You are on page 1of 141

MEMBRANA

Professora Snia Cristina Jacomini Dias

Funes da integridade da estrutura da clula; Permeabilidade seletiva: controle da movimentao de substncias para dentro e fora da clula; Regulao das interaes clula a clula;
Manuteno

reconhecimento de antgenos, clulas estranhas e clulas alteradas; Estabelecimento de sistema de transportes para molculas especficas Transduo de sinais extracelulares fsicos e/ou qumicos em eventos intracelulares

Receptores:

Reviso Organizao da clula


componentes = ncleo, citoplasma (organelas) e membrana celular; Diferentes substncias da clula = protoplasma;
Clula

composio = gua, eletrlitos, protenas, lipdios e carboidratos. gua = 70 a 85 % de [ ]; ons mais importantes = potssio, magnsio, fosfato, sulfato e o bicarbonato e pequenas quantidades de sdio, cloreto e clcio.
Protoplasma

Reviso Organizao da clula


fornecem substncias qumicas inorgnicas reaes celulares. Protenas 10 a 20% da massa da clula - dois tipos = protenas estruturais protenas globulares
Ions

= couro cabeludo, cabelo, microtbulos, fibras colgenas e elsticas do tecido conjuntivo dos vasos sangneos, dos tendes, etc.

Estruturais

Reviso Organizao da clula

Lipdios solveis em solventes e gorduras mais importantes = fosfolipdios e colesterol = 2% da massa da clula

Reviso Organizao da clula


Carboidratos

= nutrio da clula = 1% da massa celular

Estrutura da membrana celular


Composio

= protenas e lipdios - 55% = protenas - 25% = fosfolipdios - 13% = colesterol - 4% = outros lipdios - carboidratos = 3%

Estrutura da membrana celular

fosfolipdios

Bicamada lipdica; Molculas de protenas globulares inseridas Bicamada = fosfolipdios

Outra extremidadeUma extremidade sol- Solvel em gorduras vel em gua HIDROFBICA HIDROFLICA (AC. GRAXOS) (FOSFATDICA) parte central da memRecobrem as superf- brana impermevel cies contato com a ons, glicose e uria gua circundante Solveis CO2, O2 e lcool

Estrutura da membrana celular


Os

fosfolipdeos possuem uma cabea polar e duas caudas de hidrocarboneto hidrofbicas (caracterstica que confere a dupla camada lipdica). As caudas so normalmente cidos graxos com diferenas no comprimento, o que influi na fluidez da membrana.

Estrutura da membrana celular


Fluidez

da membrana: facilidade com a qual as molculas lipdicas movem-se no plano da bicamada, A um determinada temperatura depende da composio dos fosfolipdios e, principalmente, das caudas de hidrocarbonetos.

Estrutura da membrana celular


As molculas de colesterol aumentam as propriedades de permeabilidade das duplas camadas lipdicas. Ela torna a bicamada lipdica menos sujeita a deformaes, e assim, diminui a permeabilidade da membrana.

Estrutura da membrana celular

As molculas lipdicas constituem 50% da massa da maioria das membranas de clulas animais. As molculas lipdicas so anfipticas, pois possuem uma extremidade hidroflica ou polar (solvel em meio aquoso) e uma extremidade hidrofbica ou no-polar (insolvel em gua).

Estrutura da membrana celular

A membrana plasmtica no uma estrutura esttica, os lipdios movem-se proporcionando uma fluidez membrana. Os lipdios podem girar em torno de seu prprio eixo, podem difundirse lateralmente na monocamada, migrar de uma monocamada para outra (flip-flop) que acontece raramente, e movimentos de flexo por causa das cadeias de hidrocarbonetos.

Figuras - ALBERTS, Bruce et al. Fundamentos da Biologia Celular: uma introduo biologia molecular da clula, Porto Alegre: Artmed, 2002.

Estrutura da membrana celular


de membrana maioria = glicoprotenas; Dois tipos integrais (atravessam a membrana um lado outro) Perifricas (superfcie)
Protenas

Estrutura da membrana celular


Protenas

transmembrana: atravessam a bicamada lipdica. Elas podem atravessar a membrana uma nica vez (protena transmembrana de passagem nica) ou ento atravessando vrias vezes a membrana (protena transmembrana multipassagem.

As

protenas transmembrana podem ser em hlice ou arranjados como barris (figura abaixo). Podem ter a funo de transportar ons, funcionar como receptores ou como enzimas.

grande maioria das protenas de membrana multipassagem das clulas eucariticas e da membrana bacteriana formada por hlices transmembrana, enquanto as barris se restringem principalmente s membranas externas das bactrias, das mitocndrias e dos cloroplastos.

