You are on page 1of 53

Noes de ecologia

Prof. Gilson B Athayde Jr Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Universidade Federal da Paraba

ECOLOGIA No sculo XIX, o bilogo e naturalista alemo Ernest Haeckel , partindo da observao de que o conhecimento biolgico nunca completo quando o organismo estudado isoladamente, deu um novo rumo Histria Natural (hoje Biologia), criando uma nova cincia a Ecologia.

O termo eco deriva do grego oikos que significa lugar onde se vive, casa, ambiente, e logos estudo, cincia, tratado. No sentido literal, Ecologia seria o estudo dos seres vivos em sua casa, no seu ambiente; ou ainda, a cincia que estuda as relaes dos seres vivos com o meio ambiente.

Meio ambiente
O meio ambiente o conjunto de condies fsicas (luz, temperatura, presso, ...), qumicas (salinidade, oxignio dissolvido, ...) e biolgicas (relaes com outros seres vivos) que cercam o ser vivo, resultando num conjunto de limitaes e de possibilidades para uma dada espcie: o meio ambiente tudo que nos cerca. Caractersticas do Meio Ambiente: a) Mutante b) Heterogneo c) Seletivo

Habitat e nicho ecolgico


O habitat de um organismo: o local onde ele vive; o ambiente que oferece um conjunto de condies favorveis ao desenvolvimento de suas necessidades bsicas (nutrio, proteo e reproduo).

O nicho ecolgico : o papel de uma espcie numa comunidade (como ela faz para satisfazer suas necessidades).

Ex: As algas tm seu habitat nas guas superficiais (zona iluminada) e parte de seu nicho ecolgico a produo de matria orgnica e oxignio que servem de alimento e ao metabolismo de outras espcies

Estrutura e definies
Clula Tecido
conjunto de indivduos de uma mesma espcie que ocupa uma mesma rea

rgo
Sistema

Organismo
Populao Comunidade Ecossistema Biosfera

conjunto conjunto de Espcie -de populaes que interagem de forma indivduos semelhantes e organizada, vivendo numa capazes de se intercruzar mesma rea (reproduzir), em condies naturais, produzindo descendentes frteis. conjunto resultante da interao entre a comunidade e o ambiente inerte

Noes de biosfera
A biosfera definida como sendo a regio do planeta que contm todo o conjunto dos seres vivos e na qual a vida permanentemente possvel.

Neste contexto, a biosfera no passa de uma delgada casquinha em torno do planeta, uma vez que as condies de vida vo diminuindo medida que nos afastamos da superfcie, at que cessam a, aproximadamente 7 km acima do nvel do mar e abaixo deste no ultrapassa a 6 km.

Para satisfazer as necessidades dos seres vivos so necessrios, por um lado, a presena de gua, luz, calor e matria para sntese dos tecidos vivos, e, por outro, ausncia de condies prejudiciais vida como substncias txicas, radiaes ionizantes e variaes extremas de temperatura. A biosfera apresenta todas essas condies: uma fonte externa de luz e calor (o sol); gua, que chega a cobrir da superfcie do planeta e substncias minerais em contnua reciclagem nos seus vrios ambientes; apresenta ainda um escudo contra radiaes ionizantes provenientes do sol (a camada de oznio);

e grandes massas de gua, que se encarregam de manter a temperatura mdia em torno dos 15 C, sem grandes variaes.

A biosfera pode ser dividida em trs regies fsicas distintas: Litosfera: camada superficial slida da Terra, constituda de rochas e solos, acima do nvel das guas. Compreende da biosfera, apresenta variaes de temperatura, umidade, luz, etc. e possui enorme variedade de flora e fauna; Hidrosfera: representa o ambiente lquido (rios, lagos e oceanos). Recobre da superfcie total do planeta, apresenta condies climticas bem mais constantes do que na litosfera, salinidade varivel (nos oceanos chega a 35 g/L) e possui menor variedade de plantas (20:1) e de animais (9:1) que a litosfera; Atmosfera: camada gasosa que circunda toda a superfcie da Terra, envolvendo portanto os dois ambientes acima citados.

Os recursos naturais na biosfera


Recursos naturais so os recursos que a natureza coloca disposio dos seres vivos para que estes possam satisfazer s suas necessidades. A existncia da biosfera est condicionada disponibilidade desses recursos, que podem ser divididos em: Renovveis: so aqueles recursos que naturalmente podem ser regenerados aps o uso, como: a gua, o ar, a energia solar, a energia elica, a madeira, as plantas produtoras de fibra, os vegetais e animais usados na alimentao e os nutrientes; No-renovveis: so aqueles que no podem ser naturalmente regenerados aps o uso, ou so regenerados em tempos geolgicos muito extensos. O calcrio, a argila, a areia, o petrleo e o carvo mineral so exemplos de recursos minerais no-renovveis.

