiel, da vida de Scrates por Plato. Deve-se chamar, ento, a instrumentao argumentativa do filsofo de elenkhos.

Moral. a parte culminante da sua filosofia. Scrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio nico de alcanar a felicidade ou semelhana com Deus, fim supremo do homem, a prtica da virtude. A virtude adquiri-se com a sabedoria ou, antes, com ela se identifica. Esta doutrina, uma das mais caractersticas da moral socrtica, conseqncia natural do erro psicolgico de no distinguir a vontade da inteligncia. Concluso: grandeza moral e penetrao especulativa, virtude e cincia, ignorncia e vcio so sinnimos. "Se msico o que sabe msica, pedreiro o que sabe edificar, justo ser o que sabe a justia".

Scrates reconhece tambm, acima das leis mutveis e escritas, a existncia de uma lei natural - independente do arbtrio humano, universal, fonte primordial de todo direito positivo, expresso da vontade divina promulgada pela voz interna da conscincia. Sublime nos lineamentos gerais de sua tica, Scrates, em prtica, sugere quase sempre a utilidade como motivo e estmulo da virtude. Esta feio utilitarista empana-lhe a beleza moral do sistema.

Scrates no elaborou um sistema filosfico acabado, nem deixou algo de escrito; no entanto, descobriu o mtodo e fundou uma grande escola. Por isso, dele depende, direta ou indiretamente, toda a especulao grega que se seguiu, a qual, mediante o pensamento socrtico, valoriza o pensamento dos pr-socrticos desenvolvendo-o em sistemas vrios e originais. Isto aparece imediatamente nas escolas socrticas. Estas - mesmo diferenciando-se bastante entre si - concordam todas pelo menos na caracterstica doutrina socrtica de que o maior bem do homem a sabedoria. A escola socrtica maior a platnica; representa o desenvolvimento lgico do elemento central do pensamento socrtico - o conceito - juntamente com o elemento vital do pensamento precedente, e culmina em Aristteles, o vrtice e a concluso da grande metafsica grega. Fora desta escola comea a decadncia e desenvolver-se-o as escolas socrticas menores.

Plato

Plato, ao contrrio de Scrates, interessou-se vivamente pela poltica e pela filosofia poltica. Como j em Scrates, assim em Plato a filosofia tem um fim prtico, moral; a grande cincia que resolve o problema da vida. Este fim prtico realizase, no entanto, intelectualmente, atravs da especulao, do conhecimento da cincia. Mas diversamente de Scrates, que limitava a pesquisa filosfica, conceptual, ao campo antropolgico e moral - Plato estende tal indagao ao campo metafsico e cosmolgico, isto , a toda a realidade.

Segundo Plato, o conhecimento humano integral fica nitidamente dividido em dois graus: o conhecimento sensvel, particular, mutvel e relativo, e o conhecimento intelectual, universal, imutvel, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele no se pode derivar. A diferena essencial entre o conhecimento sensvel, a opinio verdadeira e o conhecimento intelectual, racional em geral, est nisto: o conhecimento sensvel, embora verdadeiro, no sabe que o , donde pode passar indiferentemente o conhecimento diverso, cair no erro sem o saber; ao passo que o segundo, alm de ser um conhecimento verdadeiro, sabe que o , no podendo de modo algum ser substitudo por um conhecimento diverso, errneo. Poder-se-ia tambm dizer que o primeiro sabe que as coisas esto assim, sem saber porque o esto, ao passo que o segundo sabe que as coisas devem estar necessariamente assim como esto, precisamente porque cincia, isto , conhecimento das coisas pelas causas.

Aristteles

No sentido estrito, a filosofia aristotlica deduo do particular pelo universal, explicao do condicionado mediante a condio, porquanto o primeiro elemento depende do segundo. Tambm aqui se segue a ordem da realidade, onde o fenmeno particular depende da lei universal e o efeito da causa. Objeto essencial da lgica aristotlica precisamente este processo de derivao ideal, que corresponde a uma derivao real. A lgica aristotlica, portanto, bem como a platnica, essencialmente dedutiva, demonstrativa.

Partindo como Plato do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, mas abandonando a soluo do mestre, Aristteles constri um sistema inteiramente original. Os caracteres desta grande sntese so: 1. Observao fiel da natureza - Plato, idealista, rejeitara a experincia como fonte de conhecimento certo. Aristteles, mais positivo, toma sempre o fato como ponto de partida de suas teorias, buscando na realidade um apoio slido s suas mais elevadas especulaes metafsicas.

2. Rigor no mtodo - Depois de estudas as leis do pensamento, o processo dedutivo e indutivo aplica-os, com rara habilidade, em todas as suas obras, substituindo linguagem imaginosa e figurada de Plato, em estilo lapidar e conciso e criando uma terminologia filosfica de preciso admirvel. Pode considerarse como o autor da metodologia e tecnologia cientficas. Geralmente, no estudo de uma questo, Aristteles procede por partes: a) comea a definir-lhe o objeto; b)passa a enumerar-lhes as solues histricas; c)prope depois as dvidas; d) indica, em seguida, a prpria soluo;e) refuta, por ltimo, as sentenas contrrias. 3. Unidade do conjunto - Sua vasta obra filosfica constitui um verdadeiro sistema, uma verdadeira sntese. Todas as partes se compem, se correspondem, se confirmam.

Aristteles trata da moral em trs ticas, de que se falou quando das obras dele. Consoante sua doutrina metafsica fundamental, todo ser tende necessariamente realizao da sua natureza, atualizao plena da sua forma: e nisto est o seu fim, o seu bem, a sua felicidade, e, por conseqncia, a sua lei. Visto ser a razo a essncia caracterstica do homem, realiza ele a sua natureza vivendo racionalmente e senso disto consciente. E assim consegue ele a felicidade e a virtude, isto , consegue a felicidade mediante a virtude, que precisamente uma atividade conforme razo, isto , uma atividade que pressupe o conhecimento racional. Logo, o fim do homem a felicidade, a que necessria virtude, e a esta necessria a razo. A caracterstica fundamental da moral aristotlica , portanto, o racionalismo, visto ser a virtude ao consciente segundo a razo, que exige o conhecimento absoluto, metafsico, da natureza e do universo, natureza segundo a qual e na qual o homem deve operar.

