You are on page 1of 42

Disciplina: Teoria e Prtica do Ensino Superior

Parte II - Ensino e pesquisa Como mediao da formao do professor do Ensino Superior

Ensino como mediao da formao do professor universitrio


Maria Isabel da Cunha

Modelo de formao atual do magistrio de nvel superior tem na pesquisa

sua base principal;

Docncia com atividade cientfica, basta o domnio do conhecimento especfico e os instrumentos para a produo para a produo de novas informaes para que se cumpram seus objetivos; Contudo o modelo histrico do ensino superior nem sempre foi assim. Em seus primrdios, foi preocupado mais com a formao profissional; O professor ao fazer sua formao ps-graduada constri uma competncia tcnico-cientfica em algum aspecto do seu campo de conhecimento, mas tem prejuzos a uma viso mais ampla.
3

Conhecedor especializado e um ignorante generalizado(SANTOS, 1994); A universidade tem autonomia, no precisa se regular pelo sistema oficial definidor de parmetros de qualidade, mas...se assim no o fizer, estar fora do sistema que reconhece a sua legitimidade; O professor tem cada vez menos voz pblica. Ele recebe um curriculum decidido, que deve ser desenvolvido num tempo j determinado, com um

programa previamente organizado;


Novas tecnologias de informao, generalizao dos meio de comunicao de massa, instabilidade do mercado de trabalho vm abalando o trabalho do professor.
4

O professor para construir sua profissionalidade precisa recorrer a

saberes da prtica e da teoria; Ensino um significativo espao de formao. A ao de ensino no pode se isolar do espao/tempo onde se realiza.

Com a revoluo tecnolgica o professor no mais o principal detentor


da informao, que na frente dos alunos esmera-se para transmitir tudo o que sabe. Porm h uma coisa que a mquina no faz: ser ponte entre o conhecimento disponvel e as estruturas cognitivas, culturais e afetivas5 dos educandos.

Crtica do texto: a qualificao docente est depositada quase exclusivamente no acmulo de capital cultural e cientfico; Privilgio s atividades de pesquisa em relao s de ensino e extenso; Publicaes no campo especfico do conhecimento; Docncia: atividade de segunda categoria.

Conhecimento social na sala de aula univesitria e a autoformao docente


Denise Leite

Objetivo: discutir a prtica da construo de um Conhecimento Social na sala de aula universitria e os processos de qualificao e autoformao docente.

Nessa investigao, foram estudados casos inovadores em 4 universidades pblicas de dois pases (Brasil e Argentina): - aula universitria convencional e no-convencional; - centro de estudos multidisciplinares; - novas tecnologias; - ncleo de educao popular; - avaliao institucional integrada ; - vestibular dissertativo.

Conceitos de inovao e significados associados


Literatura clssica: inovao descrita como uma melhoria sensvel, mensurvel, deliberada, duradoura e pouco susceptvel de se produzir freqentemente. ...mais freqentemente o conceito de inovao dito como uma mudana, mas estes conceitos so recorrentes. A reforma tambm esta associada a inovao e esta tem o sentido de provocar uma mudana no sistema educacional, produzir sua reforma na direo da qualidade, da melhora do sistema, avano e do progresso.

As definies clssicas de inovao caracterizam, como: Inovao toda tentativa visando, consciente e deliberadamente, introduzir uma mudana no sistema de ensino com a finalidade de melhor-lo (OCDE, 1973, apud Cardoso, 1992).

Inovao, novidade, mudana, reforma

Introduo de algo ainda no estreado, no visto antes.

Pode ser temporria ou parcial, produz alteraes na situao, nas circunstncias em nvel de indivduo.

Estabelece-se uma inovao como pensamento e um planejamento que (ao e prtica), necessitando de estratgias de comunicao.

Concepes de conhecimento a partir dos conceitos tradicionais de inovao


- A forma como se concebe o conhecimento tem a ver com a forma pela qual se concebe a inovao. - O conhecimento se transmite atravs das geraes e de forma hierrquica, com o objetivo de reproduzir a ordem que visa conservao e manuteno dos sistemas. - A inovao, mesmo que temporria e parcial, inserida intencionalmente no sistema para provocar sua reforma.

