You are on page 1of 12

Alfabetizao e Letramento

Professora Fernanda Barros

Diferentes concepes de alfabetizao


Todas as aes pedaggicas, mesmo que ns no percebamos, so resultados da maneira como concebemos o aluno, a aprendizagem, os atos de ensinar a aprender, a leitura e a escrita, e a prpria alfabetizao. Mal entendida, a alfabetizao encontra-se limitada a uma etapa definida, mecnica, na qual inicia-se e esgota-se, na aquisio do cdigo lingustico, concebido como mera codificao e decodificao. Leitura do texto p. 39-42.

Teorias que vm orientando o ensino e a aprendizagem em alfabetizao


Teoria empirista nfase no processo de memorizao de curta durao, concebem o ensino e a aprendizagem da lngua (contedo) como transcrio da fala e a aprendizagem como acmulo de informaes. (Modelo de cartilha tradicional). Metodologia da alfabetizao de base empirista prticas rotineiras, como cpias, escrita de ditados de palavras e ou frases soltas, leitura mecnica para aprender a balbuciar o sistema alfabtico. Primeiro, aquisio mecnica do sistema; depois, a compreenso.

Exemplo
O Sapo O sapo bom. O sapo come inseto. O sapo feio. O sapo vive na gua e na terra. Ele solta um lquido pela espinha. O sapo verde. Enunciados absolutos, como se fossem pargrafos independentes. Carecem de coerncia e coeso, ausncia de conectivos. Excesso de repeties de termos.

Paulo Freire e a crtica educao bancria


A Pedagogia do Oprimido - a teoria de Freire no um mtodo de alfabetizao. Metodologia centrada no dilogo, com o objetivo de ajudar a construir uma teoria do conhecimento que, partindo dos conhecimentos dos oprimidos socialmente, os ajudasse a desvelar a realidade, apropriandose dela, propondo novas reordenaes, a partir de uma releitura da realidade.

Atividade avaliativa Unidade 2


Proposta: Alunos do 2o. ano
Responda as perguntas abaixo: 1.Quem comprou a bola? 2.De que tamanho? 3.De que cor era? 4.De que material era feita? 5.Em que loja foi comprada? 6.Quem a ganhou? 7.Quem brinca com ela? 8.Ela gosta de seu dono?
Agora copie as respostas e monte um texto.

Texto produzido pelo aluno

Meu pai comprou um bola. meu pai compro uma bola grandi uma bola do tamanho de bola oficial. A bola era branca e azul. de couro ela era feita de couro. Meu pai comprou a bola foi na loja do Sandi. Eu ganhei a bola de couro. Eu brinco com a bola de couro. A bola gosta de seu dono.

O que fazer
Faa uma anlise do conjunto (proposta da professora e texto do aluno) luz do que foi discutido nesta unidade.

Mtodos de alfabetizao: qual o melhor - sinttico ou analtico?


Sinttico - partem de unidades mnimas da lngua, ou seja, daqueles processos que consideram a forma da letra; a relao entre somletra, ou a slaba, at chegar palavra. Analtico partem de aspectos mais gerais da lngua, como o caso dos processos que partem da palavra, frase, ou do conto, at chegar a unidades menores da lngua. H ainda os que propem a unio dos mtodos.

Cagliari e a crtica aos professores refns dos mtodos


Segundo Cagliari, o professor no pode ficar merc dos mtodos. Cagliari defende a formao tcnico-lingustica dos professores, pois faltariam conhecimentos fundamentais sobre a lngua escrita para eles. Cagliari tambm critica os mtodos que se baseiam em ideias psicolgicas e que desconhecem a linguagem e como ela funciona. Ele diz que necessrio garantir condies estruturais de trabalho para que a alfabetizao se realize.

Uma definio de mtodo


Conjunto de princpios pedaggicos, psicolgicos e lingusticos que definem os objetivos e meios adequados para se atingir. (Francisca Maciel)

Atividade avaliativa Unidade 3


Resumo do texto Alfabetizao: em busca de um mtodo?, de Magda Soares.

You might also like