You are on page 1of 33

PAGAMENTO EM CONSIGNAO

Docente: Wilfa C. C. Branco

Discentes: Atila Silva Melissa Gois Paulo Sidney Sonia Toledo

Pagar no apenas um dever do sujeito passivo da obrigao. tambm um direito, o de liberar-se do vinculo obrigacional, direito que se afirma atravs da consignao. Consignar termo oriundo do latim consignare, que significa tornar conhecido, pr em deposito.

No direito romano clssico, uma vez comprovado o desinteresse do credor em receber o dbito, configurava-se o abandono da coisa devida, exonerando-se , consequentemente, o devedor.

No direito ps-clssico, exigia-se o depsito da prestao, em nome do credor, para liberar o obrigado, havendo recusa do credor em receber o pagamento ofertado na forma, no tempo e no modo devido, surgia o pagamento em consignao, como forma anormal e forada de cumprimento da prestao.

Terminologia dos sujeitos da obrigao:

Devedor: sujeito ativo da consignao = Consignante. Credor: em face de quem se consigna = Consignatrio. Bem- Objeto do Depsito = Consignado.

CONSIGNAO: uma das formas especiais de pagamento e Extino de Obrigaes.

O que caracteriza o pagamento, como modo extintivo da obrigao, a realizao voluntria da prestao devida e a satisfao do interesse do credor.

Art. 334. Considera-se pagamento, e extingue a obrigao, o depsito judicial ou em estabelecimento bancrio da coisa devida, nos casos e forma legais.

Ou seja: O pagamento em consignao o meio indireto do devedor exonerar-se do liame obrigacional, consistente no depsito judicial da coisa devida, nos casos e formas da lei. CPC Dos procedimentos Especiais . Art.890 a 900.

Duas observaes devem ser feitas sobre sua natureza jurdica: Forma de extino das obrigaes, constituindo-se em um pagamento indireto da prestao avenada. Vale lembrar que a consignao em pagamento no , em verdade, um dever, mas sim mera faculdade do devedor, que no pde adimplir a obrigao por culpa do credor.

O art. 335 do Cdigo Civil apresenta um rol, no taxativo, dos casos que autorizam a consignao. Outros so mencionados em artigos esparsos, como nos arts. 341 e 342, bem como em leis avulsas (Decreto-lei n. 58/37, art. 17, pargrafo nico; Lei n. 492/37, arts. 19 e 21, n. III etc.).
a) se o credor no puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitao na devida forma (inciso I).

b) se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio devidos (inciso II).

c) se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difcil (inciso III).
d) se decorrer dvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento (inciso IV).

e) se pender litgio sobre o objeto do pagamento (inciso V).

CONSIGNAO EM PAGAMENTO - FALTA DE INTERESSE PROCESSUAL


Processo: SR 1172241004 SP Relator(a): Ronnie Herbert Barros Soares Julgamento:14/08/2008 rgo Julgador:31 Cmara de Direito Privado Publicao:18/08/2008

- A propositura de ao de consignao em pagamento somente se justifica quando no haja outro meio de se obter a quitao.

Sem a participao do Estado.

Previso legal:
Como ocorre? Ex. Recusa do credor?

Depende da modalidade eleita: Judicial: H participao do Estado. -Objeto diverso do dinheiro -Prestao de compra e venda de lote urbano -Crditos de fazenda pblica. Etc.

A ao regulada pelos artigos (890 a 900 do CPC)

Competncia: Em regra promovida no local de pagamento.


Como se processa: O depsito no feito previamente, s pode ser feito aps a autorizao do juiz. O que deve requerer o devedor:

1 2

Citao do Credor. A autorizao para efetivar o depsito.

Consequncia da no autorizao do depsito pelo juiz:

O juiz vai extinguir o feito sem resoluo de mrito. Porque no havia previso legal. Tambm haver extino sem resoluo se: O juiz autorizar o depsito, o devedor no efetiv-lo. Essa uma ao meramente declaratria Seu objetivo visa a extino da obrigao

Quanto aos requisitos objetivos, ser necessrio que:

Exista uma dbito lquido e certo, proveniente da relao negocial que se pretende extinguir;

Oferecimento real da totalidade da prestao devida;

O vencimento do termo convencionado em favor do credor; o devedor, no entanto, poder consignar em qualquer tempo, se o prazo se estipulou a seu favor (CC, art.133), ou assim que se verificar a condio a que o dbito estava subordinado.

Obrigatoriedade de se fazer a oferta no local convencionado para pagamento . (CPC, art.891, pargrafo nico,
894). CC, artigos: 337,328,341,342)

Observncia de todas as clusulas estipuladas no negcio.

Tempo - deve ser, tambm, o fixado no contrato, no podendo efetuar-se antes de vencida a divida, se assim foi convencionado.

A consignatria deve dirigir-se contra o credor capaz de exigir ou contra seu representante legal ou mandatrio (CC, art.308) Pq? (Art. 104 CC). Pessoas - Deve ser feito pelo devedor e ao verdadeiro credor, sob pena de no valer, salvo se ratificado por este ou se reverter em seu proveito (arts. 304 e seguintes, 308 e 876CC). O pagamento em consignao deve ser feito pelo prprio devedor, pelo seu representante legal ou mandatrio, ou, ainda, por terceiro, interessado ou no (CC, arts. 304 a 307; RT,187:756, 378:275).

O depositante, no curso da ao consignatria, poder requerer o levantamento da coisa depositada: 1 - Antes da contestao da lide (CC, ART. 338).