Inovao e conhecimento como regulao e disciplinamento

O central da inovao a articulao de estratgias, de modelos, de poderes e constelaes de foras, que iro servir ao objetivo intencional da mudana ou da reforma. Dessa forma, o conhecimento : - finalstico porque serve aos fins e objetivos; - prescritivo, porque prescreve a direo da reforma desejada; - e regulador ou disciplinador, porque regula a emergncia de uma nova ordem.
As reformas introduzem inovaes que devem melhorar o sistema, os currculos e as universidades.

Inovao e Conhecimento Social


Examinando os casos em estudo, eles encontraram saberes distintos, no-acadmicos e da academia, que se confrontam no cotidiano do mundo do trabalho e no mundo do ensinar e do aprender da sala de aula. O confronto, que pode ser visto tambm como uma competio de conhecimentos, entendidos por suas referncias e por sua contextualizao, produz um conhecer coletivo que se constri atravs da relao educativa, da mediao do professor e com o protagonismo dos alunos ou dos participantes da relao educativa. Essa forma de conhecimento chamanda de Conhecimento Social.

O conhecimento construdo acontece quando o conhecimento se gera e se nutre a partir do coletivo, formado por estudantes, junto com a categoria dos professores. Assim os docentes passam a ser os mediadores de um conhecimento que, enquanto se constri no coletivo, contribui para sua autoformao.

- Que especificidades alertam para a Conhecimento Social hoje na universidade?

existncia

desse

A observao dos casos estudados permite dizer que o conhecimento terico, no est negado. Ao contrrio, ele se reafirma como absolutamente necessrio, mas entendido como uma forma de conhecer. Existem outras formas de apreender o mundo, de conhecer, e essas formas envolvem: Autoria e protagonismo Incerteza Diversidade e multiplicidade

Contaminao

Complementaridade

Entende-se ento, que existe um Conhecimento Social no campo da pedagogia universitria.

Conhecimento Social e autoformao docente

- O Conhecimento Social se constri na sala de aula ou no espao e territrio de uma relao educativa pela mediao professor/educador e com a autoria e o protagonismo dos alunos/participantes. - No processo, o docente procura se auto-superar cotidianamente nas atividades em que ensina, trazendo as marcas da extenso e pesquisa, qualificando sua autoformao. Isso porque, ao trabalhar com o Conhecimento Social vivo, o docente trabalha com a tica, a intuio, a moralidade, os afetos, a esttica e, claro, com a sua capacidade cognitiva altamente estimulada.

Conhecimento Social e autoformao docente


- No desenvolvimento dessa forma de conhecer, o docente universitrio, como um intelectual pblico, no exerccio humilde da auto-reflexo, torna-se tambm ele o protagonista de uma ao poltico-pedaggica de autoformao, medida que assume os desafios de sua contemporaneidade, rompendo com o status quo, com a lgica das certezas, dos papis estandardizados e dos scripts pr-prontos e pr-datados. - E, como j foi dito, o Conhecimento Social no campo da pedagogia universitria constri cidadanias e subjetividades emancipadas porque, acima de tudo, em sua alternatividade, resgata o humano da relao educativa.

Comunidade de conhecimento, pesquisa e formao do professor do ensino superior

Maria Estela Dal Pai Franco

Discute o trinmio

Comunidade de conhecimento

Pesquisa

Formao do professor de ensino superior

Qual a relao entre ensino e pesquisa e a natureza da universidade e do ensino superior?

Natureza da Universidade e do ensino superior


Diversidade de formatos institucionais, Diminuio de recursos para pesquisa, Localizao seletiva em centros excelncia e grupos consolidados Aumento da tenso entre qualidade e quantidade

03/07/11

Natureza da Universidade e do ensino superior


Um tero do corpo docente seja titulado com mestrado ou doutorado (LDB, art. 52) Diversidade de cursos e programas e exigncia de pesquisa (LDB, art. 44) autorizao e reconhecimento dos cursos (LDB, art. 46)

03/07/11

Ensino e Pesquisa A Complexidade da formao

Formao e pesquisa
Epistemologia e pedagogia

03/07/11

Professor de ensino superior - identidade e racionalidade na formao

Quem o professor? um pesquisador ou um professor?


