You are on page 1of 18

Cncer de prstata

Cncer de prstata

O que a prstata?

A prstata
A prstata uma glndula do tamanho e forma de uma noz.A prstata um rgo interno que s o homem possui; tem a forma de uma ma muito pequena, e fica logo abaixo da bexiga. A bexiga o rgo que armazena a urina, e a uretra o canal por onde a urina eliminada. A prstata envolve a parte inicial da uretra.

Qual a funo da prstata?


A funo da prstata produzir um lquido que eliminado durante o ato sexual, juntamente com os espermatozides, os quais tm origem nos testculos. Este lquido produzido pela prstata muito importante para a vitalidade dos espermatozides na fecundao.

As principais doenas da prstata

AUMENTO DA PRSTATA PROSTATITE CNCER DA PRSTATA

AUMENTO DA PRSTATA
A prstata comea a aumentar de tamanho na maioria dos homens com mais de 45 anos. Este aumento no cncer, mas geralmente estreita a uretra, e pode causar sintomas de obstruo ao fluxo da urina. Estes so os principais sintomas do aumento da prstata: Sensao de no esvaziar completamente a bexiga aps terminar de urinar. Necessidade freqente de urinar novamente menos de 2 horas aps ter urinado. Jato urinrio que pra e recomea. Dificuldade para conter a urina. Jato urinrio fraco. Necessidade de fazer fora para comear a urinar. Necessidade de levantar noite para urinar. As principais conseqncias do aumento da prstata so o comprometimento da qualidade de vida e, em alguns casos, complicaes como infeces e danos ao rim.

PROSTATITE
uma inflamao provocada por germes e pode ocorrer em qualquer idade. Apesar de ser uma forma de infeco, a prostatite no contagiosa. Os sintomas mais freqentes so: Febre. Dor, ardncia e dificuldade para urinar. Pus na uretra. Consulte um mdico assim que os sintomas aparecerem, para evitar complicaes.

CNCER DA PRSTATA

O cncer da prstata um problema muito srio. Trata-se de um aumento maligno da prstata, que pode pr em risco a vida. o cncer mais freqente no homem e a segunda causa de morte, por cncer, no sexo masculino. O cncer da prstata mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente no causa sintomas nas fases iniciais; em fases mais avanadas os sintomas podem ser os seguintes: Sintomas de obstruo ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da prstata. Sangue na urina. Dores nos ossos. Se voc tem mais de 45 anos, consulte um mdico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.

Conseqncia do cncer:
Com o surgimento do cncer, certamente o paciente ficar estril, por que a glndula ter que ser retirada.
A impotncia tambm comum. Caso o cncer se expanda para os outros rgos, ele j no ter mais cura.

Diagnstico
O diagnstico feito pelo exame clinico que inclui o toque retal e o PSA. Os resultados destes exames podem sugerir a existncia do cncer. Outros exames como, ultra-sonografia plvica, e bipsia podero fornecer mais informaes. Caso seja confirmada a presena de cncer, o diagnstico precoce poder aumentar as chances de resposta ao tratamento, aumentando tambm a chance de sobrevivncia do paciente.

O que o PSA?
PSA (Antgeno prosttico especfico), por meio do exame de sangue verificada a quantidade de testosterona. Conforme a idade avana o PSA aumenta. A partir de determinada quantia, representa a presena de cncer de prstata.

Toque retal
O mdico toca o reto do paciente para verificar se h ndulos,que podem indicar o desenvolvimento da doena .

Quem deve fazer os exames?

Homens com ou sem antecedente de cncer na famlia a partir dos 35 anos anualmente.

Tratamento:
O mais comum so as operaes de extrao da prstata,associada ou no a sesses de radioterapia.Quando mais cedo se descobre o cncer e inicia-se o tratamento,maiores as chances de cura.

Preveno do cncer: Sabe-se hoje que vrios fatores podem contribuir para o surgimento do cncer. Tais como: Alimentao inadequada, a base de gorduras e protenas. Consumo constante de lcool e tabaco. O melhor remdio prevenir.Por tanto, tenha hbitos saudveis .E voc que tem 35 anos faa o exame anualmente , e caso voc apresente qualquer dos sintomas descritos na palestra, procuro o mdico(urologista).

Obrigada!

You might also like