Necessidades bsicas dos seres vivos A existncia da biosfera ou de vida de forma permanente em um ambiente qualquer, s possvel se este oferecer condies para que os seres vivos satisfaam suas necessidades bsicas: nutrio, proteo e reproduo.
Conceito Processos de obteno de matria e energia pelos seres vivos Tipos Autotrfica: os seres vivos sintetizam seu prprio alimento, partindo de substancias inorgnicas e de uma fonte de energia. Heterotrfica: os seres vivos, atravs de relaes com outros seres vivos, adquirem o alimento sintetizado. Organismos Vegetais clorofilados, algas e algumas bactrias. Animais, fungos, vrus, protozorios e o restante das bactrias

Nutrio

Necessidades bsicas dos seres vivos A existncia da biosfera ou de vida de forma permanente em um ambiente qualquer, s possvel se este oferecer condies para que os seres vivos satisfaam suas necessidades bsicas: nutrio, proteo e reproduo.
Conceito Tipos Organismos

Mecanismos utilizados pelos seres vivos para se defenderem das intempries e dos seus inimigos naturais

Crescimento quase ilimitado, espinhos, substncias urticantes, perda das folhas, etc. Aspecto repulsivo, agresso, fuga, construo de abrigos, elevada descendncia, camuflagem, etc.

Vegetais

Proteo

Animais

Necessidades bsicas dos seres vivos A existncia da biosfera ou de vida de forma permanente em um ambiente qualquer, s possvel se este oferecer condies para que os seres vivos satisfaam suas necessidades bsicas: nutrio, proteo e reproduo.
Conceito Tipos Organismos

Processos desenvolvidos pelos seres vivos para gerar descendentes e, conseqentemente dar continuidade s espcies.

Assexuada: quando no h mistura de genes, gerando indivduos geneticamente idnticos ao que lhe deu origem Sexuada: ocorre mistura de genes, gerando seres com novas combinaes genticas.

Reproduo

Bactrias e alguns protozorios. Maioria dos seres vivos.

Estrutura e funcionamento dos ecossistemas

Componentes biticos (seres vivos e suas inter-relaes Ecossistema Componentes abiticos (gua, luz, ar, etc.) Componentes biticos: a)Produtores b)Consumidores c)Decompositores

Estrutura e funcionamento dos ecossistemas Produtores: so todos os organismos auttrofos, principalmente plantas verdes que realizam fotossntese, e outros em menor quantidade, que realizam quimiossntese.

Estrutura e funcionamento dos ecossistemas Consumidores: dos ecossistemas so os hetertrofos, principalmente animais que se alimentam de outros seres vivos. Podem ser subdivididos em: Consumidor primrio (herbvoro), que utiliza diretamente o vegetal (boi, gafanhoto, coelho, e muitos peixes)

Estrutura e funcionamento dos ecossistemas Consumidores: dos ecossistemas so os hetertrofos, principalmente animais que se alimentam de outros seres vivos. Podem ser subdivididos em: Consumidor secundrio (carnvoro), que obtm seu alimento de consumidores primrios (leo, cachorro, cobra, e espcies carnvora de peixes)

Estrutura e funcionamento dos ecossistemas Consumidores: dos ecossistemas so os hetertrofos, principalmente animais que se alimentam de outros seres vivos. Podem ser subdivididos em: Consumidor misto (onvoro), que no faz distino pronunciada em sua preferncia alimentar entre vegetais e animais (ex: ser humano, urso,etc)

Estrutura e funcionamento dos ecossistemas Decompositores: tambm so hetertrofos (bactrias e fungos saprovoros), porm se alimentam de materiais residuais (excrees, cadveres, etc.) transformando-os em substncias inorgnicas simples utilizveis pelos produtores.

Cadeia alimentar
definida como sendo uma seqncia de seres vivos unidos pelo alimento.

