You are on page 1of 12

Energia Osmtica

Energia Osmtica
Curso Tcnico em Eletromecnica

Gabriel Cond
Jeanderson Mingorana Jefferson Amar

Jurandir Oliveira
Wellington Lopes

Formas de obteno de energia


As ondas, as mars, a luz do Sol e o vento so todos

fenmenos facilmente observveis e que esto na ordem do dia quando o tema so as Energias Renovveis. Mas existe uma outra fonte alternativa que pode ser aproveitada mas que no perceptvel a olho nu - quando um rio despeja as suas guas no oceano, h uma liberao gigantesca de energia, que tem todo o potencial para ser aproveitada para gerao de eletricidade.

O que OSMOSE?
A osmose o nome dado ao movimento da gua

(solvente) entre meios com concentraes diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermevel. A energia osmtica depende de um processo fsico. Por exemplo, se tiver um volume de gua doce (menos concentrada) na proximidade de um volume de gua salgada (mais concentrada), a gua doce se mover para a gua salgada at que o equilbrio entre os dois seja alcanado.

A Iniciativa
A companhia Noruega Statkraft (que diga-se de

passagem a maior empresa de energia renovvel da Europa) pesquisa sobre a energia osmtica desde 1997 e finalmente conseguiu desenvolver um prottipo em colaborao com muitos pases.

O Processo
A tcnica utilizada na planta de Statkraft se chama

osmose retardada por presso (PRO, na sigla em ingls), e se refere energia de gradiente de salinidade. O mtodo PRO utiliza uma membrana que mais permevel gua do que ao sal. As molculas da gua so foradas a passar atravs da membrana para o lado da gua salgada por alta presso. medida que as molculas da gua passam atravs da membrana, a presso hidrosttica aumenta no lado da gua salgada. Esta gua pressurizada utilizada para acionar uma turbina e produzir eletricidade. o equivalente energia gerada hidraulicamente, como uma cachoeira.

O Processo

Desafios
No entanto, a empresa ainda no conseguiu alcanar

um estgio comercial da tecnologia, devido dificuldade de encontrar uma membrana suficientemente fina para deixar passar grandes quantidades de gua, que seja ao mesmo tempo muito resistente.

Impactos ambientais
A gerao de energia osmtica uma soluo energtica

muito limpa, que no libera carbono. O principal produto da planta gua salobra, que pode ser tratada de forma barata e eficiente. Por outro lado, o impacto de potenciais grandes instalaes em nveis de salinidade ou na vida marinha local desconhecido. Uma Avaliao de Impacto Ambiental deve ser concluda. Por ser uma tecnologia nova, a PRO atualmente muito cara, mas seu custo deve tornar-se mais atraente nos prximos anos. Seus benefcios ambientais podem a colocar na lista de energias renovveis mais utilizadas, se seus gastos forem nivelados ao de outras fontes renovveis, como a energia elica e solar.

Expectativas
O Centro Noruegus para Energia Renovvel estima que o poder

osmtico global potencial de cerca de 1.370 terawatts horas por ano, ou aproximadamente o consumo atual de energia do leste da Europa e da Rssia. A Statkraft j investiu mais de US$ 12 milhes (cerca de R$ 24 mi) na tecnologia. Mesmo que esteja em seus estgios iniciais, a fora gerada atualmente pelo processo experimental bastante promissora. A empresa agora busca apoio de pesquisadores do mundo todo, a fim de unir esforos para aproveitar uma nova forma de energia renovvel a partir da gua salgada, que cobre mais de 70% da superfcie da Terra. A Hydro-Qubec, a maior instalao hidreltrica do Canad, parceira da Starkraft para sua prxima fase de desenvolvimento. O interesse global no projeto est crescendo. Pesquisadores da NASA esto trabalhando em sistemas osmticos para tratar guas residuais a bordo da espaonave, e agora querem estudar a possibilidade de utilizar o processo PRO para purificar gua e gerar energia ao mesmo tempo.

Referncias Bibliogrficas
<http://www.fayerwayer.com.br/2009/11/apresentacao-do

primeiro-prototipo-de-energia-osmotica/> <http://hypescience.com/pesquisadores-testam-osmosecomo-nova-fonte-de-energia/> <http://multivu.prnewswire.com/mnr/prne/statkraft/3924 2/docs/39242-portugueselatam-1.pdf> <http://sustentabilidadeenergetica.blogspot.com.br/2009/02/ja-ouviu-falar-daenergia-osmotica.html> <http://blogs.estadao.com.br/ponto-edu/sabe-o-que-eenergia-osmotica/>

You might also like