As virtudes ticas, morais, no so mera atividade racional, como as virtudes intelectuais, teorticas; mas implicam, por natureza, um elemento sentimental, afetivo, passional, que deve ser governado pela razo, e no pode, todavia, ser completamente resolvido na razo. A razo aristotlica governa, domina as paixes, no as aniquila e destri, como queria o ascetismo platnico. A virtude tica no , pois, razo pura, mas uma aplicao da razo; no unicamente cincia, mas uma ao com cincia.

A poltica aristotlica essencialmente unida moral, porque o fim ltimo do estado a virtude, isto , a formao moral dos cidados e o conjunto dos meios necessrios para isso. O estado um organismo moral, condio e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa. A poltica, contudo, distinta da moral, porquanto esta tem como objetivo o indivduo, aquela a coletividade. A tica a doutrina moral individual, a poltica a doutrina moral social. Desta cincia trata Aristteles precisamente na Poltica, de que acima se falou. O estado, ento, superior ao indivduo, porquanto a coletividade superior ao indivduo, o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no estado efetua-se a satisfao de todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, poltico, no pode realizar a sua perfeio sem a sociedade do estado.

No obstante a sua concepo tica do estado, Aristteles, diversamente de Plato, salva o direito privado, a propriedade particular e a famlia. O comunismo como resoluo total dos indivduos e dos valores no estado fantstico e irrealizvel. O estado no uma unidade substancial, e sim uma sntese de indivduos substancialmente distintos. Se se quiser a unidade absoluta, ser mister reduzir o estado famlia e a famlia ao indivduo; s este ltimo possui aquela unidade substancial que falta aos dois precedentes.

Reconhece Aristteles a diviso platnica das castas, e, precisamente, duas classes reconhece: a dos homens livres, possuidores, isto , a dos cidados e a dos escravos, dos trabalhadores, sem direitos polticos. Quanto forma exterior do estado, Aristteles distingue trs principais: a monarquia, que o governo de um s, cujo carter e valor esto na unidade, e cuja degenerao a tirania; a aristocracia, que o governo de poucos, cujo carter e valor esto na qualidade, e cuja degenerao a oligarquia; a democracia, que o governo de muitos, cujo carter e valor esto na liberdade, e cuja degenerao a demagogia.

No entanto, a partir do sculo Xl, com o renascimento urbano, comeam a surgir ameaas de ruptura da unidade da Igreja, e as heresias anunciam o novo tempo de contestao e debates em que a razo busca sua autonomia. Inmeras universidades aparecem por toda a Europa e so indicativas do gosto pelo racional, tornando-se focos por excelncia de fermentaao intelectual.

Filosofia Medieval

Filosofia patrstica (do sculo I d. C - sculo VII d. C) No perodo de decadncia do Imprio Romano, quando o cristianismo se expande, surge a partir do sculo II, a filosofia dos Padres da Igreja, conhecida tambm como patrstica. No esforo de converter os pagos, combater as heresias e justificar a f, desenvolvem a apologtica, elaborando textos de defesa do cristianismo. Comea a uma longa aliana entre f e razo que se estende por toda Idade Mdia e em que a razo considerada a auxiliar da f e a ela subordinada.

A escolstica a filosofia crist que se desenvolve desde o sculo IX, tem o seu apogeu no sculo XIII e comeo do sculo XIV, quando entra em decadncia. Continua a aliana entre razo e f, aquela sempre considerada a "serva da teologia". Com freqncia as disputas terminam com o apelo ao princpio da autoridade, que consiste na recomendao de humildade para se consultar os intrpretes autorizados pela Igreja.

Santo Agostinho

Primeiro grande filsofo cristo. As ideias filosficas so as verdades reveladas (reveladas por Deus, atravs da Bblia e dos santos) e inquestionveis. Tornaram-se dogmas. A partir da formulao das idias da filosofia crist, abre-se a perspectiva de uma distino entre verdades reveladas e verdades humanas. Surge a distino entre a f e a razo.

O conhecimento recebido de Deus tornase superior ao conhecimento racional. A razo ajuda o homem a alcanar a f; de seguida, a f orienta e ilumina a razo; e esta, por sua vez, contribui para esclarecer os contedos da f. A filosofia agostiniana uma constante busca da verdade, que culmina na Verdade, em Cristo.

Deus causa do ser das coisas, porque o Ser por essncia. Deus cria todas as coisas do nada. Deus fez o corpo e o esprito; de ambos o criador; de ambos o recriador. O Homem alma;

Santo Tomas de Aquino

Considerado Doutor Anglico e o Prncipe da

Escolstica. A primeira questo de que se ocupa Toms de Aquino a das relaes entre a cincia e a f, a filosofia e a teologia. Fundada na revelao, a teologia a cincia suprema, da qual a filosofia serva ou auxiliar. filosofia, procedendo de acordo com a razo, cabe demonstrar a existncia e a natureza de Deus. Assim, para provar a existncia de Deus, o filsofo procede a posteriori, partindo no da idia de Deus, mas dos efeitos por ele produzidos, formulando cinco argumentos, cinco vias:

1)

2)

3)

