You are on page 1of 53

AUDITORIA CONTABIL 1 Semestre de 2012 Aula Inicial

Profa. Elisabete Cardoso Coelho


Coordenador Prof. Mestre Andr Diniz Filho

CONCEITO

Auditoria uma tcnica contbil que consiste na verificao da exatido e fidedignidade dos dados contidos nas demonstraes contbeis, por meio do exame minucioso dos registros de contabilidade e dos documentos que deram origem a eles.

Uma auditoria envolve a execuo de procedimentos selecionados para a obteno de evidncia dos valores e divulgaes apresentados nas demonstraes contbeis.

Inclui, tambm, a avaliao da adequao das prticas contbeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contbeis feitas pela administrao, bem como a avaliao da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto.

Com o passar do tempo, essa importante tcnica contbil teve seu campo de aplicao ampliado, sendo utilizada no s para garantir a veracidade dos dados informados nas demonstraes contbeis como tambm para assegurar a veracidade de outras informaes, a adequao e confiabilidade de procedimentos, ainda que fora da cincia contbil.

comum, por exemplo, o uso da auditoria para garantir a confiabilidade dos controles internos das organizaes, para dar credibilidade aos sorteios de loteria realizados por rgos oficiais da Unio ou dos Estados (Loteria Federal, Mega Sena, etc.) ou por entidades particulares devidamente autorizadas pelo Poder Pblico, etc.

A auditoria pode ser interna ou externa. A auditoria interna ou operacional aquela executada por auditores que integram o quadro de empregados da prpria entidade. Consiste no exame, na avaliao e no monitoramento da adequao e efetividade do controle interno, com o objetivo de adicionar valor e melhoras as operaes de uma organizao.

Conceito
Quando a organizao no possui auditores internos em seu quadro de funcionrios, as funes de auditoria interna so realizadas pelos auditores independentes devidamente contratados para esse fim.

Conceito
Auditoria externa ou independente aquela executada por auditores independentes, ou seja, por contadores devidamente habilitados a exercer atividades de auditoria nas organizaes que os contratam para esse fim.

10

Conceito
O objetivo da auditoria externa aumentar o grau de confiana nas demonstraes contbeis por parte dos usurios.

11

Conceito
O objetivo da auditoria externa alcanado mediante a expresso de uma opinio pelo auditor sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel.

12

Conceito
As principais demonstraes contbeis sujeitas auditoria so: o Balano Patrimonial, a Demonstrao do Resultado do Exerccio, a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, a Demonstrao dos Fluxos de Caixa e a Demonstrao do Valor Adicionado.

13

Conceito
Essas demonstraes so exigidas pela Lei n 6.404/1976 que, no seu artigo 176, estabelece que elas devam ser elaboradas no final de cada exerccio social, com base na escriturao mercantil para exprimir com clareza a situao do patrimnio e as mutaes ocorridas durante o exerccio.

14

OBJETIVOS DA AUDITORIA

15

Objetivos da Auditoria
O objetivo da auditoria aumentar o grau de confiana dos usurios em relao a seu objeto. Quando se tratar de auditoria independente, por exemplo, cujo objeto so as demonstraes contbeis, seu objetivo ser aumentar o grau de confiana dos usurios em relao s informaes contidas nessas demonstraes que foram examinadas.

16

Objetivos da Auditoria

Considerando-se que o objetivo da auditoria aumentar o grau de confiana dos usurios em relao a documentos, informaes, controles, procedimentos, etc., seu objeto variar conforme o fim que se destina ou que se tem em vista.

17

Objetivos da Auditoria

O objeto da auditoria, portanto, variar de acordo com o propsito. Quando seu propsito for: 1) Examinar a veracidade dos dados contidos nas demonstraes financeiras, seu objeto sero as prprias demonstraes financeiras; 2) Verificar a confiabilidade dos controles internos, seu objeto sero os controles internos; 3) Garantir a credibilidade do sorteio em um concurso de loteria, seu objeto ser o respectivo concurso.

18

FINALIDADE DA AUDITORIA

19

Finalidade da Auditoria

Tendo em vista que a auditoria uma tcnica contbil com mltipla aplicao, sua finalidade variar conforme os objetivos desejados.

20

Finalidade da Auditoria
Quando o objetivo da auditoria for o exame das demonstraes contbeis, sua finalidade ser expressar a opinio que assegure aumentar o grau de confiana dos usurios em relao s respectivas demonstraes contbeis.

21

Finalidade da Auditoria
Quando se tratar de auditoria independente das demonstraes contbeis, o auditor expressar a opinio garantindo, por exemplo, que as demonstraes contbeis tenham sido elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel.

22

No caso da maioria das estruturas conceituais para fins gerais, essa opinio expressa se as demonstraes contbeis esto apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatrio financeiro, A auditoria conduzida em conformidade com as normas de auditoria e exigncias ticas relevantes capacita o auditor a formar essa opinio.

23

TIPOS DE AUDITORIA

24

A Auditoria pode ser classificada segundo vrios aspectos. Tendo em vista a sua finalidade, ela pode ser:
Auditoria das demonstraes contbeis Tem como propsito expressar a opinio sobre a veracidade das informaes contidas nas demonstraes contbeis.

25

Auditoria de Gesto
Tem por finalidade expressar a opinio sobre a eficincia da gesto das operaes e sobre a sua consistncia com os planos e metas que foram orados.

26

Auditoria de Sistemas Tem por finalidade expressar a opinio sobre a qualidade do sistema de processamento eletrnico de dados e dos controles existentes no ambiente de tecnologia de informaes.

Auditoria fiscal e tributria Tem por objetivo expressar a opinio sobre a eficincia e eficcia dos procedimentos adotados para o controle, apurao e recolhimento de tributos.

