You are on page 1of 26

Classificao e Nomenclatura dos seres vivos

Classificar = agrupar por critrio de alguma semelhana. Nomenclatura = dar nomes aos seres vivos (universalizar)

Regras da Nomenclatura
O nome do gnero e da espcie devem ser escrito em latim e grifados; Cada organismo deve ser reconhecido por uma designao binominal, onde o primeiro termo indica o seu gnero e o segundo, a sua espcie. Em obras impressas, todo nome cientfico deve ser escrito em itlico (tipo de letra fina e inclinada),

Ex: Canis familiaris (co); Musca domestica (Mosca); O nome relativo ao gnero deve ser escrito com inicial maiscula e o da espcie com inicial minscula. Ex: Homo sapiens (Homem); OBS: Nos casos em que o nome da espcie se refere a uma pessoa, a inicial pode ser maiscula ou minscula. Ex: Trypanosoma cruzi (ou Cruzi) nome dado por Carlos Chagas ao micrbrio causador da doena de Chagas, em homenagem a Oswaldo Cruz;

A classificao dos seres vivos


So sete conjuntos bsicos de classificao:

REINOFILOCLASSEORDEMFAMLIAGNEROESPCIE

REFICOFAGE

Conjuntos de classificao
Partindo do menor agrupamento para o maior

Espcie: um grupamento de indivduos com profundas


semelhanas entre si, com capacidade de se cruzarem naturalmente, originando descendentes frteis.
Ex1: cavalo e da gua. Eles podem cruzar-se e do origem a um descendente frtil, isto , que tambm pode originar descendentes. Por isso, eles so da mesma espcie.

Ex2: de um jumento com uma gua nascer um burro (macho) ou uma mula (fmea). Estes animais sero estreis, isto , no podem dar origem a descendentes. Portanto o cavalo (e a gua) e o jumento so de espcies diferentes.

Gnero: o conjunto de espcies que


apresentam semelhanas, embora no sejam idnticas. Gneros podem ser agrupados e formar uma famlia O conjunto de gneros mais aparentados entre si do que com quaisquer outros forma a famlia. Assim, o co (Canis familiaris) e animais aparentados a ele, como, por exemplo, o lobo (Canis lupus) e a raposa (Vulpes vulpes) fazem parte da famlia dos candeos (Canidae).

Famlia: o conjunto de gneros afins, isto , muito prximos ou parecidos, embora possuam diferenas mais significativas do que a diviso em gneros.
Famlias podem ser agrupadas e formar uma ordem O conjunto de famlias mais aparentadas entre si forma uma ordem. Assim o co, o lobo e a raposa (da famlia dos candeos) e o tigre (da famlia dos feldeos - Felidae) fazem parte da ordem dos carnvoros (Carnivora). Esses animais tem vrias semelhanas e normalmente se nutrem apenas de carne - da o nome da ordem.

Ordem: um grupamento de famlias que


tm semelhanas
Ordens podem ser agrupadas e formar uma classe
Um conjunto de ordens mais aparentadas entre si forma uma classe. Assim a raposa (da ordem dos carnvoros), o rato (da ordem dos roedores - Rodentia), o macaco e os seres humanos (da ordem dos primatas - Primates) e o coelho (da ordem dos lagomorfos - Lagomorpha) fazem parte da classe dos mamferos Mammalia). A caracterstica mais marcante dessa classe a presena de glndulas mamrias, que nas fmeas so desenvolvidas e produzem o leite que alimenta os filhotes.

Classe: a reunio de ordens que possuem fatores


distintos de outras, mas comum s ordens que a ela pertencem.

Classes podem ser agrupadas e formar um filo


O conjunto de classes mais aparentadas entre si forma um filo. Assim, o boi (da classe dos mamferos), a galinha (da classe das Aves Aves), a tainha (da classe dos peixes - Osteichthyes), o sapo (da classe dos anfbios - Amphibia) e a cobra (da classe dos rpteis Reptilia) fazem parte do filo dos cordados (Chordata). Esses animais so semelhantes porque possuem, na fase de embrio, uma estrutura chamada notocorda, com funo de sustentao. A notocorda pode desaparecer ou no. Nos animais que possuem vrtebras (vertebrados), como os seres humanos, a notocorda desaparece durante o desenvolvimento embrionrio. Em seu lugar forma-se a coluna vertebral.

Filo : a reunio de classes com caractersticas


em comum, mesmo que muito distintas entre si.

Filos podem ser agrupados e formar um reino


O conjunto de filos mais aparentados entre si forma um reino. Assim, o filo dos cordados e todos os outros filos de animais formam o reino dos animais (Animalia).

Os animais so semelhantes porque so pluricelulares, heterotrficos e tem tecidos especializados.

Reino: a maior das categorias


taxionmicas, que reune filos com as caractersticas comuns a todos, mesmo que existam diferenas enormes entre eles. Possui apenas cinco divises: Animalia (Metazoa), Vegetalia (Plantae ou Metafita), Fungi, Protista e Monera.

Existem cinco reinos bsicos de seres vivos, porem estudos recentes adotada seis reinos, sendo o reino Monera subdividida em Eubacteria e archaeobacteria. E ainda existem os Vrus q no so classificados em nenhum reino por no possuir clula e apenas o material gentico. Aqui, consideraremos cinco grandes reinos de seres vivos:

Monera Protista

Fungi

Animalia Plantae

REINOS

CARACTERSTICAS

REPRESENTANTES

Monera Protista

Unicelulares e procariontes Unicelulares e eucariontes

Bactrias e algas azuis Protozorios e certas algas

Fungi

Uni ou pluricelulares, eucariontes e hetertrofos por absoro Pluricelulares, eucariontes e auttrofos Pluricelulares, eucarionte e hetertrofos por ingesto

Fungos

Plantae
Animalia

Todos vegetais
Todos os animais

Clulas
Unidade viva que constitui os seres vivos; formada por 3 partes bsicas: membrana plasmtica, citoplasma (organelas citoplasmtica) e o ncleo (material gentico); O ser vivo pode ser uni ou pluricelular; Tipos de clulas: procariontes sem membrana nuclear (material gentico misturado no citoplasma) eucariontes com membrana nuclear (material gentico dentro do ncleo)

CLULA ANIMAL

CLULA VEGETAL

Questes para auto-avaliao


1) Com que finalidade se classificam os seres vivos? 2) Considere os seguintes seres vivos: mosca, homem, cavalo, macaco, borboleta e zebra. Adote um critrio de classificao e separe-os em grupos. 3) Quais as caractersticas que definem um ser vivo como pertencente mesma espcie do outro? 4) Quais so as regras bsicas para nomear os seres vivos, de modo a serem identificados com facilidade no mundo todo? 5)O gato pertence a famlia dos felinos e ordem dos carnvoros. Em qual desses dois grupos h maior quantidade de seres? 6) Quais so os cinco reinos da Natureza? Cite um ser de cada reino, como exemplo. 7) O que so seres procariontes e eucariontes? 8) Quais as principais diferenas entre uma clula animal e uma vegetal? 9) O que so organelas citoplasmticas?

You might also like