Obs. Desde que pague as despesas respectivas. O art. 889, 1, CPC- autoriza que o credor levante o valor oferecido, mesmo que a oferta seja inferior ao valor devido, sem que isso implique concordncia. Se o devedor desistir da ao antes da resposta do credor, ser responsvel pelo pagamento das despesas inclusive processuais (art.26 CPC)

2 - Depois da aceitao ou da impugnao judicial do depsito pelo credor (CC, art.340). 3 - Aps a sentena que julgou procedente a ao (CC, art.339). Se o pedido do devedor for procedente, o depsito pertence ao credor. Assim sendo, o devedor no poder levantar o depsito, salvo se o credor concordar com essa medida.

Jurisprudncia.

APELAO CVEL. LOCAO. AO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO CUMULADA COM COBRANA DE ALUGUIS. Prova do inadimplemento no curso da ao. Mora do locatrio. Procedncia parcial da ao de despejo, com a condenao aos valores devidos. AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO. Hiptese para pagamento conforme contratado Art. 336 do CC/02 e art. 67, III, da Lei 8.245/91. Depsitos efetuados aps a data de vencimento e sem os acrscimos da mora. Situao que demanda a improcedncia da ao consignatria. RECONVENO. Cobrana indevida de aluguis. Pedido prejudicado. Sentena reformada. APELAO DOS LOCADORES PROVIDA, PREJUDICADA DO LOCATRIO. (Apelao Cvel N 70043461615, Dcima Quinta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Ana Beatriz Iser, Julgado em 20/07/2011)

S admitido nos casos expressamente previstos em lei, desde que concorram todos os requisitos subjetivos e objetivos do pagamento.

A contestao ser oferecida no prazo de quinze dias, contados da data designada para o recebimento, podendo o ru alegar que: a)No houve recusa ou mora em receber a quantia ou coisa devida; b) Foi justa a recusa; c) O depsito no se efetuou no prazo ou no lugar do pagamento. d) O depsito no integral.

Se a contestao no for oferecida dentro do prazo, o magistrado julgar procedente o pedido, declarando extinto o vnculo obrigacional e condenando o ru no pagamento das custas e honorrio advocatcios, procedendo do mesmo modo se o credor receber a quitao.

(CPC, art. 897, pargrafo nico, com redao da Lei n.8.951/94).

Se procedente a ao:

-Exonerar o devedor. -Constituir o credor em mora. -Cessar, para o depositante, os juros da divida e os riscos a que estiver sujeita a coisa; (art. 337, CC). -Transferir os riscos incidentes sobre a coisa para o credor. -Liberar fiadores.

Se improcedente a ao:

-Manter o devedor na posio em que se encontra. -Caracterizar a mora solvendi. Se a ao for julgada improcedente, o devedor volta condio que estava anteriormente, caracterizando a mora solvendi, e ser responsvel pelas despesas processuais. -Responsabilizar o devedor pelas despesas processuais.

Impor ao credor o ressarcimento dos danos causados por sua recusa, o reembolso das despesas com a custdia da coisa, e o pagamento das custas processuais e honorrios de advogados do autor.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, 2 volume. Teoria Geral das Obrigaes, 17 ed. So Paulo, Saraiva, 2002. Gonalves, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume II. Teoria Geral das Obrigaes, 5 ed. Ver. e atual. So Paulo, Saraiva,2008. Venosa, Silvio de Salvo. Direito Civil. Teoria Geral das obrigaes e Teoria dos contratos, 6 ed. 2,reimpresso. So Paulo, Atlas, 2006. CPC / CC / VADE MECUM 2011 , Saraiva.

Q.50-A competncia para a ao de consignao em pagamento:

A) do foro do domiclio do devedor, por ser a ao de seu interesse.


B) no se prorroga caso seja ajuizada equivocadamente e caso no seja oposta a exceo.

C) do foro do domiclio do devedor, em se tratando de dvida portvel.


D) do foro do local do pagamento, em detrimento mesmo do foro de eleio. E) segue a regra geral, de modo que do foro do domiclio do ru.

Sobre pagamento em consignao, assinale a alternativa INCORRETA: a) Considera-se pagamento, e extingue a obrigao, o depsito judicial ou em estabelecimento bancrio de coisa devida, nos casos e formas legais. b) Julgado procedente o depsito, o devedor j no poder levant-lo, embora o credor consinta, seno de acordo com os outros devedores e fiadores. c) Se coisa devida for imvel, no poder ser objeto de pagamento em consignao, pois no poder ser depositado em juzo. d) Para que a consignao tenha fora de pagamento, ser mister concorram, em relao, ao objeto, modo, tempo, todos os requisitos sem os quais no valido o pagamento.

A respeito do pagamento, como forma de adimplemento e extino das obrigaes, correto afirmar:
a) O pagamento feito de boa-f ao credor putativo no vlido, provado ou no posteriormente que no era credor. b) No vale o pagamento cientemente feito ao credor incapaz de quitar, se o devedor no provar que, em benefcio dele, efetivamente reverteu. c) Quanto ao lugar do pagamento, designados dois ou mais lugares, cabe ao devedor escolher entre eles. d) O pagamento reiteradamente feito em outro local, no faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato. e) O credor obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, se houver prova de que mais valiosa.

A consignao em pagamento via depsito extrajudicial constitui uma primeira fase essencial da ao de consignao, ao essa de procedimento especial, de modo que todo devedor dever primeiramente efetuar o depsito do valor devido em estabelecimento bancrio e promover a comunicao deste ao credor na forma da lei, sob pena de no ter acesso via judicial para efetuar a consignao. Certo Errado

E-mail: da turma 83 N35 CD

Civil.obrigacoes@hotmail.com Senha: direitocivil2


Obrigado a todos!!!!

You might also like