O movimento existe e uma evidncia para os nossos sentidos; ora, tudo o que se move movido por outro motor; se esse motor, por sua vez, movido, precisar de um motor que o mova, e, assim, indefinidamente, o que impossvel, se no houver um primeiro motor imvel, que move sem ser movido, que Deus; H uma srie de causas eficientes, causas e efeitos, ao mesmo tempo; ora, no possvel remontar indefinidamente na srie das causas; logo, h uma causa primeira, no causada, que Deus; Todos os seres que conhecemos so finitos e contingentes, pois no tm em si prprios a razo de sua existncia - so e deixam de ser; ora, se so todos contingentes, em determinado tempo deixariam todos de ser e nada existiria, o que absurdo; logo, os seres contingentes implicam o ser necessrio, ou Deus;

4) Os seres finitos realizam todos determinados graus de perfeio, mas nenhum a perfeio absoluta; logo, h um ser sumamente perfeito, causa de todas as perfeies, que Deus; 5) A ordem do mundo implica em que os seres tendam todos para um fim, no em virtude de um acaso, mas da inteligncia que os dirige; logo, h um ser inteligente que os dirige; logo, h um ser inteligente que ordena a natureza e a encaminha para seu fim; esse ser inteligente Deus.

Para Toms de Aquino, o homem corpo e alma inteligente, incorprea (ou imaterial), e se encontra, no universo, entre os anjos e os animais. Princpio vital, a alma o ato do corpo organizado que tem a vida em potncia. Toms de Aquino acentuou a diferena entre a Filosofia, que estuda todas as coisas pelas ltimas causas atravs da luz da razo, e a Teologia, cincia de Deus luz da revelao. Mostrou que o homem o ponto de convergncia de toda a criao e que nele se encerram, de certo modo, todas as coisas.

Ensinou que h uma unio substancial entre a alma e o corpo. Isto o fundamento maior da dignidade da pessoa humana. Esta um corpo que est enformado por uma alma ou uma alma a enformar um corpo. Defendeu o livre arbtrio, ou seja, a liberdade da vontade humana para aderir ao bem ou ao mal, donde a responsabilidade moral do homem. Da a sano da lei: prmio para as boas aes e punio para os atos maus. Para ele a morte determina para sempre a alma humana quer na desordem e na infelicidade, quer na ordem e na felicidade, como est na Bblia.O conhecimento, ensinava Toms, tem a primazia sobre a ao, pois nada pode ser amado se no for conhecido primeiro.

Filosofia Moderna

A revoluo profunda nos costumes e nas instituies polticas dos estados europeus e o conhecimento mais exato das formas de governo da antigidade clssica deram na Renascena novo e vigoroso impulso aos estudos de direito social. Na ITLIA, Nicolau Machiavelli (1467-1527), secretrio e historiador da repblica florentina, exps na obra o Principe (1513) uma teoria, segundo a qual o Estado o bem soberano a que se devem sacrificar todas as coisas e em cuja conservao, desprezadas as consideraes de ordem moral, se podem, licitamente, empregar todos os meios (87). a entronizao do Deus Estado e a proclamao impudente de que o fim justo legitima o emprego de todos os meios.

Maquiavel

Nicolau Maquiavel se dedicou ao estudo da filosofia poltica, mas de forma diferente dos filsofos anteriores a ele, buscou investigar a poltica pela poltica, ou seja, sem utilizar em sua anlise conceitos morais, ticos e religiosos que pudessem direcionar seus estudos. A poltica em sua filosofia tem a capacidade de se autogovernar, de buscar suas prprias decises de forma livre, sem que outras reas do conhecimento interfiram em suas concluses. Com Maquiavel nasce uma nova forma de estudar filosofia poltica. A tica em Maquiavel se contrape a tica crist herdada por ele da Idade Mdia. Para a tica crist, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se salvao da alma. Com Maquiavel a finalidade das aes dos governantes passa a ser a manuteno da ptria e o bem geral da comunidade, no o prprio, de forma que uma atitude no pode ser chamada de boa ou m a no ser sob uma perspectiva histrica.

Para ele, a natureza humana seria essencialmente m e os seres humanos quereriam obter os mximos ganhos a partir do menor esforo, apenas fazendo o bem quando forados a isso. lugar comum pensar que Maquiavel sentenciou a separao entre moral e poltica ao admitir a possibilidade de o sujeito praticar aes contrrias s prescries da moral socialmente aceita.

A moral maquiaveliana est alinhada com os RESULTADOS da ao. Os atos abstratos, bons ou maus, no interessam do ponto de vista moral, mas apenas os concretos. Ele preconiza uma tica voltada para os FINS da ao, que leva em conta sempre as CONSEQUNCIAS provveis dos nossos atos. Uma tica baseada em princpios (bondade, misericrdia, lealdade, humildade, etc.) estaria fadada a levar o homem ao insucesso em seus empreendimentos.

Tomas Morus

Thomas Morus, cria uma proposta idealizada de Estado, isto , o Estado seria a organizao social, baseada na propriedade comunal e na igualdade absoluta que faz o caminho para a felicidade. Os governantes, eleitos pelo povo, so reconhecidos pela sua moral e competncia, e os cidados tm a certeza de serem os melhores. Mas, a liberdade tolhida de tal forma que parece tratar-se de um Estado Totalitrio. A inteno de More de ver um outro tipo de sociedade.

Thomas Hobbes

O Estado Absolutista teve Hobbes, o seu grande representante terico. Hobbes, defendia a idia de que a origem do Estado e/ou sociedade est em um contrato. A sua principal obra, O Leviat, apresenta uma espcie de sntese de seu pensamento. Nele Hobbes firma o seu ideal de que o Estado um monstro poderoso, um Leviat. Ele determina toda a postura de um Estado monrquico.

Em O Leviat, Hobbes explicita sua viso de Estado, segundo a qual preciso ter um Estado dotado de espada, armado, para forar os homens ao respeito. O Leviat quem tem liberdade, oferecendo segurana. Seu maior objetivo era fundir a sociedade e o poder (Estado), de modo quee um no pudesse viver sem o outro. Neste estado, o prncipe, ou governante, tem poderes ilimitados; ele absoluto, ele quem decide o futuro do seu povo (sditos).

