You are on page 1of 10

Literatura

Conceitos literrios

O que literatura ?

Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artsticos; o exerccio da eloquncia e da poesia; o conjunto de produes literrias de um pas ou de uma poca; a carreira das letras. A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma traduo do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instruo ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramtica, da retrica e da potica. Por extenso, se refere especificamente arte ou ofcio de escrever de forma artstica. O termo Literatura tambm usado como referncia a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura mdica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, etc.

Qual a finalidade da literatura ?

A definio de literatura est comumente associada ideia de esttica, ou melhor, da ocorrncia de algum procedimento esttico. Um texto literrio, portanto, quando consegue produzir um efeito esttico e quando provoca catarse, o efeito de definio aristtlica, no receptor. O texto literrio , portanto, aquele que pretende emocionar e que, para isso, emprega a lngua com liberdade e beleza, utilizando-se, muitas vezes, do sentido metafrico das palavras.

O que gnero literrio ?

Gnero literrio (mais amplamente conhecido como gneros literrios) geralmente dividido, desde a Antigidade, em trs grupos: narrativo ou pico, lrico e dramtico. Essa diviso partiu dos filsofos da Grcia antiga, Plato e Aristteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literrio e como essa representao seria produzida. Essas trs classificaes bsicas fixadas pela tradio englobam inmeras categorias menores, comumente denominadas subgneros. Todos as modalidades literrias so influenciadas pelas personagens, pelo espao e pelo tempo. Todos os gneros podem ser no-ficcionais ou ficcionais. Os no-ficcionais baseiam-se na realidade, e os ficcionais inventam um mundo, onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da histria.

Quais os tipos existentes ?

Gnero narrativo : O gnero narrativo nada mais faz do que relatar um enredo, sendo ele imaginrio ou no, situado em tempo e lugar determinados, envolvendo uma ou mais personagens, e assim o faz de diversas formas. As narrativas utilizam-se de diferentes linguagens: a verbal (oral ou escrita), a visual (por meio da imagem), a gestual (por meio de gestos), alm de outras. Quanto estrutura, ao contedo e extenso, pode-se classificar as obras narrativas em romances, contos, novelas, poemas picos, crnicas, fbulas e ensaios. Quanto temtica, s narrativas podem ser histrias policiais, de amor, de fico e etc. Todo texto que traz foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espao, conflito, clmax e desfecho classificado como narrativo.

Quais os tipos existentes ?

Exemplos de textos narrativos :


Romance: um texto completo, com tempo, espao e personagens bem definidos de carcter verossmil. Fbula: um texto de carcter fantstico que busca ser inverossmil (no tem nenhuma semelhana com a realidade). As personagens principais so animais ou objetos, e a finalidade transmitir alguma lio de moral. Epopia ou pico: uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um heri ou as aventuras de um povo. Trs belos exemplos so Os Lusadas, de Lus de Cames, Ilada e Odissia, de Homero. Novela: um texto caracterizado por ser intermedirio entre a longevidade do romance e a brevialidade do conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situaes. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka. Conto: um texto narrativo breve, e de fico, geralmente em prosa, que conta situaes rotineiras, anedotas e at folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicao de Decamero. Crnica: uma narrativa informal, ligada vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crtica. Ensaio: um texto literrio breve, situado entre o potico e o didtico, expondo ideias, crticas e reflexes morais e filosficas a respeito de certo tema. menos formal e mais flexvel que o tratado. Consiste tambm na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanstico, filosfico, poltico, social, cultural, moral, comportamental, literrio, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empricas ou dedutivas de carter cientfico.

Quais os tipos existentes ?

Gnero lrico : na maioria das vezes expressa pela poesia. Entretanto de grande importncia realar que nem toda poesia pertence ao gnero lrico. Esse gnero preocupa-se principalmente com o mundo interior de quem escreve o poema, o eulrico, que pode ser tambm chamado de sujeito lrico, voz lrica ou voz potica. Os acontecimentos exteriores funcionam como estmulo para o poeta escrever. O que fundamental em um poema o trabalho com as palavras, que d margem compreenso da emoo, dos pensamentos, sentimentos do eu-lrico e, muitas vezes, levam reflexo, portanto, sendo geralmente escrito na primeira pessoa do singular. Na poesia moderna encontram-se muitas manifestaes poticas que criticam a realidade social em que ela est inserida e onde est circulando. Um dos papis mais importantes do poema manter viva a experincia histrica da humanidade e registrar os preceitos das pocas que vo se transformando. No entanto, mesmo quando na poesia o escritor fala da sua experincia e/ou do seu tempo, ele o faz de uma forma diferenciada daquela que geralmente se encontra nos registros dos outros gneros textuais; nesse caso, o poeta faz uso da memria da linguagem de um passado presente, que se alimenta, entre outras coisas, do inconsciente. A importncia da palavra no poema to relevante que possvel aproveitar toda a riqueza fontica, morfolgica e sinttica da lngua e, atravs dela, constroem-se vrias maneiras de provocar sensaes no ntimo do leitor. Devido a essa intensidade de expresso, as obras lricas tendem a ser breves e a acentuar o ritmo e a musicalidade da linguagem.

Quais os tipos existentes ?

Texto dramtico : composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de pea de teatro. Para o texto dramtico se tornar uma pea, ele deve primeiro ser transformado em um roteiro, para depois poder ser transformado em um texto do gnero espetacular. muito difcil ter definio de texto dramtico que o diferencie dos demais gneros textuais, j que existe uma tendncia atual muito grande em teatralizar qualquer tipo de texto. No entanto, a principal caracterstica do texto dramtico a presena do chamado texto principal, composto pela parte do texto que deve ser dito pelos autores na pea e que, muitas vezes, induzido pelas indicaes cnicas, rubricas ou didasclias, texto tambm chamado de secundrio, que informa os atores e o leitor sobre a dinmica do texto principal. Por exemplo, antes da fala de um personagem colocada a expresso: com voz baixa, indicando como o texto deve ser falado. J que no existe narrador nesse tipo de texto, o drama dividido entre as duas personagens locutoras, que entram em cena pela citao de seus nomes. "Classifica-se de drama toda pea teatral caracterizada por seriedade, ou solenidade, em oposio comdia propriamente dita".

Referncias Bibliogrficas

Wikipedia (enciclopedia livre) Brasil escola Info escola

Feito por Camila e Letcia

You might also like