You are on page 1of 182

ANATOMIA SISTEMA NERVOSO

Durante a evoluo do ser vivo vimos que os primeiros neurnios surgiram na superfcie externa do organismo, tendo em vista que a funo primordial do sistema nervoso de relacionar o animal com o ambiente. Dos trs folhetos embrionrios: ectoderma, mesoderma e endoderma, o ectoderma aquele que esta em contato com o meio externo do organismo e deste folheto que se origina o sistema nervoso.

O primeiro indcio de formao do sistema nervoso consiste em um espessamento do ectoderma, situado acima do notocorda, formando a chamada placa neural. Sabe-se que a formao da desta placa e a subseqente formao do tubo neural, tem importante papel ao indutora da notocorda e do mesoderma.

O tubo neural d origem a elementos do sistema nervoso central, enquanto a crista d origem a elementos do sistema nervoso perifrico, alm de elementos no pertencentes ao sistema nervoso. Desde o inicio de sua formao, o calibre do tubo neural no uniforme. A parte cranial, que d origem ao encfalo do adulto, torna-se dilatada e constitui o encfalo primitivo, ou arquencfalo; a parte caudal, que d origem medula do adulto, permanece com calibre uniforme e constitui a medula primitiva do embrio.

No arquencfalo distinguem-se inicialmente trs dilataes, que so as vesculas enceflicas primordiais denominadas: prosencfalo, mesencfalo e rombencfalo. Com o subseqente desenvolvimento do embrio, o prosencfalo d origem a duas vesculas, telencfalo e diencfalo. O mesencfalo no se modifica, e o romboencfalo origina o metencfalo e o mieloncfalo.

O telencfalo compreende uma parte mediana, da qual se envagina duas pores laterais. A parte mediana fechada anteriormente por uma lamina que constitui a poro mais cranial do sistema nervoso e se denomina lamina terminal. As vesculas telencfalicas laterais crescem muito para formar os hemisfrios cerebrais e escondem quase completamente a parte mediana e o diencfalo.

O diencfalo apresenta quatro pequenos divertculos: dois laterais, as vesculas pticas, que formam a retina; um dorsal, que forma a glndula pineal; um ventral, o infundbulo, que forma a neurohipfise.

Diviso do sistema nervoso com base em critrios anatmicos e funcionais

O sistema nervoso central aquele localizado dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral); o sistema nervoso perifrico aquele que se localiza fora deste esqueleto. O encfalo a parte do sistema nervoso central situado dentro do crnio neural; e a medula localizada dentro do canal vertebral. O encfalo e a medula constituem o neuro-eixo. No encfalo temos crebro, cerebelo e tronco enceflico.

Pode-se dividir o sistema nervoso em sistema nervoso da vida de relao, ou somtico e sistema nervoso da vida vegetativa, ou visceral. O sistema nervoso da vida de relao aquele que se relaciona com organismo com o meio ambiente. Apresenta um componente aferente e outro eferente. O componente aferente conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores perifricos, informando-os sobre o que passa no meio ambiente. O componente eferente leva aos msculos estriados esquelticos o comando dos centros nervosos resultando em movimentos voluntrios.

O sistema nervoso visceral aquele que se relaciona com a inervao e com o controle das vsceras. O componente aferente conduz os impulsos nervosos originados em receptores das vsceras a reas especificas do sistema nervoso. O componente eferente leva os impulsos originados em centros nervosos at as vsceras. Este componente eferente tambm denominada de sistema nervoso autnomo e pode ser dividido em sistema nervoso simptico e parassimptico.

TECIDO NERVOSO O tecido nervoso compreende basicamente dois tipos de celulares: os neurnios e as clulas glias. Neurnio: a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que especializada para a comunicao rpida. Tem a funo bsica de receber, processar e enviar informaes. Clulas Glias: compreende as clulas que ocupam os espaos entre os neurnios e tem como funo sustentao, revestimento ou isolamento e modulao da atividade neural.

Neurnios: so clulas altamente excitveis que se comunicam entre si ou com outras clulas efetuadoras, usando basicamente uma linguagem eltrica. A maioria dos neurnios possui trs regies responsveis por funes especializadas: corpo celular, dentritos e axnios.

So trs os tipos de neurnios: sensitivo, motor e interneurnio. Um neurnio sensitivo conduz a informao da periferia em direo ao SNC, sendo tambm chamado neurnio aferente. Um neurnio motor conduz informao do SNC em direo periferia, sendo conhecido como neurnio eferente. Os neurnios sensitivos e motores so encontrados tanto no SNC quanto no SNP. Portanto, o sistema nervoso apresenta trs funes bsicas:

Funo Sensitiva: os nervos sensitivos captam informaes do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao SNC;

Funo Integradora: a informao sensitiva trazida ao SNC processada ou interpretada;


Funo Motora: os nervos motores conduzem a informao do SNC em direo aos msculos e s glndulas do corpo, levando as informaes do SNC.

Sinapses Os neurnios, atravs de suas terminaes axnicas, entram em contato com outros neurnios, passandolhes informaes. Os locais de tais contatos so denominados sinapses. Ou seja, os neurnios comunicam-se uns aos outros nas sinapses pontos de contato entre neurnios, no qual encontramos as vesculas sinpticas, onde esto armazenados os neurotransmissores. A comunicao ocorre por meio de neurotransmissores, agentes qumicos liberados por um neurnio. Os neurotransmissores mais comuns so a acetilcolina e a norepinefrina. Outros neurotransmissores do SNC incluem a epinefrina, a serotonina, o GABA e as endorfinas.

o sistema mais complexo e mais organizado do corpo humano. O sistema nervoso, juntamente com o sistema endcrino, capacitam o organismo a perceber as variaes dos meios interno e externo, a difundir as modificaes que essas variaes produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantida a homeostase (o equilbrio interno do corpo). So os sistemas envolvidos na coordenao e regulao das funes corporais.