Estrutura da membrana celular

Estrutura da membrana celular


Protenas

perifricas: se prende a superfcie interna e externa da membrana plasmtica atravs de vrios mecanismos.

Estrutura da membrana celular

Estrutura da membrana celular


protenas de membrana esto geralmente associadas a carboidratos, que so encontrados como cadeias de oligossacardeos ligadas s protenas (glicoprotenas) e a lipdeos (glicolipdeos), ou como cadeias de polissacardeos. O glicoclice uma zona onde se encontra vrios desses carboidratos na superfcie da membrana.
As

Estrutura da membrana celular

Existem

diversos tipos de canais inicos, sendo os principais para a formao do potencial eltrico os canais de Na+, Ca++, K+, Na+/K+ ATPase e Na+/Ca++, representados esquematicamente abaixo.

Transporte de substncias atravs da membrana celular


Dois

processos bsicos difuso (transporte passivo)- transporte ativo;

Transporte de substncias atravs da membrana celular


DIFUSO SIMPLES A substncia passa de um meio a outro (do intracelular para o extracelular ou do extracelular para o intracelular) Devido ao movimento aleatrio e contnuo da substncia nos lquidos corporais, devido a uma energia cintica da prpria matria. Em tal meio de transporte no ocorre gasto de ATP intracelular nem ajuda de carreadores.

EXEMPLO:

Gases como oxignio ou dixido de carbono atravessam a membrana celular com grande facilidade, simplesmente se dissolvendo na matriz lipdica desta membrana (oxignio e dixido de carbono so lipossolveis).

Transporte de substncias atravs da membrana celular


O

transporte passivo ou difuso facilitada ocorre quando as protenas de transporte (canal) operam para importar molculas especficas para dentro da clula, orientadas somente por um gradiente de concentrao.

Transporte de substncias atravs da membrana celular


A

difuso passiva ocorre a favor de um gradiente, mas um processo fsico, que no utiliza protenas transportadoras e no h gasto de energia.

Transporte de substncias atravs da membrana celular


O

transporte ativo ocorre contra um gradiente de concentrao e mediado por carreadoras, chamadas de bombas. A atividade bombeadora consome energia (ATP).

Transporte de substncias atravs da membrana celular


As

protenas que transportam somente um tipo de soluto denominada uniporte, outras depende do transporte de um outro soluto, atuando como carreadores acoplados, que podem ser simportes (transferncia do segundo soluto na mesma direo) ou antiporte (transferncia do segundo soluto na direo oposta).

Transporte de substncias atravs da membrana celular


DIFUSO

Movimento molecular aleatrio das substncias; Dois subtipos simples e a facilitada; Simples movimento das molculas ocorre aberturas da membrana ou pelos espaos intermoleculares; Facilitada necessita interao com uma protena transportadora = molcula + protena

Transporte de substncias atravs da membrana celular


Simples dois caminhos

Canais aquosos Intestcio (liposgua (mais rpido), Solveis) O2, N2, uria (1000 vezes CO2 , lcoois Mais lento)

Transporte de substncias atravs da membrana celular

DIFUSO FACILITADA Necessita interao com uma transportadora = molcula + protena

protena

Permeabilidade seletiva de muitos canais proticos


Um

dos mais importantes = canais de sdio = 0,3 por 0,5 nanmetro com superfcies internas com cargas negativas atraem ons de sdio (carga positiva) desidratadas (removendo deles a gua) = especfico para passagem de sdio.

Permeabilidade seletiva de muitos canais proticos

Outro conjunto de canais = potssio (K+) = 0,3/0,3 com diferena por no possurem carga negativa, isto permite que no sejam atrados ou puxados para dentro dos canais, com isto permanecem juntos com a molcula de gua e no so desidratados por ser menor que o sdio passa naturalmente pelo canal.

Comportas dos canais proticos


ABERTURA DAS COMPORTAS Dois mecanismos: 1. Comporta por voltagem ex: sdio e potssio 2. Comportas qumicas (ligante) ex: canal de acetilcolina abre a comporta passam substncias (0,65 nanmetros) ex: sinapses neuro/neural e neuro/muscular

Mais de 100 tipos de canais inicos que selecionam os ons que passam atravs deles e possuem 2 formas: aberta e fechada. Estas formas mudam de acordo com um estmulo: Canais acionados por voltagem;

Canais acionados mecanicamente


Canais acionados por ligantes

Tipos de canais inicos

Difuso facilitada.