Exemplos de cadeias alimentares:

capim gafanhotos pssaros raposas (cadeia de predadores) trigo pulgo protozorio (cadeia de parasitas) folhas fungos vermes (cadeia de decompositores)

Cadeia alimentar
Uma forma de represent-la ligando o nome dos organismos com setas, as quais indicam o caminho percorrido pela matria nos ecossistemas. Esta representao classifica os organismos de acordo com o nvel trfico que ocupam. Por definio, o primeiro nvel trfico (NT) pertence ao produtor, com uma nica exceo para as cadeias do solo, que se iniciam com restos de vegetais e animais mortos.

O ltimo nvel trfico, por sua vez, ocupado pelos decompositores. Estes compreendem mirades de organismos saprovoros, que estabelecem cadeias de decomposio sobre a matria morta.

Teia alimentar

Num ecossistema, as relaes de transferncia de matria e energia no so to simples como nas cadeias alimentares. Na realidade, estas se entrelaam num delicado equilbrio, constituindo verdadeira teias que unem entre si predadores e presas, parasitas e hospedeiros, formando estruturas mais complexas, denominadas teias ou redes alimentares.

Teia alimentar

Numa teia alimentar, um organismo pode ocupar diferentes nveis trficos. Isso se torna vantajoso para a comunidade, uma vez que um organismo passa a ter vrias opes de alimento, fato que confere maior estabilidade estrutura do ecossistema.

Equilbrio nos ecossistemas

Calor Produtores

Calor Herbvoros

Calor Carnvoros

Decompositores

Energia Matria

Materiais particulados e gasosos dissolvidos na gua, no ar ou no solo

Fluxo de energia e matria nos ecossistemas

Desequilbrio nos ecossistemas

a) Bloqueio na cadeia alimentar b) Biomagnificao (magnificao biolgica)

a) Bloqueio na cadeia alimentar Uma forma comum de desequilbrio d-se pela destruio de um dos elos da cadeia alimentar.

Conseqncias: 1) Desaparecimento total do elo seguinte, dependente do primeiro; 2) Superpopulao do ambiente pelo elo anterior.

a) Bloqueio na cadeia alimentar Exemplos:

A eliminao de cobras que atacam lavradores no campo causa aumento da populao de ratos e reduo do nmero de animais comedores de cobras como a seriema.

Na dcada de 70, a caa predatria ao sapo-boi na zona rural de Pernambuco, incentivada pelo valor da pele para exportao, resultou na invaso da zona rural por gafanhotos, forando a migrao das pessoas para as cidades.

a) Bloqueio na cadeia alimentar


A introduo de organismo estranho cadeia alimentar pode tambm resultar em desequilbrios ecolgicos, decorrentes da inexistncia do elo superior ou predador natural que controle a sua proliferao. Exemplos: Na Austrlia, na dcada de 30, a importao do coelho gerou srios problemas, pois o mesmo no encontrou na fauna local, nenhum animal capaz de pred-lo e passou ento a destruir as plantaes. Atualmente, os australianos procuram reduzir a populao de coelhos atravs de viroses especficas desses animais. Ainda na Austrlia, em 1935, foi introduzido o sapo-boi para controle biolgico de um besouro que atacava os canaviais. A baixa resistncia ambiental ao anfbio, devido ao clima favorvel e ausncia de predador, resultou numa praga, agravado pelo fato do sapo ser venenoso. Atualmente, pesquisa-se o controle biolgico da espcie.

b) Biomagnificao o acmulo de substncias txicas no-biodegradveis ao longo das cadeias alimentares e conseqentemente os ltimos nveis trficos tornam-se os mais prejudicados

Um dos primeiros estudos sobre este fenmeno foi o do lago Clear, na Califrnia, quando o uso de TDE (inseticida tetraclorodifeniletano) levou ao desaparecimento de aves como o mergulho na regio. Neste caso, a taxa de amplificao do txico da gua para a ave chegou a 180.000 vezes.

b) Biomagnificao

Tundra

Floresta de conferas (Taiga)


Vegetao pouco diversificada
predominncia de pinheiros e outras espcies de conferas

em forma de agulha solos cidos e pobres pequeno nmero de espcies arbustivas

Floresta Tropical

Estepes

Savanas

Desertos

Rios

Lagos

Esturios

Oceanos

Ciclos biogeoqumicos
Todos os 30 - 40 elementos necessrios ao desenvolvimento dos seres vivos circulam na biosfera. Elementos qumicos mais presentes nos seres vivos (% em peso) Smbolo Elemento Oxignio Carbono Hidrognio Nitrognio Clcio Fsforo Potssio Enxofre Sdio Cloro Magnsio Ferro Mangans Silcio O C H N Ca P K S Na Cl Mg F Mn Si 65 18 10 3,3 1,5 1 0,35 0,25 0,24 0,19 0,05 0,005 0,0003 Traos Homem Crosta terrestre 49 0,09 0,88 0,03 3,4 0,12 2,4 0,05 2,6 0,19 1,9 4,7 0,08 25 P de milho 75 13 10 0,45 0,07 0,06 0,28 0,05 traos 0,04 0,06 0,03 0,01 0,36

Ciclos biogeoqumicos
So os movimentos cclicos de elementos qumicos entre o meio biolgico (seres vivos) e o ambiente geolgico.