Os nervos crebro-espinhais so ao todo 43 pares, 12 pares cranianos + 31 pares de razes espinhais. Possuem funo motora e sensitiva. Os nervos autnomos transmitem impulso que regulam o funcionamento das vsceras, o calibre dos vasos sanguneos, o dimetro da pupila, a salivao, ou seja, controlam todos os fenmenos inconsciente, no voluntrios. Esto dispostos em duas colunas centrais situadas imediatamente ao lado dos corpos vertebrais, estendendo-se da base do crnio ao cccix.

Desta forma, muitas funes do sistema nervoso dependem da vontade (caminhar) um ato voluntrio e muitas outras ocorrem sem que se tenha conscincia delas (a secreo de saliva), ocorre de forma involuntria. O sistema nervoso dividido em duas partes fundamentais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso perifrico (SNP). O sistema nervoso central a poro de recepo de estmulos, de comando e desencadeadora de respostas, sendo formado pelo encfalo e pela medula espinhal.

A poro perifrica est constituda pelas vias que conduzem os estmulos ao sistema nervoso central ou que levam at aos rgos efetuadores as ordens emanadas da poro central, sendo formado pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gnglios e pelas terminaes nervosas.

Neurnio Unidade bsica do sistema nervoso, clula capaz de captar estmulos externos como: calor, frio e dor e conduzi-los atravs do organismo sob forma de impulso nervoso, bem como de transmitir os estmulos internos, transformando-os, por exemplo, em movimentos. Os neurnios so formados por trs partes: corpo celular, axnio e dendritos

Alm de tudo isso, uma estrutura bastante especial, o crtex cerebral, desempenha o papel que distingue o homem dos demais seres. Para estudo anatmico o sistema nervoso pode ser divido: Central e Perifrico. O sistema nervoso central (SNC) composto pelo encfalo, que est contido no interior do crnio e pela medula espinhal que est contida no interior do canal vertebral. O sistema nervos perifrico basicamente uma srie de nervos que se prolongaram do SNC para se distribuir para o resto do organismo. Poderamos cham-lo de "braos" do sistema nervoso central. Podemos tambm dividir os nervos perifricos em dois grupos: crebro-espinhal e Autnomo.

Diviso do Sistema Nervoso Sistema nervoso central (SNC) - Encfalo - Crebro - Cerebelo - Tronco Enceflico - Mesencfalo - Ponte - Bulbo - Medula Espinhal

Sistema nervoso perifrico (SNP) - Nervos - Espinhais - Cranianos - Gnglios - Terminaes Nervosas

Diviso Funcional do Sistema Nervoso Sistema Nervoso Somtico - Aferente - Eferente Sistema Nervoso Visceral - Aferente - Eferente (SN autnomo) - Simptico - Parassimptico

SISTEMA NERVOSO CENTRAL Formado pelo encfalo e pela medula espinhal, protegidos pelo crnio e pela coluna vertebral Esta proteo reforada pela presena de lminas de tecido conjuntivo, as meninges. Elas so, de fora para dentro: duramter, aracnide-mter e pia-mter. A duramter a mais espessa delas, sendo que no crnio est associada ao peristeo da face interna dos ossos. A pia-mter a mais fina e est intimamente aplicada ao encfalo e a medula espinhal.

Entre a dura e a pia-mter est a aracnidemter, da qual partem fibras delicadas que vo a pia-mter, formando uma rede semelhante a uma teia de aranha. A aracnide-mter separada da pia-mter pelo espao subaracnideo, onde circula o lquido crebroespinhal ou lquor, o qual funciona como absorvente de choques. O encfalo dividido em crebro, cerebelo, mesencfalo, ponte e bulbo, sendo estes trs ltimos conhecidos em conjunto como tronco enceflico.

O crebro o mais volumoso rgo do SNC, ocupa praticamente toda a caixa craniana, pesa cerca de 1200g. Responde pelas funes nervosas mais elevadas, contendo centros para interpretao de estmulos e centros que iniciam movimentos musculares. Armazena informaes e responsvel tambm por processos psquicos altamente elaborados, determinando a inteligncia e a personalidade. Outras regies do crebro, como o hipotlamo e o tlamo, regulam o equilbrio hdrico e a presso sangunea

No crebro e no cerebelo a estrutura geral a mesma: uma massa de substncia branca, revestida externamente por uma fina camada de substncia cinzenta. Na medula, a substncia cinzenta forma um eixo central contnuo envolvido por substncia branca, enquanto no tronco enceflico a substncia cinzenta central no contnua, apresentando-se fragmentada, formando ncleos.

A medula espinhal formada por trinta e um segmentos, cada um dos quais d origem a um par de nervos espinhais. Atua como um caminho pelo qual passam impulsos que vo ou vem do encfalo para vrias partes do corpo. Um corte de qualquer rea do SNC permite reconhecer reas claras e escuras que representam,o que se chama de substncia branca constituda, predominantemente, por fibras nervosas mielnicas e substncia cinzenta constituda por corpos de neurnios.

O cerebelo est situado na regio posterior e inferior do crebro, formado por substncia cinzenta e branca. Suas funes esto relacionadas com a motricidade: atua como coordenador dos movimentos da musculatura esqueltica, na manuteno do equilbrio e do tnus muscular. Sem ele os msculos perdem a tonicidade, as contraes tornam-se fracas e no h mais coordenao motora, gerando perda de equilbrio esttico e dinmico do corpo. O tronco enceflico, alm de ser a origem de dez dos doze nervos cranianos, sede de vrias funes ligadas ao controle das atividades involuntrias e das emoes.