Descartes

chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemtica moderna". Descarte props fazer uma cincia essencialmente pratica e no especulativa, queria disciplinar a cincia e isso seria possvel com um bom mtodo. Esse mtodo seria universal, inspirado no rigor matemtico e racionalista. O fundamento principal da filosofia cartesiana consiste na pesquisa da verdade, com relao a existncia dos "objetos", dentro de um universo de coisas reais. Esta fundamentado no principio de jamais acreditar em nada que no tivesse fundamento para provar a verdade. Com essa regra nunca aceitara o falso por verdadeiro e chegar ao verdadeiro conhecimento de tudo.

O mtodo cartesiano consiste no Ceticismo Metodolgico duvida-se de cada ideia que no seja clara e distinta. Ao contrrio dos gregos antigos e dos escolsticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser etc., Descartes instituiu a dvida: s se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitvel. Baseado nisso, Descartes busca provar a existncia do prprio eu (penso, logo existo) e de Deus. Descartes parte do cogito (pensamento) que faz parte do seu interior, colocando em duvida a sua prpria existncia para chegar a uma certeza sobre a concepo de homem, o qual faz um novo pensar sobre a problemtica (homem) considerando duas principais substancias existentes, que so o corpo e a alma que se unem em uma unio fundamental porem distintas entre si.

John Locke

considerado o pai do liberalismo poltico e do Iluminismo e cria as bases filosficas para o liberalismo econmico . Para Locke, governo no deveria interferir na esfera privada da sociedade inclusive na esfera do mercado. Entre as principais ideias, o homem no Estado de natureza. O Estado de Natureza seria a situao em que vivia o homem antes de qualquer organizao social. no Estado de Natureza os homens eram livres, iguais e independentes. J eram dotados de razo e desfrutavam da propriedade que designava simultaneamente a vida, a liberdade e os bens como direitos naturais do ser humano econmico.

A razo j existe neste estado natural orientando o homem: ela diz por exemplo: cada um livre para dispor do seu corpo mas ningum deve abusar dessa liberdade para prejudicar os demais ou seja, O MEU DIREITO TERMINA ONDE COMEA O DIREITO DO OUTRO. A razo tambm diz que no tem sentido atentar contra a liberdade dos outros pois no estado de natureza a terra e os seus frutos so abundantes e suficientes para todos. Os homens poderiam viver harmoniosamente neste estado se no houvessem os criminosos, os transgressores, aqueles que no seguem o que determina a razo e so a causa do estado de guerra entre os homens. Neste estado de guerra todos os que seguem a razo tem o direito de castigar o criminoso inclusive com a pena de morte. Nesta situao a paz no pode ser alcanada por um acordo mas somente pela rendio do criminoso e pela reparao dos danos causados. A guerra s termina quando o ltimo dos criminosos for castigado.

Outro conceito importante o contrato social que consiste em um pacto um pacto de consentimento em que os homens concordam livremente em fundar a sociedade civil para preservarem e consolidarem ainda mais os direitos que possuem no estado de natureza. Atravs deste pacto os indivduos aceitam limitar sua liberdade, seu poder de fazer justia com as prprias mos, em troca da preservao da sua propriedade. - No pacto social deve prevalecer a vontade da maioria. (Para Locke a vontade da maioria algo essencial para a democracia e para a garantia do interesse pblico) - Estabelecido o estado civil o passo seguinte a escolha pela comunidade de uma determinada forma de governo. Qual?

Para Locke pode ser de um s indivduo ou de vrios, mas o que importa a sua finalidade: a de concentrar para si todo o direito de julgar e de castigar os criminosos de modo a assegurar para toda a comunidade e para cada um de seus membros a segurana, o conforto e paz. Tem a finalidade de conservar a propriedade que para Locke significa a vida, os bens e a liberdade. Locke retira a religio do mbito do Estado. O Estado no pode interferir em questes religiosas nem a religio em questes prprias do Estado. A concepo poltica extremamente secularizada.

Hume

Fundador do empirismo moderno ops-se particularmente a Descartes e s filosofias que consideravam o esprito humano desde um ponto de vista teolgico - metafsico. Assim Hume abriu caminho aplicao do mtodo experimental aos fenmenos mentais. Hume parte do princpio de que todas as nossas "idias" so cpias das nossas "impresses", isto , dos dados empricos: impresses de sensao, mas, tambm, impresses de reflexo (emoes e paixes). No este o ponto de vista tradicional do empirismo que v na experincia a fonte de todo saber?

Aos olhos de Hume, a noo de causalidade muito enigmtica porque, em nome desse princpio de causalidade, a todo momento afirmamos mais do que vemos, no cessamos de ultrapassar a experincia imediata. Hume no encontrar, em nenhum setor da experincia, uma impresso concreta de causalidade que torne legtima essa idia de causa que pretendemos ter:

O empirismo de Hume surge ento como um ceticismo; explicar psicologicamente a crena no princpio de causalidade recusar todo valor a esse princpio. De fato, no existe, na idia de causalidade, seno o peso do meu hbito e da minha expectativa. Espero invencivelmente a ebulio da gua que coloquei no fogo. Mas essa expectativa no tem fundamento racional. Em suma, poderia ocorrer - sem contradio - que essa gua aquecida se transformasse em gelo! Na realidade, o ceticismo de Hume, ao abolir o princpio de causalidade, lana a suspeita em toda cincia experimental. Em todos os princpios do conhecimento ele descobre as iluses da imaginao e do hbito.