Ponto de vista Situacional Ponto de vista institucional Ponto de vista Profissional Ponto de vista de avano do conhecimento

Resumindo, pode-se dizer que o professor de ensino superior trabalha em diferentes tipos de instituio, desenvolve nelas atividades que se qualificam de diferentes formas, enfrenta tenses das mais variadas, seja com os pares da mesma ou de diferentes reas, um profissional no necessariamente somente da universidade e mostra diferentes relaes com o conhecimento, seja para produzi-lo ou para dissemin-lo. Caracteriza-se pela diversidade, pela pluralidade de opes, caminhos, alternativas, interesses e tenses.

Comunidade de Conhecimento O que uma comunidade cientfica? De acordo com Kuhn, uma comunidade cientfica formada pelos praticantes de uma especialidade cientfica, submetidos a uma iniciao profissional e a uma educao similares. Nesse processo, eles absorvem a mesma literatura tcnica.

Comunidade de conhecimento O que ser um cientista?


a) adeso a um paradigma que lhe foi fornecido atravs do preparo para ser cientista; b) preocupao com a resoluo de problemas relativos s questes da natureza (do fenmeno); c) habilidade de identificar problemas a serem analisados, de encontrar solues aceitveis (pela comunidade) ou de apontar a sua natureza; d) reconhecimento pela comunidade de colegas como um grupo profissional competente; e) submisso do trabalho criador individual (ou grupal) avaliao dos pares.

O que ser um cientista?


(...) conjunto de indivduos organizados hierarquicamente onde o fundamento organizador dessa hierarquia a experincia, o destaque e a liderana no terreno cientfico ou tecnolgico, existindo envolvimento profissional e permanente com atividades de pesquisa; onde o trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa; e onde, em algum grau, compartilham-se instalaes e equipamentos (CNPq, Diretrio dos Grupos de Pesquisa, verso 3, base de dados de 1997, Braslia, 1999).

03/07/11

Trabalhar de maneira individual ou em equipe?


Um grupo de pesquisa consiste em um conjunto de indivduos organizados hierarquicamente onde o fundamento organizador dessa hierarquia a experincia, o destaque e a liderana no terreno cientfico ou tecnolgico, existindo envolvimento profissional e permanente com atividades de pesquisa; onde o trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa; e onde, em algum grau, compartilham-se instalaes e equipamento

Pesquisa e docncia no ensino superior logos para formao na ao


Qual a importncia da pesquisa na formao?

Ousa-se dizer que aumentou a conscincia de que a produo de pesquisas est associada produo de tecnologia e que elas contribuem para o enfrentamento da dependncia tecnolgica e, logo, das crises econmicas. Hoje, sabido que o investimento em pesquisa termina por melhorar a condio social da populao e de sua qualidade de vida.

Pesquisa, poltica e mudana na sociedade. Enquanto trabalho conjunto entre professor e aluno, que tem em mira a busca de solues para os problemas novos e significativos, a pesquisa seria um modo de lidar com a questo do conhecimento. Pela pesquisa, o professor teria condies de lidar com problemas dessa sociedade em bases mais slidas, o que melhoraria o nvel de suas decises tcnicas e polticas.

Vinculao entre ensino e pesquisa na formao do professor de ensino superior


O processo de pesquisa interliga pessoas, instituies e comunidade. Como a universidade um servio pblico, porque responde s necessidades da comunidade, e como a produo do conhecimento tem significado social, a pesquisa um dos servios da universidade.

Encaminhamentos conclusivos A caminhada at aqui realizada reconhece que o pesquisador lida com elementos necessrios para o desempenho do professor numa sociedade em constante mudana, entre os quais esto o acesso ao conhecimento sistematizado e a produo de novos conhecimentos. Mas a formao pedaggica e a pesquisa nessa rea fornecem uma dimenso crtica e tcnica que as tornam nicas e imprescindveis.