A maior parte do encfalo corresponde ao crebro, constitudo por duas massas, os hemisfrios cerebrais, unidos por uma ponte de fibras nervosas, o corpo caloso e separados por uma lmina de dura-mter, a foice do crebro. Na superfcie dos hemisfrios existem depresses, os sulcos que delimitam giros. Os hemisfrios podem ser divididos em lobos, correspondendo cada um aos ossos do crnio com que guardam relaes, portanto, os lobos frontal, occipital, temporal e parietal.

Cada hemisfrio possui : Trs plos: Frontal, occipital e temporal; Trs faces: spero-lateral (convexa); medial (plana); e inferior ou base do crebro (irregular), repousando anteriormente nos andares anterior e mdio da base do crnio e posteriormente na tenda do cerebelo.

Sulcos e Giros Quando o tamanho do encfalo aumenta rapidamente, a substncia cinzenta do crtex aumenta com maior rapidez que a substncia branca subjacente. Como resultado, a regio cortical se enrola e se dobra sobre si mesma. Portanto, a superfcie do crebro do homem e de vrios animais apresenta depresses denominadas sulcos, que delimitam os giros cerebrais. A existncia dos sulcos permite considervel aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois teros da rea ocupada pelo crtex cerebral esto escondidos nos sulcos.

Em qualquer hemisfrio, os dois sulcos mais importantes so o sulco lateral e o sulco central. Sulco Lateral: o sulco que separa o lobo frontal do lobo temporal. Ele subdividido em ascendente, anterior e posterior. Sulco Central: separa o lobo parietal do frontal. O sulco central ladeado por dois giros paralelos, um anterior, giro pr-central, e outro posterior, giro pscentral. As reas situadas adiante do sulco central relacionam-se com a MOTRICIDADE, enquanto as situadas atrs deste sulco relacionam-se com a SENSIBILIDADE.

Outro sulco importante situado no telencfalo, na face medial, o sulco parieto-occipital, que separa o lobo parietal do occipital.

Os lobos cerebrais recebem o nome de acordo com a sua localizao em relao aos ossos do crnio. Portanto, temos cinco lobos: frontal, temporal, parietal, occipital e o lobo da nsula, que o nico que no se relaciona com nenhum osso do crnio, pois est situado profundamente no sulco lateral. A diviso dos lobos no corresponde muito a uma diviso funcional, exceto pelo lobo occipital que parece estar relacionado somente com a viso.

Lobo Frontal

Giro Pr-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco pr-central. Neste giro se localiza a rea motora principal do crebro (crtex motor). Giro Frontal Superior: localiza-se acima do sulco frontal superior. Giro Frontal Mdio: localiza-se entre o sulco frontal superior e inferior. Giro Frontal Inferior: localiza-se abaixo do sulco frontal inferior. O giro frontal inferior do hemisfrio esquerdo o centro cortical da palavra falada.

Lobo Temporal

Lobo Temporal Sulco Temporal Superior: inicia-se prximo ao plo temporal e dirige-se para trs paralelamente ao ramo posterior do sulco lateral, terminando no lobo parietal. Sulco Temporal Inferior: paralelo ao sulco temporal superior geralmente formado por duas ou mais partes descontinuas.

Giro Temporal Superior: localiza-se entre o sulco lateral e o sulco temporal superior. Giro Temporal Mdio: localiza-se entre os sulcos temporal superior e o temporal inferior. Giro Temporal Inferior: localiza-se abaixo do sulco temporal inferior e se limita com o sulco occpito-temporal.

Lobo Parietal

Lobo Parietal Sulco Ps-central: localiza-se posteriormente ao giro ps-central. paralelo ao sulco central. Sulco Intraparietal: geralmente localiza-se perpendicular ao sulco ps-central (com o qual pode estar unido) e estende-se para trs para terminar no lobo occipital.

Diferentemente dos outros lobos, o lobo parietal apresenta um giro e dois lbulos: Giro Ps-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco ps-central. no giro ps-central que se localiza uma das mais importantes reas sensitivas do crtex, a rea somestsica. Lbulo Parietal Superior: localiza-se superiormente ao sulco intra-parietal. Lbulo Parietal Inferior: localiza-se inferiormente ao sulco intraparietal. Neste, descrevem-se dois giros: o giro supramarginal, curvando em torno da extremidade do ramo posterior do sulco lateral, e o giro angular, curvando em torno da poro terminal e ascendente do sulco temporal superior.

Lobo Occiptal

Lobo Occipital O lobo occipital ocupa uma poro relativamente pequena da face spero-lateral do crebro, onde apresenta pequenos sulcos e giros irregulares e inconstantes. Os principais sulcos e giros desse lobo so visualizados na face medial do crebro.

Lobo da nsula

Lobo da nsula O lobo da nsula visualizado afastando-se os lbios do sulco lateral. A nsula tem forma cnica e seu pice, voltado para baixo e para frente, denominado de lmen da nsula. Sulco Central da nsula: parte do sulco circular, na poro superior da nsula, e dirigese no sentido antero-inferior. Divide a nsula em duas partes: giros longos e giros curtos. Sulco Circular da nsula: circunda a nsula na sua borda superior.

Giros Longos da nsula: esto localizados posteriormente ao sulco central da nsula.

Giros Curtos da nsula: esto localizados anteriormente ao sulco central da nsula.