Rousseau

considerado um dos principais filsofos do iluminismo. Entre suas principais ideias a definio da natureza humana como um equilbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem. O homem natural um ser de sensaes, somente. O homem no estado de natureza deseja somente aquilo que o rodeia, porque ele no pensa e, portanto, desprovido da imaginao necessria para desenvolver um desejo que ele no percebe. Estas so as nicas coisas que ele poderia "representar". Ento, os desejos do homem no estado de natureza so os desejos de seu corpo. "Seus desejos no passam de suas necessidades fsicas, os nicos bens que ele conhece no universo so a alimentao, uma fmea e o repouso".

Rousseau toma posio contra a teoria do estado de natureza hobbesiano. O homem natural de Rousseau no um "lobo" para seus companheiros. Mas ele no est inclinado a se juntar a eles em uma relao duradoura e a formar uma sociedade com eles. Ele no sente o desejo. Seus desejos so satisfeitos pela natureza, e a sua inteligncia, reduzida apenas s sensaes, no pode sequer ter uma ideia do que seria tal associao. O homem tem o instinto natural, e seu instinto suficiente. Esse instinto individualista, ele no induz a qualquer vida social. Para viver em sociedade, preciso a razo ao homem natural. A razo, para Rousseau, o instrumento que enquadra o homem, nu, ao ambiente social, vestido. Assim como o instinto o instrumento de adaptao humana natureza, a razo o instrumento de adaptao humana a um meio social e jurdico.

Para Rousseau, a liberdade natural caracteriza-se por aes tomadas pelo indivduo com o objetivo de satisfazer seus instintos, isto , com o objetivo de satisfazer suas necessidades. O homem neste estado de natureza desconsidera as consequncias de suas aes para com os demais, ou seja, no tem a vontade e nem a obrigao de manter o vnculo das relaes sociais. Outra caracterstica a sua total liberdade, desde que tenha foras para coloc-la em prtica, obtendo as satisfaes de suas necessidades, moldando a natureza. Vale ressaltar que, para Rousseau, o homem se completa com a natureza , portanto no um estado a ser superado, como Locke e Hobbes acreditavam. O homem bom por natureza, a sociedade o corrompeu.

Voltaire

As ideias filosficas de Voltaire, tirada de Locke e de Newton, no so originais. Voltaire, inimigo encarniado do cristianismo, um desta convicto: a organizao do mundo, sua finalidade interna, s se explicam pela existncia de um Criador inteligente Apesar de negar o pecado original, Voltaire, no entanto, mantm o princpio de um Deus justiceiro. certo que esse Deus policial sobretudo requisitado para manter a ordem social e as vantagens econmicas aproveitadas por Voltaire e os outros grandes burgueses.

Voltaire toma os traos fundamentais da sua concepo do mundo dos empiristas e dos deistas ingleses. Decerto que Deus existe como autor do mundo; e, conquanto se encontrem nesta opinio muitas dificuldades, as dificuldades com, que depara a opinio contrria so ainda maiores. Voltaire repete a este propsito a argumentao de Clarke e dos destas (que reproduz o velho argumento cosmolgico): "Existe alguma coisa, Portanto existe alguma coisa de eterno j que nada se produz a partir do nada. Toda a obra que nos mostre meios e um fim revela um artifcio: portanto, este universo composto de meios, cada um dos quais tem o seu fim, revela uni artfice potentssimo e inteligentssimo".

Voltaire repudia, portanto, a opinio de que a matria se tenha criado e organizado por si mesma. Mas, por outro lado, recusa-se a determinar os atributos de Deus, considerando ambguo tambm o conceito de perfeio, que no pode decerto ser o mesmo para o homem e para Deus. E no quer admitir qualquer interveno de Deus no homem e no mundo humano. Deus apenas o autor da ordem do mundo fsico. O bem e o mal no so ordens divinas, mas atributos do que til ou nocivo sociedade. A aceitao do critrio utilitarista da verdade moral permite a Voltaire afirmar terminantemente que ela no interessa de modo algum divindade.

O homem livre, mas dentro de limites bastante restritos. Alm disso, absurdo sustentar que o homem pense sempre; sendo assim, absurdo admitir no homem uma substncia cuja essncia seja pensar. Ser mais verossmil admitir que Deus organizou os corpos tanto para pensar como para comer e para digerir. Posta em dvida a realidade de uma substncia pensante, a imortalidade da alma converte-se em pura matria de f.

Kant

Tem referencias do conhecimento francs (Rousseau) e ingls (Newton). Suas ideias esto baseada na razo (diferente Deus) substitui o mundo fundamental. Isso fica evidncia quando essa a priori (razo de incio, ponto de partida). O conceito de natureza (so os impulsos, os instintos).

Pra entendermos o pensamento de Kant, devemos pressupor a ao de um "um plano secreto", a natureza incutiu nos seres humanos determinadas capacidades a fim de que elas se possam desenvolver. A mola deste mecanismo encontra-se- nas propenses anti-sociais dos homens, propenses essas que, em virtude das misrias e de querelas que provocam, tm de acabar por conduzir o homem construo duma forma de sociedade ( qual se submeter) que h-de garantir pela lei a cada um de seus membros o mximo de liberdade que seja compatvel com a liberdade dos restantes. O mtodo de Kant a "crtica", isto , a anlise reflexiva. A moral de Kant, ao privilegiar a razo humana, exprime sua desconfiana com relao natureza humana, aos instintos, s tendncias de tudo o que emprico, passivo, passional, ou, como diz Kant, patolgico. Tal o rigorssimo kantiano.

A razo fala sobre a forma severa do dever porque preciso impor silncio natureza carnal, porque preciso, ao preo de grande esforo, submeter a humana vontade lei do dever. Por conseguinte, o domnio da moral no o da natureza (submisso animal aos instintos) nem o da santidade (em que a natureza, transfigurada pela graa, sentiria uma atrao instintiva e irresistvel pelos valores morais). O mrito moral medido precisamente pelo esforo que fazemos para submeter nossa natureza s exigncias do dever. Segundo Kant, o ser humano s age com autodeterminao se guiado pela moral e a razo, e no pelos instintos, os sentidos, as necessidades ou inclinaes. A liberdade, que para ele era a base da moral, no significa a queda de todas as barreiras, mas sim a obedincia regra moral ditada pela prpria conscincia.

