You are on page 1of 14

Fundamentos de Banco de Dados (FBD) Exerccios - 4

Prof Cilmara Ribeiro

Lista de Exerccios - 4

Lista de Exerccios Modelagem EntidadeRelacionamento

Lista de Exerccios - 4

Importante: Construa um Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) para modelar cada um dos sistemas abaixo, mas, como as descries so informais, elas se prestam a diferentes interpretaes. Por este motivo, no existe somente uma soluo correta, mas o diagrama deve refletir de forma coerente a descrio.

Lista de Exerccios - 4
1)Sistema Bancrio Em sistema bancrio simplificado temos: Clientes, onde cada cliente tem CPF, RG, nome, endereo, telefone e estado civil. Um cliente pode ter mais de uma conta em agncias distintas. As agncias possuem cdigo da agncia, nome, endereo e nome do gerente. Sobre as contas tem-se nmero da conta e saldo atualizado. Uma conta gerenciada por uma nica agncia. Os clientes podem movimentar suas contas, na movimentao deve constar sobre o tipo (crdito ou dbito), quantia, data e hora.

Lista de Exerccios - 4
2)Sistema Empresa

Uma empresa organizada em departamentos. Cada departamento possui um nome e um cdigo nico, e o departamento pode ter vrias localidades (cidades). Os projetos existentes na empresa so, obrigatoriamente, controlados por um departamento, e cada projeto possui um nome, um cdigo nico e uma nica localizao (cidade), que pode ser diferente das possveis localidades do departamento que o controla. Alguns departamentos no possuem projetos sobre sua responsabilidade, como por exemplo o departamento pessoal.

Lista de Exerccios - 4

2)Sistema Empresa Cont. No caso dos empregados da empresa armazenado nmero de matricula, nome, endereo, salrio, sexo e data de nascimento. Quase todos os empregados tem um outro empregado que o seu supervisor direto, e conseqentemente, somente alguns so supervisores, conforme a sua hierarquia na empresa. Em funo da cadeia hierrquica existem empregados que no possuem supervisores.

Lista de Exerccios - 4
2)Sistema Empresa Cont. A maioria dos empregados so alocados a um departamento, ou seja, pode at existir um empregado sem departamento, mas todo departamento deve possuir empregados alocados a ele, alm disso, todo departamento tem um chefe que o gerencia, a partir de uma data, pois a empresa implementa um sistema de rodzio na chefia dos departamentos, o rodzio na chefia determina que um empregado s pode ser chefe de somente um departamento.

Lista de Exerccios - 4
2)Sistema Empresa Cont. Um empregado pode trabalhar em mais de um projeto, mesmo que no seja do seu departamento, dedicando algumas horas por semana em cada um dos projetos. E, claro, alguns empregados, como os do departamento pessoal, no esto empenhados em nenhum projeto. Por outro lado, todo projeto tem pelo menos um ou mais empregados trabalhando nele.

Lista de Exerccios - 4
2)Sistema Empresa Cont. A empresa oferece alguns benefcios sociais aos dependentes dos seus empregados, caso ele possua. Para tanto, mantido para cada dependente do empregado o nome do dependente, o sexo, a data de nascimento e o grau de parentesco.

Lista de Exerccios - 4
3)Sistema Locadora Uma pequena locadora de vdeos possui ao redor de 2000 fitas de vdeo, cujo emprstimo deve ser controlado. Cada fita possui um nmero. Para cada filme, necessrio saber seu ttulo e sua categoria (comdia, drama, aventura, ... ). Cada filme recebe um identificador prprio. Cada fita controlado que filme ela contm. Para cada filme h pelo menos uma fita, e cada fita contm somente um filme. Alguns poucos filmes necessitam mais de uma fita.

Lista de Exerccios - 4

3)Sistema Locadora Cont.


Os clientes podem desejar encontrar os filmes estrelados pelo seu ator predileto. Por isso, necessrio manter a informao dos atores que estrelam em cada filme. Nem todo filme possui estrelas. Para cada ator os clientes s vezes desejam saber o nome real, bem como a data de nascimento.

Lista de Exerccios - 4
3)Sistema Locadora Cont.

A locadora possui muitos clientes cadastrados. Somente clientes cadastrados podem alugar fitas. Para cada cliente necessrio saber seu prenome e seu sobrenome, seu telefone e seu endereo. Alm disso, cada cliente recebe um nmero de associado. Finalmente desejamos saber que fitas cada cliente tem emprestadas. Um cliente pode ter vrias fitas em um instante do tempo. No so mantidos registros histricos de aluguis.

Lista de Exerccios - 4

Dicas:
Seguir os seguintes passos:
Determinar o conjunto de Entidades e seus Atributos; Determinar o conjunto de Relacionamentos e seus Atributos; Determinar os mapeamentos de cardinalidades; e Desenhar o Diagrama (DER).

Lista de Exerccios - 4

Consideraes Importantes:
O exerccio deve ser desenvolvido em dupla; Data da entrega: 20/05/2009

You might also like