Resumo dos Giros da Face Sperolateral do Crebro

Lobo Frontal e Parietal Na parte medial do crebro, existem dois sulcos que passam do lobo frontal para o lobo parietal: Sulco do Corpo Caloso: comea abaixo do rostro do corpo caloso, contorna o tronco e o esplnio do corpo caloso, onde se continua j no lobo temporal, com o sulco do hipocampo. Sulco do Cngulo: tem seu curso paralelo ao sulco do corpo caloso, do qual separado pelo giro do cngulo. Termina posteriormente em dois sulcos: ramo marginal do giro do cngulo, poro final do sulco do giro do cngulo que cruza a margem superior do hemisfrio, e o sulco subparietal, que continua posteriormente em direo ao sulco parieto-ocipital. Sulco Paracentral: Destaca-se do sulco do cngulo em direo margem superior do hemisfrio, que delimita, com o sulco do cngulo e o sulco marginal, o lbulo paracentral.

Giro do Cngulo: contorna o corpo caloso, ligandose ao giro para-hipocampal pelo istmo do giro do cngulo. percorrido por um feixe de fibras, o fascculo do cngulo. Lbulo Paracentral: localiza-se entre o sulco marginal e o sulco paracentral. Na parte anterior e posterior deste lbulo localizam-se as reas motoras e sensitivas relacionadas com a perna e o p. Pr-cneos: est localizado superiormente ao sulco parieto-occipital, no lobo parietal. Giro Frontal Superior: j foi descrito acima, no estudo da face lateral do crebro.

Lobo occipital Sulco calcarino: inicia-se abaixo do esplnio do corpo caloso e tem um trajeto arqueado em direo ao plo occipital. Nos lbios do sulco calcarino localiza-se o centro cortical da viso. Sulco parieto-occipital: o sulco que separa o lobo occipital do lobo parietal.

Cneos: localiza-se entre o sulco parietooccipital e o sulco calcarino. um giro complexo de forma triangular. Adiante do cneos, no lobo parietal, temos o pr-cneos. Giro Occipito-temporal Medial: localiza-se abaixo do sulco calcarino. Esse giro continua anteriormente com o giro para-hipocampal, do lobo temporal.

Face inferior - Lobo temporal Sulco Occipito-temporal: localiza-se entre os giros occipito-temporal lateral e occipito-temporal medial. Sulco Colateral: inicia-se prximo ao plo occipital e se dirige para frente. O sulco colateral pode ser contnuo com o sulco rinal, que separa a parte mais anterior do giro para-hipocampal do resto do lobo temporal. Sulco do Hipocampo: origina-se na regio do esplnio do corpo caloso, onde continua com o sulco do corpo caloso e se dirige para o plo temporal, onde termina separando o giro parahipocampal do ncus. Sulco calcarino: melhor visualizado na face medial do crebro. Na face inferior, separa a poro posterior o giro para-hipocampal do istmo do giro do cngulo.

Giro Occipito-temporal Lateral: est localizado na regio lateral da face inferior do crebro circundando o giro occipito-temporal medial e o giro para-hipocampal. Giro Occipito-temporal Medial: visualizado tambm na face medial do crebro, porm ocupa uma rea significativa na face inferior. Est localizado entre o giro occipito-temporal lateral, giro para-hipocampal e o istmo do cngulo. Giro Para-hipocampal: se liga posteriormente ao giro do cngulo atravs de um giro estreito, o istmo do giro do cngulo. Assim o ncus, o giro para-hipocampal, o istmo do giro do cngulo e o giro do cngulo constituem o lobo lmbico, parte importante do sistema lmbico, relacionado com o comportamento emocional e o controle do sistema nervoso autnomo. A poro anterior do giro para-hipocampal se curva em torno do sulco do hipocampo para formar o ncus.

Lobo Frontal A face inferior do lobo frontal apresenta as seguintes estruturas: o sulco olfatrio, profundo e de direo ntero-posterior; o giro reto, que localiza-se medialmente ao sulco olfatrio e continua dorsalmente como giro frontal superior. O resto da face inferior do lobo frontal ocupada por sulcos e giros muito irregulares, os sulcos e giros orbitrios.

Ao fim desse contedo, gostaria de ilustrar ainda uma imagem com algumas reas importantes considerando o telencfalo como um todo. Como dito anteriormente, a diviso por lobos e sulcos apenas para estudo, pois o crebro funciona como um todo independente dos lobos, porm algumas reas so especficas e bem localizadas, tais como as indicadas na figura abaixo:

DIENCFALO O telencfalo e o diencfalo formam o crebro. O crebro a parte mais desenvolvida do encfalo e ocupa cerca de 80% da cavidade craniana. O diencfalo uma estrutura mpar que s vista na poro mais inferior de crebro. Ao diencfalo compreendem as seguintes partes: tlamo, hipotlamo, epitlamo e subtlamo, todas relacionadas com o III ventrculo.

III ventrculo uma cavidade no diencfalo, mpar, que se comunica com o IV ventrculo pelo aqueduto cerebral e com os ventrculos laterais pelos respectivos forames interventriculares. Quando o crebro seccionado no plano sagital mediano, as paredes laterais do III ventrculo so expostas amplamente; verificase ento a existncia de uma depresso, o sulco hipotalmico, que se estende do aqueduto cerebral at o forame interventricular.

As pores da parede, situadas acima deste sulco, pertencem ao tlamo; e as situadas abaixo, pertencem ao hipotlamo. Unindo os dois tlamos observa-se freqentemente uma estrutura formada por substncia cinzenta, a aderncia intertalmica, que aparece apenas seccionada. No assoalho do III ventrculo encontra-se, de anterior para posterior, as seguintes formaes: quiasma ptico, infundbulo, tber cinreo e corpos mamilares, pertencentes ao hipotlamo.

