You are on page 1of 30

GESTO PBLICA E SEUS DIFERENTES MODELOS

Gesto Pblica Katiani Lucia Zape

Objetivo

A aula de hoje tem como objetivo apresentar as diferentes formas e modelos de gesto pblica.

Gesto...
Gesto de negcios

Gesto imobiliria
Gesto do ensino Gesto do meio ambiente Gesto domstica Gesto do tempo

Conceito de Gesto
Gesto no dicionrio sinnimo de administrao. A gesto incorpora a administrao e faz dela mais uma das funes necessrias para o seu desempenho.

Administrar planejar, dirigir e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organizao. Gesto lanar mo de todos os conhecimentos necessrios para atravs de pessoas atingir os objetivos de uma organizao de forma eficiente e eficaz. (Emerson de Paulo Dias)

Gestor X Administrador
Administrador e gestor so sujeitos conceitualmente distintos. Gerir algo mais do que administrar, implicando mudanas de paradigma conceitual, terico e pragmtico. O surgimento e a expanso dos chamados gestores pblicos corresponde a uma nova mentalidade dentro da realidade administrativa. Corresponde a novos papis e inditas posies funcionais dos atores envolvidos, deslocando-se a figura dos administradores para uma posio distinta.

Gestor X Administrador
O Administrador, na base do Direito Administrativo do sculo XIX, seria o instrumento de realizao da vontade do legislador, sem espao liberdade. Nas estruturas burocrticas do domnio legal weberiano, a administrao passou a ocupar um lugar de destaque caracterizando-se no apenas pelo apego as formas, mas pelo ideal de obedincia lei. A proliferao de instrumentos peculiares iniciativa privada, a busca incessante da economia, da eficcia, e eficincia, a insero de figuras contratuais e de parcerias entre o pblico e o privado recomenda uma roupagem mais adequadas queles que esto incumbidos a tomar decises no poder pblico, desembocando assim no fortalecimento do gestor.

Gestor X Administrador
O gestor ao contrrio do clssico administrador, goza de maior liberdade, preocupa-se com resultados, goza de autonomia funcional para o desempenho de suas atribuies. O gestor atua mais horizontalmente, volta-se para a consecuo de objetivos e metas. O gestor tcnico e ao mesmo tempo poltico, porque vinculado s polticas pblicas, diferente do clssico administrador que mais tcnico. Neste ltimo caso, dilui-se as atribuies de tcnicos e polticos.

Gesto Pblica X Gesto Privada


A gesto pblica deve ser entendida como algo mais amplo do que a interpretao de gesto de negcios, uma vez que mais complexa e tem foco maior do que nos clientes e na competio de mercado.

Gesto Pblica

Gesto Privada

Tem como objetivo o bem estar da coletividade Tem como objetivo a gerao de lucro para seus proprietrios Deve seguir os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia O recurso utilizado pblico do povo O recurso deve ser empregado para o bem estar da coletividade necessrio prestar contas para a coletividade No obrigada a respeitar princpios constitucionais, seu cerne est construdo sobre a vontade do proprietrio O recurso utilizado particular do proprietrio da empresa O recurso pode ser utilizado de qualquer forma pelo proprietrio da empresa No precisa prestar contas para a coletividade, somente aos scios da empresa

Gesto Pblica X Gesto Privada


Gesto Pblica Gesto Privada a receita do Estado deriva de impostos, ou seja, a receita das empresas depende dos de contribuies obrigatrias, sem pagamentos que os clientes fazem livremente contrapartida direta. na compra de seus produtos e servios a sociedade - por intermdio de polticos eleitos - controla a administrao pblica. o mercado controla a administrao das empresas

Introduo Gesto Pblica


Ao
longo do tempo a Gesto Pblica tem procurado adotar prticas que contribuam com a melhoria de formulao e implementao de polticas pblicas adotadas pelo Estado.

Sua discusso percorre o contexto geral em que se insere o pas e a sociedade em questo, bem com o tipo de desenvolvimento pretendido, o modelo de Estado que se quer e as estratgias e planos para tais implementaes.