Permite o transporte de pequenas molculas polares, como os aminocidos, monossacardeos, etc, que no conseguindo atravessar a bicamada lipdica, requerem que protenas trasmembranosas facilitem sua passagem. Estas protenas recebem o nome de protenas transportadoras ou permeasas que, ao unirem-se a molcula que iro transportar sofrem uma modificao em sua estrutura que conduz aquela molcula ao interior da clula.

Difuso facilitada.
Mediada por carreador facilita a difuso da substncia Quanto maior a velocidade de difuso = maior a concentrao da substncia at velocidade mxima

Conforme aumenta a substncia a ser transportada aumenta a velocidade do transporte at um limite para o carreador = saturao da protena.

Difuso facilitada Difuso facilitada Limite mximo de difuso

Difuso simples x aumenta a difuso com aumento da substncia

Difuso facilitada

O que limita a velocidade da difuso facilitada? - protena canal receptor ou fixador da protena - ex: transporte da glicose e aminocidos molcula carreadora
insulina controla a entrada da glicose no corpo

Mudanas conformacionais em uma protena carreadora para mediar a difuso facilitada de uma protena.

Fatores que afetam a velocidade de difuso


1.

Efeito da diferena de concentrao sobre a difuso efetiva atravs da membrana

OSMOSE
Ocorre

atravs das membranas seletivamente permeveis = difuso efetiva da gua Movimento efetivo de gua causado por diferena de concentrao da gua.

Efeito da osmolaridade sobre as clulas

Slide de resumo

Osmose a) Difuso simples atravs da bicamada. entram molculas lipdicas como - hormnios esterides, anestsicos como o ter e frmacos lipossolveis. penetram assim substncias apolares - oxignio e o nitrognio atmosfrico. Algumas molculas polares de pequeno tamanho - a gua, o CO2, o etanol e a glicerina, tambm atravessam a membrana por difuso simples. A difuso da gua (solvente) recebe o nome de osmose. O movimento de molculas de gua (solvente) a partir de uma soluo hipotnica para outra hipertnica atravs de uma membrana semi-permevel denomina-se osmose.

Osmose

OSMOSE

A Osmose um fenmeno natural fsicoqumico. Quando duas solues, com diferentes concentraes, so colocadas num mesmo recipiente separados por uma membrana semi-permevel, ocorre naturalmente a passagem do solvente da soluo mais diluida para a soluo mais concentrada, at que se encontre um equilbrio.

gua salgada

gua doce

Membrana semipermevel

Osmose natural - o solvente (gua) da regio direita menos concentrada (gua doce), separada por uma membrana semi-permevel, migra para a regio da esquerda com concentrao maior de sais (gua salgada) at que se atinga um equilbrio em termos de concentrao, aumentando o nvel daquela regio. A diferena de carga entre as duas denominada de presso osmtica.

OSMOSE
PRESSO OSMTICA Quantidade de presso necessria para encerrar a osmose Neste ponto a coluna de soluo do lado da soluo mais concentrada estar acima da coluna do lado da soluo mais diluda. Esta diferena entre colunas de soluo se denominou Presso Osmtica.

PRESSO OSMTICA

OSMOLARIDADE OSMOL
Unidade

= osmol o peso de uma molcula grama de soluto no dissociado; 180 g de glicose = uma molculagrama de glicose = 1 osmol de glicose (no se dissocia em ons) = C6H12O6 (no se dissocia)

OSMOLARIDADE OSMOL
Quando

soluto se dissocia em dois 1 molcula-grama = 2 osmis = 1 mol-grama NaCl = 58,5g = 2 osmis

Obs: ver em rins mais a frente

TRANSPORTE ATIVO

Deslocamento de molculas contra um gradiente de concentrao Dois tipos: - transporte ativo primrio - transporte ativo secundrio

1.

2.

Primrio energia deriva do fracionamento do ATP Secundrio energia deriva secundariamente da que foi armazenada na forma das diferentes concentraes inicas entre os dois lados da membrana geradas pelo transporte primrio

TRANSPORTE ATIVO
Ambos

dependendo de protenas carreadoras; Diferente da facilitada capaz de conferir energia para a movimentao contra o gradiente eletroqumico.

TRANSPORTE ATIVO
BOMBA DE SDIO E POTSSIO - h mais sdio fora da clula e mais potssio dentro da clula; - responsvel pelas diferenas de concentrao do sdio e do potssio e estabelecimento voltagem negativa dentro da clula;

TRANSPORTE ATIVO

Ocorre com duas protenas carreadoras maior = alfa e a menor = beta (funo desconhecida);

trs caractersticas especficas: 1. Trs locais receptores para fixao do on sdio (interior da clula); 2. Dois locais de receptores potssio (exterior) 3. A poro interna perto fixao do sdio- tem atividade ATPase.
Alfa

TRANSPORTE ATIVO

Quando dois ons K+ fixam-se no exterior da protena trs ons Na+ fixam-se no interior a ATPase ser ativada ocorre a clivagem de uma molcula de ATP ser fracionada para difosfato de adenosina (ADP) com liberaa de energia acarreta alterao coformacional da molcula da protena carreadora e sada dos trs ons sdio e a entrada dos dois ons potssio.