A parede posterior do ventrculo, muito pequena, formada pelo epitlamo, que se localiza acima do sulco hipotalmico. Saindo de cada lado do epitlamo e percorrendo a parte mais alta das paredes laterais, h um feixe de fibras nervosas, as estrias medulares do tlamo, onde se insere a tela coriide, que forma o teto do III ventrculo. A partir da tela coriide, invaginam-se na luz ventricular, os plexos coriides do III ventrculo, que se dispem em duas linhas paralelas e so contnuos, atravs dos respectivos forames interventriculares, com os plexos coriides dos ventrculos laterais.

A parede anterior do III ventrculo formada pela lmina terminal, fina lmina de tecido nervoso, que une os dois hemisfrios e dispem-se entre o quiasma ptico e a comissura anterior. A comissura anterior, a lmina terminal e as partes adjacentes das paredes laterais do III ventrculo pertencem ao telencfalo. A luz do III ventrculo se evagina para formar quatro recessos na regio do infundbulo: Recesso do infundbulo, acima do quiasma ptico; Recesso ptico; Recesso pineal, na haste da glndula pineal; Recesso suprapineal, acima do corpo pineal.

TLAMO O tlamo, com comprimento de cerca de 3cm, compe 80% do diencfalo, consiste em duas massas ovuladas pareadas de substncia cinzenta, organizada em ncleos, com tratos de substncia branca em seu interior. Em geral, uma conexo de substncia cinzenta, chamada massa intermdia (aderncia intertalmica), une as partes direita e esquerda do tlamo.

A extremidade anterior de cada tlamo apresenta uma eminncia, o tubrculo anterior do tlamo, que participa da delimitao do forame interventricular. A extremidade posterior, consideravelmente maior que a anterior, apresenta uma grande eminncia, o pulvinar, que se projeta sobre os corpos geniculados lateral e medial.

O corpo geniculado medial faz parte da via auditiva, e o lateral da via ptica, ambos so considerados como uma diviso do diencfalo denominada de metatlamo.

A poro lateral da face superior do tlamo faz parte do assoalho do ventrculo lateral, sendo revestido por epitlio ependinrio (epitlio que reveste esta parte do tlamo e denominada lmina fixa). A poro medial do tlamo forma a parede lateral do III ventrculo, cujo teto constitudo pelo frnix e pelo corpo caloso, formaes telenceflicas.

A fissura transversa ocupada por um fundode-saco da pia-mter que, a seguir, entra na constituio da tela coriide. A face lateral do tlamo separada do telencfalo pela cpsula interna, compacto feixe de fibras que ligam o crtex cerebral a centros nervosos subcorticais. A face inferior do tlamo continua com o hipotlamo e o subtlamo.

Alguns ncleos transmitem impulsos para as reas sensoriais do crebro: Corpo (ncleo) Geniculado Medial transmite impulsos auditivos; Corpo (ncleo) Geniculado Lateral transmite impulsos visuais; Corpo (ncleo) Ventral Posterior transmite impulsos para o paladar e para as sensaes somticas, como as de tato, presso, vibrao, calor, frio e dor.

Os ncleos talmicos podem ser divididos em cinco grupos: Grupo Anterior Grupo Posterior Grupo Lateral Grupo Mediano Grupo medial

O tlamo serve como uma estao intermediria para a maioria das fibras que vo da poro inferior do encfalo e medula espinhal para as reas sensitivas do crebro. O tlamo classifica a informao, dando-nos uma idia da sensao que estamos experimentando, e as direciona para as reas especficas do crebro para que haja uma interpretao mais precisa.

Funes do Tlamo Sensibilidade; Motricidade; Comportamento Emocional; Ativao do Crtex; Desempenha algum papel no mecanismo de viglia, ou estado de alerta.

HIPOTLAMO rea relativamente pequena do diencfalo, com funes importantes principalmente relacionadas atividade visceral. Apresenta algumas formaes anatmicas visveis na face inferior do crebro: o quiasma ptico, o tber cinreo, o infundbulo e os corpos mamilares. Trata-se de uma rea muito pequena (4g), apesar disso, o hipotlamo, por suas inmeras funes, uma das reas mais importantes do sistema nervoso.

Corpos mamilares: duas eminncias arredondadas de substncia cinzenta evidentes na parte anterior da fossa interpeduncular. Quiasma ptico: localiza-se na parte anterior do assoalho ventricular. Recebe fibras mielnicas do nervo ptico, que ai cruzam em parte e continuam nos tratos ptico que se dirigem aos corpos geniculados laterais, depois de contornar os pednculos cerebrais.

Tber cinreo: rea ligeiramente cinzenta, situada atrs do quiasma e do trato ptico, entre os corpos mamilares. No tber cinreo prende-se a hipfise por meio do infundbulo. Infundbulo: formao nervosa em forma de um funil que se prende ao tber cinreo, contendo pequenos prolongamentos da cavidade ventricular, o recesso do infundbulo.

O hipotlamo constitudo de substncia cinzenta que se agrupa em ncleos. Percorrendo o hipotlamo existem, sistemas variados de fibras, como o frnix. Este percorre de cima para baixo cada metade do hipotlamo, terminando no respectivo corpo mamilar. Impulsos de neurnios cujos dendritos e corpos celulares situam-se no hipotlamo so conduzidos por seus axnios at neurnios localizados na medula espinhal, e em seguida muitos desses impulsos so ento transferidos para msculos e glndulas por todo o corpo.

