You are on page 1of 20

Organizao interna do corpo vegetal

A planta uma entidade organizada, na qual o desenvolvimento segue um padro definido, que lhe confere estrutura caracterstica (Fig. l. l). O desenvolvimento das plantas superiores inicia-se com a germinao das sementes, que contm, no seu interior, o embrio (esporfito jovem) (Fig. 1.2 - A a C).

O embrio maduro consiste de um eixo axial (eixo hipoctilo-radicular), bipolar, provido de um ou mais cotildones (Fig. 1.2 - C). A bipolaridade do eixo embrionrio, ou seja, a presena de um plo caulinar na sua extremidade superior e de um plo radicular na extremidade inferior, est relacionada com uma das expresses da organizao do corpo vegetal.

Cada um dos plos apresenta o respectivo meristema apical, radicular ou caulinar (Fig. 1.2 - C). Os meristemas so constitudos de clulas que se dividem repetidamente. O meristema caulinar situado entre os dois cotildones (nas Dicotiledneas) formado por uma plmula rudimentar ou diferenciada (Fig. 1.2 - C). O eixo situado abaixo dos cotildones denomina-se hipoctilo. Na extremidade inferior do hipoctilo encontra-se a radcula. Em muitas plantas, a extremidade inferior do eixo consiste de um meristema apical recoberto por uma coifa. Quando a radcula no distinta do embrio, o eixo embrionrio abaixo dos cotildones denominado hipoctilo-radicular (Fig. 1.2 - C).

As primeiras fases do desenvolvimento at o estabelecimento da estrutura primria so ilustradas, utilizando como modelo a mamona (Ricinus communis) (Fig. 1.3 - B).

Durante a germinao da semente de mamona, o plo radicular o primeiro a ser ativado, levando formao da raiz primria. O hipoctilo alonga-se elevando os cotildones acima do solo (germinao epgea). Entre os cotildones encontra-se a plmula, que origina o epictilo. O desenvolvimento da plntula prossegue por meio da atividade dos meristemas apical caulinar e radicular (Fig. 1.2 - C).

O meristema apical do caule (Fig. 1.2 - C), cuja descrio ser tratada com detalhe no Captulo 1, caracteriza-se por apresentar um promeristema contendo clulas meristemticas iniciais e suas derivadas imediatas (que no se diferenciam) e uma poro inferior formada pela atividade dessas clulas, representada plos tecidos meristemticos primrios: protoderme, meristema fundamental e procmbio. A medida que o crescimento prossegue, as regies mais afastadas do promeristema'tornam-se progressivamente mais diferenciadas, ou seja, a protoderme organiza a epiderme, o meristema fundamental forma os tecidos parenquimticos, colenquimticos e esclerequimticos e o procmbio origina floema e xilema primrios. Portanto, a atividade dos tecidos meristemticos primrios resulta na estrutura primria.

A estrutura primria do caule (Fig. 1.3 - D) consiste na organizao dos tecidos primrios: epiderme, crtex e sistema vascular. Os primrdios foliares formados pela atividade da regio perifrica do meristema apical caulinar tambm apresentam os tecidos meristemticos primrios. A estrutura primria foliar (Fig. 1.3 - A) resulta do desenvolvimento desses primrdios foliares (ver Captulo 12).

No pice radicular, a zona meristemtica constitui um conjunto de clulas iniciais protegidas pela coifa.

Segue-se a zona de alongamento celular composta plos tecidos meristemticos primrios: protoderme, meristema fundamental e procmbio, que daro origem epiderme, ao crtex e ao cilindro central, respectivamente, constituindo a estrutura primria caracterstica da zona pilfera da raiz (Fig. 1.3 - C).

Os meristemas apicais das razes e caules produzem clulas cujas derivadas se diferenciam em novas partes desses rgos. Esse tipo de crescimento primrio, ou seja, constitui a estrutura primria, conforme esquema a seguir.

A maioria das espcies de monocotiledneas e umas poucas dicotiledneas herbceas completam seu ciclo de vida apenas com o corpo primrio. Porm, a maioria das dicotiledneas e as gimnospermas apresentam crescimento adicional em espessura. O crescimento em espessura, no vegetal, decorrente da atividade do cmbio vascular, sendo denominado crescimento secundrio. Geralmente, o crescimento secundrio condiciona a formao de uma periderme s expensas do felognio. Cmbio vascular e felognio so denominados meristemas laterais (ver esquema) em virtude de sua posio paralela superfcie do caule e da raiz.

Uma vez que a estrutura primria dos rgos vegetativos (raiz, caule e folha) constituda basicamente dos mesmos tecidos primrios, ela forma uma continuidade no sistema de revestimento, fundamental e de conduo. Com base nesta continuidade topogrfica, Sachs, j em 1875, estabeleceu os trs sistemas de tecidos: drmico, fundamental e vascular.

No corpo vegetal, os vrios sistemas de tecido distribuem-se, segundo padres caractersticos, de acordo com o rgo considerado, o grupo vegetal, ou ambos. Basicamente, os padres se assemelham no seguinte: o sistema vascular envolvido pelo sistema fundamental e o sistema drmico reveste a planta. As principais variaes de padro dependem da distribuio relativa do sistema vascular no sistema fundamental (Fig. 1.4).

Entre os dois nveis, o do caule e o da raiz, h uma conexo ligando o sistema vascular cilndrico desta e do hipoctilo. Acompanhando esta conexo de nvel em nvel, a comear, por exemplo, da raiz, a estrutura desta muda gradativamente em estrutura caulinar (Fig. 1.5).

Outro aspecto da diferenciao do sistema vascular envolve a maturao dos elementos do xilema primrio. Na raiz, os primeiros elementos traqueais diferenciados (protoxilema) ocorrem nas posies perifricas do cilindro vascular (Fig. 1.6 - A). A direo de maturao dos elementos traqueais centrpeta e o xilema denominado exarco. No caule, os primeiros elementos diferenciados do xilema esto mais distantes da periferia (Fig. 1.6 - C), e os elementos subseqentes do xilema amadurecem em direo centrfuga, sendo o xilema denominado endarco.

A regio da plntula em que o sistema radicular e o caulinar esto ligados e os pormenores estruturais mudam de nvel em relao s diferenas entre os dois sistemas denominada regio de transio vascular. (Fig. 1.6 - B).

A mudana gradativa de carter dos padres histolgicos dos nveis sucessivos parece indicar a ocorrncia de gradientes de diferenciao, ou seja, que as influncias graduais procedentes dos plos radicular e caulinar sejam responsveis pelo desenvolvimento desse determinado padro.

Diferentemente dos animais, as plantas apresentam crescimento aberto, resultante da presena de tecidos embrionrios - os meristemas -, nos quais novas clulas so formadas, enquanto outras partes da planta atingem a maturidade.

You might also like