So caractersticas de um ciclo biogeoqumico:


a) Um depsito (atmosfera ou litosfera) b) Participao dos seres vivos

c) Transformaes qumicas
d) Caminho percorrido pelo elemento qumico

Ciclos biogeoqumicos
Ciclos gasosos (so ciclos rpidos): do carbono, do oxignio, do nitrognio.

Ciclos sedimentares (so ciclos lentos): do fsforo, do enxofre.

Ciclos biogeoqumicos
Ciclo do carbono O carbono o principal constituinte de qualquer matria orgnica, sendo portanto essencial vida na Terra. Encontra-se disponvel no ar atmosfrico ou dissolvido nas guas, na forma de gs carbnico. O CO2 entra na composio do ar atmosfrico com apenas 0,03%. Entretanto, esta quantidade suficiente para manter toda a vida na Terra, uma vez que se mantm em contnua reciclagem, atravs do seu ciclo. Ciclo: a) Inicialmente, o CO2 fixado por vegetais, algas e bactria na fotossntese, formando carboidratos e liberando O2. b) Os carboidratos so degradados pela respirao e o carbono devolvido ao meio na forma de CO2. c) Uma frao do CO2 do ar combina-se com a chuva, formando cido carbnico (H2CO3). d) No solo, este passa a bicarbonato (HCO3-) e, posteriormente, a carbonato (CO3=). d) Este reage com os cidos existentes no solo, liberando CO2 para a atmosfera.

Ciclos biogeoqumicos
Ciclo do oxignio O maior reservatrio de oxignio o ar atmosfrico, do qual constitui cerca de 20%. Est presente tanto no mundo orgnico como no inorgnico. No mundo inorgnico entra na constituio dos minerais e das rochas. No mundo orgnico essencial vida, uma vez que entra na composio dos tecidos vivos e imprescindvel para a respirao.

Ciclo: a) atravs da respirao de vegetais, animais e microorganismos que o oxignio retirado da atmosfera e devolvido na forma de gs carbnico (CO2) e gua. Mesmo os organismos anaerbios participam do ciclo, uma vez que retiram o oxignio da matria orgnica, devolvendo-o ao meio na forma de CO2. b) gua e gs carbnico, pela ao dos auttrofos, so retirados do ambiente e devolvidos na forma de carboidratos (alimento) e oxignio, atravs da fotossntese. c) No ar, tanto a H2O como o CO2 entram nos seus respectivos ciclos e ambos contm oxignio, que faz parte do ciclo total.

Ciclos biogeoqumicos
Ciclo do nitrognio O nitrognio importante pela sua participao fundamental na composio das protenas. O N2 encontra-se disponvel no ar atmosfrico numa proporo de 79%, mas apesar dessa abundancia, so poucos os organismos que conseguem fixa-lo. Ciclo: a) Nos solos, fixado pelas bactrias do gnero Rhizobium e Nitrobacter que vivem em mutualismo com plantas leguminosas, e nas guas pelas algas azuis do gnero Nostoc. Alm da fixao biolgica, pode ocorrer fixao atmosfrica e industrial, quando o nitrognio transformado em nitrato ou cido ntrico, que fica no ambiente disposio dos vegetais. b) Estes absorvem o nitrognio fixado, transformando-o em protenas; a passagem para os animais inicia-se com os herbvoros. c) Plantas e animais mortos, juntamente com as excrees, so transformados pelos organismos da putrefao (bactrias e fungos) em amnia (NH3) num processo denominado amonificao. d) A amnia utilizada pelas bactrias Nitrosomonas que a oxidam, produzindo nitrito (NO2-) e este transformado em nitrato (NO3-) pelas bactrias Nitrobacter. d) Aps a nitrificao, dissolve-se nas guas ou permanece no solo, de onde absorvido pelas plantas ou sofre desnitrificao por ao de bactrias, voltando ao ar atmosfrico.

Ciclos biogeoqumicos

Ciclo hidrolgico

You might also like