You are on page 1of 10

Fobias (Luis Fernando Verssimo)

No sei como se chamaria o medo de no ter o que ler. Existem as conhecidas claustrofobia (medo de lugares fechados), agorafobia (medo de espaos abertos), acrofobia (medo de altura) e as menos conhecidas ailurofobia (medo de gatos), iatrofobia (medo de mdicos) e at a treiskaidekafobia (medo do nmero 13), mas o pnico de estar, por exemplo, num quarto de hotel, com

insnia, sem nada para ler no sei que nome tem. uma das minhas neuroses. O vcio que lhe d origem a gutembergomania, uma dependncia patolgica na palavra impressa. Na falta dela, qualquer palavra serve. J sa de cama de hotel no meio da noite e entrei no banheiro para ver se as torneiras tinham Frio e Quente escritos por extenso, para saciar minha sede de letras.

J ajeitei o travesseiro, ajustei a luz e abri uma lista telefnica, tentando me convencer que, pelo menos no nmero de personagens, seria um razovel substituto para um romance russo. J revirei cobertores e lenis, procura de uma etiqueta, qualquer coisa. Alguns hotis brasileiros imitam os americanos e deixam uma Bblia no quarto, e ela tem sido a minha salvao, embora no no modo pretendido.

Nada como um best-seller numa hora dessas. A Bblia tem tudo para acompanhar uma insnia: enredo fantstico, grandes personagens, romance, sexo em todas as suas formas, ao, paixo, violncia, e uma mensagem positiva. Recomendo Gnesis pelo mpeto narrativo, O cntico dos cnticos pela poesia e Isaas e Joo pela fora dramtica, mesmo que seja difcil dormir depois do Apocalipse.

Mas e quando no tem nem a Bblia? Uma vez liguei para a telefonista de madrugada e pedi uma Amiga. Desculpe, cavalheiro, mas o hotel no fornece companhia feminina... Voc no entendeu! Eu quero uma revista Amiga, Capricho, Vida Rotariana, qualquer coisa.

Infelizmente, no tenho nenhuma revista.

No possvel! O que voc faz durante a noite? Tric. Uma esperana!


Com manual?

No. Danao. Voc no tem nada para ler? Na bolsa, sei l. Bem... Tem uma carta da mame. Manda!
(VERISSIMO, Luis Fernando. Banquete com os deuses: cinema, literatura, msica e outras artes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. p. 97-98)

Atividade Avaliativa Aps a leitura do texto, produza um texto dissertativo em que se aborde sobre o problema da leitura ou da falta de leitura em nossa sociedade, j que em nosso contexto social, tendo em vista os testes de desempenho, percebe-se que so insuficientes as habilidades leitoras por parte dos estudantes brasileiros. Diante, ento, dessa crise de leitura, aponte um caminho para reverter esse quadro ou que satisfaa a todos os envolvidos no processo acadmico.

Atividade Avaliativa Leve em considerao tambm a imagem abaixo:

You might also like