Introduo Gesto Pblica


As transformaes ocorridas no contexto provocou processos de reestruturao econmica, poltica, social, ideolgica e, em conseqncia, mudanas inevitveis nas organizaes privadas e pblicas, provocando desta forma, uma reviso na estrutura no processo e na cultura das organizaes.
No que se refere s organizaes pblicas, essas revises esto vinculadas reforma do Estado, um conjunto de medidas que busca rever o papel do Estado e suas formas de atuao.

Modelos de Gesto Pblica


Essa reviso do papel do Estado originou o surgimento de trs modelos de gesto pblica. Patrimonialista Burocrtica (modelo racional-legal ou Weberiano) Gerencial (Modelos Ps Burocrticos: Gerencialismo puro) Modelo de gesto pblica um conjunto de propsitos, premissas, orientaes e normas legais, estruturas de gerncia de recursos humanos e de processos estratgicos que se pretende alcanar.

GESTO PBLICA PATRIMONIALISTA

Gesto Pblica Patrimonialista


Modelo vigente antes do desenvolvimento do Capitalismo e do surgimento do Estado de Direito.
o mesmo modelo das antigas monarquias.

No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extenso do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.
A res pblica no diferenciada da privada. A corrupo e o nepotismo so inerentes a esse tipo de administrao.

Gesto Pblica Patrimonialista


Os cargos pblicos eram ocupados por pessoas das relaes pessoais do rei.

Ausncia de publicidade e transparncia na utilizao dos recursos pblicos. No havia separao de poderes: executivo, legislativo e judicirio.
O rei detinha a palavra e essa era incontestvel.

GESTO PBLICA BUROCRTICA

Gesto Pblica Burocrtica


Surge na segunda metade do sculo XIX, na poca do Estado liberal, como forma de combater a corrupo e o nepotismo patrimonialista, tendo sido implantado nos principais pases europeus e nos Estados Unidos. Caracteriza-se pela regulamentao e padronizao de procedimentos, as organizaes so planejadas e operadas como se fossem mquinas Weber (1944) erigiu a burocracia como sendo uma evoluo positiva da administrao pblica. Os seus atores so regidos por regras, por regimentos e por regulamentos. A documentao, a hierarquia funcional, a busca da especializao funcional, a profissionalizao e a submisso a normas de conduta e de procedimentos, so avanos apropriados ao estado democrtico de direito.

Gesto Pblica Burocrtica


As organizaes so planejadas e operadas como se fossem mquinas. Seu surgimento como instituio administrativa representou um progresso, sob o aspecto moral e de gesto na administrao pblica.

Gesto Pblica Burocrtica


Princpios: A hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, mrito, em sntese, o poder racional legal Os controles administrativos so sempre a priori.

Desconfiana prvia nos administradores pblicos e nos cidados que a eles dirigem demandas.

Disfunes da Burocracia
Excesso de Regras; Formalismo exagerado; Individualismo; Excesso de hierarquia; Foco nos processos e no nos resultados; Administrao voltada para si prpria; Clientelismo (grupos de presso); Mecanicismo; Essas disfunes no se revelou determinante na poca do surgimento da administrao pblica burocrtica, porque os servios do Estado eram muito reduzidos. Fato esse que sofreu alterao com o passar dos tempos.

GESTO PBLICA GERENCIAL

Contexto do Estado
1973 Choque do Petrleo; Desacelerao da economia mundial; Redefinio do papel do Estado; Esgotamento da capacidade de realizao de investimentos Crise Fiscal; Reduo da capacidade de atender s crescentes demandas sociais Crise do Estado de Bem Estar Social; Ineficincia na gesto pblica Crise da Gesto Pblica Burocrtica;

Contexto do Estado
Anos 80-90 acirramento da crise do Estado; Endividamento pblico e inflao; Reduo do ritmo de crescimento econmico mundial; Influncia do Neoliberalismo; reduo do tamanho do Estado