PESQUISA - CONHECIMENTO
QUAL A IMPORTNCIA DA BOMBA Na+ K+ NO CONTROLE DO VOLUME CELULAR?

Canais inicos
Para

atravessarem a membrana, os ons necessitam estruturas proteicas especiais que formem uma via de passagem: carreadores ou canais

Canais inicos

Transporte ativo
A

"Bomba de Sdio e Potssio". Como o nome j diz, esta "bomba" tem a finalidade de bombear o Sdio (Na+) para fora da clula e o Potssio (K+) para dentro da clula, sendo que naturalmente, o Sdio quer entrar na clula e o Potssio sair.

O transporte ativo.

10 a 20 x + Na+

Difuso simples atravs de canais.

b) Difuso simples atravs de canais. Ocorre mediante as denominadas protenas de canal. Assim penetram ons como o Na+, K+, Ca2+, Cl-. As protenas de canal so protenas com um orifcio ou canal interno, cuja abertura est regulada, por exemplo, como ocorre com neurotransmissores ou hormnios, que se unem a uma determinada regio, o receptor da protena de canal, que sofre uma transformao estrutural que induz a abertura do canal.

Modelo esquemtico do ciclo de bombeamento de bomba de Na + e K +.

Transporte de molculas de elevada massa molecular:

Endocitose:

o processo pelo qual a clula capta partculas do meio externo mediante uma invaginao da membrana que engloba a partcula que ser ingerida. Produz-se a estrangulao da invaginao originando-se uma vescula que encerra o material ingerido. Segundo a natureza das partculas englobadas, distinguem-se diversos tipos de endocitose.

Endocitose

Pinocitose

Implica a ingesto de lquidos e partculas em dissoluo por pequenas vesculas revestidas de clatrina. Esta protena forma uma rede polidrica (em forma de uma bola de futebol), composta por muitas molculas, que reveste a vescula a medida que ela se forma.

Pinocitose

Fagocitose. So formadas grandes vesculas revestidas ou fagossomos que ingerem microorganismos e restos celulares. Endocitose mediada por um receptor. um mecanismo pelo qual somente entra a substncia para a qual existe o receptor correspondente na membrana.

Endocitose

Exocitose

o mecanismo pelo qual as macromolculas contidas em vesculas citoplasmticas so transportadas desde o interior celular at a membrana plasmtica, para serem vertidas ao meio extracelular Requer que a membrana da vescula e a membrana plasmtica se fusionem para que possa ser vertido o contedo da vescula ao meio As clulas so capazes de eliminar substncias sintetizadas pela clula, substncias de excreo ou mesmo uma egesto ("fezes") celular denominada clasmocitose. Em todas as clulas existe um equilbrio entre a exocitose e a endocitose, para manter a membrana plasmtica e para manuteno do volume celular

Exocitose.

Transcitose.

o conjunto de fenmenos que permitem a uma substncia atravessar todo o citoplasma celular, de um plo a outro da clula. Envolve o duplo processo endocitose-exocitose. prprio de clulas endoteliais que constituem os capilares sangneos, transportando assim as substncias desde o meio sangneo at os tecidos que rodeiam os capilares.

MODELO DO MOSAICO FLUDO (SINGER E NICHOLSON,1972)

constituda por um duplo colcho de lipdios interrompido por enormes molculas de protenas capazes de, polarizadas, girarem sobre si mesmas funcionando como portas giratrias .

As aquoporinas

O Prmio Nobel de Qumica de 2003 foi concedido a dois cientistas norte-americanos cujas descobertas ajudaram a esclarecer como os sais (ons) e a gua so transportados para dentro e para fora das clulas. A existncia de canais especficos que transportam gua era apenas uma suspeita at meados dos anos 80. Mas foi a partir de 1988 que Peter Agre conseguiu isolar uma protena da membrana plasmtica, que a suspeita tornou-se uma descoberta. Ele descobriu uma classe de molculas chamadas aquaporinas.

As aquoporinas.

