You are on page 1of 18

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA ESCOLA POLITCNICA DE SADE DO IMIP CURSO TCNICO EM RADIOLOGIA

Professora: Maria Carolina Granja E-mail: carolina.granja@hotmail.com

Aula 5

- Qual a importncia da nossa vida afetiva? - Voc j notou que tudo parece dar errado quando estamos de mau humor?

A vida afetiva um tema que interessa profundamente aos psiclogos, pois ela um componente da nossa subjetividade. Por isso, a vida afetiva fala muito sobre o indivduo e sobre sua forma de ser e estar no mundo. Os estudiosos da vida afetiva diferenciam termos como afetos, emoes e sentimentos.

Nossa vida afetiva constituda por dois afetos bsicos: o amor e o dio. Entre estes dois extremos, possvel que experienciemos alguns afetos intermedirios, s vezes bastante difceis de compreender e expressar. Vivenciamos nossos estados afetivos atravs de emoes e sentimentos.

So expresses afetivas rpidas e intensas, as quais geralmente causam fortes reaes orgnicas (descargas emocionais)

Exemplos: a surpresa, a raiva, o nojo, o medo, a vergonha, a tristeza, o desprezo, a alegria, a paixo, a atrao fsica.
Podem ser conscientes ou no, sendo mais ou menos aceitas socialmente por questes culturais.

Ao contrrio das emoes, os sentimentos caracterizam-se por serem menos intensos e mais duradouros, no sendo acompanhados por fortes reaes orgnicas. So exemplos de sentimentos a ternura, a amizade, a cumplicidade e o respeito.

As emoes e os sentimentos possuem importante funo adaptativa, pois que participam ativamente da percepo que temos de ns mesmos, dos outros e das experincias vividas. Atravs deles avaliamos situaes vividas e planejamos o modo como iremos agir. Assim, podemos afirmar que h uma estreita relao entre os afetos e a percepo.

Psicologia teve sua origem marcada pelos estudos da percepo. Uma importante teoria psicolgica, a Gestalt, buscava investigar as questes perceptuais, baseando-se sobretudo no fenmeno da iluso de tica.

Importncia do contexto: para os gestaltistas, o comportamento humano s poderia ser bem compreendidos se situado contextualmente.

A boa forma: diz respeito ao modo como percebemos os estmulos do mundo. Quanto mais prxima a nossa percepo estiver do estmulo real, mais prximos estaremos da boa forma.

Figura e fundo: noo que explica a relao entre o que percebemos (figura) e o seu contexto (fundo). Por exemplo, olhando a figura ao lado, os elementos que voc destaca perceptualmente compem a figura. O restante compe o fundo. Campo psicolgico: pode ser definido como um campo de fora que nos leva a buscar a boa forma (ou a melhor percepo possvel) em situaes cujos estmulos paream ambguos.

A percepo um fenmeno que se inicia com os estmulos sensoriais (apreendidos por rgos dos sentidos tais quais a pele, os olhos e os ouvidos) e que termina com a atribuio de significados. O modo como percebemos o nosso corpo influencia profundamente o modo como nos percebemos.

Todos ns existimos no mundo enquanto ser carnal cercado por outros seres tambm carnais. E a identidade de cada um se constri a partir das relaes estabelecidas consigo mesmo e com os outros. Nesse contexto, cabe tambm refletir sobre o papel da cultura no modo como percebemos o nosso corpo. Exemplo: a valorizao de corpos magros e esbeltos.

ANOREXIA: PERCEPO DISTORCIDA DO CORPO

BULIMIA: INDUO AO VMITO

TRANSTORNO DISMRFICO CORPORAL

VIGOREXIA: OBSESSO POR UM CORPO MUSCULOSO

fundamental prestar ateno aos sinais que o nosso corpo nos d, pois eles informam os nossos estados afetivos e nos alertam para a necessidade de nos cuidarmos melhor. Doenas psicossomticas: so doenas resultantes de causas psicolgicas e cujos sintomas so expressos no corpo.

Exemplos mais clssicos so a gastrite, a asma, a hipertenso arterial, a taquicardia, a herpes, a urticria e a enxaqueca. O tratamento das doenas psicossomticas demanda uma abordagem de trabalho multidisciplinar, j que tanto o corpo quanto a mente devero ser cuidados.

You might also like