You are on page 1of 10

Adilson Xavier Andria Menezes Crischele Bortolini Cristiane Miranda Lo Miller Robson Jos Warley Magno.

Defende a inocncia dos rus; Baseia-se no Direito natural; Condena a opinio do Juiz; Faz exposies ao Direito Positivo; Exposio de Contrato; Jurisprudncia; Legitima Defesa (Estado de necessidade); A condenao a morte dos rus deve ser negada.

Defende a Inocncia dos rus :

Segundo Foster houve a inocncia dos exploradores, devido a lei no ser aplicada ao tipo de profissional como aos espelelogos na situao em que s e trata.

Baseia-se no Direito Natural

O juiz afirma que o direito positivo s pode incidir sobre os indivduos que se encontram em condio de coexistncia social. Em casos contrrios, como aquele em que se achavam os acusados, onde a preservao de suas vidas s foi possvel em detrimento de outra, o direito positivado perde o seu significado, pois cessante ratione legis, cessat et ipsa lex. Embora de forma obscura, Foster tambm procura preservar a lei em vista de sua aquiescncia para com os acusados invocando o princpio da limitao territorial. Assim como no possvel se aplicar uma lei em casos exclusos dos limites geogrficos do Estado, o juiz sugere que a mesma lgica seja aplicada ao caso dos exploradores, que se encontravam to distantes da fora coercitiva dos dispositivos legais quanto se estivessem milhas distantes do territrio do Estado.

Condena a opinio do Juiz

O juiz Foster faz uma brilhante exposio do caso e diz que na verdade o sistema jurdico vigente no condena os acusados, ao contrrio: absolve-os. Foster justifica a afirmativa da seguinte forma: O juiz afirma que as leis do pas no se aplicavam para os rus, pois estavam isolados da sociedade e por isso no podiam responder ao ordenamento jurdico em voga. Seria como se estivessem em outro pas e, portanto, sujeitos a outras leis (princpio da jurisdio e da territorialidade). Uma vez que no estavam sujeitos a lei do pas, criaram eles, as suas prprias leis. Portanto, o crime cometido pelos rus esta previsto no positivismo(deles) e conclui-

Faz exposies ao Direito positivo

1) combina o direito Positivo com o direito Natural, onde a coero do direito positivo desaparece com a Lei Natural. Que territorialmente esse caso esta de forma subjetiva alm do ordenamento jurdico em questo. Conclui ento que no local do crime as partes encontravam se em "estado natural" e no no "estado de sociedade civil", tendo assim que no deveria de ser aplicado a lei escrita e segundo seus princpios eles no so culpados de qualquer crime. Faz uma relao entre a morte dos dez operrios e o salvamento de quatro vidas em detrimento de uma dos exploradores. 2) Fundamenta que na exata lei v o caso de forma na excludente de ilicitude, onde em casos anteriores comenta que os rus foram absolvidos cometendo crimes propriamente descritos na lei, porm absolvidos na forma da lei onde fora comprovado a no culpabilidade do crime. Ora no esta previsto na lei que no h legitima defesa da vida, por isso em raciocnio temos que o crime foi cometido em defesa da vida dos quatro exploradores sobreviventes.

Exposio de um contrato

Concludo que os rus so inocentes, visto que o ato que cometeram foi fundamentado num acordo feito dentro da caverna (contrato).

Jurisprudncia

Pois, a legtima defesa era consagrada pela jurisprudncia da corte e no caso era recurso analgico plausvel, a sociedade reputava que fora justa a perda de dez homens que tentaram salvar os cinco exploradores, por que no seria tambm justo que se perdesse um homem para que se salvasse a vida dos demais .

A condenao a morte dos rus deve ser negada.

Neste caso conclui-se que, sob qualquer aspecto que este caso possa ser considerado, os rus inocentes do crime de homicdio contra Roger Whetmore e que a sentena de condenao deve ser reformada.

Bibliografia

FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de cavernas.

You might also like