Protenas de transporte
Protenas carreadoras protenas de canal +rpido

Tipos de transporte atravs da membrana

Ionoporos podem ser usados como ferramentas para aumentar a permeabilidade de membranas a ons especfios
Ionoporos so pequenas molculas hidrofbicas sintetizadas por miroorganismos. 2 tipos: carreadores de ons mveis (VALOMICINA transporta K+, A23187 transporta Ca2+ e Mg2+) e formadores de canal (GRAMICIDINA A peptdeo de 15 Aas hidrofbicos transporta ctions monovalentes).

Mudanas conformacionais em uma protena carreadora para mediar a difuso facilitada de uma protena.

A bomba de Na+ e K + uma ATPase. 1/3 da energia da clula gasto nesta bomba e 2/3 nos neurnios.
10 a 20 x + Na+

10 a 20 x + K+

Anions fixos e ctions acompanhantes dentro das clulas tendem a puxar gua para dentro da clula. Esse efeito contrabalanado por gradiente osmtico oposto devido a uma alta conc. de ons (Na+ e Cl-) fora da clula. A bomba de Na+ e K+ mantm o balano osmtico atravs do bombeamento de Na+ e o Cl- mantido fora da clula pelo potencial de membrana.

Macromolculas

Pequenas molculas orgnicas

Pequenas ons inorgnicos

Como as clulas regulam seu volume

Animal.

Vegetal.

Protozorios.

Algumas bombas de Ca2+ so tambm ATPases. As clulas mantm Ca2+ fora atravs de bombas de Ca2+ e protenas carreadoras com transporte do tipo antiporter.

bomba de Ca2+ mais conhecida est presente no retculo sarcoplasmtico de clulas musculares. Nessa organela, existe um reservatrio intracelular de Ca2+, que libera Ca2+ no citoplasma toda vez que ocorre a despolarizao da membrana. Este Ca2+ estimula a contrao muscular e logo recolocado no retculo sarcoplasmtico pela bomba de Ca2+.

Enzimas

ligadas membrana e que sintetizam ATP so ATPases de transporte funcionado ao contrrio. Estas enzimas esto presentes na membrana de bactrias, cloroplastos e mitocndria.

Bomba de Ca2+

Transporte de Ca2+ na memb. do RE

O transporte ativo pode ser movido por gradientes inicos. Em bactrias, leveduras e
muitas organelas celulares o transporte ativo movido por ons depende de ons H+.

Transporte de glicose mediado pelo gradiente de Na+

As protenas carreadoras de Na+ na membrana plasmtica regulam o pH do citoplasma. A maioria das clulas possuem em sua membrana 1 ou mais tipos de carreadores antiporte que so movidos pelo gradientes de Na+ para manter o pH do citoplasma, mantendoo por volta de 7.2. Existem duas maneiras para isso acontecer: 1: O transportador joga para fora da clula ons H+ ou trs para dentro da clula ons HCO3- para neutralizar os ons H+.

O pH cido do lisossomo mantido por H+ ATPases.

Algumas ATPases transportadoras de bactria so homlogas a ATPases eucariticas e esto envolvidas na resistncia de certas bactrias a drogas e at na doena fibrose cstica (Famlia de transportadoes ABC).

Regulao do pH do estmago

Tipos de canais inicos

Os canais inicos so responsveis pela excitabilidade eltrica das clulas musculares e pela sinalizao eltrica no sistema nervoso. Um a clula nervosa possui 10 ou mais tipos de canais inicos em diferentes partes da membrana. Eles esto presentes, tambm, em todas as clulas animais, microorganismos e plantas. O mais comum o que permite a passagem de K+ para fora da clula (K+ leaky channel) que responsvel pela manuteno do potencial de membrana

Impulso nervoso
Os neurnios se comunicam ou enviam impulsos atravs do potencial de ao. Isso ocorre a partir dos dendritos at a terminaes dos axnios. O estado negativo dentro do axnio se transforma em positivo quando o impulso nervoso passa. Quando um impulso nervoso passa por um axnio, Na+ entra no axnio e muda o potencial do impulso de 70 mV para +30 mV, (uma diferena de 100 mV). Essa mudana chamada de potencial de ao.

Canais de ctions acionados por voltagem so responsveis pelo potencial de ao em neurnios e outras clulas eletricamente excitveis. Um potencial de ao disparado pela despolarizao da membrana plasmtica.

A mielinizao aumenta a velocidade e eficincia do potencial de ao nos neurnios. Na doena esclerose mltipla ocorre uma desmielinizao.

Desmielinizao na doena esclerose mltipla

Desmielinizao na doena esclerose mltipla

Canais de ctions acionados por voltagem so evolutivamente e estruturalmente relacionados; Modelo para a rpida inativao de um canal inico acionado por voltagem

Um modelo de parte da estrutura do canal de K+ acionado por voltagem.

You might also like