Funes do Hipotlamo Controle do sistema nervoso autnomo; Regulao da temperatura corporal; Regulao do comportamento emocional; Regulao do sono e da viglia; Regulao da ingesto de alimentos; Regulao da ingesto de gua; Regulao da diurese; Regulao do sistema endcrino;

EPITLAMO Limita posteriormente o III ventrculo, acima do sulco hipotalmico, na transio com o mesencfalo. Seu elemento mais evidente a glndula pineal, glndula endcrina de forma piriforme, mpar e mediana, que repousa sobre o teto mesenceflico. A base do corpo pineal se prende anteriormente a dois feixes transversais de fibras que cruzam um plano mediano, a comissura posterior e a comissura das habnulas, entre as quais penetra na glndula pineal um pequeno prolongamento da cavidade ventricular, o recesso pineal.

A comissura posterior situa-se no prolongamento em que o aqueduto cerebral se liga ao III ventrculo, considerada limite entre o mesencfalo e o diencfalo. A comissura das habnulas interpe-se entre duas pequenas eminncias triangulares, os trgonos da habnula. Esses esto situados entre a glndula pineal e o tlamo e continuam anteriormente, de cada lado, com as estrias medulares do tlamo. A tela coriide do III ventrculo insere-se, lateralmente, nas estrias medulares do tlamo e, posteriormente, na comissura das habnulas, fechando assim o III ventrculo.

Trgono da Habnula rea triangular na extremidade posterior da tnia do tlamo junto ao corpo pineal. Corpo Pineal estrutura semelhante a uma glndula, de aproximadamente 8mm de comprimento, que se situa entre os colculos superiores.A glndula pineal secreta o hormnio melatonina, sendo assim, uma glndula endcrina.Melatonina a promotora do sono e tambm contribui para o ajuste do relgio biolgico do corpo. Comissura Posterior um feixe de fibras arredondado que cruza a linha mediana na juno do aqueduto com o terceiro ventrculo anterior e superiormente ao colculo superior. Marca o limite entre o mesencfalo e diencfalo.

Exceto a comissura posterior, todas as formaes do epitlamo pertencem ao sistema lmbico, relacionados com a regulao do comportamento emocional. SUBTLAMO Compreende a zona de transio entre o diencfalo e o tegumento do mesencfalo. Se localiza abaixo do tlamo, sendo limitado lateralmente pela cpsula interna e medialmente pelo hipotlamo. O subtlamo apresenta substncia branca e cinzenta, sendo a mais importante o ncleo subtalmico. Leses no ncleo subtalmico provocam uma sndrome conhecida como hemibalismo, caracterizada por movimentos anormais das extremidades.

TRONCO ENCEFLICO Interpe-se entre a medula e o diencfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinhal com as estruturas enceflicas localizadas superiormente. A substncia branca do tronco enceflico inclui tratos que recebem e enviam informaes motoras e sensitivas para o crebro e tambm as provenientes dele. Dispersas na substncia branca encontra-se substncia cinzenta denominadas ncleos, que exercem efeitos intensos sobre a presso sangnea e a respirao.

Na sua constituio entram corpos de neurnios que se agrupam em ncleos e fibras nervosas, que por sua vez, se agrupam em feixes denominados tratos, fascculos ou lemniscos. Muitos dos ncleos do tronco enceflico recebem fibras nervosas que entram na constituio dos nervos cranianos. Dos 12 pares de nervos cranianos, 10 fazem conexo com o tronco enceflico. O tronco enceflico se divide em: bulbo, situado caudalmente, mesencfalo e ponte situada entre ambos.

PONTE

MESENCFALO

BULBO

MESENCFALO Interpes-se entre a ponte e o cerebelo, do qual representado por um plano que liga os dois corpos mamilares, pertencentes ao diencfalo, comissura posterior. atravessado por um estreito canal, o aqueduto cerebral. A parte do mesencfalo situada dorsalmente ao aqueduto o tecto do mesencfalo. Ventralmente, temos os dois pednculos cerebrais, que por sua vez, se dividem em uma parte dorsal, o tegmento e outra ventral, a base do pednculo.

Em uma seco transversal do mesencfalo, v-se que o tegmento separado da base por uma rea escura, a substncia negra. Junto sustncia negra existem dois sulcos longitudinais: um lateral, sulco lateral do mesencfalo, e outro medial, sulco medial do pednculo cerebral. Estes sulcos marcam o limite entre a base e o tegmento do pednculo cerebral. Do sulco medial emerge o nervo oculomotor, III par craniano.

PONTE Parte do tronco enceflico interposto entre o bulbo e o mesencfalo. A ponte tem um papel fundamental na regulao do padro e ritmo respiratrio. Leses nessa estrutura podem causar graves distrbios respiratrios. Situada ventralmente ao cerebelo e repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela trcica do esfenide.

Sua base situada ventralmente apresenta uma estriao transversal em virtude da presena de numerosos feixes de fibras transversais que a percorrem. Estas fibras convergem de cada lado para formar um volumoso feixe, o pednculo cerebelar mdio, que se penetra no hemisfrio cerebelar correspondente. Considera-se como limite entre a ponte e o pednculo cerebelar mdio (brao da ponte) o ponto de emergncia do nervo trigmeo (V par craniano).

Esta emergncia se faz por duas razes, uma maior, ou raiz sensitiva do nervo trigmeo, e outra menor, ou raiz motora do nervo trigmeo. Percorrendo longitudinalmente a superfcie ventral da ponte existe um sulco, o sulco basilar, que aloja a artria basilar. A parte ventral da ponte separada do bulbo pelo sulco bulbo-pontino, de onde emerge de cada lado, a partir da linha mediana, o VI, o VII e o VIII par craniano.