As disposies de Kant: 1 Potencialidade (o que executar algo agir) 2 Espcie tempo 3 Razo Vs Instinto 4 Dinmica ( o progresso) 5 Organizao (o homem na coletividade que cada um tem o espao de liberdade) 6 Dificuldades (antagonismo entre a razo e o instinto) 7 Soluo 8 Ordens 9 Unio das espcies (objetivo da natureza)

Filosofia Contempornea

Hegel

Ao mencionar seu nome pensar em idealista. O que implica o pensamento idealista? - Criao de entidades abstratas (concebidas na ideias) Ele cria o termo esprito um ser, existncia prpria, que alm do homem.

A dialtica de Hegel geralmente aparece fragmentada, por comodismo, em trs momentos chamados: tese, anttese e a sntese; TESE: Afirmao geral sobre o ser. ANTTESE: Constitui a negao da tese. A anttese a primeira negao que tambm pode ser negada. SNTESE: Constitui a negao da negao; nela se encontram a tese e anttese repensadas, no caso reformuladas.

O hegelianismo um sistema, uma construo lgica, racional, coerente, que pretende apreender o real em sua totalidade. Tendo como base tais princpios, a obra de Hegel distingue-se em trs grandes conjuntos: o Esprito Subjetivo, o Esprito Objetivo e o Esprito Absoluto. Na primeira parte, Hegel se detm na relao interna do Esprito consigo mesmo. A Cincia da Lgica descreve esse momento da vida do Esprito. A lgica, nesses termos, no um conjunto de regras do raciocnio correto e sim um conjunto de apresentaes subjetivas do Esprito ou a maneira como ele se mostra para si mesmo sem que se estabelea uma alteridade real.

Na segunda parte, o Esprito torna-se objetivo, isto , estabelece-se uma diferena entre a conscincia e o mundo. Essa a parte em que Hegel trata das questes ligadas s cincia empricas, Moral, Histria, Poltica e ao Direito. Na terceira parte, ele descreve o processo pelo qual o Esprito chega plena conscincia de si atravs da alteridade, isto , como se realiza a liberdade e a vida plena. Aqui, Hegel tratar da Religio e da Filosofia. A originalidade de Hegel foi fazer desta lgica dialtica uma lgica do ser, isto , que rege o prprio modo de ser das coisas que, para ele, um perptuo vir-a-ser, um realizar-se contnuo. Assim, tambm, a prpria histria, em que o Estado moderno seria a sntese de interesses em conflito entre famlia e sociedade civil, segundo Hegel.

Comte

A filosofia de Comte pode ser sintetizada na sua clebre lei dos trs estados: todas as cincias e o esprito humano como um todo desenvolvem-se atravs de trs fases distintas: a teolgica, a metafsica e a positiva. No estado teolgico, pensa Comte, o nmero de observaes dos fenmenos reduz-se a poucos casos e, por isso, a imaginao desempenha papel de primeiro plano. Diante da diversidade da natureza, o homem s consegue explic-la mediante a crena na interveno de seres pessoais e sobrenaturais.

O mundo torna-se compreensvel somente atravs das idias de deuses e espritos. Segundo Comte, a mentalidade teolgica visa a um tipo de compreenso absoluta; o homem, nesse estgio de desenvolvimento, acredita ter posse absoluta do conhecimento. Para alm dos limites dos seres sobrenaturais, o homem no coloca qualquer problema, sentindo-se satisfeito na medida em que a possibilidade de recorrer interveno das divindades fornece um quadro para compreenso dos fenmenos que ocorrem ao seu redor.

Paralelamente s funes de explicao da natureza, a mentalidade teolgica desempenharia tambm relevante papel de coeso social, fundamentando a vida social. Confiando em poderes imutveis, fundados na autoridade, essa mentalidade teria como forma poltica correspondente a monarquia aliada ao militarismo. O estado teolgico, para Comte, apresenta-se dividido em trs perodos sucessivos: o fetichismo, o politesmo e o monotesmo. No fetichismo, uma vida espiritual, semelhante do homem, atribuda aos seres naturais. O politesmo esvazia os seres naturais de suas vidas anmicas - tal como concebidos no estgio anterior - e atribui a animao desses seres no a si mesmos, mas a outros seres, invisveis e habitantes de um mundo superior.

No monotesmo, a distncia entre os seres e seus princpios explicativos aumenta ainda mais; o homem, nesse estgio, rene todas as divindades em uma s. A fase teolgica monotesta representaria, no desenvolvimento do esprito humano, uma etapa de transio para o estado metafsico. Este, inicialmente, concebe foras para explicar ficar os diferentes grupos de fenmenos, em substituio s divindades da fase teolgica. Fala-se ento de uma fora fsica, uma fora qumica, uma fora vital. Num segundo perodo, a mentalidade metafsica reuniria todas essas foras numa s, a chamada natureza, unidade que equivaleria ao deus nico do monotesmo.

O estado metafsico tem, segundo Comte, outros pontos de contato com o teolgico. Ambos tendem procura de solues absolutas para os problemas do homem; a metafsica, tanto quanto a teologia, procura explicar a natureza ntima das coisas, sua origem e destino ltimos, bem como a maneira pela qual so produzidas. A diferena reside no fato de a metafsica colocar o abstrato no lugar do concreto e a argumentao no lugar da imaginao. Nessa perspectiva comteana, o estado metafsico se caracterizaria fundamentalmente pela dissoluo do teolgico. A argumentao, penetrando nos domnios das idias teolgicas, traria luz suas contradies inerentes e substituiria a vontade divina por "idias" ou "foras".