Gesto Pblica Gerencial


Emerge na segunda metade do sculo XX, como resposta, de um lado, expanso das funes econmicas e sociais do Estado e, de outro, ao desenvolvimento tecnolgico e globalizao da economia mundial, uma vez que ambos deixaram mostra os problemas associados adoo do modelo anterior. A emergncia deste modelo de gesto pblica atribuda as reformas empreendidas no Reino Unido e nos Estados Unidos, na dcada de 80. Tem como expoentes Margaret Thatcher e Ronald Reagan. As medidas organizativas e administrativas adotadas para aumentar a eficincia administrativa do Estado e reduzir o tamanho da mquina e o seu custo deram origem as caractersticas da nova administrao pblica: Descentralizao do aparelho do Estado; Privatizao das estatais; Terceirizao dos servios pblicos; Regulao estatal das atividades pblicas conduzidas pelo setor privado; Uso de idias e ferramentas gerenciais advindas do setor privado.

Gesto Pblica Gerencial


A administrao pblica gerencial constitui um avano, e at um certo ponto um rompimento com a administrao pblica burocrtica, porm no negou todos os seus princpios. Pelo contrrio, a administrao pblica gerencial est apoiada na burocracia da qual conserva alguns dos seus princpios fundamentais, como a admisso segundo rgidos critrios de mrito, a existncia de um sistema estruturado e universal de remunerao, as carreiras, a avaliao constante de desempenho, o treinamento sistemtico.

A diferena fundamental do modelo anterior est na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados.

A Gesto pblica gerencial a estratgia

volta-se:
(1) para a definio precisa dos objetivos que o administrador pblico dever atingir em sua unidade; 2) para a garantia de autonomia do administrador na gesto dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados disposio para que possa atingir os objetivos contratados; e 3) para o controle ou cobrana a posteriori dos resultados.

4) Na descentralizao e na reduo dos nveis hierrquicos, horizontalizao de estruturas.


5) Incentivo participao dos agentes privados e/ou das organizaes da sociedade civil. 6) Flexibilidade, criatividade, multiplicidade, qualidade. Contrapem-se ao formalismo e ao rigor tcnico.

Inspirao Gesto Pblica Gerencial


A administrao pblica gerencial inspira-se na administrao de empresas, mas no pode ser confundida com esta ltima. Enquanto a administrao de empresas est voltada para o lucro privado, para a maximizao dos interesses dos acionistas, esperando-se que, atravs do mercado, o interesse coletivo seja atendido, a administrao pblica gerencial est explcita e diretamente voltada para o interesse pblico.

Gestor Pblico Diante do Contexto


Como parte desse contexto de mudanas organizacionais destacase a figura do gestor que assume papel primordial nesse processo: 1) porque por seu intermdio que a mudana promovida na organizao criando novos valores;

2) porque so as prticas gerenciais que concretizam, por meio de decises e aes, a transformao da realidade e o alcance de suas metas;
3) o gerente tem o papel catalisar potenciais e de favorecer a disponibilizao de conhecimento da equipe em prol dos objetivos organizacionais.

Gestor Pblico Diante do Contexto


preciso salientar tambm a situao peculiar e ambgua que o gestor vivncia: alm de ajudar na introduo e implementao das reestruturaes ele , ao mesmo tempo, um dos segmentos mais atingidos por elas.
Alteram-se os padres de relacionamento, de relaes de poder, as trajetrias de carreiras so mudadas, os vnculos de fidelidade e compromisso so quebrados e as qualificaes e o perfil profissional dos gerentes passam a ser questionados diante das novas concepes e prticas organizacionais.

Consideraes
Uma viso realista da reconstruo do aparelho do Estado em bases gerenciais deve levar em conta a necessidade de equacionar as assimetrias decorrentes da persistncia de aspectos patrimonialistas na administrao contempornea, bem como dos excessos formais e anacronismos do modelo burocrtico tradicional. Para isso, fundamental ter clara a dinmica da administrao racional-legal ou burocrtica. No se trata simplesmente de descart-la, mas sim de considerar os aspectos em que est superada e as caractersticas que ainda se mantm vlidas como formas de garantir efetividade administrao pblica.

You might also like