O VI par, o nervo abducente, emerge entre a ponte e a pirmide do bulbo. O VIII par craniano, o nervo vestbulo-coclear, emerge lateralmente prximo a um pequeno lobo denominado flculo. O VII par craniano, o nervo facial, emerge lateralmente com o VIII par craniano, o nervo glossofarngeo, com o qual mantm relaes ntimas. Entre os dois, emerge o nervo intermdio, que a raiz sensitiva do VII par craniano.

BULBO OU MEDULA OBLONGA O bulbo ou medula oblonga tem forma de um cone, cuja extremidade menor continua caudalmente com a medula espinhal. Como no se tem uma linha demarcando a separao entre medula e bulbo, considera-se que o limite est em um plano horizontal que passa imediatamente acima do filamento radicular mais cranial do primeiro nervo cervical, o que corresponde ao nvel do forame magno.

O limite superior do bulbo se faz em um sulco horizontal visvel no contorno deste rgo, sulco bulbo-pontino, que corresponde margem inferior da ponte. A superfcie do bulbo percorrida por dois sulcos paralelos que se continuam na medula. Estes sulcos delimitam o que anterior e posterior no bulbo. Vista pela superfcie, aparecem como uma continuao dos funculos da medula espinhal. A fissura mediana anterior termina cranialmente em uma depresso denominada forme cego.

De cada lado da fissura mediana anterior existe uma eminncia denominada pirmide, formada por um feixe compacto de fibras nervosas descendentes que ligam as reas motoras do crebro aos neurnios motores da medula. Este trato chamado de trato piramidal ou trato crtico-espinhal. Na parte caudal do bulbo, as fibras deste trato cruzam obliquamente o plano mediano e constituem a decussao das pirmides.

devido decussao (cruzamento em forma de X) das pirmides que o hemisfrio cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfrio cerebral esquerdo controla o lado direito. Por exemplo: em uma leso enceflica direita, o corpo ser acometido em toda sua metade esquerda.

Entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior temos a rea lateral do bulbo, onde se observa uma eminncia oval, a oliva, formada por uma grande quantidade de substncia cinzenta. Ventralmente oliva, emerge do sulco lateral anterior, os filamentos reticulares do nervo hipoglosso.

Do sulco lateral posterior emergem os filamentos radiculares que se unem para formar os nervos glossofarngeo e o vago alm dos filamentos que constituem a raiz craniana ou bulbar do nervo acessrio que une se com a raiz espinhal.

No bulbo localiza-se o centro respiratrio, muito importante para a regulao do ritmo respiratrio. Localizam-se tambm o centro vasomotor e o centro do vmito. A presena dos centros respiratrios e vasomotor no bulbo torna as leses neste rgo particularmente perigosas.

Em razo de sua importncia com relao s funes vitais, o bulbo muitas vezes chamado de centro vital. Pelo fato de essas estruturas serem fundamentais para o organismo, voc pode compreender a seriedade de uma fratura na base do crnio. O bulbo tambm extremamente sensvel a certas drogas, especialmente os narcticos. Uma dose excessiva de narctico causa depresso do bulbo e morte porque a pessoa pra de respirar.

MEDULA ESPINHAL Medula significa miolo e indica o que est dentro. Assim temos a medula espinhal dentro dos ossos, mais precisamente dentro do canal vertebral. A medula espinhal uma massa cilindride de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem entretanto ocup-lo completamente.

No homem adulto ela mede cerca de 45 cm sendo um pouco menor na mulher. Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nvel do forame magno do osso occipital. O limite caudal da medula tem importncia clnica e no adulto situa-se geralmente em L2. A medula termina afinando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento menngeo, o filamento terminal.

FORMA E ESTRUTURA DA MEDULA A medula apresenta forma aproximada de um cilndro, achatada no sentido antero-posterior. Seu calibre no uniforme, pois ela apresenta duas dilataes denominadas de intumescncia cervical e lombar. Estas intumescncias medulares correspondem s reas em que fazem conexo com as grossas razes nervosas:o plexo braquial e lombossacral, que inervam os membros superiores e inferiores respectivamente.

A formao destas intumescncias se deve pela maior quantidade de neurnios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas reas. A intumescncia cervical estende-se dos segmentos C4 at T1 da medula espinhal e a intumescncia lombar (lombossacral) estende-se dos segmentos de T11 at L1 da medula espinhal.

A superfcie da medula apresenta os seguintes sulcos longitudinais, que percorrem em toda a sua extenso: o sulco mediano posterior, fissura mediana anterior, sulco lateral anterior e o sulco lateral posterior. Na medula cervical existe ainda o sulco intermdio posterior que se situa entre o sulco mediano posterior e o sulco lateral posterior.

Na medula, a substncia cinzenta localiza-se por dentro da branca e apresenta a forma de uma borboleta, ou de um "H". Nela distinguimos de cada lado, trs colunas que so a anterior, posterior e lateral. A coluna lateral s aparece na medula torcica e parte da medula lombar. No centro da substncia cinzenta localiza-se o canal central da medula. A substncia branca formada por fibras, que sobem e descem na medula e que podem ser agrupadas de cada lado em trs funculos: anterior, lateral e posterior.

