You are on page 1of 19

Biologia Celular e Molecular

Artigo de reviso
Zinco e cncer: Uma reviso
Zn2+

Zn2+
2+

Zn2+ Zn

Zinco e cncer: Uma reviso


ZINC AND CANCER: A REVIEW

Palavras-chave:

Cncer Zinco Nutrio

key words:

Cancer Zinc Nutrition

Alicia Gomes Fernandes Denise Mafra 2005

Introduo
O cancro considerado um problema de

sade pblica e importante mobilizar esforos para a sua preveno. Continua a ser alvo de investigao a relao entre o estado nutricional relativo ao zinco e o processo de carcinognese, uma vez que o zinco cofactor de diversas enzimas que actuam na replicao celular, na imunidade, no combate aos radicais livres de oxignio e na manuteno de integridade do DNA.

Cancro
uma doena em que as clulas com alteraes genticas crescem de forma anormal, invadindo outros tecidos e perdendo a sua funo original.

Mutaes genticas espontneas/in duzidas; Metais; Radiaes; Radicais livres do O2; Inflamaes crnicas e xenobiticas

Nutrio e Cancro
Uma dieta equilibrada fonte de vrias

substncias que podem contribuir para a inibio do processo de carcinognese, mas certos nutrientes actuam de diferentes formas nos diversos tipos de cancro. Dietas ricas em frutas e hortalias esto aparentemente ligadas a baixas taxas de incidncia de cancro, pois contm compostos que teriam uma funo antioxidante e anticarcinognica.

Zinco
A sua orbital d est cheia (d10) impossibilitando a sua participao em reaces de xido-reduo, mas permitindo que ele seja o aceptor de um par de electres. Funciona como cofactor em reaces que necessitam de um io redox-estvel. Presente em enzimas e protenas que participam do metabolismo de protenas, hidratos de carbono, lpidos e cidos nucleicos. Anidrase carbnica; Fosfatase alcalina; Carboxipeptidases ; Funo cataltica ou estrutural

Zn2+

Zinc fingers
Estrutura compacta que estabilizada por ies de zinco, geralmente pequenas protenas, onde o zinco s desempenha papel estrutural. Envolvidas em: Processos de replicao e reparo; Transcrio e translao; Metabolismo e sinalizao; Proliferao celular e apoptose

Falta de Zinco
Inibio do crescimento, pois alm de influenciar no processo de diviso celular, directamente na sntese do DNA, ele actua na regulao hormonal da diviso celular.

As clulas ficam mais sensveis a elementos txicos, aumentando as taxas de apoptose, principalmente em tecidos de maior taxa mittica.

Mecanismo biolgico regulado e necessrio para remover e retirar clulas suprfluas, mutantes ou moderadamente prejudiciais.

Na sua deficincia pode ocorrer atrofia tmica, linfopenia,

diminuio das mitoses, de imunoglobulina etc..


Danos

na barreira mucosa do tracto gastrointestinal e pulmonar, aumentando assim a susceptibilidade a infeces.

Provoca defeitos na sntese ou prejuzo da funo do RNA

mensageiro, uma vez que este intervm em diversos factores de transcrio.


Alterao na actividade das clulas NK (Natural Killer), na

fagocitose feita por macrfagos e leuccitos, na gerao de dano oxidativo, e o nmero de granulcitos diminui.

Importantes contra infeces e tumores

Natural Killer (NK)

Metabolismo do Zinco
Com o aumento do nmero de transferncias de zinco pelo

transportador atravs da membrana da mucosa intestinal aumenta tambm a eficincia de absoro do zinco.
A maior quantidade de zinco encontrada na zona

intracelular mas existe uma menor quantidade (embora bastante importante) na circulao, ligado s protenas plasmticas.
A

absoro do zinco pode ser especfica, transportadores, ou no-especfica, por difuso.

por

Estudos mostram que em caso de perda de sangue, a

concentrao de zinco baixa significativamente em alguns rgos enquanto que se mantem inaltervel noutros, o que fundamenta a hiptese de que a diminuio do zinco plasmtico alerta alguns rgos para libertarem e outros para reterem zinco.
A diminuio da ingesto de zinco causa catabolismo nos

tecidos que contm o mesmo para que este seja libertado na circulao sistmica para manter as funes vitais.

Cancro e o Zinco
Estudos realizados com pacientes apresentando diversos tipos de neoplasias, foi observado que a concentrao de zinco no plasma antes de qualquer tratamento para o cancro, era mais baixa quando comparada a indivduos saudveis ou at mesmo com doenas inflamatrias no mesmo local da neoplasia.

Mellow et al. Lipman et al.

Dosearam Zinco e Vitamina A no plasma de pacientes com carcinoma escamoso do esfago recmdiagnosticado e encontraram diferena significativa entre o grupo de pacientes e o grupo de controle (indivduos saudveis). A quantidade de zinco nos pacientes era mais reduzida.
Compararam as concertaes plasmticas de zinco de pacientes com esofagite, cancro do esfago, e indivduos saudveis, os resultados mostraram que a concentrao de zinco nos pacientes com cancro era muito menor comparativamente dos outros indivduos.

Rosas et al.

Avaliaram a concentrao plasmtica de zinco em pacientes com doenas hematolgicas malignas no-tratadas, comparando-os com um grupo controle. Os nveis de zinco do grupo controle foram significam ente mais altos do que nos pacientes com linfoma, leucemia aguda e leucemia crnica. Dosaram zinco plasmtico em 60 pacientes com cancro de cabea e pescoo e encontraram menores concentraes de zinco, quanto mais avanado o estgio do tumor.

Doerr et al.

...

Relao zinco e cancro


Tem sido hipteses: estudada a partir das seguintes

1) O zinco exerceria um papel protector contra o

cancro: levando em considerao principalmente a sua importncia na replicao do DNA e na imunidade e ao papel do zinco como antioxidante;
2) A razo Cu/Zn plasmtico teria utilidade

clnica como parmetro de diagnostico prognstico de tumores malignos.

Concluso
So necessrios estudos mais detalhados sobre o papel do zinco no processo da carcinognse e parece que a suplementao de zinco exerce efeitos benficos em pacientes com cancro, uma vez que a suplementao est relacionada com menor stress oxidativo e melhorias na resposta imune.

Bibliografia
http://www.uesb.br/revista/rsc/v1/v1n2a8.pdf

Fim

You might also like