Com isso, a metafsica destruiria a idia teolgica de subordinao da natureza e do homem ao sobrenatural. Na esfera poltica, o esprito metafsico corresponderia a uma substituio dos reis pelos juristas; supondo-se a sociedade como originria de um contrato, tende-se a basear o Estado na soberania do povo. A filosofia positiva, ao contrrio dos estados teolgico e metafsico, considera impossvel a reduo dos fenmenos naturais a um s princpio (Deus, natureza ou outro experincia equivalente). Segundo Comte, a experincia nunca mostra mais do que uma limitada interconexo entre determinados fenmenos. Cada cincia ocupa-se apenas com certo grupo de fenmenos, irredutveis uns aos outros.

A unidade que o conhecimento pode alcanar seria, assim, inteiramente subjetiva, radicando no fato de empregar-se um mesmo mtodo, seja qual for o campo em questo: uma idntica metodologia produz convergncia e homogeneidade de teorias. Essa unidade do conhecimento no apenas individual, mas tambm coletiva; isso faz da filosofia positiva o fundamento intelectual da fraternidade entre os homens, possibilitando a vida prtica em comum.

A unio entre a teoria e a prtica seria muito mais ntima no estado positivo do que nos anteriores, pois o conhecimento das relaes constantes entre os fenmenos torna possvel determinar seu futuro desenvolvimento. O conhecimento positivo caracterizase pela previsibilidade: ver para prever o lema da cincia positiva. A previsibilidade cientfica permite o desenvolvimento da tcnica e, assim, o estado positivo corresponde indstria, no sentido de explorao da natureza pelo homem. Em suma, o esprito positivo, segundo Comte, instaura as cincias como investigao do real, do certo e indubitvel, do precisamente determinado e do til. Nos domnios do social e do poltico, o estgio positivo do esprito humano marcaria a passagem do poder espiritual para as mos dos sbios e cientistas e do poder material para o controle dos industriais.

Marx

Para Mark, a anlise econmica do capitalismo o ponto no qual deve concentrar-se o ncleo da teoria da histria, mostrando que esta capaz de fazer coincidir sua dialtica com a dialtica do real histrico e que os fundamentos e a orientao da revoluo surgem do movimento do prprio real.

O determinismo econmico de Marx, a luta de classes no o motor da histria, mas um anel numa cadeia causal estabelecida na infra-estrutura tcnicoeconmica, visto que as classes so instrumentos nos quais se encarna a ao das foras produtivas. As classes so atores no sentido teatral do termo; so agentes inconscientes do processo histrico, mesmo quando tm conscincia de classe, pois, no a conscincia dos homens que determina seu ser social, mas seu ser social que determina sua conscincia.

O conservadorismo da classe no poder e o revolucionarismo da classe ascendente esto predeterminados por sua situao na produo, de maneira que no h lugar para a ao autnoma das massas.

O marxismo, portanto, no ultrapassa a filosofia da histria, mas apenas mais uma filosofia da histria que no examina a racionalidade do mundo (natural e histrico) porque se d previamente um mundo racional por construo.

O fundamento da teoria da histria de Marx, de sua concepo poltica e do programa revolucionrio uma filosofia da histria racionalista. Visto que o racionalismo filosfico pressupe e demonstra que a totalidade da experincia exaustivamente redutvel a determinaes racionais, a filosofia da histria marxista oferece de antemo a soluo dos problemas que coloca, ou, como escreve Marx, os homens s colocam os problemas que podem resolver.

Lvi-Strauss

O estruturalismo arrasta consigo toda uma idia segundo a qual a compreenso de um determinado elemento de um grupo s ser verdadeiramente compreendida se, anteriormente o considerarmos como um simples elemento que se relaciona com todos os outros. Assim, a troca e a comunicao so uns dos elementos mais importantes na sua concepo de estruturalismo.

A troca (circulao de bens, de pessoas, de servios) constitui uma invariante de qualquer vida social. O mtodo estruturalista combina a primazia com o sistema sobre os elementos e evidencia a permanncia das relaes, para alm da diversidade dos significados.

Percebe-se que o elemento fundamental do estruturalismo "levistroniano" o afastamento do real, do vivido, do empirismo. Desvaloriza a dimenso temporal, sendo que a estrutura no existe na realidade concreta, apesar de ser ela a definidora do sistema de relaes e transformaes possveis dessa realidade. Assim, a estrutura designa no a realidade concreta, mas a lei ou o conjunto de leis que delimitam e determinam as modificaes possveis dos elementos do sistema, sendo um sistema de relaes.

Foucault

Uma das grandes discusses de Foucault, em suas obras, a relao entre discurso e poder. Para Foucault, os saberes tm sua origem nas relaes de poder. No haveria, assim, um saber sem o poder. Sua filosofia diz que todo e qualquer discurso est impregnado de poder e, portanto, estabelece a relao de opresso, j que esta produto da outra.

Em nossa sociedade capitalista cujos meios de comunicao so cada vez mais ferozes e os discursos mais sedutores, de extrema importncia dar luz s ideias de Foucault e traz-las para a nossa realidade. Nas relaes humanas h o exerccio do poder e este dita o que ou no verdade. O que verdade? So discursos sedimentados que foram aceitos ao longo do tempo. Acontece desta maneira: lana-se um discurso. Ou as pessoas aceitam, tornando-o verdade, ou no. Da, pode-se pensar em loucura. Foucault transmite a ideia de que um conceito social e no falta de razo, como acreditava Descartes (Ren Descartes, filsofo).

A loucura para Foucault era uma questo de discernimento em relao aos demais e determinadas situaes. H pessoas que sabem qual comportamento devem seguir para serem aceitas e outras simplesmente no tm tal discernimento. A estratgia dessa forma de poder, que caracterstico da sociedade capitalista, constituir uma sociedade sadia e uma economia social, com indivduos dceis e os mais produtivos possvel.

