You are on page 1of 22

Fundamentos tericos metodolgicos para os PEAs no Licenciamento Ambiental

A perspectiva da IN IBAMA 02/2012


Profa. Dra. Lcia de Ftima Socoowski de Anello Laboratrio de Gerenciamento Costeiro Instituto de Oceanografia Universidade Federal do Rio grande FURG luciaanello@hotmail.com

O que educao ambiental no Licenciamento?


educao ambiental no formal Deve ter um sujeito prioritrio do processo educativo Deve ter como contexto as relaes desses sujeitos com a obra e o ambiente por ela afetado E deve concorrer para mitigao e compensao dos impactos sociais e econmicos decorrentes da obra.

Quais impactos sociais e econmicos que a construo/melhoria de rodovias causam


Rodovia construda
Fragmentao de assentamentos humanos (povoados, vilas etc...) Vetor para o desenvolvimento e expanso urbana Incremento do fluxo migratrio

Durante a obra
Operao e instalao do canteiro de obra Transtornos e interferncia na vida comunitria pela frente de trabalho;

O que seria a mitigao desses impactos


Estamos falando de pessoas, e pessoas so referenciadas em lideranas e atores sociais que influenciam na formao da opinio Os impactados tem identidade social; Portanto dar voz a esse sujeitos requer um processo participativo; Participao substantiva e qualitativa, ou seja, no nos interessa grandes eventos com muita gente, mas um grande processo com atores capazes de influenciar e liderar a comunidade;

Quem so esse sujeitos?


Os mais vulnerveis
Os invisveis mulheres, ribeirinhos, jovens, analfabetos, agricultura familiar e de subsistncia Os tradicionais pescadores artesanais, comunidades quilombolas, indgenas, caiaras etc

Qual a diferena entre educao ambiental, comunicao social e responsabilidade social


O princpio da EA a constituio de sujeitos crticos e capazes intervir e contribuir nos processos de mitigao dos impactos; A comunicao pressupe que existe um sujeito constitudo e capaz de ler a mensagem que se transmite; Responsabilidade Social uma estratgia empresarial para se inserir na comunidade.

O que no EA no Licenciamento
Educao Ambiental com Escolas; Comunicao social ou (edu)comunicao ambiental: Palestras e eventos isolados, distribuies de folheteria e brindes; Aulas de ecologia, biologia ou de comportamento ambientalmente adequados descoladas do processo educativo de mitigao dos impactos sociais e econmicos;

IN IBAMA 02/2012
Art. 3 O PEA dever compreender a organizao de processos de ensino-aprendizagem, objetivando a participao dos grupos sociais das reas de influncia atividades ou empreendimentos licenciamento, na definio, formulao, implementao, monitoramento e avaliao dos projetos socioambientais de mitigao e/ou compensao, exigidos como condicionantes de licena. 1 - O PEA dever ser elaborado com base nos resultados de um diagnstico socioambiental participativo, aqui considerado como parte integrante do processo educativo, cujo objetivo projetos que considerem as especificidades locais e os impactos gerados pela atividade em licenciamento, sobre os diferentes grupos sociais presentes em suas reas de influncia.

2 - O diagnstico socioambiental dever fundamentar-se em metodologias participativas, aqui entendidas como recursos tcnico- pedaggicos que objetivam a promoo do protagonismo dos diferentes grupos sociais da rea de influncia da atividade ou empreendimento, na construo e implementao do PEA. 3 - O PEA dever ter como sujeitos prioritrios da ao educativa os grupos sociais em situao de maior vulnerabilidade socioambiental impactados pela atividade em licenciamento, sem prejuzo dos demais grupos potencialmente impactados; 4 - O diagnstico socioambiental participativo a que se refere o 1 poder, a critrio do IBAMA, ser exigido como parte do diagnstico socioeconmico que compe os estudos ambientais, em conformidade com a Resoluo CONAMA no 01, de 23 de janeiro de 1986;

Quem faz a educao ambiental?


Educadores com experincia na formulao e desenvolvimento de projetos e aes com comunidades e grupos sociais impactados A experincia em educao popular de base freireana, (tradio brasileira dos movimentos populares)

Como se faz educao ambiental no licenciamento

Como se avalia?
Em termos estritamente tcnicos, a avaliao se refere aos processos sistemticos por intermdio dos quais se pergunta, obtm respostas e, com estas, se realiza julgamentos acerca do mrito e relevncia de uma atividade, proposta, projeto ou programa. Em sentido mais abrangente, ou seja, que envolva tambm sua importncia para a transparncia e gesto de polticas pblicas e institucionais privadas, a avaliao pode ser considerada vlida e pertinente medida que favorea a melhor efetividade das aes, o redirecionamento, quando necessrio, destas, a apresentao objetiva e ordenada de informaes, e a tomada de deciso sobre prioridades. MINAYO, 2006.