DISTINO ENTRE AUDITORIA CONTBIL E PERCIA CONTBIL

29

A Auditoria Contbil, conforme vimos, uma tcnica contbil que, tradicionalmente, consiste na verificao da exatido e fidedignidade dos dados contidos nas demonstraes contbeis, por meio do exame minucioso dos registros de contabilidade e dos documentos que deram origem a eles.

A percia Contbil uma tcnica contbil que, constitui o conjunto de procedimentos tcnico-cientficos destinados a levar instncia decisria elementos de prova necessrios a subsidiar a justa soluo de litgio (demanda ou contenda judicial).

Constatao de um fato, mediante laudo pericial contbil e/ou parecer pericial contbil, em conformidade com as normas jurdicas e profissionais, e a legislao especfica no que for pertinente.

A percia contbil pode ser: Judicial exercida sob a tutela (proteo) da justia. Extrajudicial exercida no mbito arbitral, estatal ou voluntria.

A percia contbil seja de carter judicial, extrajudicial ou mesmo arbitral, visa ao esclarecimento dos aspectos e dos fatos do litgio por meio de exame, vistoria, indagao, investigao, arbitramento, avaliao ou certificao.

Os usurios da auditoria contbil so os proprietrios, altos executivos, acionistas (investidores), governo, fornecedores, clientes, etc. J o principal usurio da percia contbil um rgo estatal, embora ela possa ser voluntariamente contratada pelo interessado ou de comum acordo entre as partes.

VANTAGENS OU BENEFCIOS DA AUDITORIA

36

As principais vantagens ou benefcios derivados da aplicao da auditoria podem ser resumidos na possibilidade de detectar, corrigir, prever e prevenir a ocorrncia de falhas no controle interno; na confirmao da qualidade e da confiabilidade dos procedimentos em geral, bem como na garantia da veracidade das informaes prestadas pela organizao em seus relatrios contbeis.

At pouco tempo, grande parte dos empregados das organizaes estabelecidas no territrio brasileiro e sujeitas auditoria considerava o auditor um verdadeiro carrasco, que visitava a entidade com certa regularidade apenas para descobrir erros e prejudicar seus trabalhadores.

Esse desconforto se revela ainda maior em relao aos auditores internos, pois era difcil para os trabalhadores entender como os prprios colegas de trabalho, apenas, por estarem acobertados por decises superiores, poderiam passar o dia caando irregularidades que, se no lhes custassem algumas advertncias, certamente resultariam no aumento da carga de trabalho que j era intensa.

Esse pensamento durante um longo perodo fez parte da prpria cultura de muitos trabalhadores brasileiros, e no s da rea de produo como tambm dos altos escales das organizaes.

O ambiente agora muito mais competitivo, e as organizaes exigem dos seus empregados respostas mais rpidas, eficazes, eficientes e inteligentes.

So srias candidatas ao fracasso as organizaes que no conseguem conscientizar todos os seus trabalhadores de que a auditoria no um fantasma que amedronta e inibe o desempenho deles.

Ao contrrio, constitui importante ferramenta de gesto que, em vez de perseguir, capaz de ajudar na melhoria da eficcia e da eficincia dos processos produtivos, evitando aborrecimentos futuros tanto aos detentores do capital quanto queles que dependem da organizao para sobreviver.

A auditoria, alm de garantir aos usurios externos maior credibilidade nas informaes apresentadas nas demonstraes contbeis, pode detectar falhas no sistema ou at mesmo prev-las, contribuindo, assim, com sua descontinuidade e o aprimoramento de todo o sistema organizacional. .

Com essa nova cultura implantada no cenrio organizacional, a auditoria ocupar seu necessrio espao no s como importante instrumento apropriado para aumentar o grau de confiana dos usurios em relao ao seu objeto, mas tambm como importante ferramenta a servio do desenvolvimento empresarial, capaz de detectar falhas ou confirmar a qualidade e a eficincia dos procedimentos.

POR QUE AS ORGANIZAES SO AUDITADAS?

46

So vrios os motivos que justificam a prtica da auditoria nas organizaes em geral. Esses motivos variam desde as exigncias legais at mesmo interesses da prpria empresa ou de seus empregados, ou ainda, por determinao de rgos regulamentadores devidamente amparados por lei.

As sociedades annimas de capital aberto, bem como as sociedades de grande porte, ainda que no constitudas sob a forma jurdica de sociedade por aes, esto obrigadas a submeter suas demonstraes contbeis auditoria.

Essa auditoria feita por auditores independentes devidamente registrados na Comisso de Valores Mobilirios (Pargrafo 3 do Art. 177 da Lei n 6.404/1976 e Art. 3 da Lei 11.638/2007).

As organizaes em geral, inclusive aquelas no pargrafo anterior, podero: - Estar sujeitas a auditar suas demonstraes contbeis por determinaes dos rgos reguladores aos quais elas estejam submetidas, como a Comisso de Valores Mobilirios CVM (sociedades annimas de capital aberto), o Banco Central do Brasil BCB (instituies financeiras, como bancos, corretoras de valores, etc.);

- Ser auditadas por exigncias de terceiros, como nos casos de incorporao, fuso, ciso, etc.;

- Ser auditadas por interesses prprios, para: - Averiguar a confiabilidade de controles internos; - Apurar a existncia de fraudes, principalmente na rea financeira;

- Verificar a eficcia e a eficincia de procedimentos operacionais; - Garantir maior segurana e confiabilidade nos registros contbeis; - Inibir a prtica por parte dos empregados de atos lesivos ao patrimnio ou prpria imagem da organizao, etc.

You might also like