You are on page 1of 19

CLIMATOLOGIA

TRPICO DE CNCER

TRPICO DE CAPRICRNIO

Tempo e Clima
Tempo Estado fsico da atmosfera num dado instante em determinado lugar. Clima sucesso habitual dos estados de tempo, que ocorrem numa rea, durante um longo perodo de tempo d-se o nome de clima.

Elementos e Fatores
Elementos climticos So grandezas meteorolgicas que variam no tempo e no espao. Fatores climticos Influenciam os elementos climticos, modificando o clima de um local. O tipo de tempo definido pela interao de alguns elementos climticos bsicos da atmosfera, a temperatura, a presso atmosfrica, a umidade e a precipitao, que variam sob a ao de inmeros fatores Climticos:

Elementos e Fatores
Elementos Climticos caracterizam o clima

Temperatura Presso Precipitao Umidade Nebulosidade Ventos Radiao Solar Fatores Climticos determinam diferenciaes Latitude - Altitude e relevo - Vegetao e solos Massas de ar- Continentes e mares - Correntes ocenicas

ELEMENTOS DO CLIMA
1. 2. 3. 4. 5. 6. TEMPERATURA; UMIDADE; PRESSO ATMOSFRICA; VENTOS; CHUVAS. RADIAAO SOLAR

OBS: Os Elementos Climticos, esto inseridos no contexto de ao dos Fatores do Clima.

ELEMENTOS DO CLIMA
1. TEMPERATURA
corresponde a quantidade de energia absorvida pela atmosfera aps a propagao do calor absorvido pelo planeta nas pores slidas e lquidas.

OBS: A atmosfera no aquecida pelos raios solares quando emitidos diretamente pelo sol e, sim, aps reagirem com as superfcies slidas e lquidas do planeta, ou seja a troposfera aquecida pela irradiao.

ELEMENTOS DO CLIMA
2. UMIDADE

Corresponde a quantidade de vapor de gua

encontrada na troposfera em um determinado instante.

Pode ser expressa

Valor absoluto (g/m3)


Valor Relativo ( % )

Umidade relativa =umidade relativa ao ponto de saturao(4%) de vapor de gua na atmosfera. Chegando a esse nmero certamente teremos precipitao, ou seja, chuva. Capacidade mxima de reteno de vapor de gua na atmosfera = 4% de vapor (valor absoluto) ou 100% (valor relativo). Ex.: 60% de umidade relativa = 2,4% de vapor em termos absolutos

ELEMENTOS DO CLIMA
3. PRESSO ATMOSFRICA E o peso que o ar exerce sobre a superfcie terrestre. Como esse peso no exercido de maneira uniforme em todos os lugares, as diferenas de presso originam os ventos
Altas temperaturas = baixa presso atmosfrica Baixas temperaturas = alta presso atmosfrica

Pode variar

Altitude temperatura (zona quente e fria)

a presso exercida pela atmosfera num determinado ponto.( o peso do ar sobre a superfcie). A variao da presso atmosfrica causada pela altitude e pela temperatura.

ELEMENTOS DO CLIMA
4. VENTO Ar atmosfrico em movimento. de presso atmosfrica. Como esse peso no exercido de maneira uniforme em todos os lugares, as diferenas de presso originam os ventos. Os ventos deslocam-se sempre das reas de alta presso (reas frias) para as reas de baixa presso (reas quentes). O vento ou movimento do ar origina-se de diferentes formas. A principal delas a diferena de presso atmosfrica: reas onde a presso menor atraem o ar de reas onde ela maior (alta presso), impulsionando a circulao atmosfrica. A direo dos ventos determinada tambm pelo movimento de rotao da terra. Ao se deslocar de oeste para leste, o planeta provoca um desvio nas correntes de ar. O conjunto dos ventos planetrios denominado de circulao geral da atmosfera

ELEMENTOS DO CLIMA
5. Chuvas: So resultados da saturao do vapor d`gua que se condensa passando do estado gasoso para o lquido. Tipos de chuvas: Frontais Orogrficas Convectivas

ELEMENTOS DO CLIMA
6. RADIAAO SOLAR: a maior responsvel pela dinmica da atmosfera terrestre e pelas caractersticas climticas do nosso planeta. OBS: Quanto maior a latitude, menor a incidncia solar e por conseguinte menor a temperatura.

RAIOS SOLARES

FATORES DO CLIMA
1. 2. 3. 4. 5. 6. LATITUDE; ALTITUDE; VEGETAO; CONTINENTALIDADE/ MARITIMIDADE; MASSA DE AR; CORRENTES MARTIMAS;

1.LATITUDE
Refere-se distncia de um determinado ponto na Terra ao Equador, sendo que quanto mais distante menor a temperatura, devido a menor incidncia de luz solar. Quanto mais nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. A Terra iluminada pelos raios solares com diferentes inclinaes. Quanto mais longe do Equador a incidncia de luz solar menor.

2.Altitude
Quanto mais alto estivermos, menor ser a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentrao de gases e de umidade medida que aumenta a altitude, menor, o que vai reduzir a reteno de calor nas camadas mais elevada da atmosfera. H a questo tambm que o oceano ou continente irradiam a luz solar para a atmosfera, ou seja, quanto maior a altitude menos intensa ser a irradiao.

3.Vegetao
um regulador trmico A vegetao impede a incidncia total dos raios solares na superfcie. Por isso, com o desmatamento, h diminuio de chuvas, visto que a umidade diminui(Evapotranspirao) e a temperatura aumenta na regio. influenciando o ciclo hidrolgico de uma regio

4.Maritimidade/Continentalidade
Maritimidade O litoral sofre influncia das massas de ar vindas do oceanos extremamente midas, deixando o litoral com temperaturas mais amenas.

Continentalidade: Ar mais seco e quente oriundos do continente, apresentando uma grande amplitude trmica.
A influncia do mar, ou maritimidade, um importante regulador do clima de regies litorneas. Essas regies tm temperaturas mais amenas e com pequenas variaes. Os ventos carregados de umidade vindos dos oceanos tornam essas regies mais midas e chuvosas. As reas situadas no interior dos continentes no tm essas caractersticas. No interior dos continentes, a amplitude trmica aumenta e as chuvas diminuem, pois os ventos vo perdendo umidade, medida que penetram nos continentes.

5.As Massas de Ar
Definio: Podem ser definidas como uma determinada
poro de ar, geralmente de grande dimenses, que apresenta condies internas de temperatura, presso e umidade relativamente homogneas.

Deslocam sempre no sentido das altas presses atmosfricas para as baixas presses atmosfricas. Da mesma forma que interferem nas condies do tempo, ela vai sendo tambm influenciada pelas condies do lugares por onde ela passa.

.Classificao das Massas de ar


Massas Equatoriais: formam se prximo ao Equador. So as massas de temperaturas mais elevadas que existem. Massas Tropicais: so as que formam nas proximidades de cada um dos trpicos (Cncer e Capricrnio), so massas quentes sendo a ocenica bem mais mida que a continental. Massas polares: formam prximas aos crculos polares rtico e antrtico, so as massas mais frias que existem. A continental a mais fira e a mais seca de todas.

6.As correntes Martimas ou Ocenicas


So grandes massas de gua salgada que se deslocam no interior dos oceanos, como verdadeiros rios dentro dos oceanos, modificadores do clima. As correntes quentes podem amenizar o clima, como faz a corrente do Golfo em relao ao clima da Europa ocidental. Correntes frias podem ser responsveis pelo aparecimento de regies desrticas como o deserto de Atacama no Chile.

You might also like