Um componente contextual que serve basicamente para as decises de planejamento. O que envolve a caracterizao do cenrio institucional, a identificao dos sujeitos e a elaborao de um diagnstico de necessidades e problemas que permita verificar se os objetivos previstos na interveno contemplam as exigncias identificadas. Um voltado para as estruturas de um projeto (ou insumos) que serve para decises de estruturao. focado na relao custo-benefcio: total investido, recursos humanos envolvidos e/ou formados, modelo de organizao e funcionamento do projeto e equipamentos disponibilizados. Um de processo serve para decises de implantao. dirigido anlise das atividades em seus componentes tcnicos e interpessoais. E um componente que enfatiza os resultados e os impactos, remetendo aos efeitos e produtos que as aes e procedimentos metodolgicos propiciaram, em acordo com os objetivos definidos.

Em sntese, a avaliao uma atividade simultaneamente cientfica, pois engloba algumas de suas propriedades bsicas (sistematizao, ordenamento lgico, coerncia epistemolgica, investigao emprica, objetividade), e poltica, uma vez que remete a vises de mundo, intervenes sociais planejadas e intencionadas, definio de prioridades, e atendimento de interesses. Com esta dupla insero,

Modelo esquemtico de avaliao


Clareza do que se deseja avaliar. Isto implica em reconhecer a existncia de diferentes dimenses que sero mais ou menos enfatizadas, segundo interesses, marcos legais, objetivos delimitados e questes a serem respondidas. Definio de indicadores que permitam a justa discusso, anlise e reflexo do projeto em avaliao. Portanto, neste caso, um indicador pode ser entendido como uma medida (quantitativa ou qualitativa), em sentido estrito, que parte da criao de procedimentos que garantam a obteno de informaes sobre algo observvel. um parmetro ou um valor decorrente de um conjunto de parmetros que proporciona informaes acerca de um fenmeno ou fato. Logo, uma linguagem comum criada para permitir o dilogo sobre algo do modo mais direto e criterioso possvel. A seleo de indicadores depende, conseqentemente, do que se quer e dos interesses institucionais em jogo, no sendo uma construo isenta, por mais que seu uso propicie objetividade na tomada de deciso. Uma mediao entre a realidade complexa e a mente na forma de cognio dos acontecimentos.

Definio das fontes de informaes necessrias (agentes sociais, documentos e bibliografia) e dos instrumentos de investigao para se chegar aos indicadores. A escolha dos instrumentos mais adequados depende da resposta a algumas perguntas: as informaes geradas possibilitam uma viso abrangente do que est sendo avaliado? Garante o atendimento dos objetivos da avaliao? Os procedimentos adotados so ticos? O custo do procedimento compensado pelo tipo de informao obtida? A aplicao dos procedimentos atrapalha o andamento do projeto? Os procedimentos utilizados so adequados ao tempo disponvel? As informaes produzidas so confiveis? O plano de pesquisa engloba dados primrios e secundrios?

Aplicao dos instrumentos selecionados. Anlise das informaes produzidas, por meio de sua ordenao, classificao e anlise propriamente dita. Comunicao dos resultados, o que envolve a produo de relatrios e de outros meios de divulgao e comunicao e a realizao de atividades que estabeleam o dilogo com os envolvidos e a possibilidade da tomada de deciso.

Parmetros contextuais: Caracterizao dos aspectos socioeconmicos e poltico-institucionais dos municpios em que ocorrem os projetos. Levantamento das formas associativas existentes e do grau de organizao social em cada municpio ou regio. Conhecimento das relaes de parceria e de oposio entre os grupos sociais e a relao de autonomia perante o poder pblico e outras instituies. Sistematizao, com os grupos locais, dos principais problemas e conflitos ambientais existentes. Compreenso das percepes ambientais, hbitos e usos da populao.

Parmetros de insumo: Perfil da equipe executora. Equipamentos e recursos didticos adquiridos e mobilizados. Total de recursos financeiros aplicados. Tempo disponibilizado pela equipe executora.

Parmetros de processo: Adequao funcional da equipe s exigncias de cada atividade no cumprimento do trabalho. Capacidade de ajuste metodolgico e das atividades segundo as exigncias prticas e a realidade encontrada, justificando objetivamente tais mudanas. Cumprimento das etapas que constam do cronograma de execuo nos prazos planejados. Cumprimento do cronograma fsico-financeiro. Permanente anlise do retorno obtido junto ao pblico participante em cada atividade realizada. Dilogo estabelecido entre os atores institucionais envolvidos no projeto. Aprendizagem conjunta identificada no processo de execuo do projeto.

Parmetros de resultado: Atendimento s metas concebidas inicialmente. Atendimento ao cronograma de execuo. Cumprimento dos objetivos propostos. Nmero de participantes por atividade. Representatividade dos participantes. Envolvimento dos participantes. Qualidade das discusses por atividade. Temticas aprofundadas por atividade.

Parmetros de impacto: Ocorrncia de mudanas no escopo inicial, tais como produtos no previstos. Autonomia local na busca de novos projetos e parceiros institucionais. Consolidao de novas formas associativas e organizacionais e fortalecimento das existentes. Institucionalizao transversal da temtica ambiental no poder municipal. Consolidao de espaos pblicos de acompanhamento e proposio de projetos. Envolvimento dos meios de comunicao na divulgao de informaes. Alterao na conduta e modo de perceber a empresa em cada municpio.

You might also like