Existem 31 pares de nervos espinhais aos quais correspondem 31 segmentos medulares assim distribudos: 8 cervicais 12 torcicos 5 lombares 5 sacrais 1 coccgeo

Nervo craniano I-OLFATRIO II-PTICO III-OCULOMOTOR IV-TROCLEAR sensitiva sensitiva motora motora

Funo Percepo do olfato. Percepo visual. Movimentao do globo ocular, da pupila e do cristalino. Controle da movimentao do globo ocular. Controle dos movimentos da mastigao; Percepes sensoriais da face, seios da face e dentes. Controle da movimentao do globo ocular.

V-TRIGMEO

mista

VI-ABDUCENTE

motora

VII-FACIAL

mista

Controle dos msculos faciais mmica facial;


Percepo gustativa .

VIII-VESTBULO-COCLEAR

sensitiva

Percepo postural; Percepo auditiva. Percepo gustativa , percepes sensoriais da faringe, laringe e palato. Percepes sensoriais da orelha, faringe, laringe, trax e vsceras. Inervao das vsceras torcicas e abdominais. Controle motor da faringe, laringe, palato, dos msculos esternoclidomastideo e trapzio. Controle dos msculos da faringe, da laringe e da lngua.

IX-GLOSSOFARNGEO X-VAGO XI-ACESSRIO XII-HIPOGLOSSO

mista mista motora motora

O conjunto de nervos cranianos e raquidianos forma o sistema nervoso perifrico. Com base na sua estrutura e funo, o sistema nervoso perifrico pode dividir-se em duas partes: o sistema nervoso somtico e o sistema nervoso autnomo ou de vida vegetativa. As aes voluntrias resultam da contrao de msculos estriados esquelticos, que esto sob o controle do sistema nervoso perifrico voluntrio ou somtico. J as aes involuntrias resultam da contrao das musculaturas lisa e cardaca, controladas pelo sistema nervoso perifrico autnomo, involuntrio ou visceral.

O SNP Voluntrio ou Somtico tem por funo reagir a estmulos provenientes do ambiente externo. Ele constitudo por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos esquelticos. O corpo celular de uma fibra motora do SNP voluntrio fica localizado dentro do SNC e o axnio vai diretamente do encfalo ou da medula at o rgo que inerva.

O SNP Autnomo ou Visceral, funciona independentemente de nossa vontade e tem por funo regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestrio, cardiovascular, excretor e endcrino. Ele contm fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos lisos das vsceras e musculatura do corao.

Um nervo motor do SNP autnomo difere de um nervo motor do SNP voluntrio pelo fato de conter dois tipos de neurnios, um neurnio prganglionar e outro ps-ganglionar. O corpo celular do neurnio pr-ganglionar fica localizado dentro do SNC e seu axnio vai at um gnglio, onde o impulso nervoso transmitido sinapticamente ao neurnio ps-ganglionar. O corpo celular do neurnio ps-ganglionar fica no interior do gnglio nervoso e seu axnio conduz o estmulo nervoso at o rgo efetuador, que pode ser um msculo liso ou cardaco.

O SN autnomo compe-se de trs partes: Dois ramos nervosos situados ao lado da coluna vertebral,formados por pequenas dilataes gnglios, total de 23 pares. Um conjunto de nervos que liga os gnglios nervosos aos diversos rgos de nutrio, estmago, o corao e os pulmes. Um conjunto de nervos comunicantes que ligam os gnglios aos nervos raquidianos, fazendo com que o sistema autnomo no seja totalmente independente do sistema nervoso cefalorraquidiano.

O sistema nervoso autnomo divide-se em sistema nervoso simptico e sistema nervoso parassimptico. De modo geral, esses dois sistemas tm funes antagnicas. Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simptico acelera as batidas do corao, o sistema parassimptico entra em ao, diminuindo o ritmo cardaco. Se o sistema simptico acelera o trabalho do estmago e dos intestinos, o parassimptico entra em ao para diminuir as contraes desses rgos.

O SNP autnomo simptico, de modo geral, estimula aes que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situaes de estresse. Por exemplo, o sistema simptico responsvel pela acelerao dos batimentos cardacos, pelo aumento da presso arterial, da concentrao de acar no sangue e pela ativao do metabolismo geral do corpo. J o SNP autnomo parassimptico estimula principalmente atividades relaxantes, como as redues do ritmo cardaco e da presso arterial, entre outras.

Uma das principais diferenas entre os nervos simpticos e parassimpticos que as fibras psganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormnios. O hormnio secretado pelos neurnios psganglionares do sistema nervoso parassimptico a acetilcolina. Os neurnios ps-ganglionares do sistema nervoso simptico secretam principalmente noradrenalina.

rgo Olho: pupila e Msculo ciliar Glndulas gastrointestinais Glndulas sudorparas Corao: miocrdio e Coronrias

Efeito da estimulao simptica Dilatada e Nenhum Vasoconstrio sudao Atividade aumentada e Vasodilatao

Efeito da estimulao parassimptica Contrada e Excitado Estimulao de secreo Nenhum Diminuio da atividade e Constrio

Vasos sanguneos sistmicos: Abdominal, Msculo e Pele


Pulmes: brnquios Vasos sangneos Tubo digestivo: luz e Esfncteres Fgado Rim Bexiga: corpo e Esfncter Ato sexual masculino Glicose sangnea Metabolismo basal

Constrio, Dilatao e Constrio ou dilatao


Dilatao Constrio moderada

Nenhum

Constrio Nenhum

Diminuio do tnus e da Aumento do tnus e do peristalse e Aumento do tnus peristaltismo e Diminuio do tnus Liberao de glicose Diminuio da produo de urina Inibio e Excitao Ejaculao Aumento Aumento em at 50% Nenhum Nenhum Excitao e Inibio Ereo Nenhum Nenhum

You might also like