O professor de ensino superior no s tem acesso a pesquisas, mas ao conhecimento sistematizado de como desenvolv-la em sua rea especfica. Sem a concretude epistemolgica de uma dada rea e dos mtodos de obteno do conhecimento que lhe so peculiares, no se tem o espao, no acontece a pedagogia universitria de qualidade. Nesse sentido, a pesquisa na prpria rea a mediao para a formao do professor de ensino superior e, tambm, a base fundacional sobre a qual o ensino na sua face didtico-pedaggica (ou deveria ser) construdo

03/07/11

O lugar da reflexo na construo do conhecimento profissional


Marlene Correro Grillo

34

Voltar-se a prpria atividade docente e refletir sobre ela;

A singularidade da situao de ensino Cotidiano da sala de aula sempre instvel. As condies de ensino mudam dia-a-dia e no existe a segurana do que d certo.

Logo o professor precisa ser um pesquisador que questiona o seu

pensamento e sua prtica, age reflexivamente no ambiente dinmico, toma decises e cria respostas adequadas.

A formao de professores prioriza 2 reas do conhecimento:


35

- cientfico-cultural: conhecimento do contedo a ensinar;


- rea psicopedaggica: conhecimento da forma de atuar.

O conhecimento profissional no restringe apenas ao conhecimento

acadmico. Ele diferenciado de toda a disciplina concreta e no obedece a uma lgica curricular.

Zabalza (1994): corpo de convices e significados conscientes e

inconscientes que surgem a partir da experincia; ntimo, social e se expressa em aes pessoais. O professor constri um conhecimento prtico e contribui para a sistematizao de novos conhecimentos (Participao reflexiva do professor).

Essa viso diferente da viso de que o professor um tcnico que


36

domina o conhecimento cientfico produzidos por outros.

A reflexo como fundamento da prtica Idia: professor reconstruir o seu conhecimento pela reflexo na e sobre a prtica;

Requisitos prvios de um ensino reflexivo:

- Abertura de esprito: receptividade informaes, disponibilidade de ouvir pontos de vista diferentes, admitindo a possibilidade de erros; - Responsabilidade: considerao de decises tomadas, de suas conseqncias e repercusses; - Entusiasmo: enfrentamento da atividade com segurana e energia, romper com a acomodao e rotina.
37

O professor necessita de sensibilidade para identificar problemas, de

discernimento para perceb-los e de originalidade para liberar-se de formas convencionais e experimentar novas respostas alternativas

(DEWEY, 1933).

A prtica reflexiva

A docncia oscila entre a rotina e a improvisao (PERRENOUD, p.

21).

A afirmao de que o professor improvisa no significa que ele chegue

a aula despreparado;

A deciso do professor depende da leitura que ele faz da realidade naquela ocasio e influenciada por mltiplas combinaes: - caractersticas pessoais e estado emocional momentneo,

- caracterstica de cada aluno e do grupo,


- domnio de contedo e preparao daquela aula, - sua relao com a cultura e o mundo (habitus).

O pensamento prtico Trs conceitos distintos para explicar a construo do conhecimento prtico: - Conhecimento na ao: atividade espontneas e habilidades no enfrentamento das situaes cotidianas, de forma imediata, intuitiva e 39 experimental;

- Reflexo na ao: quando o professor reflete sobre as prprias aes, podendo descrev-las e explic-las; - Reflexo sobre a ao e sobre a reflexo na ao: aprofundar a reflexo na busca de significados para as decises tomadas luz das teorias.

Os limites da prtica reflexiva

A prtica reflexiva importante e necessria, mas no pode ser

banalizada, transformada num modismo, sob o risco de ficar restrita a


aspectos abstratos e tericos.
40

preciso que a reflexo seja ponto de partida para novos questionamentos, experimentaes e intervenes pedaggicas que

definem o professor como um investigador.

Na sensao humana de aprender...est a divina alegria de ensinar Albert Einstein

41

OBRIGADO!!!

42

You might also like