O corpo era compreendido como mquina, algo a ser adestrado, atravs da disciplina. Pode se entender o sujeito como individuo preso a uma identidade que reconhece como sua, assim constitudo, a partir dos processos de subjetivao. O sujeito do qual vamos tratar um sujeito "dcil, til e produtivo", e, de acordo com nosso entendimento em Foucault, sua constituio se d por trs vias: a disciplina, a confisso e o dispositivo da sexualidade.

tica

A tica ou a filosofia moral a parte da filosofia que se ocupa das questes e preceitos relacionados aos valores morais e ao comportamento humano, uma forma de reflexo sobre o comportamento moral, ou ainda, um conjunto de regras e princpios para o bom comportamento moral. tica = ethos (grego) = costumes, modo de ser, carter. A tica seria portanto, o produto das leis erigidas, pelos costumes e das virtudes e hbitos gerados pelo carater dos individuos.

Algumas pessoas confundem a tica com um simples sistema de leis ou normas que devem ser seguidas. Porm seu verdadeiro significado bem mais profundo. Ela a anlise do comportamento das pessoas, seus costumes e aes, de acordo com os valores morais individuais e da sociedade. tambm a reflexo sobre as leis, normas e regras estabelecidas, quanto a sua importncia e legitimidade.

A tica visa explicitar os valores fundamentais existentes como tratar de sua aplicao na prtica do dia a dia, como o caso da tica na poltica, na medicina, no meio ambiente, etc. A tica permite refletirmos sobre a realidade, situaes como a fome, a corrupo, a devastao das matas, o aborto, entre outros. A tica no diz o que deve e o que o no deve ser feito; quem faz isso so os valores morais. Mas, mesmo agindo de acordo com a moral aceita pela comunidade, a atitude das pessoas pode ser eticamente condenvel, pois muitas seguem os costumes por convenincia, mas no obedecem s convices e aos princpios.

A tica no se confunde com a moral. A moral a regulao dos valores e comportamentos considerados legtimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religio, uma certa tradio cultural etc. J a tica o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relao aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social, ou seja, tica a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

As normas morais so regras de convivncia social e obedecem sempre a trs princpios: o o o auto-obrigao universalidade incondicionalidade

Primeiramente so sempre caracterizadas por uma auto-obrigao, ou seja, valem por si mesmas independentemente do exterior, so essenciais do ponto de vista de cada um. Tambm so universais, e so universais porque so vlidas para toda a Humanidade, ningum est fora delas e todos so abrangidos por elas. Por ltimo, as normas morais so tambm incondicionais, visto que no esto sujeitas a prmios ou penalizaes, so praticadas sem outra inteno, finalidade.

O comportamento moral varia de acordo com o tempo e o lugar, conforme as exigncias das condies nas quais os homens se organizam ao estabelecerem as formas efetivas e prticas de trabalho. Cada vez que as relaes de produo so alteradas, sobrevm modificaes nas exigncias das normas de comportamento coletivo. Desde a Antiguidade, o ser humano procura desvendar quais so os valores que nos fazem agir de forma correta.

Na Grcia Antiga, comeou a analisar os cdigos de lei do seu tempo, buscando os princpios fundamentais que os tornavam racionalmente validos. Ele acreditava que as leis no deviam ser cumpridas apenas por serem leis, mas sim por existirem razes que as justificassem moralmente. Os homens gregos so antes de tudo cidados, membros integrantes de uma comunidade, de modo que a tica se acha intrinsecamente ligada poltica.

tica, segundo Aristteles, competiria pensar a relao entre o agir humano e o sentido ou finalidades da existncia do homem. tica deriva de Ethos, indicando o carter de uma pessoa ou de um povo. Cada povo, assim como cada pessoa, teria seu ethos, seu modo prprio de ser. a virtude a disposio que resulta dos melhores movimentos da alma, e tambm a fonte das melhores aes e paixes da alma.

Durante a Idade Mdia, a viso teocntrica do mundo fez com que os valores relgiosos impregnassem as concepes ticas, de modo que os critrios do bem e do mal se achavam vinculados f e dependiam da esperana de vida aps a morte. Na perspectiva religiosa os valores so considerados transcendentes, porque resultam de doao divina, o que determina a identificao do homem moral com o homem temente a Deus.

No entanto, a partir da Idade Moderna, culminando no movimento da Ilustrao no sculo XVIII, a moral se torna laica, secularizada. Ou seja, ser moral e Ser religioso no so plos inseparveis, sendo perfeitamente possvel que um homem ateu seja moral, e mais ainda, que o fundamento dos valores no se encontre em Deus, mas no prprio homem.

No perodo moderno valoriza a autonomia do sujeito moral, os fins justificam os meios. A moral o reflexo das relaes que os homens estabelecem na sociedade para produzirem sua existncia. Na contemporaneidade a busca de valores subjetivos e o reconhecimentodo valor das paixes tm levado inverso da hierarquia tradicional razo-paixo, ao individualismo exacerbado, anarquia dos valores, o que culmina com a impossibilidade do equacionamento dos critrios da vida moral.

Outra caracterstica da vida moral contempornea a existncia de inmeros particularismos contrapostos ao antigo ideal de universalidade da moral. Mais do que nunca predomina a atomizao em diversas morais: dos jovens, das seitas religiosas, dos movimentos ecolgicos e pacifistas, dos homossexuais, das feministas e assim por diante.

Os dilemas ticos e os desafios profissionais


imprescindvel estar sempre bem informado, acompanhando no apenas as mudanas nos conhecimentos tcnicos da sua rea profissional, mas tambm nos aspectos legais e normativos. V e busque o conhecimento. Competncia tcnica, aprimoramento constante, respeito s pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerncia, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correo de conduta, boas maneiras, relaes genunas com as pessoas, responsabilidade, corresponder confiana que depositada em voc...

You might also like